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BTT elétrica ROCKRIDER e-ST500

Ref.ª 8487238, 8510150

Com esta BTT elétrica (BTT com assistência elétrica), explore todos os terrenos graças ao motor potente e prolongue os seus passeios graças à bateria de 420Wh. As peças estão dimensionadas para aumentar a robustez.

PRIMEIRA UTILIZAÇÃO

COM QUE PRESSÃO DEVO ENCHER OS PNEUS DA MINHA BICICLETA?

A pressão dos pneus deve merecer uma atenção particular numa bicicleta elétrica. As rodas são fortemente solicitadas pelo motor e pelo peso da bicicleta. Para minimizar o risco de furo e garantir uma bicicleta confortável com boa aderência, recomendamos que encha os seus pneus até 1,8 bar.   Se pesar mais de 90 kg, aumente ligeiramente esta pressão.

QUANTO TEMPO É NECESSÁRIO PARA RECARREGAR A MINHA BATERIA?

A bateria precisa de 6h para realizar uma carga completa (de 0% a 100%). No entanto, bastam 3h para passar de uma carga de 0% para 80%.

COMO ARMAZENAR ADEQUADAMENTE A MINHA BATERIA?
BTT ROCKRIDER e-ST 500 - Conselho relativo à temperatura de armazenamento

É obrigatório guardar e carregar a sua bateria num local fresco (entre +10 °C e +25 °C), seco e abrigado do sol. Não guardar a bateria descarregada (com menos de 10% de carga) para evitar uma descarga total, uma vez que isto pode provocar um mau funcionamento.   E lembre-se de recarregar a bateria (mesmo que não usada) pelo menos de 6 em 6 meses para evitar uma descarga total e uma alteração das capacidades da bateria. 

DEVO ESPERAR QUE A MINHA BATERIA ESTEJA TOTALMENTE DESCARREGADA PARA A PÔR A CARREGAR?

Não, as baterias com células de iões de lítio não têm efeito de memória, podendo ser carregadas a qualquer momento. É aconselhável carregar a bateria regularmente para preservar o seu bom desempenho.

É NECESSÁRIO PEDALAR PARA INICIAR A ASSISTÊNCIA ELÉTRICA?
BTT ROCKRIDER e-ST 500 - Conselho relativo à pedalada natural

Sim, a BTT ROCKRIDER e-ST500 é uma bicicleta com assistência elétrica. Esta assistência liga-se apenas se o utilizador estiver a pedalar. Um sistema de acompanhamento motorizado sem pedalagem é considerado como um ciclomotor, tendo limitações de utilização e de segurança muito mais estritas.   Um sensor de binário transmite a informação de potência de pedalada ao computador de bordo (controlador) da bicicleta que aciona o motor. Este sensor mede a potência de pedalada exercida e permite fornecer uma assistência proporcional à força aplicada nos pedais. Assim, quanto mais força imprimirmos nos pedais, mais assistência obtemos, beneficiando deste modo de uma pedalada fluida e sem movimentos bruscos.   O nível de assistência fornecido poderá então ser modulado consoante o modo de assistência selecionado (1, 2, 3). Assim, no modo 1, é necessário imprimir uma força de pedalada maior do que no modo 3 para atingir o mesmo nível de assistência.

A BATERIA VAI CARREGANDO ENQUANTO PEDALO?

Não, não existe efeito de «dínamo». Alguns sistemas permitem recarregar a bateria durante o andamento ou a travagem, mas o desempenho é muito reduzido. Seria necessário percorrer várias dezenas de quilómetros para produzir 1 km de assistência adicional.

ONDE POSSO COMPRAR UMA SEGUNDA BATERIA?

Pode comprar uma nova bateria na oficina da sua loja DECATHLON. Contacte a oficina da sua loja mais próxima para saber a disponibilidade e o prazo de entrega deste componente.

