velo_14_pouces_vert_jaune

BICICLETA DE 14 POLEGADAS 3-5 ANOS 500 DINO B'TWIN

Ref.ª: 8371299

1, 2, 3 pedale! Concebemos esta bicicleta de 14" para que as crianças de 3 a 4/5 anos, que medem entre 90cm a 105cm, aprendam a pedalar e a rolar como os adultos Com uma passagem de pernas baixa, esta bicicleta com rodas laterais permite à criança aprender a andar ao seu ritmo. Está equipada com um cárter de corrente e guarda-lamas para evitar a fricção e a sujidade. 

PRIMEIRA UTILIZAÇÃO

COMO RETIRAR AS RODAS LATERAIS?

Retirar as rodas laterais da bicicleta de 14 polegadas é muito simples! 

Basta desaparafusar o botão rotativo situado de cada lado da bicicleta. Para tal, não são necessárias ferramentas: desaperte o botão rotativo à mão, girando-o no sentido inverso ao dos ponteiros de relógio. Em seguida, retire as rodas laterais.

E já está!

 

É o início de uma nova aventura com duas rodas :-) 

COMO VERIFICAR SE OS TRAVÕES ESTÃO DEVIDAMENTE AFINADOS? 

Faça com que a bicicleta de 14 polegadas role, segurando-a pelo guiador. Acione a manete de travão. A roda traseira deverá bloquear quando pressionar a manete.

 

Se constatar que a travagem não é eficaz, pode fazer o seguinte: existe um botão rotativo situado à frente da manete de travão. Verá um "+" e um "-" no botão. Se rodar o botão no sentido dos ponteiros do relógio, (na direção do símbolo "+") o travão irá ficar mais apertado (= travagem mais potente). Se rodar o botão no sentido inverso ao dos ponteiros do relógio (na direção do símbolo "-"), o travão irá ficar mais desapertado (= travagem menos potente).

 

Deve verificar regularmente a travagem correta do travão.

QUAL A PRESSÃO ADEQUADA PARA OS PNEUS DA BICICLETA DE 14 POLEGADAS? 

A pressão recomendada está sempre indicada no flanco do pneu da bicicleta. Aconselhamos a encher os pneus com a pressão indicada nos seus flancos. Esta pode variar consoante o tipo de pneu. 

Para verificar se o pneu está suficientemente cheio, aperte-o entre os dedos: deve estar firme, mas permitindo apertar ainda um pouco mais. 

COMO AJUSTAR BEM A ALTURA DO SELIM E DO GUIADOR ANTES DO PRIMEIRO PASSEIO?

Deve ajustar a altura do tubo do selim e do guiador de acordo com a morfologia da criança. Por razões de segurança, a marca de inserção mínima do tubo de selim e do guiador nunca deve estar visível (certifique-se de que essa marca de inserção fica inserida dentro do quadro).  

Para ajustar o selim à altura correta, sente a criança no mesmo, coloque a manivela na posição vertical baixa e coloque o calcanhar no pedal: a altura do selim é a correta quando a perna da criança fica esticada. Verifique também, com a criança sentada no selim, se esta toca no chão com a ponta dos pés

MANUTENÇÃO DA BICICLETA DE CRIANÇA DE 14 POLEGADAS

COMO LAVAR A BICICLETA DE CRIANÇA?

Se vir que a bicicleta de criança está suja depois de ter sido utilizada em muitos passeios (lama, chuva, pó, etc.), não hesite em dar-lhe uma limpeza sempre que for necessário.

 

Se a bicicleta estiver suja de pó: pode simplesmente usar um pano seco para a limpar. Se tiver lama ou outro tipo de sujidade mais persistente, pode limpá-la com um balde de água quente e uma esponja (ou um pano molhado), usando sabão ou champô próprio para bicicletas. Pode limpar as partes sujas da bicicleta (quadro, suspensão, guiador, rodas).

