As dicas para fazer durar os pés de gato

Prolongar a vida útil dos pés de gato nas 3 etapas!

Tencionas manter os teus companheiros durante mais tempo, mas começam a dar mostras de desgaste ou a formar odores pouco apelativos? Não te preocupes, encontra as soluções aqui!

Sabemos o que custa encontrar bons pés de gato e ajustá-los aos pés! Por isso vamos ajudar-te a fazer com que os teus pés de gato durem o máximo de tempo possível. Conhece todos os conselhos de Matthieu, o nosso engenheiro, e de Louison, atleta da equipa SIMOND.
Odores, limpeza, armazenamento, transporte... Tudo o que precisas de saber para cuidar dos teus pés de gato!

1/ Evitar que os pés de gato cheirem mal (sim, é possível!)

  • As dicas para fazer durar os pés de gato

    Arejar ao máximo

    A primeira coisa a fazer para reduzir a formação de maus odores é arejar os pés de gato ao máximo. Podes, por exemplo, fixá-los com um mosquetão ao teu saco se regressares a casa de bicicleta! Mas evita fazê-lo caso apanhes o comboio ou o metro…
    Podes igualmente enchê-los com papel de jornal para os secar, o que também os ajudará a preservar a sua forma.

  • O que fazer para evitar que os pés de gato cheirem mal? 

    Desinfetar

    Para eliminar as bactérias responsáveis pelos maus odores, também podes experimentar usar bicarbonato de sódio. Primeiro, é preciso secar bem os pés de gato. Depois, adiciona duas colheres de café de bicarbonato em pó, do tipo para uso alimentar. Agita os pés de gato para espalhar o bicarbonato por todo o calçado e deixa repousar pelo menos uma noite.
    Atenção: retira totalmente o bicarbonato, com a ajuda de um aspirador, por exemplo, antes de reutilizar os pés de gato. Caso contrário, em contacto com a transpiração, formará uma pasta não muito agradável para os pés.

  • spray anti odores

    Usar neutralizadores de odores

    Muito simples, mas eficazes, os sprays neutralizadores de odores são muito práticos quando procura uma solução rápida. Basta borrifar o interior dos pés de gato depois de cada sessão e já está! Dito isto, deves, no entanto, considerar arejar e secar os pés de gatos para otimizar a eficácia do produto!

Queres realmente evitar os maus odores nos teus pés de gato? As meias de escalada podem ajudar. Apesar de não haver consenso quanto ao seu uso, são concebidas para passarem despercebidas e são mais higiénicas a longo prazo.

As dicas para fazer durar os pés de gato

2/ Preservar a forma dos teus pés de gato

As dicas para fazer durar os pés de gato

Transportar e armazenar corretamente

Preservar a curvatura é fundamental para ter bons desempenhos! Se seguires algumas recomendações, vais conseguir manter a sua forma durante mais tempo!
Antes de mais, lembra-te sempre de guardá-los na parte de cima do teu saco. Se os colocares no fundo, correrão o risco de ficarem comprimidos debaixo do peso dos outros objetos. Isto pode danificar a curvatura e os calcanhares dos pés de gato.
A regra de ouro para o armazenamento dos pés de gato é fechar os velcros depois de os teres secado. Assim, evitas a entrada de pó, galhos ou grãos de areia nos pés de gato quando não estás a utilizá-los.
E claro, se não estiveres a contar usar os pés de gato durante algum tempo, deves guardá-los num local seco e temperado (evita deixá-los no porta-bagagens expostos ao sol, sob pena de o calor danificar a cola da sola).

escalador

Lembra-te de trocar de calçado entre os blocos ou as vias

Estamos a ver-te ao fundo das vias, a fazeres segurança com os pés de gato calçados como se fossem pantufas! Não dizemos que não seja prático, mas deforma muito os calcanhares e a curvatura, e a nível de segurança também não é o ideal.
Por isso, se tiveres de fazer segurança, sugerimos que mudes para um calçado confortável, como socas ou sandálias de plástico, que mantêm o pé fixo. Geralmente são mais leves e, portanto, mais fáceis de transportar.
No entanto, relembra Louison, evita absolutamente os chinelos: “Não mantêm o pé fixo, imagina que o colega cai repentinamente e tu és projetado contra a parede”... Pensa nisso ;)

3/ E a limpeza?

A regra de ouro da limpeza dos pés de gato é nunca os lavar na máquina de lavar. Quer sejam de couro ou de microfibra sintética, a máquina pode encolhê-los, alterar a curvatura ou danificar os reforços.

As dicas para fazer durar os pés de gato

Pisas-te uma poça de lama?
Espera que seque e esfrega com uma escova de pelo duro para remover tudo.

Se quiseres limpar a parte de cima do pé de gato, usa água morna com sabão e uma pequena escova e escova as partes do pé de gato que quiseres limpar.
Assim que estiverem limpos, deixa-os secar ao ar livre e protegidos do sol. Evita a todo o custo secá-los junto a fontes de calor, porque danificará o revestimento.

Se quiseres limpar as solas, usa uma escova de pelo duro para retirar pequenas pedras ou areia. No treino, Louison limpa-as com a mão. Mas em competição, usa uma pequena toalha e esfrega as solas por baixo. Dica de profissional: a borracha aquece e, por isso, não escorrega!

Para terminar, damos-te um último conselho, mas não menos importante: considera inspecionar os pés de gato com regularidade para trocar a sola, se for necessário! Durarão muito mais tempo. É uma solução económica, ecológica e confortável (diz adeus às dores de pé quando os pés de gato se estão a ajustar aos teus pés).

Como escolher um mosquetão de Escalada ou de Alpinismo?

Como escolher um mosquetão de Escalada ou de Alpinismo?

Com forma em D ou HMS, de rosca ou automático... Existem vários tipos de mosquetões de escalada. Qual Escolher?

escaladores em bloco no ginasio

O glossário de escalada

« Escorreguei de cabeça numa reglete e levei uma pancada no crux » esta frase ainda lhe parece estranha? É por pouco tempo: preparámos-lhe um glossário de palavras que deve conhecer para progredir na escalada.