POSSO PEDALAR À CHUVA? OS COMPONENTES SÃO ESTANQUES?
BTT ROCKRIDER e-ST 500 - Conselho relativo à estanquidade da bateria

A bateria foi concebida para poder ser utilizada à chuva, mas não deve ser submergida ou lavada com jato de alta pressão. O mesmo se aplica ao ecrã e aos outros componentes e fios elétricos.   Aconselhamos, no entanto, a guardar a sua bicicleta da forma mais abrigada possível quando não estiver a utilizá-la.

POSSO DEIXAR O CARREGADOR LIGADO À BATERIA MESMO SE ESTA JÁ ESTIVER TOTALMENTE CARREGADA?

Sim, o carregador e a bateria podem estar ligados 24h. Quando a bateria está totalmente carregada, o carregador desliga-se. Pode identificar isto graças ao LED indicador do carregador que se desliga.

POSSO UTILIZAR A BICICLETA SE A BATERIA ESTIVER DESCARREGADA?

Trata-se de uma bicicleta com assistência elétrica. É perfeitamente possível pedalar sem esta assistência. Nessas condições, o peso adicional relacionado com o sistema de assistência far-se-á naturalmente sentir.

O QUE DEVO FAZER SE SURGIR UM PROBLEMA COM A MINHA BICICLETA ELÉTRICA?
Ponto de interrogação

Existe uma secção de respostas a perguntas frequentes no separador "TENHO UM PROBLEMA" para ajudar a resolver as eventuais dificuldades que poderá encontrar com a sua BTT ROCKRIDER e-ST500.   Um técnico especializado estará disponível para responder por e-mail a todas as suas perguntas e dúvidas através deste formulário de assistência (ASSISTÊNCIA).   Poderá igualmente dirigir-se à oficina de qualquer loja DECATHLON para deixar a sua bicicleta nas mãos dos nossos mecânicos de bicicleta.

O QUE DEVO FAZER COM A MINHA BATERIA QUANDO ELA ESTIVER GASTA?
BTT ROCKRIDER e-ST 500 - Reciclagem da bateria

Quando a sua bateria atingir o seu fim de vida útil, poderá entregá-la na sua loja DECATHLON para que ela seja reciclada por um organismo especializado para tal.

O QUE ACONTECE SE ME ESQUECER DE DESLIGAR A MINHA BICICLETA?

A bicicleta desliga-se sozinha ao fim de alguns minutos parada. Por defeito, desliga-se passado 20 minutos. 

QUAL É O TEMPO DE VIDA ÚTIL DA MINHA BATERIA?

A bateria tem garantia de 2 anos ou 500 ciclos (1 ciclo = 1 carga a 100% + 1 descarga a 100%).

QUAL É A AUTONOMIA DA BATERIA?
BTT ROCKRIDER e-ST 500 - Conselho relativo à autonomia

A autonomia da bicicleta elétrica depende de diversos fatores:   > CARGA DA BICICLETA: a autonomia reduz-se se a bicicleta estiver sujeita a uma carga excessiva.   > TIPO DE PERCURSO: a autonomia reduz-se em subida   > PRESSÃO DOS PNEUS: a autonomia melhora com pneus enchidos até 1,8 bar.   > TEMPERATURA EXTERIOR: a autonomia será reduzida com tempo frio.   > MODO DE ASSISTÊNCIA UTILIZADO: recomenda-se a redução do modo de assistência quando o nível da bateria está baixo.   > CADÊNCIA DE PEDALADA: no caso de encostas íngremes, como acontece com uma BTT clássica, convém selecionar o pinhão correto para limitar o esforço fornecido por si e pelo motor.   > RESPEITO PELAS CONDIÇÕES DE CARREGAMENTO E ARMAZENAMENTO DA BATERIA.

QUAIS SÃO OS SUPORTES DE BICICLETA COMPATÍVEIS COM A MINHA BICICLETA ELÉTRICA?
BTT ROCKRIDER e-ST 500 - Suporte de bicicleta Thule compatível com bicicleta elétrica

A sua bicicleta é compatível com o suporte de bicicleta THULE Europower, vendido na nossa rede DECATHLON. Este suporte de bicicleta de fixação em bola de reboque pode acolher até duas bicicletas elétricas.

