
ROCKRIDER e-ST900
PRIMEIRA UTILIZAÇÃO

BOTÃO "SETA PARA CIMA" > Pressão breve = Passar ao modo de assistência superior > Pressão longa e persistente = Ativar o modo "peão"
BOTÃO "ON/OFF" > Pressão longa = Ligar e desligar o ecrã
JOYSTICK DE NAVEGAÇÃO O joystick pode ser orientado para cima, para baixo, para a esquerda ou para a direita, fazendo desfilar os diversos ecrãs e informações. Pode igualmente validar as diversas seleções (idiomas nos parâmetros, reposição a zero,...) clicando no joystick.
BOTÃO "SETA PARA BAIXO" > Pressão breve = Passar ao modo de assistência inferior
BOTÃO "ILUMINAÇÃO" Inútil neste caso, a Rockrider e-ST900 não dispõe de iluminação. Além disso, a retroiluminação do ecrã é auto-gerida. Em caso de ativação do indicador de iluminação, pode apagá-lo com uma pressão longa no botão "ILUMINAÇÃO".
UTILIZAÇÃO DOS BOTÕES
NAVEGAÇÃO ECRÃS PRINCIPAIS






NAVEGAÇÃO ECRÃS PERCURSOS






PERGUNTAS ECRÃS E FUNÇÕES
A bicicleta desliga sozinha ao fim de alguns minutos parada.
Quando precisa de empurrar a sua bicicleta numa subida, este modo irá ajudar a fazer esquecer o peso da bicicleta! Cuidado com este modo que não deve ser usado enquanto se encontra sobre a bicicleta. Ativa-se e mantém-se ativado quando o botão "SETA PARA CIMA" está premido. O modo é interrompido quando se solta o botão. Não utilize o modo pedonal enquanto estiver em cima da bicicleta. Poderá provocar danos no motor.
MODO 0 = sem ajuda elétrica MODO 1 = o sistema elétrico contribui com +40% da sua força de pedalada. MODO 2 = o sistema elétrico contribui com +80% da sua força de pedalada MODO 3 = o sistema elétrico contribui com +160% da sua força de pedalada MODO 4 = o sistema elétrico contribui com +320% da sua força de pedalada
CARREGAMENTO DA BATERIA

A bateria precisa de 3h para realizar uma carga completa (de 0 % a 100 %).
Trata-se de uma bicicleta com assistência elétrica. É perfeitamente possível pedalar sem esta assistência. Nestas condições, o peso adicional relacionado com o sistema de assistência poderá fazer-se sentir.
Sim, o carregador e a bateria podem estar ligados 24h. Quando a bateria está totalmente carregada, o carregador desliga-se. Pode identificar isto graças ao LED indicador do carregador que se desliga.
Não, as baterias com células de iões de lítio não têm efeito de memória, podendo ser carregadas a qualquer momento. É aconselhável carregar a bateria regularmente para preservar o seu bom desempenho.
Não, não existe efeito de «dínamo». Alguns sistemas permitem carregar a bateria em andamento ou nas travagens, mas oferecem um fraco desempenho a esse nível.
BATERIA, VIDA ÚTIL, ARMAZENAMENTO E AUTONOMIA
Quando a sua bateria atingir o seu fim de vida útil, poderá entregá-la na sua loja DECATHLON para que ela seja reciclada por um organismo especializado para tal.
A sua bateria tem garantia de 2 anos ou 500 ciclos (1 ciclo = 1 carga a 100% + 1 descarga a 100% ou 2 cargas a 50% + 2 descargas a 50%).
É obrigatório guardar e carregar a sua bateria num local fresco (entre +10 °C e +25 °C), seco e abrigado do sol. Não guardar a bateria descarregada (com menos de 10 % de carga) para evitar uma descarga total, uma vez que isto pode provocar um mau funcionamento. E lembre-se de recarregar a bateria (mesmo que não usada) pelo menos de 6 em 6 meses para evitar uma descarga total e uma alteração das capacidades da bateria.
Pode comprar uma nova bateria na sua loja DECATHLON. Contacte a loja mais próxima de si para saber a disponibilidade e o prazo de entrega deste componente.
A bateria pode ser armazenada até 6 meses sem recarga, com toda a segurança e sem alterar as suas capacidades. Deverá contudo ser totalmente recarregada antes de um tal período de armazenamento prolongado.

