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Ref: 8405034

BTT ROCKRIDER ST120 20" BRANCO

2019

Concebemos esta bicicleta para crianças dos 6 aos 9 anos (120 m a 135 m) que desejam iniciar-se na prática de BTT.
Para transpor os primeiros desníveis, os nossos engenheiros equiparam esta BTT de criança de 20 polegadas com 6 velocidades. Permite enfrentar trilhos com relevo.

Glossário

Porca de afinação do travão

Dispões de duas porcas de afinação para cada travão, que se encontram nas manetes dos travões. 
Servem para afinar a tensão do cabo de travão. Certifica-te de que obténs a melhor afinação ao girar a porca. (Quanto mais a porca estiver apertada, mais o cabo ficará esticado).

Porca de afinação do desviador

Esta porca de afinação encontra-se na parte traseira do desviador. 
Serve para esticar mais ou menos o cabo do desviador. Se a corrente funcionar mal ao subir, significa que o cabo não está bem esticado, sendo necessário apertá-lo mais, desenroscando a rosca. 
Se a corrente funcionar mal ao descer, significa que o cabo está demasiado esticado, sendo necessário enroscar mais a rosca. 

O bom compromisso está frequentemente no quarto de volta.

Cotovelo terminal de bicha de travão

O cotovelo terminal de bicha de travão é uma peça em aço inoxidável que permite guiar o cabo de travão na pinça do V-brake. O ângulo deste cotovelo terminal de bicha de travão foi escolhido de modo a garantir a melhor passagem do cabo para uma travagem eficaz. 

Pode ser substituído caso se parta.

Pinças de travão v-brake

Um travão V-brake é composto por duas pinças (uma à esquerda e outra à direita). São ligadas no centro ao nível do fole.

Podes desengatar o cotovelo terminal de bicha de travão para soltar as pinças, de modo a conseguires retirar a roda facilmente.

pinças-de-travão-V-brake
Parafusos de aperto do avanço

Existem dois tipos:

- Avanços 1". Com parafuso no topo para fazer o aperto e ajuste altura.

- Avanços 1/1 8". Um parafuso no topo para apertar e ajustar a direção, dois parafusos laterais para apertar e ajustar o avanço.

parafuso-do-avanço

Primeira utilização

Como ajustar bem a altura do selim antes da primeira utilização?

É importante ajustar bem a altura do selim e do guiador em função da morfologia da criança. Por razões de segurança, a marca de inserção mínima do tubo de selim e do guiador nunca deve estar visível (certifica-te de que essa marca de inserção fica inserida dentro do quadro).  

Para ajustar o selim à altura correta, a criança deve sentar-se no selim e pousar o calcanhar no pedal quando este estiver na posição mais baixa: a altura do selim estará correta se a perna ficar esticada. Verifica também, com a criança sentada no selim, se esta toca no chão com a ponta dos pés.

Como verificar se os travões estão devidamente afinados? 

Para testar a eficácia dos travões, empurra a bicicleta à mão e pressiona o travão de trás (manete direita) ou o travão da frente (manete esquerda). A roda testada deverá bloquear quando pressionares a manete. Os calços de travão não devem roçar na jante.


Se verificares que a travagem não é eficaz ou que a roda roça nos travões, podes fazer o seguinte: 
Existe uma porca situada na manete de travão. 
- Se rodares a porca no sentido dos ponteiros do relógio, o travão irá ficar mais esticado (= travagem mais potente)
- Se rodares a porca no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio, o travão irá ficar mais solto (= travagem menos potente e calços mais afastados da jante).


É importante verificar regularmente se os travões estão bem afinados.

Ajuste-travões-BTT-criança-decathlon

Com que pressão encher os pneus?

A pressão recomendada está sempre indicada na lateral do pneu da bicicleta. 
Aconselhamos a encher os pneus com a pressão indicada nos pneus montados. A pressão pode variar consoante o tipo de pneu.

Para verificar se o pneu tem a pressão adequada, coloca a criança sentada na bicicleta, com esta parada. O pneu deverá estar ligeiramente fletido devido ao peso da criança.

Acessórios compatíveis

1. Guarda-lamas à frente e atrás
2. O descanso
3. O porta-bidon: como montá-lo na btt?

Montar-o-porta-bidon-na-BTT-cirança

Manutenção da ST 120 20"

Como lubrificar a corrente da bicicleta?

Podes utilizar um produto de tipo "All in One" para desemperrar, limpar, lubrificar e proteger a bicicleta de criança (produto disponível em qualquer loja Decathlon). 

É um produto "tudo em um" muito prático. Para lubrificar a corrente da bicicleta, faz-la rodar dando aos pedais e aplica o spray em toda a extensão. 
Deixa-a secar em seguida durante alguns minutos. Se a corrente tiver muita sujidade, passa uma escova e/ou um pano e aplica novamente.   

O nosso conselho: Evita o contacto do lubrificante com os calços, as pastilhas de travão/disco e a superfície de travagem da jante. 
Protege a bicicleta: Uma aplicação regular previne o risco de aparecimento de corrosão.

Como-lubrificar-a-corrente-da-BTT-24-polegadas

Como lavar a bicicleta?

Se vires que a bicicleta está suja depois de ter sido utilizada em muitos passeios (lama, chuva, pó...), não hesites em dar-lhe uma limpeza sempre que for necessário.   Se estiver suja de , podes simplesmente usar um pano seco para a limpar. Se tiver lama ou outro tipo de sujidade mais persistente, podes limpá-la com um balde de água quente e uma esponja (ou um pano molhado) usando sabão ou champô próprio para bicicletas.
Podes limpar as partes sujas da bicicleta (quadro, forqueta, guiador, rodas).

