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BTT ROCKRIDER 20 POLEGADAS 500 AZUL

Ref.ª: 8405036

Concebemos esta BTT para crianças dos 6 aos 9 anos (1,20 m a 1,35 m) para a prática regular de BTT. Para transpor facilmente os obstáculos em pisos acidentados, equipámos esta BTT de 20 polegadas com uma suspensão dianteira. As suas 6 velocidades permitir-lhe-ão enfrentar trilhos com relevo.

GLOSSÁRIO

PORCA DE AFINAÇÃO DO TRAVÃO

Cada travão dispõe de duas porcas de afinação, localizadas nas manetes dos travões, para ajustar a tensão do cabo do travão. Encontre o melhor ajuste rodando essa porca. (Quanto mais apertar a porca, mais tenso ficará o cabo).

PORCA DE AJUSTE DO DESVIADOR

Esta porca encontra-se na parte traseira do desviador e serve para ajustar a tensão do cabo do desviador. Se a corrente tiver dificuldades em subir, tal significa que o cabo não está suficientemente esticado. Para esticá-lo, deverá desapertar a porca. Se a corrente tiver mais dificuldade em descer, tal significa que o cabo está demasiado esticado. Logo, deverá apertar a porca. Regra geral, o compromisso correto baseia-se, aproximadamente, num quarto de volta.

COTOVELO TERMINAL DE BICHA DE TRAVÃO

O cotovelo terminal de bicha de travão é uma peça em inox que permite guiar o cabo de travão no corpo do travão V-brake. O ângulo desse cotovelo terminal foi escolhido com vista a assegurar a melhor passagem de cabo para uma travagem eficiente. Essa peça pode ser substituída em caso de dano.

CORPO DE TRAVÃO V-BRAKE
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Um travão V-brake é constituído por dois calços (um esquerdo e um direito). Encontram-se ligados ao centro ao nível do fole. 

Poderá desengatar o cotovelo terminal de bicha de travão, a fim de libertar os calços e retirar facilmente a roda.

PARAFUSOS DE APERTO DO AVANÇO
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Os dois parafusos permitem apertar o avanço no tubo de direção da suspensão da BTT.

PRIMEIRA UTILIZAÇÃO

COMO AJUSTAR BEM A ALTURA DO SELIM ANTES DA PRIMEIRA UTILIZAÇÃO?

É importante ajustar bem a altura do selim e do guiador em função da morfologia da criança. Por razões de segurança, a marca de inserção mínima do tubo de selim e do guiador nunca deve estar visível (certifique-se de que essa marca de inserção fica inserida dentro do quadro).   Para ajustar o selim à altura correta, a criança deverá sentar-se no selim e poisar o calcanhar no pedal quando este estiver na posição mais baixa: a altura do selim estará correta se a perna ficar esticada. Verifique também, com a criança sentada no selim, se esta toca no chão com a ponta dos pés. 

COMO VERIFICAR SE OS TRAVÕES ESTÃO DEVIDAMENTE AFINADOS? 

Para testar a eficácia dos seus travões, empurre a bicicleta à mão e pressione o travão de trás (manete direita) ou o travão da frente (manete esquerda). A roda testada deverá bloquear quando pressionar a manete. Os calços de travão não devem roçar nos flancos da jante.   Se verificar que a travagem não é eficaz ou que a roda roça nos travões, poderá fazer o seguinte: Existe uma porca situada na manete de travão. Se rodar a porca no sentido dos ponteiros do relógio, o travão irá ficar mais esticado (= travagem mais potente). Se rodar a porca no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio, o travão irá ficar mais frouxo (= travagem menos potente e calços mais afastados da jante).    É importante verificar regularmente se os travões estão bem afinados.

COM QUE PRESSÃO ENCHER OS PNEUS DE UMA BTT DE 20 POLEGADAS? 