A autonomia da bicicleta elétrica depende de diversos fatores: > DA CARGA TRANSPORTADA: a autonomia diminui se a bicicleta for sobrecarregada; > DO TIPO DE PERCURSO: a autonomia diminui nas subidas; > DA PRÁTICA: a autonomia será maior ou menor em função do esforço humano transmitido durante a pedalada; > DA PRESSÃO DOS PNEUS: a autonomia será maior com pneus com pressão entre 1.0 e 1.8 bar; > DA TEMPERATURA EXTERIOR: a autonomia diminui com tempo frio; > DO MODO DE ASSISTÊNCIA UTILIZADO: recomenda-se que reduza o modo de assistência quando o nível da bateria estiver em baixo; > DO RESPEITO PELAS CONDIÇÕES DE CARREGAMENTO E ARMAZENAMENTO DA BATERIA.
ACESSÓRIOS

É possível acrescentar iluminação atrás e à frente, com alimentação da unidade motora.
Esta iluminação deve ser de 6V, compatível com o motor BROSE.
REGULAÇÃO E PREPARAÇÃO DA BICICLETA

A pressão dos pneus deve merecer uma atenção particular numa bicicleta elétrica. As rodas são fortemente solicitadas pelo motor e pelo peso da bicicleta.
Para minimizar os riscos de furo e aumentar a autonomia da bicicleta, deverá encher os pneus com uma pressão de 1.0 bar a 1.8 bar.

Para que os seus travões tenham o máximo desempenho, é necessário proceder previamente à sua rodagem. Quando a sua bicicleta sai da loja, as pastilhas e os discos estão novos e por estrear, não oferecendo ainda uma travagem totalmente eficaz nesta fase.
A rodagem ficará feita após cerca de 10 travagens com cada travão. Em cada uma dessas travagens, deverá passar de 25 para 5 km/h, mas sem bloquear a roda e utilizando um travão de cada vez.

TENHO UM PROBLEMA MECÂNICO

Durante as primeiras utilizações de uma bicicleta nova, muitos componentes irão naturalmente ceder e acamar. É o caso dos raios que ouvirá certamente ranger, sendo esse "ranger" resultante da torção residual decorrente da montagem. Isto não significa que a roda está empenada. Se, no entanto, estiver empenada, aproveite a revisão gratuita oferecida nos primeiros 6 meses e dirija-se à oficina de uma das nossas lojas DECATHLON para reajustar esse ligeiro empeno.


Poderá mandar fazer uma nova chave num serralheiro normal. Se perder as duas chaves, dirija-se a uma loja DECATHLON para mandar trocar o canhão. Ser-lhe-á fornecido então um par de chaves do novo canhão.
TENHO UM PROBLEMA ELÉTRICO
1. VERIFIQUE A LIGAÇÃO ENTRE BATERIA > CARREGADOR > TOMADA ELÉTRICA
Verifique se o carregador utilizado é o carregador de origem fornecido pela DECATHLON.
Ligue o carregador à bateria e a uma tomada de corrente elétrica.
LED carregador Vermelho fixo = a bateria está a carregar.
LED carregador Verde fixo = a bateria terminou o carregamento.
LED carregador com luz intermitente = a bateria ou o carregador tem um problema.
O tempo de carga de uma bateria totalmente descarregada é de 6 horas.
2. CERTIFIQUE-SE DE QUE NENHUM RESÍDUO ESTÁ A CRIAR OBSTÁCULOS À CARGA
Os conetores do carregador e da bateria devem estar limpos. Nenhum resíduo deve obstacular o contacto entre o carregador e a bateria.
3. É POSSÍVEL QUE APENAS OS LED INDICADORES SOBRE A BATERIA ESTEJAM COM DEFEITO
Dirija-se a uma das nossas lojas DECATHLON para reparação.

