Precisas de fazer um check-up à tua ST120 20"?
Descobre como ensinares o teu pequeno a cuidar da bicicleta!
Ref: 8405034
2019
Concebemos esta bicicleta para crianças dos 6 aos 9 anos (120 m a 135 m) que desejam iniciar-se na prática de BTT.
Para transpor os primeiros desníveis, os nossos engenheiros equiparam esta BTT de criança de 20 polegadas com 6 velocidades. Permite enfrentar trilhos com relevo.
Dispões de duas porcas de afinação para cada travão, que se encontram nas manetes dos travões.
Servem para afinar a tensão do cabo de travão. Certifica-te de que obténs a melhor afinação ao girar a porca. (Quanto mais a porca estiver apertada, mais o cabo ficará esticado).
Esta porca de afinação encontra-se na parte traseira do desviador.
Serve para esticar mais ou menos o cabo do desviador. Se a corrente funcionar mal ao subir, significa que o cabo não está bem esticado, sendo necessário apertá-lo mais, desenroscando a rosca.
Se a corrente funcionar mal ao descer, significa que o cabo está demasiado esticado, sendo necessário enroscar mais a rosca.
O bom compromisso está frequentemente no quarto de volta.
O cotovelo terminal de bicha de travão é uma peça em aço inoxidável que permite guiar o cabo de travão na pinça do V-brake. O ângulo deste cotovelo terminal de bicha de travão foi escolhido de modo a garantir a melhor passagem do cabo para uma travagem eficaz.
Pode ser substituído caso se parta.
Um travão V-brake é composto por duas pinças (uma à esquerda e outra à direita). São ligadas no centro ao nível do fole.
Podes desengatar o cotovelo terminal de bicha de travão para soltar as pinças, de modo a conseguires retirar a roda facilmente.
Existem dois tipos:
- Avanços 1". Com parafuso no topo para fazer o aperto e ajuste altura.
- Avanços 1/1 8". Um parafuso no topo para apertar e ajustar a direção, dois parafusos laterais para apertar e ajustar o avanço.
É importante ajustar bem a altura do selim e do guiador em função da morfologia da criança. Por razões de segurança, a marca de inserção mínima do tubo de selim e do guiador nunca deve estar visível (certifica-te de que essa marca de inserção fica inserida dentro do quadro).
Para ajustar o selim à altura correta, a criança deve sentar-se no selim e pousar o calcanhar no pedal quando este estiver na posição mais baixa: a altura do selim estará correta se a perna ficar esticada. Verifica também, com a criança sentada no selim, se esta toca no chão com a ponta dos pés.
Para testar a eficácia dos travões, empurra a bicicleta à mão e pressiona o travão de trás (manete direita) ou o travão da frente (manete esquerda). A roda testada deverá bloquear quando pressionares a manete. Os calços de travão não devem roçar na jante.
Se verificares que a travagem não é eficaz ou que a roda roça nos travões, podes fazer o seguinte:
Existe uma porca situada na manete de travão.
- Se rodares a porca no sentido dos ponteiros do relógio, o travão irá ficar mais esticado (= travagem mais potente).
- Se rodares a porca no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio, o travão irá ficar mais solto (= travagem menos potente e calços mais afastados da jante).
É importante verificar regularmente se os travões estão bem afinados.
A pressão recomendada está sempre indicada na lateral do pneu da bicicleta.
Aconselhamos a encher os pneus com a pressão indicada nos pneus montados. A pressão pode variar consoante o tipo de pneu.
Para verificar se o pneu tem a pressão adequada, coloca a criança sentada na bicicleta, com esta parada. O pneu deverá estar ligeiramente fletido devido ao peso da criança.
Podes utilizar um produto de tipo "All in One" para desemperrar, limpar, lubrificar e proteger a bicicleta de criança (produto disponível em qualquer loja Decathlon).
É um produto "tudo em um" muito prático. Para lubrificar a corrente da bicicleta, faz-la rodar dando aos pedais e aplica o spray em toda a extensão.
Deixa-a secar em seguida durante alguns minutos. Se a corrente tiver muita sujidade, passa uma escova e/ou um pano e aplica novamente.
O nosso conselho: Evita o contacto do lubrificante com os calços, as pastilhas de travão/disco e a superfície de travagem da jante.
Protege a bicicleta: Uma aplicação regular previne o risco de aparecimento de corrosão.
Se vires que a bicicleta está suja depois de ter sido utilizada em muitos passeios (lama, chuva, pó...), não hesites em dar-lhe uma limpeza sempre que for necessário. Se estiver suja de pó, podes simplesmente usar um pano seco para a limpar. Se tiver lama ou outro tipo de sujidade mais persistente, podes limpá-la com um balde de água quente e uma esponja (ou um pano molhado) usando sabão ou champô próprio para bicicletas.
Podes limpar as partes sujas da bicicleta (quadro, forqueta, guiador, rodas).
