Ref: 8623039
2021
Esta BTT elétrica foi concebida para passeios TODO TERRENO NA MONTANHA.
Divirta-se com esta BTT elétrica STILUS ST:
Graças ao seu quadro de suspensão total, vá mais longe com maior conforto.
PARTE MECÂNICA
Na montagem de origem com câmara de ar, a pressão média recomendada é 2 bar.
Se procura mais conforto e tração E/OU se pesa menos de 70 kg, pode reduzir a pressão em 10%, mas isso aumentará o risco de furo nos pisos mais acidentados. Deverá evitar usar pressões inferiores à pressão mínima indicada no flanco do pneu.
Verifique regularmente a pressão dos pneus.
Quando a sua bicicleta sai da loja, as pastilhas e os discos estão novos e por estrear, não oferecendo ainda uma travagem totalmente eficaz nesta fase.
Uma travagem a frio intensa e contínua (por exemplo numa descida), pode levar ao sobreaquecimento e à "vidragem" das pastilhas.
Para evitar esse fenómeno (que inutiliza completamente os travões), recomendamos que faça a rodagem aos seus travões.
A rodagem será alcançada depois de 10 travagens por travão. Uma travagem constitui uma desaceleração intensa, para passar de 25 a 5 km/h, mas sem bloquear a roda e utilizando um travão de cada vez.
Para limitar o risco de perfuração ou trilhamento da sua câmara de ar, é possível que os pneus da sua BTT sejam TUBELESS.
Na montagem de origem, o fundo de jante estanque já está montado, mas deverá comprar pneus TUBELESS READY.
A isso acrescenta-se:
- Um par de válvulas TUBELESS
https://www.decathlon.pt/p/valvulas-tubeless-conjunto-de-2/_/R-p-307658?mc=8551979
- Líquido preventivo (antifuro):
https://www.decathlon.pt/p/liquido-preventivo-para-montagem-de-pneus-e-jantes-tubeless-ready/_/R-p-309241?mc=8550735
E depois, nada mais simples! Siga as etapas passo a passo descritas abaixo. Pode igualmente visualizar o vídeo.
1. Desmonte a roda.
2. Retire o pneu e a câmara de ar de origem da jante.
3. Insira uma válvula TUBELESS pelo interior, no orifício da jante.
4. Acrescente líquido preventivo (antifuro).
5. Monte o novo pneu TUBELESS READY.
6. Encha bem a roda para que o pneu fique bem encaixado na jante.
Se a operação lhe parecer demasiado delicada, dirija-se à oficina DECATHLON mais próxima para efetuá-la.
A regulação da sua suspensão SUNTOUR deve ser personalizada em função do seu estilo de condução, do terreno e do seu gosto pessoal, mas também, e sobretudo, em função do seu peso.
A pressão permite definir a dureza da suspensão. Quanto mais pressão existir na suspensão, mais rígida esta será. Para a regular, irá precisar de uma bomba de alta pressão para suspensão ou amortecedor. Para ter acesso à válvula e insuflar a câmara da sua suspensão, desaparafuse a tampa no T da suspensão (lado esquerdo). A pressão permite definir aquilo a que chamamos o SAG, ou seja, a percentagem de afundamento da suspensão quando o ciclista monta na bicicleta. Numa BTT com suspensão total e para uma prática mais suave ou para maior conforto, recomendamos um SAG elevado (entre 20% e 30%). A roda dentada no lado direito serve para bloquear a suspensão. Bloquear a suspensão pode ser útil para impulsionar a BTT em secções mais instáveis.
A descompressão (ou o ressalto) determina a velocidade à qual a suspensão regressa à posição inicial depois de amortecer um choque. O botão de regulação encontra-se sob a bainha direita da sua suspensão.
Para ter uma BTT homogénea no seu comportamento, recomendamos que concilie o SAG da suspensão ao do amortecedor. A manipulação é quase a mesma do que para a sua suspensão:
Terá de se fazer acompanhar por uma pessoa e de ter à mão uma bomba de alta pressão para suspensão e uma régua ou fita métrica.
