5 PASSOS PARA TROCAR A FORQUETA DA BICICLETA BTT

5 PASSOS PARA TROCAR A FORQUETA DA BICICLETA BTT

Não é fingir ser mecânico. Aliás, essa questão nem se coloca. Mas se uma operação nos for acessível, porque não tentar? Ora, vamos mostrar-te como trocar a forqueta da tua bicicleta BTT!

Servindo de ligação do guiador à roda dianteira, a forqueta permite controlar a direção da bicicleta e assume-se assim como elemento crucial ao bom funcionamento da estrutura. Composta por um pivô que liga o guiador à roda e duas jarras de suspensão que sustêm a roda dianteira, permite ainda amortecer os impactos e suavizar a rugosidade do terreno em que circulas, particularmente se estiver suspensa, isto é, equipada de um amortecedor hidráulico ou de suspensões pneumáticas ou helicoidais.

Percebe-se que a forqueta é, portanto, a garantia por excelência de uma condução adequada e de um conforto de guiar necessário para tirar bom proveito das sessões na natureza. Considera que trocá-la é uma tarefa demorada, mas ao alcance de qualquer ciclista com motivação suficiente para pôr mãos à obra.

Certifica-te de que és paciente, que nós nos certificamos de dar as explicações necessárias para trocares a forqueta da tua bicicleta BTT!

QUANDO E PORQUÊ TROCAR E LIMPAR A FORQUETA DA BICICLETA BTT?

Aquilo que certamente aprecias na prática de BTT é a condução, a natureza técnica do terreno ou mesmo a irregularidade deste último que queres que seja sempre desafiante. Para lidar com estes parâmetros tão variáveis quanto imprevisíveis, a forqueta surge assim como uma verdadeira aliada, uma vez que, estando permanentemente em tensão, a sua missão é proporcionar-te uma experiência de condução sempre inesquecível. Normalmente leve e flexível, esta peça não deixa de se desgastar com o tempo.

Assim, garantir um inúmero de excecionais saídas em cima do teu fiel corcel parece-nos razão suficiente para te convencer a fazer a manutenção da forqueta (já que negligenciá-la é ditar o seu desgaste prematuro e, consequentemente, de toda a bicicleta). E se a dimensão afetiva não vos tocar particularmente, tentemos o teu lado pragmático: uma forqueta bem cuidada e trocada sempre que necessário é a melhor forma de garantir a tua segurança pessoal e, potencialmente, a de outros utilizadores da estrada e dos percursos.

Enquanto a manutenção e limpeza de uma forqueta deva ser feita antes e/ou depois de cada treino, o esvaziamento do óleo do cartucho hidráulico (no caso de uma forqueta hidráulica) e a substituição dos retentores devem ser feitos após 40 horas, e recomenda-se esvaziar e substituir todo o conjunto de vedantes após 100 horas, a forqueta deve ser idealmente trocada após 10 a 20 000 km. Ainda te deixa espaço de manobra, não?

Saber mais sobre a manutenção da forqueta de uma bicicleta BTT.

COMO GARANTIR O BOM FUNCIONAMENTO DA FORQUETA DA BICICLETA BTT?

Não sabes se a forqueta da tua bicicleta BTT está a funcionar corretamente? Deixa-nos ajudar-te a tirar todas as dúvidas!

Para isso, exerce todo o teu peso na forqueta e depois relaxa. Se os tubos subirem facilmente, sem soluços, nem estalidos, e não houver qualquer traço de óleo nas juntas, então a forqueta está em perfeitas condições! Caso contrário, deves trocá-la ou realizar a sua manutenção imediatamente.

QUE FORQUETA DE BICICLETA BTT DEVO ESCOLHER? COM SUSPENSÕES PNEUMÁTICAS OU HELICOIDAIS OU AMORTECEDOR HIDRÁULICO?

A suspensão de uma forqueta é composta por suspensões pneumáticas ou helicoidais, isto é, um amortecedor hidráulico.
Também ditas «a ar», as suspensões pneumáticas são mais leves e progressivas e o volume da sua câmara de ar pode sofrer alterações. Assim, um grande volume de ar garantirá um comportamento linear, enquanto um volume de ar pequeno te oferecerá uma suspensão progressiva. Importa sublinhar que as suspensões pneumáticas requerem uma manutenção regular e são ligeiramente menos afetadas por pequenos impactos. As suspensões helicoidais, por seu lado, são mais sensíveis à rugosidade do terreno, mais lineares e mais pesadas.