O ÚLTIMO LED ESTÁ A PISCAR (o mais afastado do botão da bateria).
A bateria está quase descarregada e deve ser recarregada. Ligue a bateria ao carregador.
O 4.º LED ESTÁ A PISCAR
A bateria está sob tensão e já não é carregada há algum tempo. Ligue-a o mais depressa possível ao carregador e a uma tomada elétrica, para evitar uma descarga profunda que poderá comprometer o funcionamento da mesma.
OUTRO LED ESTÁ A PISCAR
A bateria deparou-se com uma anomalia que está a causar um mau funcionamento. A anomalia pode ser provisória ou permanente. Dirija-se a uma loja Decathlon para realizar o diagnóstico da bateria e da bicicleta.
ERRO 10 / 12 = BATERIA SOB TENSÃO
Carregue a bateria.
Se a mensagem de erro não desaparecer, dirija-se a uma oficina Decathlon.
ERRO 11 = BATERIA EM SOBRETENSÃO
Desligue e volte a ligar a bicicleta
Se a mensagem de erro não desaparecer, dirija-se a uma oficina Decathlon.
ERRO 20 = ERRO MEDIDA DE CORRENTE
Desligue e volte a ligar a bicicleta
Se a mensagem de erro não desaparecer, dirija-se a uma oficina Decathlon.
ERRO 21/23 = ERRO SENSOR DE TEMPERATURA
Desligue e volte a ligar a bicicleta
Se a mensagem de erro não desaparecer, dirija-se a uma oficina Decathlon.
ERRO 24/25 = CORRENTE OU TENSÃO ANORMAL
Carregue a bateria e volte a ligar a bicicleta
Se a mensagem de erro não desaparecer, dirija-se a uma oficina Decathlon.
ERRO 26 = ERRO SENSOR DE TEMPERATURA
Carregue a bateria e ligue a bicicleta
Se a mensagem de erro não desaparecer, dirija-se a uma oficina Decathlon.
ERRO 30 = ERRO MODO PEÃO
Deixe descansar a bicicleta, carregue a bateria e ligue a bicicleta
Se a mensagem de erro não desaparecer, dirija-se a uma oficina Decathlon.
ERRO 30 = ERRO MODO PEÃO
Deixe descansar a bicicleta, carregue a bateria e ligue a bicicleta
Se a mensagem de erro não desaparecer, dirija-se a uma oficina Decathlon.
ERRO 40/41 = MOTOR EM SOBRETENSÃO
Deixe descansar o motor, pedalando com menos intensidade ou diminuindo o modo de assistência.
Se a mensagem de erro não desaparecer, dirija-se a uma oficina Decathlon.
ERRO 42/43 = ERRO OU CURTO-CIRCUITO DO MOTOR
Desligue e volte a ligar a bicicleta
Se a mensagem de erro não desaparecer, dirija-se a uma oficina Decathlon.
ERRO 44 = SOBREAQUECIMENTO DO MOTOR
Deixe descansar o motor, pedalando com menos intensidade ou diminuindo o modo de assistência.
Se a mensagem de erro não desaparecer, dirija-se a uma oficina Decathlon.
ERRO 45 = ERRO CORRIGIDO DURANTE A UTILIZAÇÃO
Desligue e volte a ligar a bicicleta.
Se a mensagem de erro não desaparecer, dirija-se a uma oficina Decathlon.
ERRO 46 = MOTOR NÃO FUNCIONA
Certifique-se de que o motor está bem conectado e volte a ligar a bicicleta.
Se a mensagem de erro não desaparecer, dirija-se a uma oficina Decathlon.
ERRO 60 = ERRO DE COMUNICAÇÃO CONTROLADOR / ECRÃ
Certifique-se de que o ecrã está bem conectado. Certifique-se de que a bateria esta bem conectada e suficientemente próxima do conector da unidade motorizada.
ERRO 70/71/72/73 = ERRO SENSOR DE BINÁRIO
Desligue e volte a ligar a bicicleta.
Se a mensagem de erro não desaparecer, dirija-se a uma oficina Decathlon.
ERRO 80/82/83/84 = ERRO NO PROGRAMA DE MOTOR
Desligue e volte a ligar a bicicleta.
Se a mensagem de erro não desaparecer, dirija-se a uma oficina Decathlon.
ERRO 81 = INFORMAÇÃO DE VELOCIDADE NÃO RECONHECIDA
Verifique se a roda traseira tem o íman fixado num dos raios e se o mesmo está bem posicionado em relação ao sensor de velocidade.

