BTT MULHER E-ST 500 V1 AZUL

BTT ROCKRIDER 500

Ref.ª 8487239

A 1ª BTT desportiva: quadro em alumínio, travões de disco

Primeira utilização

PREPARAR A MINHA BTT
ENCHER OS PNEUS

A pressão média recomendada é de 1,8 bar.
Se procura mais conforto e tração E/OU se pesa menos de 70 Kg, pode reduzir a pressão em 10% sem descer abaixo de 1,6 bar (pressão mínima recomendada), mas isso aumentará o risco de furar nos pisos mais acidentados.

Verifique regularmente a pressão dos pneus.

AJUSTAR A ALTURA DO GUIADOR

Por predefinição, o guiador está ajustado o mais alto possível (posição que permite ter as costas mais direitas e, por isso, mais confortável).

Para maior aerodinamismo e eficiência da pedalada, pode baixar o guiador para ficar um pouco mais dobrado (posição com as costas mais inclinadas e mais desportiva).

Para tal, basta deslocar os espaçadores através da forca da bicicleta, realizando as etapas descritas neste vídeo.

ALINHAR A DIREÇÃO
AJUSTAR A ALTURA DO SELIM

O quadro da bicicleta ST 540 está equipado com um aperto rápido.

Coloque-se em pé ao lado do selim. Solte o aperto rápido, abrindo a sua alavanca. Suba ou desça o selim para que fique ao nível da bacia.

Prenda o aperto rápido, fechando a sua alavanca.

Para uma maior precisão, consulte o nosso vídeo tutorial.

AJUSTAR O RECUO DO SELIM
FAZER A RODAGEM AOS TRAVÕES

Quando a sua bicicleta sai da loja, as pastilhas e os discos estão novos e por estrear, não oferecendo ainda uma travagem totalmente eficaz nesta fase.

Uma intensa e contínua travagem a frio (por exemplo numa descida) pode levar ao sobreaquecimento e ""vidragem"" das pastilhas.

Para evitar esse fenómeno (que inutiliza completamente os travões), recomendamos que faça a rodagem aos seus travões.
A rodagem será alcançada depois de 10 travagens por cada travão. Em cada uma dessas travagens, deverá passar de 25 para 5 km/h, mas sem bloquear a roda e utilizando um travão de cada vez.

ORIENTAR OS MANÍPULOS DOS TRAVÕES
SUBSTITUIR OS PEDAIS
equipamento-btt-st520-rockrider
EQUIPAMENTO NECESSÁRIO PARA RESOLVER CONTRATEMPOS

Para reparar um furo, uma quebra de corrente ou qualquer outro problema grave, não hesite em equipar-se antes de uma saída em BTT. Eis uma seleção de produtos que poderão ajudá-lo numa série de contratempos técnicos. 

TENHO UM PROBLEMA

A MINHA RODA EMPENOU APÓS AS PRIMEIRAS VOLTAS

Durante as primeiras utilizações de uma bicicleta nova, muitos componentes irão naturalmente ceder e acamar.   É o caso dos raios que ouvirá certamente ranger, sendo esse «ranger» resultante da torção residual decorrente da montagem.   Isto não significa que a roda está empenada. Se, no entanto, estiver empenada, aproveite a revisão gratuita oferecida nos primeiros 6 meses e dirija-se à oficina de qualquer loja Decathlon para reajustar esse ligeiro empeno.

AS MUDANÇAS NÃO PASSAM CORRETAMENTE À FRENTE

A passagem incorreta das mudanças pode dever-se a vários fatores.   1 - Verifique o posicionamento dos terminais de bicha   O mau posicionamento dos terminais de bicha pode interferir na tração do cabo do desviador e impedir a correta passagem de mudanças atrás. Se for o caso, posicione o terminal de bicha corretamente à mão, conforme indicado na imagem abaixo.   2 - O cabo e as bichas poderão estar emperrados   Se a corrente tiver dificuldade em passar para os pratos mais pequenos ou se o desviador não se mover ao manusear o manípulo das mudanças, tal significa que o cabo e as bichas estarão provavelmente emperrados. As bichas e o cabo devem, neste caso, ser substituídos. Poderá dirigir-se à oficina de qualquer loja Decathlon ou substituir pessoalmente essas peças com a ajuda deste tutorial. Se utiliza regularmente a sua bicicleta em condições húmidas ou com lama, ou se lava regularmente a sua bicicleta com água abundante, deverá substituir as bichas e cabos mais regularmente.   3 - Afinação do desviador dianteiro    