A pressão recomendada está sempre indicada no flanco do pneu da bicicleta. Aconselhamos a encher os pneus com a pressão indicada nos seus flancos. A pressão pode variar consoante o tipo de pneu.  Para verificar se o pneu tem a pressão adequada, coloque a criança sentada na bicicleta, com esta parada. O pneu deverá estar ligeiramente fletido devido ao peso da criança.   

ACESSÓRIOS COMPATÍVEIS

1. GUARDA-LAMAS DIANTEIRO E TRASEIRO
COMO MONTAR OS GUARDA-LAMAS PARA BTT?
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2. O descanso
3. PORTA-BIDON: COMO MONTÁ-LO NA BTT?

A MANUTENÇÃO DA BTT DE 20 POLEGADAS

COMO LUBRIFICAR A CORRENTE DA BTT DE CRIANÇA?

Pode utilizar um produto de tipo "All in One" para desemperrar, limpar, lubrificar e proteger a bicicleta de criança (produto disponível em qualquer loja Decathlon). É um produto "tudo em um" muito prático. Para lubrificar a corrente da bicicleta BTT de criança, faça-a rodar dando aos pedais e aplique o spray em toda a extensão. Deixe-a secar em seguida durante alguns minutos. Se a corrente tiver muita sujidade, passe uma escova e/ou um pano em toda a extensão e aplique novamente o "All In One".   O nosso conselho: evite o contacto do lubrificante com os calços, as pastilhas de travão e a superfície de travagem da jante.   Protege a bicicleta: Uma aplicação regular previne o risco de aparecimento de corrosão.

COMO LAVAR A BTT DE CRIANÇA?

Se vir que a bicicleta de criança está suja depois de ter sido utilizada em muitos passeios (lama, chuva, pó...), não hesite em dar-lhe uma limpeza sempre que for necessário.   Se estiver suja de , pode simplesmente usar um pano seco para a limpar. Se tiver lama ou outro tipo de sujidade mais persistente, pode limpá-la com um balde de água quente e uma esponja (ou um pano molhado) usando sabão ou champô próprio para bicicletas. Pode limpar as partes sujas da bicicleta (quadro, forqueta, guiador, rodas).   SABIA?   Desaconselhamos vivamente a lavagem da bicicleta com jato de água de alta pressão: poderá danificar alguns componentes (caixa de direção, eixo pedaleiro...) e comprometer a segurança da sua criança.    Quando terminar a lavagem, enxugue a bicicleta com um pano seco para evitar a ferrugem. Não se esqueça de lubrificar as peças móveis da bicicleta (corrente, caixa de direção, eixo pedaleiro)
 

COMO SUBSTITUIR OS CALÇOS DE TRAVÕES?

Existem calços de travões V-Brake à venda na secção de peças. Para proceder à sua substituição, siga o procedimento descrito neste tutorial em vídeo. 

COMO VERIFICAR O BOM ESTADO DOS PNEUS?

Antes de cada utilização, deverá sempre verificar o estado dos pneus da bicicleta.  Se tiver um pneu vazio, verifique se não está furado. Para o efeito, enche-o ao máximo. Se o pneu esvaziar rapidamente, será necessário desmontar a roda e o pneu para substituir ou reparar a câmara de ar. Se esvaziar lentamente, será necessário inspecionar a superfície do pneu para verificar a presença de objetos estranhos (prego ou pedaço de vidro). Em seguida, deverá desmontar a roda e o pneu para substituir ou reparar a câmara de ar, não esquecendo de retirar o prego ou pedaço de vidro.   Se o pneu não estiver vazio, aconselhamos a verificar a sua pressão (ver rubrica anterior).    SABIA? A borracha tem uma determinada durabilidade que depende também das condições de utilização e de armazenamento. Se ao inspecionar o pneu, detetar fissuras na sua superfície, aconselhamos a substituí-lo por um novo. 

COMO GUARDAR A BICICLETA?