O QUE É O MODO DE ASSISTÊNCIA PEDONAL?
BTT ROCKRIDER e-ST 500 - Visualização do modo pedonal

Quando precisa de empurrar a sua bicicleta numa subida, este modo irá ajudar a fazer esquecer o peso da bicicleta! Cuidado com este modo que não deve ser usado enquanto se encontra sobre a bicicleta. Ativa-se e mantém-se ativado quando o botão "UP" está premido. O modo é interrompido quando se solta o botão. O modo de assistência pedonal pode não funcionar em subidas íngremes se não empurrar suficientemente a bicicleta. Surgirá o erro 83 no ecrã. Isto serve para proteger o seu motor de um sobreaquecimento. Basta desligar e voltar a ligar o ecrã para fazer desaparecer este erro.   Não utilize o modo pedonal enquanto estiver em cima da bicicleta. Poderá provocar danos no motor.

QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR A MINHA BATERIA SEM A RECARREGAR?

A bateria pode ser guardada até 6 meses sem ser recarregada, com toda a segurança, sem alterar as suas capacidades.

COMO REPOR A ZERO A DISTÂNCIA PARCIAL "KM"?
Visor Rockrider e-st500 modo RESET

A reposição a zero do contador parcial de distância é acessível a partir do ecrã de navegação "RESET?". Basta então premir prolongadamente o botão "ON/OFF"    

 COMO TER ACESSO AO MENU DE AJUSTE DAS DEFINIÇÕES (tamanhos de rodas, unidades,...)?
BTT ROCKRIDER e-ST 500 - Acesso às definições

Pode aceder ao ajuste dos parâmetros premindo de forma prolongada e em simultâneo os botões "UP" e "DOWN".

Premir brevemente o botão "ON/OFF" permite validar e fazer desfilar os vários parâmetros. Premir brevemente os botões "UP" ou "DOWN" irá fazer desfilar as várias possibilidades de ajuste.   AJUSTE 1 = Circunferência das rodas AJUSTE 2 = Largura dos pneus AJUSTE 3 = Escolha das unidades (Km = quilómetros/Mi = milhas)

O QUE É O MODO "999"?
BTT ROCKRIDER e-ST 500 - Visualização do modo 999

Se premir prolongadamente os botões "ON/OFF" e "UP", irá ter acesso ao modo "999", também designado por modo "engineering".   Este modo é apenas um modo informativo usado na oficina e na produção para realizar o diagnóstico e o controlo do funcionamento adequado da bicicleta. Não é possível nenhuma ação neste caso.

COMO RODAR OS MEUS NOVOS TRAVÕES DE DISCO?

Para que os seus travões tenham o máximo desempenho, é necessário proceder previamente à sua rodagem. Quando a sua bicicleta sai da loja, as pastilhas e os discos estão novos e por estrear, não oferecendo ainda uma travagem totalmente eficaz nesta fase.   A rodagem ficará feita após cerca de 10 travagens com cada travão. Em cada uma dessas travagens, deverá passar de 25 para 5 km/h, mas sem bloquear a roda e utilizando um travão de cada vez.

ESTOU COM UM PROBLEMA ELÉTRICO

Enfrenta dificuldades relativamente à parte elétrica da sua BTT? Consulte todas as nossas perguntas e respostas frequentes aqui.
A MINHA ASSISTÊNCIA ELÉTRICA NÃO SE ATIVA
BTT Rockrider e-ST 500 - Engate Conexões do motor

A assistência elétrica ativa-se através da pedalagem. É necessário aplicar esforço nos pedais e selecionar um modo de assistência adaptado ao esforço. 

Se, apesar disso, a assistência elétrica não se ativar, siga as seguintes instruções:

 

1. Verifique a carga da bateria.

O nível de carga da bateria pode ser verificado pressionando o botão de alimentação da bateria.

Se o primeiro LED estiver intermitente e nenhum outro LED estiver aceso, é sinal que a bateria está descarregada. Ligue-a ao respetivo carregador e a uma tomada de alimentação para a recarregar.

 

2. Verifique se a bateria está limpa e devidamente engatada.

> Verifique se os conectores da bateria e do seu compartimento estão limpos e em bom estado.