 

SABIA QUE?   É melhor evitar a lavagem da bicicleta de criança com jato de água: alguns componentes poderiam ficar danificados!

 

Quando tiver acabado, só tem de enxaguar a bicicleta com um pano seco para evitar a formação de ferrugem.
Aproveite também para verificar as porcas de aperto e as rodas: estão suficientemente apertadas? Caso não estejam, pode apertá-las com uma chave.

COMO VERIFICAR O BOM ESTADO DOS PNEUS?
COMO LIMPAR OS PUNHOS DA BICICLETA DE CRIANÇA?

Lavar com um pano molhado e sabão ou lava-loiça e, de seguida, enxaguar com um pano seco, é quanto basta!

COMO GUARDAR A BICICLETA?

Aconselhamos a guardar a bicicleta de 14 polegadas num local seco.  É importante evitar que fique exposta à humidade.

COMO VERIFICAR A EFICÁCIA DOS TRAVÕES DA BICICLETA DE 14 POLEGADAS?
COMO LUBRIFICAR A CORRENTE DA BICICLETA DE CRIANÇA?
produit_entretien_velo

Pode utilizar um produto do tipo "All in One" para desemperrar, limpar, lubrificar e proteger a bicicleta de criança (produto disponível em qualquer loja Decathlon). É um produto "tudo em um" muito prático.

Para lubrificar a corrente da bicicleta de criança, faça-a rodar dando aos pedais e aplique o spray em toda a extensão.

Deixe-a secar em seguida durante alguns minutos. 

TENHO UM PEQUENO PROBLEMA

COMO DESMONTAR O CÁRTER DA BICICLETA DE CRIANÇA PARA MUDAR UMA CÂMARA-DE-AR? 

Porque deve desmontar o cárter da bicicleta de 14 polegadas? É um passo indispensável se quiser aceder à roda traseira para mudar a câmara-de-ar, por exemplo. 

 

RODA TRASEIRA DA BICICLETA DE CRIANÇA:

 

PASSO 1: coloque-se à direita da bicicleta. Com uma chave de boca de 15mm, desaparafuse o pedal direito (no sentido inverso ao dos ponteiros do relógio).

Repita do outro lado: coloque-se à esquerda da bicicleta e, com uma chave de boca de 15mm, desaparafuse o pedal esquerdo (no sentido dos ponteiros do relógio).

 

PASSO 2: Com uma chave de fenda, retire a argola em elastómero situada por cima do cárter, e suba-a ao longo do tubo do selim. Pode fixá-la ao aperto de espigão para evitar que volte a descer.

De seguida, soltar a segunda argola situada abaixo do cárter.

 

PASSO 3: desaperte o parafuso do cárter (situado no eixo da roda traseira) com uma chave de boca de 15mm, de cada lado da roda.

De seguida, retirar a anilha plana. Certifique-se de que posiciona bem a manivela para a frente (ver imagem) para poder remover o cárter mais facilmente. Agora, pode retirar o cárter. Para tal, segurar a parte de trás do cárter e retirá-lo completamente.  Repetir a operação no outro lado.

 

PASSO 4: desapertar o parafuso da roda com uma chave de 14mm. De seguida, retirar o parafuso e a anilha roscada (a anilha roscada tem ranhuras).

 

PASSO 5:  empurrar a roda traseira para a frente, de modo a soltar a corrente. De seguida, retirar a corrente. Retirar a roda do compartimento, puxando-a para trás. (atenção, ela fica montada na bicicleta com o travão do tambor). Tirar a anilha plana do lado direito.

 

O PNEU E A CÂMARA-DE-AR ESTÃO FINALMENTE ACESSÍVEIS! 

Já pode mudar o pneu, se for necessário, ou reparar um furo na câmara-de-ar. 

 

COMO MUDAR UMA RODA OU UMA CÂMARA-DE-AR?

VOLTAR PARA O TOPO