Em primeiro lugar, encha a suspensão seguindo os parâmetros recomendados no estojo da sua forqueta. Peça à pessoa acompanhante para estabilizar a BTT, de modo a que você possa montar nela. Meça a compressão uma vez que estiver estável em cima da bicicleta.Para afinar o seu SAG, baixe a pressão da sua suspensão para o aumentar e, para o reduzir, encha um pouco mais a sua suspensão.
ATENÇÃO : A tampa da válvula serve para protegê-la de poeiras e não retém, em caso algum, a pressão da suspensão. Portanto, de nada serve apertá-la com força!
PARTE ELÉTRICA
O seu ecrã BOSCH PURION concentra-se no essencial e apresenta claramente todas as informações importantes da sua BTTAE. Para o ligar e desligar, prima o botão por cima do ecrã.
Os botões + e - permitem-lhe navegar entre os diversos modos de condução:
OFF: Nenhuma assistência.
ECO: Assistência que maximiza a eficácia para uma autonomia máxima.
TOUR: Assistência constante com uma boa autonomia.
EMTB/SPORT: Assistência potente e progressiva para um comportamento de pedalagem natural e um controlo ideal em terreno difícil.
TURBO : Assistência direta e potente até às frequências de pedalagem mais elevadas.
Por baixo do ecrã, encontra-se um botão "WALK" que permite ativar uma assistência ligeira que pode atingir os 6 km/h. Para mais segurança, a ajuda à marcha é ativada em dois tempos: prima o botão "WALK" e depois mantenha a pressão em + para ativar a assistência, solte-o para a desativar.
NB : Se o modo de utilização estiver em OFF, não poderá utilizar a função WALK.
O manual completo do BOSCH PURION encontra-se em fundo de página, na secção MANUAIS.
É possível mudar a visualização das funções na sua consola.
Para isso, mantenha premido o botão - para fazer deslizar as diversas informações, entre as quais:
- Visualização permanente do modo de assistência
- A quilometragem de percurso, indicado como "Trip"
- A quilometragem total da bicicleta, indicada como "Total"
- A autonomia restante estimada em função da carga da bateria, indicada como "Range"
Para repor a quilometragem de percurso a zero, selecione a quilometragem "Trip" e depois só terá de premir de forma prolongada e simultânea o botão + e -. É então visualizada a informação "Reset" e o contador é reiniciado.
Para passar da visualização dos valores em quilómetros à visualização dos valores em milhas e inversamente, mantenha premido o botão - e prima brevemente o botão Marche/Arrêt (Ligar/Desligar).
Finalmente, para regular a luminosidade do ecrã, desligue o ecrã e prima simultaneamente os botões + e - de forma prolongada e prima o botão Marche/Arrêt (Ligar/Desligar). O ecrã iluminar-se-á, fornecendo-lhe as versões de software. Durante este lapso de tempo, pode regular a luminosidade, aumentando-a com o botão + e reduzindo-a com o botão -.
A BOSCH disponibiliza, no seu sítio de Internet, uma aplicação para calcular a autonomia da sua bateria em função da sua utilização.
Se não tem a certeza de que a sua bateria tem carga suficiente para a sua saída, pode utilizar este simulador, indicando os modos de condução, o seu peso completamente equipado, a sua frequência de pedalagem e os equipamentos da sua BTT e fornecendo informações sobre o ambiente.
Para desmontar a sua bateria, retire a tampa da fechadura e depois, com a chave, abra o compartimento da bateria. A bateria ficará solta. Sobre a mesma, encontra-se um pequeno cadeado que deverá pressionar para desencaixar a bateria. Pode agora retirá-la com toda a segurança.
Para (voltar a) montar a bateria no quadro da bicicleta, coloque a bateria no respetivo compartimento, começando por baixo, e depois empurre-a a partir do topo até ao fundo do compartimento, até ouvir o "estalido" do cadeado. A sua bateria está agora encaixada. Pode fechar o compartimento e trancá-lo com a chave.