A AUTONOMIA É FRACA OU DIMINUIU
1. Assegure-se de que recorre às boas práticas de utilização e de armazenamento.
A autonomia da bicicleta elétrica depende de diversos fatores:
> DA CARGA TRANSPORTADA: a autonomia diminui se a bicicleta for sobrecarregada;
> DO TIPO DE PERCURSO: a autonomia diminui nas subidas;
> DA PRESSÃO DOS PNEUS: a autonomia melhora com pneus enchidos com 1,0 a 1,8 bar.
> DA TEMPERATURA EXTERIOR: a autonomia diminui com tempo frio (até - 50%);
> DO MODO DE ASSISTÊNCIA UTILIZADO: recomenda-se que reduza o modo de assistência quando o nível da bateria estiver em baixo;
> DO RESPEITO PELAS CONDIÇÕES DE CARREGAMENTO E ARMAZENAMENTO DA BATERIA.
2. Com a idade, uma bateria pode perder as suas capacidades.
A sua autonomia vai deste modo ficando mais curta. Contacte a oficina da sua loja DECATHLON para realizar um teste de desempenho da sua bateria.
REPARAÇÃO & MANUTENÇÃO
Para lavar a sua ROCKRIDER e-ST900 elétrica, DEIXE a bateria NA bicicleta. Esta protegerá o motor de eventuais infiltrações!
Não utilize um sistema de limpeza de alta pressão pois a água poderia penetrar nos rolamentos de esferas e danificar permanentemente os componentes elétricos!
Lave a sua bicicleta com água corrente e uma esponja (existe um kit de limpeza disponível na Decathlon).
Seque a bicicleta com um pano
Lubrifique a corrente com um lubrificante próprio
> Guarde a sua bicicleta em local seco e fresco
> Limpe quaisquer resíduos de lama ou areia, para que os mesmos não corroam a sua bicicleta.
> Lubrifique a corrente: pulverize um produto «ALL IN ONE» em toda a bicicleta para protegê-la da corrosão
> Coloque o desviador no pinhão mais pequeno
> Carregue a bateria a cada 6 meses, no mínimo (quanto mais regular o carregamento, melhor)
Substituição das pastilhas dos travões > A cada 2 000 Km
Mudança dos pneus > A cada 1 000 Km para uma utilização regular em piso betuminoso
> A cada 2 000 Km para uma utilização todo-o-terreno
Substituição da corrente e da cassete > A cada 2 000 Km
O NOSSO COMPROMISSO
A DECATHLON oferece garantia vitalícia para o quadro, o guiador e o avanço (em condições normais de utilização). Para os restantes componentes (além dos componentes sujeitos a desgaste), a garantia é de 2 anos para uso particular. Com as primeiras pedaladas, é normal que alguns componentes se desloquem ligeiramente. É por esse motivo que lhe oferecemos uma revisão gratuita da sua bicicleta nos 12 meses seguintes à aquisição da mesma.