> A bateria deve estar corretamente inserida no tampão inferior (ver fotografia) e a pega deve estar totalmente recolhida (deve ouvir um "claque"), o que confirma que ela está bem encaixada.

 

3. Deixe o sistema arrefecer.

Em caso de temperatura elevada ou após uma utilização prolongada, o sistema elétrico pode sobreaquecer. Deixe a bicicleta arrefecer sem a usar durante alguns minutos antes de voltar a acionar a assistência elétrica.

 

4. Verifique se as conexões do motor estão ligadas.

> A ligação do motor situada ao nível da escora traseira esquerda do quadro pode estar desligada ou danificada.

> Abra o conector e verifique se nenhuma ficha elétrica está dobrada.

> Volte a ligar as conexões, assegurando-se de que não se engana no sentido e dobra uma ficha! Pode usar, como auxílio, as duas setas de posicionamento gravadas de cada lado dos conectores. Estas duas setas devem ser idênticas e colocadas frente a frente antes de engatar as conexões.

> Depois de as conexões estarem engatadas, fixe tudo enroscando as duas porcas até que a junta de união esteja ligeiramente comprimida e deformada.

 

Basta então engatá-la corretamente (não deve estar saliente nenhuma ranhura do conector macho). Respeite corretamente o posicionamento do conector (os indicadores de setas devem estar frente a frente).

 

4. Ligue o ecrã premindo o botão ON/OFF

Ligue o ecrã de comando premindo o botão ON/OFF até surgir o ecrã de boas-vindas.

 

5. Selecione um modo de assistência diferente de zero

Se o modo apresentado no ecrã for o modo 0, é normal não haver assistência elétrica.

Selecionar um dos modos de assistência 1, 2 ou 3.

 

Quando um modo estiver selecionado, pedale carregando bem nos pedais.  Aumente o modo de assistência (3 corresponde ao mais potente) se o esforço de pedalada que tiver de imprimir para acionar a assistência elétrica for demasiado alto para si.

 

Se, ainda assim, a assistência elétrica continuar a não funcionar, contacte-nos ou dirija-se a uma das lojas DECATHLON.

 

UM CÓDIGO DE ERRO SURGE NO MEU ECRÃ DE COMANDO

Depois de o problema estar resolvido, deve desligar e ligar o ecrã para que o código de erro desapareça do ecrã.

 

ERRO 16 ou 17 = TENSÃO ANORMAL NO SENSOR DE BINÁRIO

> Desligue a bicicleta e retire a bateria

> Volte a inserir a bateria e a ligar a bicicleta

Se o erro não tiver desaparecido, dirija-se à oficina de uma loja DECATHLON para realizar a reparação

 

ERRO 32 ou 33 = AVARIA MOTOR

> Verifique o engate das conexões do motor situadas ao nível da escora traseira esquerda. Se elas estiverem mal engatadas, se uma ficha estiver danificada ou se um resíduo incomodar a passagem de corrente, poderá surgir um erro.

> Se o erro persistir, dirija-se à oficina de uma loja DECATHLON para realizar um diagnóstico completo.

 

ERRO 49 = AVARIA DO SENSOR DE CADÊNCIA

> Desligue a bicicleta e retire a bateria.

> Volte a inserir a bateria e ligue novamente a bicicleta.

> Se o erro persistir, dirija-se à oficina de uma loja DECATHLON para realizar um diagnóstico completo.

 

ERRO 64 = BATERIA EM SOBRETENSÃO

> Desligue a bicicleta e retire a bateria

> Volte a colocar a bateria e a ligar a bicicleta

> Se o erro persistir, dirija-se à oficina de uma loja DECATHLON para realizar um diagnóstico completo.

 

ERRO 65/66/67 = BATERIA EM SOBRETENSÃO

> Carregue a bateria. Depois de estar totalmente carregada, volte a colocar a bateria na bicicleta e ligue o ecrã.

> Se o erro persistir, dirija-se à oficina de uma loja DECATHLON para realizar um diagnóstico completo.

 

ERRO 80 = SOBREAQUECIMENTO CONTROLADOR

> Desligue a assistência elétrica e o ecrã de comando.