Para limpar bem a sua BTT, precisa de um detergente para bicicleta, de uma esponja e de uma escova.
Passe a bicicleta por água antes de aplicar os detergentes. Depois, utilize a esponja e a escova para aplicar os produtos de forma eficiente. É importante deixar atuar o produto antes de enxaguar a bicicleta.
O enxaguamento deve ser feito a uma distância razoável para não danificar os elementos mecânicos.
Finalmente, seque a sua bicicleta com um pano seco, limpo e macio.
Para lavar a sua BTT elétrica, é importante deixar a bateria na bicicleta. Esta protegerá o motor de eventuais infiltrações!
Evite igualmente os sistemas de limpeza de alta pressão pois a água poderia penetrar nos rolamentos de esferas e danificar permanentemente os componentes elétricos!
Guardar corretamente a sua BTT é indispensável para melhorar a sua duração de vida, sobretudo se tiver assistência elétrica.
Após uma saída, recomendamos que:
> Limpe a bicicleta para remover a lama ou a areia que poderiam corroer a sua BTT.
> Seque e lubrifique a sua transmissão (evitando aplicar nos travões) para protegê-la da ferrugem e da corrosão.
> Guarde a BTT num local seco e fresco.
Para guardar a BTT durante o inverno , outras recomendações deverão ser seguidas:
> Encaixe o desviador no pequeno pinhão para libertar a tensão sobre os cabos.
> Carregue a bateria entre 30% e 60%.
> Pode lubrificar a bicicleta com uma fina camada de vaselina, insistindo bem nos raios e cubos, nas jantes, no guiador e no avanço. Utilize um pano limpo, ligeiramente embebido neste óleo; isso permitirá proteger os componentes das poeiras.
> Opte por suspender a BTT pelo quadro, para reduzir a pressão nos pneus e evitar possíveis fissuras.
> A melhor forma de guardar a sua bicicleta consiste em pendurá-la ao contrário para que o óleo contido nas mangas da suspensão possa descer para os pistões. Aumentará assim a duração de vida da sua suspensão!
Atenção: Fresco não significa frio! Evite a todo o custo as temperaturas demasiado elevadas ou demasiado baixas. Não guarde a sua BTT ao sol e tenha atenção ao gelo do inverno.
A garagem pode ser uma boa solução, desde que o local permaneça seco e sem gelo no inverno, caso contrário, prefira o interior da sua casa.
As baterias BOSCH encontram-se entre as baterias mais duradouras do mercado, com uma duração de vida de cerca de 30 000 km. Para um praticante regular de BTT que pedale 150 km por semana, e na condição de realizar a sua manutenção, a bateria durará de 3 a 4 anos.
Para prolongar ao máximo esta duração de vida, recomendamos:
- Não pressioná-la demasiado (uma BTT não é uma scooter!)
- Carregar a sua bateria a temperaturas entre 10°C e 20°C, sem nunca ultrapassar os 30°C (para isso, utilize o carregador de origem e certifique-se de que o mesmo se encontra em bom estado)
- Guarde a sua BTT com um nível de carga compreendido entre 30 e 60% (Não deixe a bateria ligada para além dos 100% e não a guarde completamente descarregada)
- Guarde a sua BTT à sombra ou em local fresco.
Durante o transporte, lembre-se de retirar a bateria da sua BTT e de a arrumar no interior do veículo.
Para verificar a versão do seu software, com o ecrã de comando BOSCH PURION, desligue o aparelho e prima de forma simultânea o botão + e o botão - , mantendo brevemente a pressão.
Em seguida, prima a tecla Marche/Arrêt (Ligar/Desligar). As versões do software começarão a desfilar. Anote-as num papel para se lembrar mais tarde.
DISPL. representa a versão de software do ecrã.
DU é a versão de software do motor.
Bat. corresponde à versão de software da bateria.
Em seguida, poderá verificar se o seu software está atualizado, comparando-o com as versões indicadas no sítio eletrónico BOSCH.