Já o amortecedor hidráulico gere a compressão (ou afundamento) e a descompressão (ou ressalto) da forqueta através da laminagem do óleo que se encontra no seu interior. Além disso, existem vários tipos de cartuchos e inúmeras possibilidades de ajustes.
Por isso, a escolha de forqueta depende da natureza e frequência da tua prática, bem como do nível de suspensão que procuras.

Queres consultar a nossa oferta de forquetas? Por aqui.

COMO SABER QUE TAMANHO E QUE CURSO É O INDICADO E PERCEBER SE UMA FORQUETA É COMPATÍVEL COM A BICICLETA?

Assim que tiveres escolhido o tipo de forqueta mais adequado às tuas necessidades, também deves certificar-te de que é compatível com as dimensões do quadro da tua bicicleta BTT e da roda dianteira. A escolha da forqueta indicada também se deve basear nos seguintes parâmetros:

- O diâmetro do pivô da forqueta, isto é, o tubo que é introduzido no quadro através da caixa de direção. Os diâmetros do pivô da forqueta mais comuns são 1" (25,4 mm), 1" 1/8 (28,6 mm), 1" 1/4 (31,7 mm), ou 1" 1/2 ou 1,5" (38,1 mm). O pivô também pode ter uma forma cónica.

- O curso, isto é, a oscilação vertical da jarra de suspensão em relação à forqueta que reflete a flexibilidade da suspensão, sendo este valor expresso em milímetros. Para o curso, é fundamental respeitar as recomendações do fabricante da tua bicicleta BTT. Nota que quanto menor a amplitude de um curso, mais eficaz será nas subidas; e quanto maior for a sua amplitude, mais eficiente será nas descidas. Além disso, um curso de 100 a 120 mm é aconselhado para a prática de BTT de cross country ou BTT de lazer a subir; um curso de 130 a 180 mm será mais indicado para subidas do que para descidas e, por isso, para BTT all mountain, Enduro ou elétricas; por fim, um curso superior a 180 mm é feito para a velocidade em descidas e por isso se presta exclusivamente a BTT de descida.

- Deves também considerar o tipo de eixo da tua roda dianteira. Os mais comuns são os seguintes: 9 x 100 mm, 15 x 100 mm, 15 x 110 mm (Boost), 15 x 110 mm, ou 20 x 110 mm.

- Finalmente, deves considerar o diâmetro da tua roda dianteira, ou seja, 26", 27,5", 27,5" Plus, 27,5" Boost, ou 29".

Para ir mais longe, descobre como regular corretamente as suspensões da tua bicicleta BTT.

QUE É O MATERIAL NECESSÁRIO PARA DESMONTAR, MONTAR E TROCAR A FORQUETA DA BICICLETA DE BTT?

Para trocar a forqueta da tua bicicleta BTT, vais precisar das seguintes ferramentas:

- um conjunto de chaves Allen,
- um tripé de bicicleta (opcional),
- uma chave de fendas,
- um martelo
- um corta-tubos,
- um tubo PVC com diâmetro interno semelhante ao diâmetro externo do pivô,
- um tubo PVC com diâmetro externo semelhante ao diâmetro interno do pivô ,
- desenferrujante,
- e, finalmente, de lubrificante!

Completa o teu estojo de ferramentas!

COMO TROCAR E DESMONTAR A FORQUETA DE UMA BICICLETA DE ESTRADA OU DE BTT?

Elaborámos 5 passos pormenorizados para te ajudar a desmontar e trocar com calma a forqueta da tua bicicleta. Vamos começar!

1/ DESMONTAR A FORQUETA DA BICICLETA BTT

Primeiro, desaperta (no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio) a tampa da caixa de direção com a ajuda de uma chave Allen adequada e limpa a caixa. Coloca a bicicleta num tripé ou posiciona-a ao contrário, apoiada no selim. Agora podes desapertar os sistemas de fixação rápida da roda, extrair o seu eixo e retirá-la da forqueta. 

