Compras-te novos crampons de alpinismo e não sabes como mudar de semi-auto para automático e vice-versa? Explicamos-te tudo!
Mickaël, engenheiro na Simond e guia de alta montanha, e Marion Thomas, membro da equipa de França de cascatas de gelo, encontraram-se para partilhar os seus truques e dicas.
Para passar de crampons automáticos para semi-automáticos, vais retirar a barra que se situa na parte da frente dos teus crampons.
Pega num dos crampons e coloca-o no chão. Pressiona com o pé sobre as pontas da frente, e coloca o calcanhar sobre o calcanhar do crampon.
Fecha a correia e utiliza-a para a enfiar através da parte que vai retirar. Depois levanta a peça metálica, com força e suavidade para evitar torcê-la. E depois basta retirar a parte metálica do outro lado.
Para colocar novamente o automático, é igual mas no outro sentido!
Queres mostrar o alpinismo aos teus amigos. A questão é que eles não estão equipados com calçado apropriado e claro, para a primeira vez, vais emprestar-lhes os teus crampons.
Os crampons Simond vêm agora equipados com uma fixação amovível que permite trocar para um sistema de fitas. Basta puxar as correias e já está!
Lembra-te de fazer isto antes de chegar ao sopé do glaciar, na noite antes da tua corrida ou na manhã antes de sair de casa.
Se apenas tens calçado com rebordo traseiro, utiliza crampons semi-automáticos.
E se o teu calçado estiver equipado com rebordo dianteiro e traseiro, os crampons automáticos são ideais para ti.
Se não tiveres calçado com rebordo, utiliza crampons com tiras.
Começa por ajustar o gancho para o comprimento correto, colocando o pé calçado em cima.
Se estiveres em semi-automático, certifica-te que o calcanhar se ajusta corretamente no calçado agarrando-o firmemente. Deves ouvir um “clac!” Mas não deve ser demasiado difícil de ajustar. Depois aperta bem a correia.
Se estiveres em automático, o fio dianteiro do crampon vai apoiar-se sobre o rebordo do calçado e o calcanhar na parte de trás vai empurrar o calçado para se fixar à frente. Termina apertando a correia.
Finalmente para os crampons com tiras, ajusta o aperto das correias de forma a que o crampon fique bem fixo sobre o calçado.
Para evitar que a correia deslize faço um pequeno nó na saída do calcanhar. Um nó plano, simples, permite não se preocupar com a correia.
Mantenha sempre algum comprimento de correia para se certificar de que tem o suficiente para ajustar ao seu calçado caso coloque um calçado maior ou se mudar os ajustes dos seus crampons!
Se o excesso for muito grande pode cortá-lo com uma tesoura e queimar a extremidade da correia com um isqueiro para que fique limpo.
Tens outras questões relacionadas com os teus crampons, partilha as tuas necessidades com as nossas equipas. Queres saber como escolher o par apropriado para si? Temos um conselho para isso!