> ELÉTRICO
1. VERIFICAR A LIGAÇÃO ENTRE BATERIA > CARREGADOR > TOMADA ELÉTRICA
Verifique se o carregador utilizado é o carregador de origem BOSCH.
Ligue o carregador à bateria e a uma tomada de alimentação elétrica.
A bateria possui um sistema de controlo da temperatura que impede qualquer carga que se encontre acima do limiar de temperaturas de 0°C a 40°C. Se a bateria se encontrar fora deste limiar, 3 dos 5 LED começam a piscar. Neste caso, desligue a bateria do carregador e aguarde que a mesma regresse ao limiar de temperaturas admissíveis.
A deteção de um eventual problema na bateria é assinalada pela iluminação intermitente de 2 LED. Dirija-se a uma oficina DECATHLON para fazer um diagnóstico da sua bateria.
Cinco LED indicam o estado da carga. Cada LED corresponde a 20% da carga da bateria. Quando a autonomia é inferior a 5%, todos os LED se apagam, permanecendo apenas uma função de visualização da autonomia no computador de bordo.
Uma bateria completamente descarregada leva 8,8 h a recarregar com o Compact Charger, 4,9 h com o Standard Charger e 3,7 h com o Fast Charger.
2. VERIFICAR SE ALGUM RESÍDUO ESTÁ A CRIAR OBSTÁCULOS À CARGA
Os conetores do carregador e da bateria devem estar limpos. Nenhum resíduo deve impedir o contacto entre o carregador e a bateria.
3. É POSSÍVEL QUE APENAS OS LED INDICADORES DA BATERIA ESTEJAM COM DEFEITO
Dirija-se a uma das nossas oficinas DECATHLON para reparação.
É possível que um código de erro apareça no seu ecrã BOSCH PURION.
Dirija-se a uma das oficinas DECATHLON para reparação.
1. Assegure-se de que está a seguir as boas práticas de utilização e de armazenamento.
A autonomia da bicicleta elétrica depende de diversos fatores:
> DA CARGA DA BICICLETA: A autonomia reduz-se se a bicicleta estiver sujeita a uma carga excessiva.
> DO TIPO DE PERCURSO: A autonomia diminui nas subidas.
> DA PRESSÃO DOS PNEUS: A autonomia melhora com pneus corretamente enchidos.
> DA TEMPERATURA EXTERIOR: A autonomia é reduzida com tempo frio (até -50%).
> DO MODO DE ASSISTÊNCIA UTILIZADO: Recomenda-se a redução do modo de assistência quando o nível da bateria está baixo.
> DO RESPEITO PELAS CONDIÇÕES DE CARREGAMENTO E ARMAZENAMENTO DA BATERIA.
2. Com o tempo, uma bateria pode perder as suas capacidades.
A sua autonomia vai deste modo ficando mais curta. Contacte a oficina da sua loja DECATHLON para realizar um teste de desempenho da sua bateria.
> MECÂNICO
Durante as primeiras utilizações de uma bicicleta nova, muitos componentes irão naturalmente ceder e acamar.
É o caso dos raios que ouvirá certamente "ranger". Esse "ranger" resulta da torção residual decorrente da montagem.
Isto não significa que a roda está empenada. Se, no entanto, estiver empenada, aproveite a revisão gratuita oferecida nos primeiros 12 meses e dirija-se à oficina de uma das nossas lojas DECATHLON para reajustar esse ligeiro empeno.
Ações para recuperar a correta passagem das mudanças:
1/ Verifique os cabos e as bichas:
1a. O mau posicionamento dos terminais das bichas pode interferir na tração do cabo do desviador e impedir a correta passagem das mudanças. Se for o caso, posicione o terminal de bicha corretamente à mão.
1b. Se o desviador não se mover ao manusear a manete das velocidades, significa provavelmente que o cabo e as bichas estão emperrados. Será neste caso necessário substituir o cabo e as bichas.
Pode levar a sua BTT a uma oficina DECATHLON para substituição dos seus cabos e bichas.