Aconselhamos a guardar a bicicleta num local seco.  É importante evitar que fique exposta à humidade. A durabilidade da bicicleta de criança depende da forma e condições em que for utilizada, mantida e guardada. Quando mais húmidas e salinas forem as condições (ar marinho), mais sujeita estará a bicicleta à corrosão e mais limitada será a sua vida útil.   É por essa razão importante guardá-la limpa e seca num local sem humidade.    SABIA? Se a bicicleta tiver suspensão, é desaconselhado guardá-la pendurada pela roda da frente. Pendure-a pela roda de trás a fim de preservar a suspensão. 

TENHO UM PEQUENO PROBLEMA

O QUE FAZER EM CASO DE FURO? COMO SUBSTITUIR UMA CÂMARA DE AR?

Se tiver um furo, pare imediatamente num local seguro para evitar danificar a jante.  Vire a bicicleta ao contrário de modo a que fique assente no guiador e no selim. Para desmontar a roda, deverá libertar o travão. Para o efeito, aperte com a mão a parte de cima do travão V-brake e retire o tubo curvado no encaixe.  No caso da roda da frente, basta retirá-la da forqueta ou suspensão e mudar a câmara de ar (ver vídeo explicativo).  No caso da roda de trás, deverá posicionar o desviador no carreto mais pequeno. Desaperte a roda e mude a câmara de ar (ver vídeo explicativo).    Em último recurso, poderá sempre utilizar a bomba de spray antifuro que permite reparar câmaras de ar furadas sem ferramentas (desde que não tenham rasgos). 

AS MUDANÇAS TRASEIRAS NÃO ENGATAM CORRETAMENTE. O que fazer? 

Se as velocidades da sua BTT passam com dificuldade, tal se deve a um posicionamento deficiente do desviador traseiro nos carretos.    Verifique o cabo e as bichas: O mau posicionamento dos terminais de bicha pode interferir na tração do cabo do desviador e impedir a correta mudança de velocidades atrás. Se for o caso, posicione o terminal de bicha corretamente à mão. Se o desviador não se mover ao manusear o punho rotativo das velocidades, significa que o cabo e as bichas estarão provavelmente emperrados. Será neste caso necessário substituir o cabo e as bichas.   É também possível que a ponteira de desviador esteja empenada, nomeadamente se tiver sofrido um impacto. Neste caso, não conseguirá afinar o desviador como deve ser e aconselhamos-lhe a se dirigir à oficina de uma loja Decathlon mais próxima para endireitar a ponteira de desviador.    É também possível que o desviador esteja desafinado. Neste caso, vire a bicicleta ao contrário de modo a que fique assente no guiador e no selim para poder dar ao pedal livremente (ou, melhor ainda, fixe-a num suporte de bicicleta). Rode o punho rotativo das velocidades para posicionar a corrente no carreto mais pequeno. A porca de ajuste está situada na parte de trás do desviador. Permite esticar (fazer subir o desviador) ou folgar o cabo de desviador (fazer descer o desviador). Rode a porca até que as velocidades mudem corretamente. 

A MANETE DE TRAVÃO TOCA NO GUIADOR. O que fazer?

Para evitar que a manete de travão esteja demasiado frouxa ou esponjosa, ou que toque facilmente no guiador sem exercer muita força, deverá ajustar a tensão do cabo de travão rodando a porca situada na própria manete, conforme indicado no vídeo abaixo.   Desaperte a porca e a contra-porca até que o cabo fique devidamente esticado para que a manete fique firme sem estar demasiado dura. Uma vez obtida a tensão desejada, apertar ao máximo a contra-porca na manete para imobilizar esta afinação. 

PRECISA DE ASSISTÊNCIA?

Não consegue resolver o problema nem encontrar a resposta? Convidamo-lo a entrar em contacto com os nossos técnicos.

OS NOSSOS COMPROMISSOS BTWIN

A ROCKRIDER oferece uma garantia vitalícia à sua BTT para o quadro, o guiador e o avanço (em condições normais de utilização).

Para os outros componentes, a garantia é de 2 anos.

Com as primeiras pedaladas, alguns componentes podem dar ligeiramente de si. Por isso é que oferecemos uma revisão gratuita da sua BTT nos 6 meses a seguir à compra da bicicleta. 

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