SABIAS? Desaconselhamos vivamente a lavagem da bicicleta com jato de água de alta pressão: pode danificar alguns componentes (caixa de direção, eixo pedaleiro...) e comprometer a segurança de quem utiliza.  
Quando terminares a lavagem, enxugua a bicicleta com um pano seco para evitar a ferrugem. Não te esqueças de lubrificar as peças móveis da bicicleta (corrente, caixa de direção, eixo pedaleiro)

Como substituir os calços de travões?

Existem calços de travões V-Brake à venda na secção de peças. Para procederes à sua substituição, segue o procedimento descrito neste tutorial em vídeo.

como substituir os calços de travões?

Como verificar o bom estado dos pneus?

Antes de cada utilização, deves sempre verificar o estado dos pneus da bicicleta.  

Se tiveres um pneu vazio, verifica se não está furado. Para o efeito, enche-o ao máximo. Se o pneu esvaziar rapidamente, será necessário desmontar a roda e o pneu para substituir ou reparar a câmara de ar. 
Se esvaziar lentamente, será necessário inspecionar a superfície do pneu para verificar a presença de objetos estranhos (prego ou pedaço de vidro). 

Em seguida, deves desmontar a roda e o pneu para substituir ou reparar a câmara de ar, não esquecendo de retirar o prego ou pedaço de vidro. Se o pneu não estiver vazio, aconselhamos a verificar a pressão.  

SABIAS? A borracha tem uma determinada durabilidade que depende também das condições de utilização e de armazenamento. Se ao inspecionares o pneu, detetares fissuras na superfície, aconselhamos-te a substituí-lo por um novo.

Como guardar a bicicleta?

Aconselhamos-te a guardar a bicicleta num local seco.  

É importante evitar que fique exposta à humidade. A durabilidade da bicicleta depende da forma e condições em que for utilizada, mantida e guardada. 
Quando mais húmidas e salinas forem as condições (ar marinho), mais sujeita estará a bicicleta à corrosão e mais limitada será a sua vida útil.   

É por essa razão importante guardá-la limpa e seca num local sem humidade.  
SABIAS? Se a bicicleta tiver suspensão, é desaconselhado guardá-la pendurada pela roda da frente. Pendura-a pela roda de trás a fim de preservar a suspensão.

Tenho um pequeno problema

O que fazer em caso de furo? Como mudar uma câmara de ar?

Se tiveres um furo, pára imediatamente num local seguro para evitares danificar a jante.  

Vira a bicicleta ao contrário de modo a que fique assente no guiador e no selim. 
Para desmontar a roda, deves libertar o travão. Para o efeito, aperta com a mão a parte de cima do travão V-brake e retira o tubo curvado no encaixe.  
No caso da roda da frente, basta retirá-la da forqueta ou suspensão e mudar a câmara de ar (vê o vídeo explicativo).  
No caso da roda de trás, deves posicionar o desviador no carreto mais pequeno. Desaperta a roda e muda a câmara de ar (vê o vídeo explicativo).    

Em último recurso, podes sempre utilizar a bomba de spray antifuro que permite reparar câmaras de ar furadas sem ferramentas (desde que não tenham rasgos).

Como mudar uma câmara de ar de uma BTT de criança?

As velocidades traseiras não engatam corretamente. O que fazer?

Se as velocidades da tua bicicleta passam com dificuldade, tal se deve a um posicionamento deficiente do desviador traseiro nos carretos.    

Verifica o cabo e as bichas: O mau posicionamento dos terminais de bicha pode interferir na tração do cabo do desviador e impedir a correta mudança de velocidades. Se for o caso, posiciona o terminal de bicha corretamente à mão. 
Se o desviador não se mover ao mudares as velocidades, significa que o cabo e as bichas estão provavelmente presos. Será neste caso necessário substituir o cabo e as bichas.   
É também possível que a ponteira de desviador esteja empenada, nomeadamente se tiver sofrido um impacto. Neste caso, não conseguegues afinar o desviador como deve ser e aconselhamos-te a dirigir à oficina de uma loja Decathlon mais próxima para endireitar ou trocar a ponteira de desviador.    
É também possível que o desviador esteja desafinado. Neste caso, vira a bicicleta ao contrário de modo a que fique assente no guiador e no selim para poderes dar ao pedal livremente (ou, melhor ainda, fixa-a num suporte de bicicleta). 
Altera as velocidades para posicionares a corrente no carreto mais pequeno. A porca de ajuste está situada na parte de trás do desviador. Permite esticar (fazer subir o desviador) ou folgar o cabo de desviador (fazer descer o desviador). Roda a porca até que as velocidades mudem corretamente.

A manete de travão toca no guiador. O que fazer?

Para evitar que a manete de travão esteja demasiado folgada ou esponjosa, ou que toque facilmente no guiador sem exerceres muita força, deves ajustar a tensão do cabo de travão rodando a porca situada na própria manete.   
Desaperta a porca e a contra-porca até que o cabo fique devidamente esticado para que a manete fique firme sem estar demasiado dura. 
Uma vez obtida a tensão desejada, aperta ao máximo a contra-porca na manete para imobilizar esta afinação.

Peças de substituição da ST 120 20"

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Os nossos compromissos

A ROCKRIDER oferece uma garantia vitalícia à tua Bicicleta para o quadro, o guiador e o avanço (em condições normais de utilização). Para os outros componentes, a garantia é de 2 anos. 
Com as primeiras pedaladas, alguns componentes podem dar ligeiramente de si. Por isso é que oferecemos uma revisão gratuita nos primeiros 12 meses após a compra.