BICICLETA DE TREKKING_24_pouces_decathlon_rose

BICICLETA DE TREKKING ORIGINAL 24 POLEGADAS 500 ROSA

Ref.ª: 8487186

Concebemos esta bicicleta de trekking, toda equipada, para as crianças dos 9 aos 12 aos (135 a 150 cm) que pretendem passear em estrada e caminhos, seja qual for o tempo. Para passear durante todo o ano, esta bicicleta de trekking de 24 polegadas está equipada com guarda-lamas, um cesto e um descanso. As 6 velocidades permitem enfrentar todos os caminhos, desde terrenos planos a trilhos com relevo.

GLOSSÁRIO

PORCA DE AFINAÇÃO DO TRAVÃO

Dispõe de duas porcas de afinação para cada travão, que se encontram nas manetes dos travões. Servem para afinar a tensão do cabo de travão. Certifique-se de que obtém a melhor afinação ao girar a porca. (Quanto mais a porca estiver apertada, mais o cabo ficará esticado).

PORCA DE AFINAÇÃO DO DESVIADOR

Esta porca de afinação encontra-se na parte traseira do desviador. Serve para esticar mais ou menos o cabo do desviador. Se a corrente funcionar mal ao subir, significa que o cabo não está bem esticado, sendo necessário apertá-lo mais, desenroscando a rosca. Se a corrente funcionar mal ao descer, significa que o cabo está demasiado esticado, sendo necessário enroscar mais a rosca. O bom compromisso está frequentemente no quarto de volta.

COTOVELO TERMINAL DE BICHA DE TRAVÃO

O cotovelo terminal de bicha de travão é uma peça em aço inoxidável que permite guiar o cabo de travão na pinça do V-brake. O ângulo deste cotovelo terminal de bicha de travão foi escolhido de modo a garantir a melhor passagem do cabo para uma travagem eficaz. Pode ser substituído caso se parta.

PINÇAS DE TRAVÃO V-BRAKE
pinças-de-travão-V-brake-bicicleta-trekking

Um travão V-brake é composto por duas pinças (uma à esquerda e outra à direita). São ligadas no centro ao nível do fole. 

Pode desengatar o cotovelo terminal de bicha de travão para soltar as pinças, de modo a conseguir retirar a roda facilmente.

PARAFUSOS DE APERTO DO AVANÇO
parafuso-do-avanço

Os dois parafusos permitem apertar o avanço do tubo de direção da suspensão da BTT.

PRIMEIRA UTILIZAÇÃO

COMO AJUSTAR BEM A ALTURA DO SELIM ANTES DA PRIMEIRA UTILIZAÇÃO?

É importante ajustar bem a altura do selim e do guiador em função da morfologia da criança. Por razões de segurança, a marca de inserção mínima do tubo de selim e do guiador nunca deve estar visível (certifique-se de que essa marca de inserção fica inserida dentro do quadro).  

Para ajustar o selim à altura correta, a criança deverá sentar-se no selim e poisar o calcanhar no pedal quando este estiver na posição mais baixa: a altura do selim estará correta se a perna ficar esticada. Verifique também, com a criança sentada no selim, se esta toca no chão com a ponta dos pés. 

COMO VERIFICAR SE OS TRAVÕES ESTÃO DEVIDAMENTE AFINADOS? 

Para testar a eficácia dos seus travões, empurre a BTT à mão e pressione o travão de trás (manete direita) ou o travão da frente (manete esquerda). A roda testada deverá bloquear quando pressionar a manete. Os calços de travão não devem roçar nos flancos da jante.

 

Se verificar que a travagem não é eficaz ou que a roda roça nos travões, poderá fazer o seguinte: Existe uma porca situada na manete de travão. Se rodar a porca no sentido dos ponteiros do relógio, o travão irá ficar mais esticado (= travagem mais potente). Se rodar a porca no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio, o travão irá ficar mais frouxo (= travagem menos potente e calços mais afastados da jante)

 

É importante verificar regularmente se os travões estão bem afinados.