2/ Verifique se a ponteira de desviador (dropout) não está empenada:
Um dropout empenado provoca o desalinhamento do desviador, que passa a não desempenhar corretamente a sua função. Coloque-se atrás da bicicleta e observe o alinhamento do desviador.
Se a ponteira estiver empenada, dirija-se a uma oficina de uma loja DECATHLON para a substituir.
NOTA: uma revisão completa e gratuita de todas as afinações da bicicleta é oferecida durante os primeiros 6 meses após a data de compra.
NB : Se utiliza regularmente a sua BTT em condições húmidas ou com lama, ou se lava regularmente a sua bicicleta com água abundante, deverá substituir as bichas e cabos mais frequentemente.Desaconselha-se vivamente a lavagem da bicicleta a alta pressão, pois empurra a sujidade para o interior das bichas.
Se tiver perdido as duas chaves e não tiver consigo o número da chave, dirija-se a uma oficina DECATHLON para mudar o canhão. Ser-lhe-á fornecido então um par de chaves do novo canhão.
Se tiver perdido uma das duas chaves, poderá mandar fazer uma nova num normal serralheiro, utilizando a segunda chave como modelo.
Se perder as duas chaves e se tiver anotado o número presente numa das duas chaves, poderá encomendar uma nova clicando na hiperligação seguinte.
Como reparar um furo?
Como substituir as pastilhas de travão da BTT SRAM?
Como ajustar a pinça do travão de disco hidráulico?
Como passar um pneu BTT para Tubeless?
Como substituir a ponteira do desviador?
Não consegue resolver o problema nem encontrar a resposta?
Convidamo-lo a entrar em contacto com os nossos técnicos.
O BTT ELÉTRICO É UM DESPORTO?
Para avançar é preciso pedalar!
A assistência elétrica complementa a sua pedalagem em +40 a +300% (de acordo com o modo de funcionamento escolhido), para o ajudar a transpor os obstáculos.
Tire o maior partido dos seus passeios de BTT.
O motor para a assistência elétrica assim que parar de pedalar.
O modo pedestre compensa o peso da bicicleta BTT quando tiver de andar a pé.
QUE TAMANHO DE BTT ESCOLHER?
Existem vários tamanhos disponíveis: M: entre 1,65 m e 1,74 m
L: entre 1,75 m e 1,84 m
XL: entre 1,85 m e 2,00 m
Se estiver entre 2 tamanhos:
Escolha o tamanho inferior para privilegiar as fases de condução (maior maneabilidade) e o conforto (costas mais direitas).
Escolha o tamanho superior para privilegiar as fases de pedalada com uma posição mais esticada (posição mais adequada ao rendimento).
QUADRO COMPACTO E ESTÁVEL
Quadro de suspensão total em alumínio 6061, com uma geometria compacta do triângulo principal.
ângulo de direção de 66°. Geometria do triângulo traseiro de paralelograma concebida para um curso traseiro de 130 mm. A integração da bateria é total.
BINÁRIO DO MOTOR DE 65 NM
Com um binário desportivo de 65 Nm e um alto desempenho, o motor fornece a quantidade certa de assistência no momento certo, mesmo em montanha. O comportamento de pedalagem torna-se natural, quase sem resistência de pedalagem no modo OFF e a mais de 25 km/h. Tudo isto, praticamente sem ruído, para um excelente prazer de pedalar.
COMPORTAMENTO EM PEDALAGEM DESPORTIVA
O natural é o essencial: o motor eficiente e polivalente assegura uma aceleração dinâmica e garante uma experiência autêntica graças à resistência mínima de pedalagem, mesmo sem assistência.
CÉLULAS DE BATERIA BOSCH
A BTT STILUS E-ST possui uma bateria BOSCH POWERTUBE de 500 Wh que garante até 4 h de autonomia e 1500 m D+ (de acordo com o percurso e o modo de funcionamento).