Separa o estribo de travão da forqueta e aperta os parafusos do avanço. Por fim, retira o avanço do pivô da forqueta (com o cuidado de preservar os elementos da caixa de direção): os separadores, a tampa da caixa de direção e o rolamento de esfera) e retira a forqueta que, já não estando presa ao avanço, descerá normalmente sozinha. 

Recomendamos que coloques todos os elementos da caixa de direção retirados numa caixinha para não os perderes.

2/ DESMONTAR E VOLTAR A MONTAR O CONE DA FORQUETA/ANEL DE ROLAMENTO NA NOVA FORQUETA

Se trocares a tua antiga forqueta por uma nova, será necessário recuperar o cone do rolamento inferior montado na tua forqueta atual e que faz parte da caixa de direção. Para retirar este cone, também designado por anel, com suavidade, podes utilizar uma chave de fendas, desenferrujante e um martelo. Procura realizar estes movimentos com calma e cuidado para não deformar o anel de rolamento e não danificar a parte de baixo da forqueta. 

Uma vez desmontado o cone da forqueta, podes passar à montagem deste último na nova forqueta. Para isso, lubrifica o cone da forqueta e manipula-o com um tubo PVC e o martelo para o introduzir corretamente na forqueta, que deve ser mantida bem direita.

3/ CORTAR O PIVÔ

Antes de te apressares a cortar o pivô, é preciso determinar a sua altura, calculada em função do quadro, da caixa de direção e da altura do avanço da tua bicicleta, bem como do número de separadores que queres utilizar para te sentires à vontade. 

Num primeiro momento, aconselhamos-te a fazer uma pré-montagem da nova forqueta e da direção para desenhar o traçado de recorte do pivô. Depois, desmonta novamente tudo, corta gentilmente o pivô 3 mm acima do traçado com a ajuda de um corta-tubos e lima o tubo para aperfeiçoar o corte.

4/ INTRODUZIR A ESTRELA/EXPANSOR

Com a ajuda de um martelo, introduz a estrela no pivô da forqueta para empurrar a primeira parte da peça para dentro. 

Depois, ainda com a ajuda do martelo e de um tubo PVC, empurra faz a estrela descer cerca de um centímetro dentro do pivô.

5/ MONTAR A CAIXA DE DIREÇÃO

Agora só falta limpar e lubrificar a caixa de direção e respetivos rolamentos. De seguida, monta a nova forqueta, a direção, o estribo do travão e, por fim, a roda dianteira. Certifica-te de que tudo fica bem alinhado com a roda.

E pronto, já está! Ah, se há recomendação que te podemos dar, é a seguinte: limpa regularmente a forqueta e lubrifica os êmbolos com a mesma regularidade para garantir o perfeito funcionamento e duração da estrutura.

Consulta o nosso vídeo para aprenderes a trocar a forqueta da bicicleta.

Agora já sabes (quase) tudo o que há para saber sobre forquetas e sobre o próximo passo para trocar a tua! É claro que é perfeitamente normal e compreensível que não tenhamos todos a mesma facilidade em entender as operações mecânicas.

Portanto, se não te sentires nada à vontade com a ideia de realizares pessoalmente estas manobras, não te preocupes: estão ao teu dispor profissionais motivados que têm todo o gosto em ajudar-te. Além disso, organizamos workshops onde ensinamos como trocar uma forqueta. E se preferires confiar toda esta tarefa a outra pessoa, visita os nossos serviços pós-venda! Independentemente da opção que escolheres, o mais importante é teres noção do papel fundamental da forqueta no bom funcionamento da tua bicicleta e, por conseguinte, da importância crucial de fazer a sua manutenção.

Por isso, se hoje este artigo te ajudou a tomar consciência das informações acima descritas, podemos dizer que cumprimos a nossa missão... ora essa, não há nada que nos dê mais prazer!

5 PASSOS PARA TROCAR A FORQUETA DA BICICLETA BTT

MANON

Menina, irmã e parceira de praticantes de bicicleta. Praticante de trail* habituada ao ar livre, na aula de ginástica. Ultra partícula* em fase de aquisição. Maratonista e campeã júnior de França em 2013 dos 10.000 metros de marcha atlética. Cheia de histórias sobre desportistas