> Deixe o sistema elétrico arrefecer.

> Se o erro persistir, dirija-se à oficina de uma loja DECATHLON para realizar um diagnóstico completo.

 

ERRO 81 = ERRO DE COMUNICAÇÃO ECRÃ DE COMANDO E BATERIA

> Verifique a carga da bateria. 

> Verifique que nenhum corpo estranho está bloqueado no conector de descarga da bateria e no conector do lado do controlador (conector onde se posiciona a bateria na bicicleta).

> Verifique que a bateria está corretamente inserida no compartimento.

> Verifique que as conexões do ecrã de comando estão bem engatadas.

> Se o erro persistir, dirija-se à oficina de uma loja DECATHLON para realizar um diagnóstico completo.

 

ERRO 83 = ERRO SISTEMA ELÉTRICO

> Este erro pode surgir em caso de solicitação excessiva do motor (utilização do modo pedonal numa inclinação excessiva sem empurrar a bicicleta, por exemplo). O sistema elétrico coloca-se então em proteção para não sobreaquecer e ficar danificado.

> Para fazer desaparecer o erro, desligue a bicicleta e volte a ligá-la.

> Se o erro persistir, dirija-se à oficina de uma loja DECATHLON para realizar um diagnóstico completo.

 

ERRO 84 = ERRO DE COMUNICAÇÃO ECRÃ DE COMANDO E CONTROLADOR

> Verifique a carga da bateria. 

> Verifique que nenhum corpo estranho está bloqueado no conector de descarga da bateria e no conector do lado do controlador (conector onde se posiciona a bateria na bicicleta).

> Assegure-se de que a bateria está corretamente inserida em cima do suporte

> Se o erro persistir, dirija-se à oficina de uma loja DECATHLON para realizar um diagnóstico completo.

A MINHA ASSISTÊNCIA ELÉTRICA DESLIGA-SE

A assistência elétrica exige que seja exercida força sobre os pedais e requer que um modo de assistência seja ativado (que não 0)

Se, apesar disso, a assistência elétrica não se ativar, siga as seguintes instruções:

 

1. Verifique a carga da bateria.

Se o nível de carga da bateria for baixo e o modo de assistência selecionado for demasiado elevado para a corrente residual, a assistência elétrica irá desligar-se.

A bateria vai manter a pouca energia residual que tem para os modos que usam pouca corrente e para permitir ao ecrã manter-se ligado.

 

Se o primeiro LED estiver intermitente e nenhum outro LED estiver aceso, é sinal de que a bateria está descarregada. Ligue-a ao respetivo carregador e a uma tomada de alimentação para a recarregar.

 

2. Verifique se a bateria está limpa, bem engatada e bem bloqueada

> Verifique se os conectores da bateria e do seu alojamento estão limpos e em bom estado.

> A bateria deve estar corretamente inserida no tampão inferior (ver fotografia) e a pega deve estar totalmente recolhida (deve ouvir um "claque"), o que confirma que ela está bem encaixada.

 

 

3. Deixe arrefecer o sistema

Em caso de temperatura elevada ou após uma utilização prolongada, o sistema elétrico pode sobreaquecer. Deixe a bicicleta arrefecer sem a usar durante alguns minutos antes de voltar a acionar a assistência elétrica.

 

Se, apesar disso, o problema persistir, contacte-nos através do pedido de assistência ou dirija-se à oficina de uma das nossas lojas DECATHLON.

A MINHA ASSISTÊNCIA ELÉTRICA EXIGE MAIS ESFORÇO

1. Verifique a pressão dos pneus.

> A pressão dos pneus é fundamental para a eficácia da assistência elétrica. Assegure-se de que encheu os pneus até 1,8 bar antes de cada utilização.

 

2. Assegure-se de que não carrega excessivamente a bicicleta.

 

3. Em caso de bateria com pouca carga, o motor não receberá corrente suficiente para fornecer o nível de assistência pedido. Terá então de diminuir o modo de assistência selecionado.