BLOQUEIO BATERIA
A montagem/desmontagem da bateria faz-se em menos de 15 segundos:
1. Deslize a tampa de proteção para baixo
2. Gire a chave
3. Prima a alavanca em alumínio no cimo da bateria
e pronto.
A sua bateria ficará sempre protegida das vibrações e das grandes infiltrações de água e de lama.
ECRÃ DE CONTROLO
Equipada com o modelo de ecrã PURION: um computador de bordo minimalista destinado a quem quer manter um guiador refinado.
Ao rolar, pode obter facilmente todas as informações com um toque de polegar, mantendo as duas mãos no guiador.
Cinco modos de condução diferentes que lhe irão proporcionar a assistência necessária em todas as situações.
5 MODOS DE ASSISTÊNCIA
A BTT STILUS E-ST possui 5 níveis de assistência: Eco, Tour, eMTB, Turbo e Walk.
O modo Eco é muito económico,
o modo Tour permite uma utilização polivalente,
o modo eMTB aposta na elasticidade e polivalência, apesar de por vezes consumir um pouco mais
e o modo Turbo é musculado para as grandes impulsões.
Nas passagens mais difíceis, pode beneficiar do modo Walk para poder empurrar a sua bicicleta mais facilmente.
APRECIE O SILÊNCIO
É o som do prazer de pedalar: a inovadora transmissão insonorizada torna o motor Performance Line (25 km/h) num dos motores mais silenciosos da sua classe.
E-MTB: PARA MAIS AVENTURAS
Aconteça o que acontecer: os cinco modos de condução tornam cada percurso num momento de prazer.
As BTT elétricas possuem um modo dedicado designado eMTB para aventuras ainda mais rápidas longe do alcatrão.
ARRANQUE POTENTE
Mais prazer, menos esforço: o motor acelera de forma dinâmica e desportiva, mesmo a baixas cadências de pedalagem, fornecendo, assim, uma poderosa assistência desde a primeira pedalada.
SUSPENSÕES SR SUNTOUR
Suspensão SUNTOUR XCR 34 com 130 mm de curso
Amortecedor SUNTOUR RAIDON com 130 mm de curso
TRANSMISSÃO MONOPRATO
Transmissão SHIMANO DEORE 10 velocidades.
As 10 velocidades são muito fáceis de gerir, com uma só manete à direita do seu guiador.
Detalhes:
- Prato FSA 32 dentes ChainFlow & Antissalto de corrente
- Desviador traseiro SHIMANO DEORE M6000 Shadow+ 10 velocidades, bloqueio de caixa
- Manípulo direito SHIMANO DEORE M6000
- Cassete SHIMANO DEORE 10 carretos 11-42 dentes
RODAS 29"
Estas rodas foram especialmente concebidas para esta bicicleta de BTT:
- Jantes de 29" para 30 mm, 32 raios à frente e atrás, para maior robustez e bom suporte
- Eixos atravessantes em formato BOOST (12 x 148 atrás e 15 x 110 à frente) para maior robustez
- Cubos SHIMANO MT400B com sistema de fixação de disco Centerlock; esta solução de montagem mais precisa melhora a eficiência da travagem.
Atenção! As jantes NÃO dispõem de fundo de jante Tubeless Ready
PNEUS SCHWALBE
Pneus SCHWALBE Smart SAM 29 x 2,25".
O pneu possui um perfil simultaneamente moderno e equilibrado que lhe confere um rolar confortável e uma aderência lateral otimizada em todo o terreno. Ideal para TERRENOS SECOS. Atenção: não são compatíveis com Tubeless Ready.
TRAVÕES DE DISCO HIDRÁULICOS
Shimano MT4000 com 2 pistões e discos de 180 mm à frente e atrás, com sistema de fixação CENTERLOCK que permite uma montagem mais precisa, bem como uma travagem mais eficiente.
GUIADOR, AVANÇO
Avanço em alumínio, de 55 mm e +7° de inclinação, para uma posição mais confortável.
Guiador em alumínio, com 35 mm de diâmetro e 720 mm de largura, para uma preensão rápida.