QUAL A PRESSÃO ADEQUADA PARA OS PNEUS DA BICICLETA DE TREKKING DE 24 POLEGADAS? 

A pressão recomendada está sempre indicada no flanco do pneu da bicicleta. Aconselhamos a encher os pneus com a pressão indicada nos seus flancos. A pressão pode variar consoante o tipo de pneu. 

Para verificar se o pneu tem a pressão adequada, coloque a criança sentada na bicicleta, com esta parada. O pneu deverá estar ligeiramente fletido devido ao peso da criança. 

 

ACESSÓRIOS COMPATÍVEIS

2. O DESCANSO

A MANUTENÇÃO DA BICICLETA DE TREKKING DE 24 POLEGADAS

COMO LUBRIFICAR A CORRENTE DA BICICLETA DE TREKKING DE CRIANÇA?

Pode utilizar um produto de tipo "All in One" para desemperrar, limpar, lubrificar e proteger a bicicleta de criança (produto disponível em qualquer loja Decathlon). É um produto "tudo em um" muito prático. Para lubrificar a corrente da bicicleta de trekking de criança, faça-a rodar dando aos pedais e aplique o spray em toda a extensão. Deixe-a secar em seguida durante alguns minutos. Se a corrente tiver muita sujidade, passe uma escova e/ou um pano em toda a extensão e aplique novamente o "All In One".   O nosso conselho: evite o contacto do lubrificante com os calços, as pastilhas de travão e a superfície de travagem da jante.   Protege a bicicleta: Uma aplicação regular previne o risco de aparecimento de corrosão.

COMO LAVAR A BICICLETA DE TREKKING DE CRIANÇA?

Se vir que a bicicleta de criança está suja depois de ter sido utilizada em muitos passeios (lama, chuva, pó...), não hesite em dar-lhe uma limpeza sempre que for necessário.   Se estiver suja de , pode simplesmente usar um pano seco para a limpar. Se tiver lama ou outro tipo de sujidade mais persistente, pode limpá-la com um balde de água quente e uma esponja (ou um pano molhado) usando sabão ou champô próprio para bicicletas. Pode limpar as partes sujas da bicicleta (quadro, forqueta, guiador, rodas).   SABIA?   Desaconselhamos vivamente a lavagem da bicicleta com jato de água de alta pressão: poderá danificar alguns componentes (caixa de direção, eixo pedaleiro...) e comprometer a segurança da sua criança.    Quando terminar a lavagem, enxugue a bicicleta com um pano seco para evitar a ferrugem. Não se esqueça de lubrificar as peças móveis da bicicleta (corrente, caixa de direção, eixo pedaleiro)
 

COMO SUBSTITUIR OS CALÇOS DE TRAVÕES?

Existem calços de travões V-Brake à venda na secção de peças. Para proceder à sua substituição, siga o procedimento descrito neste tutorial em vídeo. 

COMO VERIFICAR O BOM ESTADO DOS PNEUS?

Antes de cada utilização, deverá sempre verificar o estado dos pneus da bicicleta.  Se tiver um pneu vazio, verifique se não está furado. Para o efeito, enche-o ao máximo. Se o pneu esvaziar rapidamente, será necessário desmontar a roda e o pneu para substituir ou reparar a câmara de ar. Se esvaziar lentamente, será necessário inspecionar a superfície do pneu para verificar a presença de objetos estranhos (prego ou pedaço de vidro). Em seguida, deverá desmontar a roda e o pneu para substituir ou reparar a câmara de ar, não esquecendo de retirar o prego ou pedaço de vidro.   Se o pneu não estiver vazio, aconselhamos a verificar a sua pressão (ver rubrica anterior).    SABIA? A borracha tem uma determinada durabilidade que depende também das condições de utilização e de armazenamento. Se ao inspecionar o pneu, detetar fissuras na sua superfície, aconselhamos a substituí-lo por um novo. 

COMO GUARDAR A BICICLETA?