 

4. Se o motor parecer estar aos soluços, verifique se as conexões do motor estão bem engatadas.

A ligação do motor situada ao nível da escora traseira esquerda do quadro pode estar ligeiramente desconectada. 

Basta engatá-la corretamente (não deve estar saliente nenhuma ranhura do conector macho) para eliminar o ruído e os soluços do motor.

A ASSISTÊNCIA ELÉTRICA FUNCIONA COM CORTES INTERMITENTES
BTT Rockrider e-ST 500 - Engate Conexões do motor

Atenção, a BTT ROCKRIDER e-ST500 é uma bicicleta com assistência elétrica e sensor de binário. Se deixar de carregar nos pedais, a assistência irá desligar-se. Se achar que o esforço é demasiado difícil, aumente o modo de assistência e passe para uma relação de transmissão que deslize melhor.

De igual modo, é normal que a assistência se desligue depois de 25 km/h, não se trata de um defeito.

 

Se, no entanto, a sua assistência tiver cortes intermitentes invulgares, verifique os pontos seguintes:

 

1. Verifique se a bateria está bem carregada.

Uma bateria quase vazia e um modo de assistência demasiado elevado pode causar este efeito intermitente durante o andamento antes de ficar totalmente descarregada.

> Retire a bateria da bicicleta.

> Carregue no botão da bateria.

> Verifique se há, pelo menos, uma luz LED acesa.

> Se todas as luzes LED estiverem desligadas ou se a última luz LED estiver a piscar, recarregue a bateria.

 

2. Verifique se a bateria está limpa, devidamente engatada e adequadamente bloqueada.

> Verifique se os conectores da bateria e do seu compartimento estão limpos e em bom estado.

> A bateria deve estar corretamente inserida no tampão inferior (ver fotografia) e a pega deve estar totalmente recolhida (deve ouvir um "claque"), o que confirma que ela está bem encaixada.

 

3. Verifique se as conexões do motor estão ligadas.

> A ligação do motor situada ao nível da escora traseira esquerda do quadro pode estar ligeiramente desconectada. 

Basta engatá-la corretamente (não deve estar saliente nenhuma ranhura do conector macho) para eliminar o ruído e os soluços do motor.

Se, apesar disso, o problema persistir, contacte-nos através do pedido de assistência ou dirija-se à oficina de uma das nossas lojas DECATHLON para realizar um diagnóstico completo da sua bicicleta.

 

A MINHA BATERIA NÃO CARREGA

1. Verifique se não há resíduos a incomodar o carregamento.

Os conectores do carregador e da bateria devem estar limpos. Não pode haver resíduos a incomodar o contacto entre o carregador e a bateria.

 

2. Verifique a ligação Bateria > Carregador > Tomada de alimentação elétrica.

Verifique que o carregador utilizado é o de origem fornecido pela DECATHLON.

Ligue o carregador à bateria e a uma tomada de alimentação elétrica.

 

LED carregador vermelho fixo = a bateria está a carregar.

LED carregador verde fixo = a bateria acabou de carregar.

LED carregador a piscar = a bateria ou o carregador estão com um problema.

O tempo de carga de uma bateria totalmente descarregada é de 6h.

 

3. É possível que apenas as luzes LED indicadoras situadas na bateria estejam defeituosas.

Dirija-se à oficina de uma das nossas lojas DECATHLON para a reparação.

Se o problema persistir, contacte-nos através do pedido de assistência ou dirija-se à oficina de uma das nossas lojas DECATHLON.

PERDI A MINHA CHAVE

Poderá mandar fazer uma nova chave num serralheiro normal.

Se perder as duas chaves, dirija-se a uma loja DECATHLON para mandar trocar o canhão.

Ser-lhe-á fornecido então um par de chaves do novo canhão.

 

UM LED DA BATERIA ACENDE DE FORMA INTERMITENTE OU NENHUM LED ESTÁ ACESO

> 1.º LED intermitente: a bateria está quase vazia e precisa de ser recarregada. Ligue-a ao respetivo carregador e a uma tomada de alimentação para a recarregar.