AS MUDANÇAS NÃO PASSAM CORRETAMENTE ATRÁS

A passagem incorreta das mudanças pode dever-se a vários fatores.   1 - Verifique se a ponteira de desviador (drop-out) não está empenada.   Se a ponteira estiver empenada o desviador fica desalinhado não podendo deste modo cumprir corretamente a sua função.  Coloque-se atrás da bicicleta e observe o alinhamento da ponteira de desviador, conforme indicado na imagem abaixo. Se a ponteira estiver empenada, dirija-se à oficina de qualquer loja Decathlon para a substituir. 2 - Verifique o posicionamento dos terminais de bicha   O mau posicionamento dos terminais de bicha pode interferir na tração do cabo do desviador e impedir a correta passagem de mudanças atrás. No caso do desviador traseiro, o posicionamento dos terminais de bicha deverá ser verificado em 4 pontos. Se algum dos terminais de bicha estiver mal posicionado, reposicione-o corretamente à mão.   3 - O cabo e as bichas poderão estar emperrados   Se a corrente tiver dificuldade em passar para os carretos mais pequenos (ou em passar para as velocidades mais pesadas, da 1ª até à 7ª) ou se o desviador não se mover ao manusear o manípulo das mudanças, isso significa que o cabo e as bichas estarão provavelmente emperrados. As bichas e o cabo devem, neste caso, ser substituídos. Poderá dirigir-se à oficina de qualquer loja Decathlon. Se utiliza regularmente a sua bicicleta em condições húmidas ou com lama, ou se lava regularmente a sua bicicleta com água abundante, deverá substituir as bichas e cabos mais regularmente. 4 - Afinação do desviador traseiro  

A MANETE DE TRAVÃO ENCOSTA DEMASIADO AO GUIADOR ANTES DE TRAVAR

Para evitar que a manete de travão esteja demasiado frouxa ou esponjosa, ou que toque facilmente no guiador sem exercer muita força, deverá ajustar a tensão do cabo de travão rodando a porca situada na própria manete, conforme indicado no vídeo abaixo.   Desaperte a porca e a contraporca até que o cabo fique devidamente esticado para que a manete fique firme sem estar demasiado dura. Uma vez obtida a tensão desejada, apertar ao máximo a contraporca na manete para imobilizar esta afinação. 

A SUSPENSÃO ESTÁ DEMASIADO DURA

Se a sua suspensão estiver demasiado dura, tal poderá dever-se a vários fatores.   1- A afinação   Visite a rubrica "Como funcionam as afinações da minha suspensão" para afinar facilmente o nível de dureza conforme a sua preferência.   2- A manutenção básica   As suspensões devem ser lubrificadas regularmente com óleo. Para o efeito, aplique algumas gotas de óleo nas pernas da suspensão e pressione a mesma para que o óleo penetre nas bainhas.   3- A manutenção completa   Se a afinação e a manutenção básica não forem suficientes, será necessário proceder a uma manutenção completa da suspensão, conforme indicado no vídeo abaixo.   A afinação e a manutenção da sua suspensão são da sua inteira responsabilidade e a Decathlon não assumirá qualquer responsabilidade em caso de procedimento incorreto. Se tiver dúvidas quanto ao correto procedimento de afinação, dirija-se à oficina de uma loja Decathlon mais próxima de si.

A MINHA SUSPENSÃO PRENDE OU NÃO DESLIZA DE FORMA FLUIDA?

A temperatura ideal para um bom funcionamento da sua suspensão dianteira situa-se acima dos +5 °C; abaixo dessa temperatura, o frio poderá tornar a suspensão mais dura ou até mesmo bloqueá-la, sem no entanto a danificar.   A suspensão voltará a funcionar normalmente assim que a temperatura subir novamente acima dos +5 °C. Se todavia detetar alguma falha ou tiver dúvidas sobre o bom estado de funcionamento da sua suspensão, dirija-se à oficina de uma loja Decathlon perto de si para efetuar um diagnóstico mais aprofundado da sua bicicleta.

VÍDEOS EXPLICATIVOS

Encontre nestes vídeos as explicações necessárias à realização das suas reparações e substituições de peças.

- Montar/Desmontar uma roda traseira                                            - Reparar um furo

- Mudar uma câmara de ar                                                       - Ajustar a altura do guiador

- Reparar uma corrente                                                                   - Substituir a ponteira do desviador

Não hesite em visitar o nosso canal Youtube, onde encontrará muitos conteúdos de vídeo.

MONTAR/DESMONTAR UMA RODA TRASEIRA
  • MONTAR/DESMONTAR UMA RODA TRASEIRA
    MONTAR/DESMONTAR UMA RODA TRASEIRA
  • REPARAR UM FURO
    REPARAR UM FURO
  • SUBSTITUIR UMA CÂMARA-DE-AR
    SUBSTITUIR UMA CÂMARA-DE-AR
  • AJUSTAR A ALTURA DO GUIADOR
    AJUSTAR A ALTURA DO GUIADOR
  • REPARAR UMA CORRENTE
    REPARAR UMA CORRENTE
  • SUBSTITUIR A PONTEIRA DO DESVIADOR
    SUBSTITUIR A PONTEIRA DO DESVIADOR
SRAM-CASSETE-10V

PEÇAS

Precisa de mudar alguns componentes? Encontre aqui todas as peças para a BTT MULHER E-ST 500 V1 AZUL.

PRECISA DE ASSISTÊNCIA?

Não consegue resolver o problema nem encontrar a resposta? Convidamo-lo a entrar em contacto com os nossos técnicos.

MANUAL DE UTILIZADOR

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Manual de Utilizador

OS NOSSOS COMPROMISSOS

A ROCKRIDER oferece uma garantia vitalícia à sua BTT para o quadro, o guiador e o avanço (em condições normais de utilização). Para os outros componentes, a garantia é de 2 anos. Com as primeiras pedaladas, alguns componentes podem dar ligeiramente de si. Por isso é que oferecemos uma revisão gratuita da sua BTT nos primeiros 12 meses a seguir à compra da bicicleta. 

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