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BTT 20 POLEGADAS RACINGBOY 500 6-8 ANOS

Ref.: 8328898

Concebemos esta bicicleta para crianças dos 6 aos 8 anos (1,20 m a 1,35 m) que desejam iniciar-se na prática de BTT. Para transpor facilmente os obstáculos em pisos acidentados, equipámos esta BTT de 20 polegadas com uma suspensão dianteira. As suas 6 velocidades permitir-lhe-ão enfrentar trilhos com relevo.

GLOSSÁRIO

PORCA DE AFINAÇÃO DO TRAVÃO
PORCA DE AFINAÇÃO DO DESVIADOR
COTOVELO TERMINAL DE BICHA DE TRAVÃO
CORPO DE TRAVÃO V-BRAKE
PARAFUSOS DE APERTO DO AVANÇO

Primeira utilização

COMO AJUSTAR BEM A ALTURA DO SELIM ANTES DA PRIMEIRA UTILIZAÇÃO?

É importante ajustar bem a altura do selim e do guiador em função da morfologia da criança. Por razões de segurança, a marca de inserção mínima do espigão e do avanço nunca deve estar visível (certifique-se de que essa marca de inserção fica inserida dentro do quadro).  

Para ajustar o selim à altura correta, a criança deverá sentar-se no selim e poisar o calcanhar no pedal quando este estiver na posição mais baixa: a altura do selim estará correta se a perna ficar esticada. Verifique também, com a criança sentada no selim,se esta toca no chão com a ponta dos pés. 

COMO VERIFICAR SE OS TRAVÕES ESTÃO DEVIDAMENTE AFINADOS? 

Para testar a eficácia dos seus travões, empurre a bicicleta à mão e pressione o travão de trás (manete direita) ou o travão da frente (manete esquerda). A roda testada deverá bloquear quando pressionar a manete. Os calços de travão não devem roçar nos flancos da jante.

 

Se verificar que a travagem não é eficaz ou que a roda roça nos travões, poderá fazer o seguinte: Existe uma porca situada na manete de travão. Se rodar a porca no sentido dos ponteiros do relógio, o travão irá ficar mais esticado (= travagem mais potente). Se rodar a porca no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio, o travão irá ficar mais frouxo (= travagem menos potente e calços mais afastados da jante)

 

É importante verificar regularmente se os travões estão bem afinados.

COM QUE PRESSÃO ENCHER OS PNEUS DE UMA BTT DE 20 POLEGADAS? 

A pressão recomendada está sempre indicada no flanco do pneu da bicicleta. Aconselhamos a encher os pneus com a pressão indicada nos seus flancos. A pressão pode variar consoante o tipo de pneu. 

Para verificar se o pneu tem a pressão adequada, coloque a criança sentada na bicicleta, com esta parada. O pneu deverá estar ligeiramente fletido devido ao peso da criança. 

 

COMO AJUSTAR A ALTURA DO GUIADOR?

Para ajustar (baixar ou levantar) a altura do guiador, siga as seguintes etapas:  
1. Localize o parafuso no topo do avanço, que poderá nalguns casos estar coberto por uma tampa.
2. Desaperte-o e suba o guiador à altura desejada.
3. Tenha cuidado para não levantar o guiador acima do limite marcado no tubo do avanço com riscos, por razões de segurança e para não perder o direito à garantia.
4. Volte a apertar com força o parafuso (18 Nm) do guiador.  Para verificar se tudo ficou bem ajustado e apertado, coloque-se à frente da bicicleta e prenda a roda da frente entre as pernas. Agarre o guiador na zona dos punhos e tente movê-lo para a esquerda e a direita. Se o guiador se mover, deverá apertar mais um pouco o parafuso até que o guiador fique totalmente imobilizado. 

Em caso de dúvida, dirija-se à oficina de uma loja Decathlon perto de si.
 

ACESSÓRIOS COMPATÍVEIS

1. O GUARDA-LAMAS
2. O DESCANSO
3. O PORTA-BIDON

A MANUTENÇÃO DA BTT DE 20 POLEGADAS

COMO LUBRIFICAR A CORRENTE DA BTT DE CRIANÇA?
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Pode utilizar um produto de tipo "All in One" para desemperrar, limpar, lubrificar e proteger a bicicleta de criança (produto disponível em qualquer loja Decathlon). É um produto "tudo em um" muito prático. Para lubrificar a corrente da bicicleta BTT de criança, faça-a rodar dando aos pedais e aplique o spray em toda a extensão. Deixe-a secar em seguida durante alguns minutos. Se a corrente tiver muita sujidade, passe uma escova e/ou um pano em toda a extensão e aplique novamente o "All In One".   O nosso conselho: evite o contacto do lubrificante com os calços, as pastilhas de travão e a superfície de travagem da jante.   Protege a bicicleta: Uma aplicação regular previne o risco de aparecimento de corrosão.

COMO LAVAR A BTT DE CRIANÇA?