 

> 2.º LED intermitente: a bateria entrou em proteção "sob tensão" na sequência de uma manipulação inadequada ou de um longo período sem carga. Ligue-a logo que possível ao respetivo carregador e a uma tomada de alimentação para a recarregar e para retirá-la do modo de proteção

 

> Se outro LED ou vários LED estiver(em) a piscar, significa que a bateria está defeituosa. Leve a sua bateria à oficina de uma loja DECATHLON para realizar um diagnóstico completo da sua bateria.

O MEU ECRÃ DE COMANDO NÃO LIGA
BTT ROCKRIDER e-ST 500 - Verificação da bateria e das conexões no visor

1. Verifique se a bateria está bem carregada.

O nível de carga da bateria pode ser verificado premindo o botão de alimentação da bateria.

 

Se o primeiro LED estiver intermitente e nenhum outro LED estiver aceso, é sinal de que a bateria está descarregada. Ligue-a ao respetivo carregador e a uma tomada de alimentação para a recarregar.

 

2. Verifique se a bateria está limpa, devidamente engatada e adequadamente bloqueada.

 

> Verifique se os conectores da bateria e do seu compartimento estão limpos e em bom estado.

> A bateria deve estar corretamente inserida no tampão inferior (ver fotografia) e a pega deve estar totalmente recolhida (deve ouvir um "claque"), o que confirma que ela está bem encaixada.

 

3. Verifique se o ecrã de comando está adequadamente ligado.           

> Identifique o conector do ecrã situado à frente do guiador.

> Desenrosque as duas roscas e puxe de um lado e outro para desligar o ecrã e o cabo de ligação.

> Verifique se nenhuma ficha elétrica está dobrada.

> Volte a ligar as conexões, assegurando-se de que não se engana no sentido e dobra uma ficha! Pode usar, como auxílio, as duas setas de posicionamento gravadas de cada lado dos conectores. Estas duas setas devem ser idênticas e colocadas frente a frente antes de engatar as conexões.

> Depois de as conexões estarem engatadas, fixe tudo enroscando as duas porcas até que a junta de união esteja ligeiramente comprimida e deformada.

 

4. Deixe arrefecer o sistema

Em caso de temperatura elevada ou após uma utilização prolongada, o sistema elétrico pode sobreaquecer. Deixe a bicicleta arrefecer sem a usar durante alguns minutos antes de voltar a acionar a assistência elétrica.

 

5. Ligue o ecrã premindo o botão ON/OFF.

Ligue o ecrã de comando premindo o botão ON/OFF.

Se o ecrã continuar a não se acender, contacte-nos através do pedido de assistência do site ou dirija-se à oficina de uma das nossas lojas DECATHLON para realizar a reparação.

A AUTONOMIA É FRACA OU DIMINUIU

1. Assegure-se de que recorre às boas práticas de utilização e de armazenamento.

 

A autonomia da bicicleta elétrica depende de muitos fatores:

 

> CARGA DA BICICLETA: a autonomia reduz-se se a bicicleta estiver demasiado carregada.

 

> TIPO DE PERCURSO: a autonomia reduz-se em subida.

 

> PRESSÃO DOS PNEUS: a autonomia melhora com pneus enchidos até 1,8 bar.

 

> TEMPERATURA EXTERIOR: a autonomia reduz-se em caso de tempo frio (até -50%).

 

> MODO DE ASSISTÊNCIA USADO: recomenda-se reduzir o modo de assistência quando o nível da bateria está baixo.

 

> CADÊNCIA DE PEDALADA. 

 

> CUMPRIMENTO DAS CONDIÇÕES DE CARGA E ARMAZENAMENTO DA BATERIA.

 

2. Com a idade, uma bateria pode perder as suas capacidades.

 

A sua autonomia vai deste modo ficando mais curta. Contacte a oficina da sua loja DECATHLON para realizar um teste de desempenho da sua bateria.