SABIAS? Desaconselhamos vivamente a lavagem da bicicleta com jato de água de alta pressão: pode danificar alguns componentes (caixa de direção, eixo pedaleiro...) e comprometer a segurança de quem utiliza.
Quando terminares a lavagem, enxugua a bicicleta com um pano seco para evitar a ferrugem. Não te esqueças de lubrificar as peças móveis da bicicleta (corrente, caixa de direção, eixo pedaleiro)
Existem calços de travões V-Brake à venda na secção de peças. Para procederes à sua substituição, segue o procedimento descrito neste tutorial em vídeo.
Antes de cada utilização, deves sempre verificar o estado dos pneus da bicicleta.
Se tiveres um pneu vazio, verifica se não está furado. Para o efeito, enche-o ao máximo. Se o pneu esvaziar rapidamente, será necessário desmontar a roda e o pneu para substituir ou reparar a câmara de ar.
Se esvaziar lentamente, será necessário inspecionar a superfície do pneu para verificar a presença de objetos estranhos (prego ou pedaço de vidro).
Em seguida, deves desmontar a roda e o pneu para substituir ou reparar a câmara de ar, não esquecendo de retirar o prego ou pedaço de vidro. Se o pneu não estiver vazio, aconselhamos a verificar a pressão.
SABIAS? A borracha tem uma determinada durabilidade que depende também das condições de utilização e de armazenamento. Se ao inspecionares o pneu, detetares fissuras na superfície, aconselhamos-te a substituí-lo por um novo.
Aconselhamos-te a guardar a bicicleta num local seco.
É importante evitar que fique exposta à humidade. A durabilidade da bicicleta depende da forma e condições em que for utilizada, mantida e guardada.
Quando mais húmidas e salinas forem as condições (ar marinho), mais sujeita estará a bicicleta à corrosão e mais limitada será a sua vida útil.
É por essa razão importante guardá-la limpa e seca num local sem humidade.
SABIAS? Se a bicicleta tiver suspensão, é desaconselhado guardá-la pendurada pela roda da frente. Pendura-a pela roda de trás a fim de preservar a suspensão.
Se tiveres um furo, pára imediatamente num local seguro para evitares danificar a jante.
Vira a bicicleta ao contrário de modo a que fique assente no guiador e no selim.
Para desmontar a roda, deves libertar o travão. Para o efeito, aperta com a mão a parte de cima do travão V-brake e retira o tubo curvado no encaixe.
No caso da roda da frente, basta retirá-la da forqueta ou suspensão e mudar a câmara de ar (vê o vídeo explicativo).
No caso da roda de trás, deves posicionar o desviador no carreto mais pequeno. Desaperta a roda e muda a câmara de ar (vê o vídeo explicativo).
Em último recurso, podes sempre utilizar a bomba de spray antifuro que permite reparar câmaras de ar furadas sem ferramentas (desde que não tenham rasgos).
Se as velocidades da tua bicicleta passam com dificuldade, tal se deve a um posicionamento deficiente do desviador traseiro nos carretos.
Verifica o cabo e as bichas: O mau posicionamento dos terminais de bicha pode interferir na tração do cabo do desviador e impedir a correta mudança de velocidades. Se for o caso, posiciona o terminal de bicha corretamente à mão.
Se o desviador não se mover ao mudares as velocidades, significa que o cabo e as bichas estão provavelmente presos. Será neste caso necessário substituir o cabo e as bichas.
É também possível que a ponteira de desviador esteja empenada, nomeadamente se tiver sofrido um impacto. Neste caso, não conseguegues afinar o desviador como deve ser e aconselhamos-te a dirigir à oficina de uma loja Decathlon mais próxima para endireitar ou trocar a ponteira de desviador.
É também possível que o desviador esteja desafinado. Neste caso, vira a bicicleta ao contrário de modo a que fique assente no guiador e no selim para poderes dar ao pedal livremente (ou, melhor ainda, fixa-a num suporte de bicicleta).
Altera as velocidades para posicionares a corrente no carreto mais pequeno. A porca de ajuste está situada na parte de trás do desviador. Permite esticar (fazer subir o desviador) ou folgar o cabo de desviador (fazer descer o desviador). Roda a porca até que as velocidades mudem corretamente.
Para evitar que a manete de travão esteja demasiado folgada ou esponjosa, ou que toque facilmente no guiador sem exerceres muita força, deves ajustar a tensão do cabo de travão rodando a porca situada na própria manete.
Desaperta a porca e a contra-porca até que o cabo fique devidamente esticado para que a manete fique firme sem estar demasiado dura.
Uma vez obtida a tensão desejada, aperta ao máximo a contra-porca na manete para imobilizar esta afinação.
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A ROCKRIDER oferece uma garantia vitalícia à tua Bicicleta para o quadro, o guiador e o avanço (em condições normais de utilização). Para os outros componentes, a garantia é de 2 anos.
Com as primeiras pedaladas, alguns componentes podem dar ligeiramente de si. Por isso é que oferecemos uma revisão gratuita nos primeiros 12 meses após a compra.