Se vir que a bicicleta de criança está suja depois de ter sido utilizada em muitos passeios (lama, chuva, pó...), não hesite em dar-lhe uma limpeza sempre que for necessário.   Se estiver suja de , pode simplesmente usar um pano seco para a limpar. Se tiver lama ou outro tipo de sujidade mais persistente, pode limpá-la com um balde de água quente e uma esponja (ou um pano molhado) usando sabão ou champô próprio para bicicletas. Pode limpar as partes sujas da bicicleta (quadro, forqueta, guiador, rodas).   SABIA?   Desaconselhamos vivamente a lavagem da bicicleta com jato de água de alta pressão: poderá danificar alguns componentes (caixa de direção, eixo pedaleiro...) e comprometer a segurança da sua criança.    Quando terminar a lavagem, enxugue a bicicleta com um pano seco para evitar a ferrugem. Não se esqueça de lubrificar as peças móveis da bicicleta (corrente, caixa de direção, eixo pedaleiro)
 

COMO SUBSTITUIR OS CALÇOS DE TRAVÕES?

Existem calços de travões V-Brake à venda na secção de peças. Para proceder à sua substituição, siga o procedimento descrito neste vídeo tutorial. 

COMO VERIFICAR O BOM ESTADO DOS PNEUS?

Antes de cada utilização, deverá sempre verificar o estado dos pneus da bicicleta.  Se tiver um pneu vazio, verifique se não está furado. Para o efeito, enche-o ao máximo. Se o pneu esvaziar rapidamente, será necessário desmontar a roda e o pneu para substituir ou reparar a câmara de ar. Se esvaziar lentamente, será necessário inspecionar a superfície do pneu para verificar a presença de objetos estranhos (prego ou pedaço de vidro). Em seguida, deverá desmontar a roda e o pneu para substituir ou reparar a câmara de ar, não esquecendo de retirar o prego ou pedaço de vidro.   Se o pneu não estiver vazio, aconselhamos a verificar a sua pressão (ver rubrica anterior).    SABIA? A borracha tem uma determinada durabilidade que depende também das condições de utilização e de armazenamento. Se ao inspecionar o pneu, detetar fissuras na sua superfície, aconselhamos a substituí-lo por um novo. 

COMO GUARDAR A BICICLETA?

Aconselhamos a guardar a bicicleta num local seco.  É importante evitar que fique exposta à humidade. A durabilidade da bicicleta de criança depende da forma e condições em que for utilizada, mantida e guardada. Quando mais húmidas e salinas forem as condições (ar marinho), mais sujeita estará a bicicleta à corrosão e mais limitada será a sua vida útil.   É por essa razão importante guardá-la limpa e seca num local sem humidade.    SABIA? Se a bicicleta tiver suspensão, é desaconselhado guardá-la pendurada pela roda da frente. Pendure-a pela roda de trás a fim de preservar a suspensão. 

TENHO UM PEQUENO PROBLEMA

O QUE FAZER EM CASO DE FURO? 

Se tiver um furo, pare imediatamente num local seguro para evitar danificar a jante.  Vire a bicicleta ao contrário de modo a que fique assente no guiador e no selim. Para desmontar a roda, deverá libertar o travão. Para o efeito, aperte com a mão a parte de cima do travão V-brake e retire o tubo curvado no encaixe.  No caso da roda da frente, basta retirá-la da forqueta ou suspensão e mudar a câmara de ar (ver vídeo explicativo).  No caso da roda de trás, deverá posicionar o desviador no carreto mais pequeno. Desaperte a roda e mude a câmara de ar (ver vídeo explicativo).    Em último recurso, poderá sempre utilizar a bomba de spray antifuro que permite reparar câmaras de ar furadas sem ferramentas (desde que não tenham rasgos). 

AS VELOCIDADES NÃO PASSAM CORRETAMENTE ATRÁS. O que fazer? 

Se as velocidades da sua BTT passam com dificuldade, tal se deve a um posicionamento deficiente do desviador traseiro nos carretos.    Verifique o cabo e as bichas: O mau posicionamento dos terminais de bicha pode interferir na tração do cabo do desviador e impedir a correta mudança de velocidades atrás. Se for o caso, posicione o terminal de bicha corretamente à mão. Se o desviador não se mover ao manusear o punho rotativo das velocidades, significa que o cabo e as bichas estarão provavelmente emperrados. Será neste caso necessário substituir o cabo e as bichas.   É também possível que a ponteira de desviador esteja empenada, nomeadamente se tiver sofrido um impacto. Neste caso, não conseguirá afinar o desviador como deve ser e aconselhamos-lhe a se dirigir à oficina de uma loja Decathlon mais próxima para endireitar a ponteira de desviador.    É também possível que o desviador esteja desafinado. Neste caso, vire a bicicleta ao contrário de modo a que fique assente no guiador e no selim para poder dar ao pedal livremente (ou, melhor ainda, fixe-a num suporte de bicicleta). Rode o punho rotativo das velocidades para posicionar a corrente no carreto mais pequeno. A porca de ajuste está situada na parte de trás do desviador. Permite esticar (fazer subir o desviador) ou folgar o cabo de desviador (fazer descer o desviador). Rode a porca até que as velocidades mudem corretamente. 

A MANETE DE TRAVÃO TOCA NO GUIADOR. O que fazer?

Para evitar que a manete de travão esteja demasiado frouxa ou esponjosa, ou que toque facilmente no guiador sem exercer muita força, deverá ajustar a tensão do cabo de travão rodando a porca situada na própria manete, conforme indicado no vídeo abaixo.   Desaperte a porca e a contra-porca até que o cabo fique devidamente esticado para que a manete fique firme sem estar demasiado dura. Uma vez obtida a tensão desejada, apertar ao máximo a contra-porca na manete para imobilizar esta afinação. 

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