ESTOU COM UM PROBLEMA MECÂNICO

Tem problemas mecânicos com a sua BTT? Encontre todas as nossas Perguntas e Respostas Frequentes aqui.
A MANETE DE TRAVÃO ENCOSTA DEMASIADO AO GUIADOR ANTES DE TRAVAR

Para evitar que a manete de travão esteja demasiado frouxa ou esponjosa, ou que toque facilmente no guiador sem exercer muita força, deverá ajustar a tensão do cabo de travão rodando a porca situada na própria manete, conforme indicado no vídeo abaixo.   Desaperte a porca e a contraporca até que o cabo fique devidamente esticado para que a manete fique firme sem estar demasiado dura. Uma vez obtida a tensão desejada, apertar ao máximo a contraporca na manete para bloquear este ajuste. 

A MINHA SUSPENSÃO PRENDE OU NÃO DESLIZA DE FORMA FLUIDA

A temperatura ideal para um bom funcionamento da sua suspensão dianteira situa-se acima dos +5 °C. Abaixo dessa temperatura, o frio poderá tornar a suspensão mais dura ou até mesmo bloquear a mesma, sem no entanto a danificar.   A suspensão volta ao normal logo que a temperatura volta a ser superior a +5 °C. Se, no entanto, constatar um defeito ou se duvidar da saúde da sua suspensão, dirija-se imediatamente à oficina da loja DECATHLON mais próxima para realizar um diagnóstico aprofundado da sua bicicleta.

AS VELOCIDADES NÃO ENGATAM CORRETAMENTE
A MINHA RODA EMPENOU APÓS AS PRIMEIRAS VOLTAS

Durante as primeiras utilizações de uma bicicleta nova, muitos componentes irão naturalmente ceder e acamar.   É o caso dos raios que ouvirá certamente ranger, sendo esse "ranger" resultante da torção residual decorrente da montagem. Isto não significa que a roda está empenada. Se, no entanto, estiver empenada, aproveite a revisão gratuita oferecida nos primeiros 6 meses e dirija-se à oficina de uma das nossas lojas DECATHLON para reajustar esse ligeiro empeno.

A SUSPENSÃO ESTÁ DEMASIADO DURA

Se a sua suspensão estiver demasiado dura, tal poderá dever-se a vários fatores:   1- A afinação Visite a rubrica "Como funcionam as afinações da minha suspensão" para afinar facilmente o nível de dureza conforme a sua preferência.   2- A manutenção básica As suspensões devem ser lubrificadas regularmente com um óleo. Para o efeito, aplique algumas gotas de óleo nas pernas da suspensão e pressione a mesma para que o óleo penetre nas bainhas.   3- A manutenção completa Se a afinação e a manutenção básicas não forem suficientes, será necessário proceder a uma manutenção completa da suspensão, conforme indicado no vídeo abaixo.   A afinação e a manutenção da sua suspensão são da sua inteira responsabilidade e a DECATHLON não assumirá qualquer responsabilidade em caso de procedimento incorreto. Se tiver dúvidas quanto ao correto procedimento de afinação, dirija-se à oficina de uma loja DECATHLON mais próxima de si.

CUIDO DO MEU PRODUTO

Para preservar o desempenho da bicicleta e prolongar a sua vida útil, é necessária uma manutenção regular da mesma. Descubra aqui todos os nossos conselhos de manutenção.

1. Assegure-se de que encheu os pneus com uma pressão de 1,8 bar antes de cada utilização. 2. Recarregue a bateria, pelo menos, a cada 6 meses. 3. Guarde a bateria num local seco, temperado e ao abrigo do sol.  

PEÇAS DE SUBSTITUIÇÃO

Precisa de mudar alguns componentes? Encontre aqui todas as nossas peças sobresselentes para a BTT e-ST 500.

OS NOSSOS COMPROMISSOS

A ROCKRIDER oferece garantia vitalícia à sua BTT para o quadro, guiador e avanço (em condições normais de utilização). Para as outras peças, a garantia é de 2 anos. Com as primeiras pedaladas, algumas peças podem mover-se ligeiramente. É por esse motivo que lhe propomos uma revisão gratuita da sua BTT nos primeiros 12 meses após a compra da bicicleta. 

PRECISA DE ASSISTÊNCIA?

Não consegue resolver o problema nem encontrar a resposta? Convidamo-lo a entrar em contacto com os nossos técnicos.
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