Aconselhamos a guardar a bicicleta num local seco.  É importante evitar que fique exposta à humidade. A durabilidade da bicicleta de criança depende da forma e condições em que for utilizada, mantida e guardada. Quando mais húmidas e salinas forem as condições (ar marinho), mais sujeita estará a bicicleta à corrosão e mais limitada será a sua vida útil.   É por essa razão importante guardá-la limpa e seca num local sem humidade.    SABIA? Se a bicicleta tiver suspensão, é desaconselhado guardá-la pendurada pela roda da frente. Pendure-a pela roda de trás a fim de preservar a suspensão. 

TENHO UM PEQUENO PROBLEMA

O QUE FAZER EM CASO DE FURO? COMO MUDAR UMA CÂMARA DE AR?

Se tiver um furo, pare imediatamente num local seguro para evitar danificar a jante.  Vire a bicicleta ao contrário de modo a que fique assente no guiador e no selim. Para desmontar a roda, deverá libertar o travão. Para o efeito, aperte com a mão a parte de cima do travão V-brake e retire o tubo curvado no encaixe.  No caso da roda da frente, basta retirá-la da forqueta ou suspensão e mudar a câmara de ar (ver vídeo explicativo).  No caso da roda de trás, deverá posicionar o desviador no carreto mais pequeno. Desaperte a roda e mude a câmara de ar (ver vídeo explicativo).    Em último recurso, poderá sempre utilizar a bomba de spray antifuro que permite reparar câmaras de ar furadas sem ferramentas (desde que não tenham rasgos). 

AS VELOCIDADES TRASEIRAS NÃO ENGATAM CORRETAMENTE. O QUE FAZER? 

Se as velocidades da sua BTT passam com dificuldade, tal se deve a um posicionamento deficiente do desviador traseiro nos carretos.    Verifique o cabo e as bichas: O mau posicionamento dos terminais de bicha pode interferir na tração do cabo do desviador e impedir a correta mudança de velocidades atrás. Se for o caso, posicione o terminal de bicha corretamente à mão. Se o desviador não se mover ao manusear o punho rotativo das velocidades, significa que o cabo e as bichas estarão provavelmente emperrados. Será neste caso necessário substituir o cabo e as bichas.   É também possível que a ponteira de desviador esteja empenada, nomeadamente se tiver sofrido um impacto. Neste caso, não conseguirá afinar o desviador como deve ser e aconselhamos-lhe a se dirigir à oficina de uma loja Decathlon mais próxima para endireitar a ponteira de desviador.    É também possível que o desviador esteja desafinado. Neste caso, vire a bicicleta ao contrário de modo a que fique assente no guiador e no selim para poder dar ao pedal livremente (ou, melhor ainda, fixe-a num suporte de bicicleta). Rode o punho rotativo das velocidades para posicionar a corrente no carreto mais pequeno. A porca de ajuste está situada na parte de trás do desviador. Permite esticar (fazer subir o desviador) ou folgar o cabo de desviador (fazer descer o desviador). Rode a porca até que as velocidades mudem corretamente. 

A MANETE DE TRAVÃO TOCA NO GUIADOR. O QUE FAZER?

Para evitar que a manete de travão esteja demasiado frouxa ou esponjosa, ou que toque facilmente no guiador sem exercer muita força, deverá ajustar a tensão do cabo de travão rodando a porca situada na própria manete, conforme indicado no vídeo abaixo.   Desaperte a porca e a contra-porca até que o cabo fique devidamente esticado para que a manete fique firme sem estar demasiado dura. Uma vez obtida a tensão desejada, apertar ao máximo a contra-porca na manete para imobilizar esta afinação. 

O NOSSO COMPROMISSO NA BTWIN

A BTWIN oferece garantia vitalícia para o quadro, o guiador e o avanço (em condições normais de utilização). Para os outros componentes, a garantia é de 2 anos. Com as primeiras pedaladas, alguns componentes podem dar ligeiramente de si. Por isso é que oferecemos uma revisão gratuita da sua bicicleta nos primeiros 12 meses após a compra.

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