RODAS BTT REYNOLDS TR249 29"

REF: 8643416

RODAS BTT REYNOLDS TR 249 29" BOOST XD

Este par de rodas em carbono foi concebido para ganhar corridas de BTT Cross Country (XC) e de maratona XC.

Ganha leveza e rigidez ao modernizar a sua BTT XC com este par de rodas em carbono.

RODAS BTT REYNOLDS TR249 29"

Advertência

Tem sempre em atenção a pressão com que enches os pneus.
Um pneu demasiado vazio pode causar danos irreversíveis na jante ao ultrapassar obstáculos. Por outro lado, um pneu demasiado cheio (acima de 4,14 bar) pode deformar ou até rebentar a jante em carbono. Certifica-te também de que não excedes os limites de pressão indicados no flanco dos pneus.

Verifica regularmente os apertos da BTT, especialmente das rodas.
Ao longo dos quilómetros, a BTT sofre muitas vibrações que, gradualmente, desapertam as peças. Respeita sempre o binário recomendado pelo fabricante, pois um aperto incorreto pode danificar os componentes.

Compatibilidade e características das rodas reynolds

TR 249 29" BOOST 15x110/12x148 XD Centerlock 10° 3-Pawls... como desejar!
Em mecânica, a compatibilidade de um componente nunca deve ser encarada de ânimo leve!

Mesmo que toda esta informação pareça complicada, vamos ajudar-te a compreender!

Material, peso e tamanho

Estas rodas Reynolds TR249 são feitas de fibra de carbono e cada par pesa 1590 gramas.

A fibra de carbono não só permite ter um ganho de peso, como também confere mais rigidez à jante, para melhorar o rendimento

As rodas em carbono são também mais dinâmicas e permitem uma melhor aceleração e sprints.

Relativamente ao tamanho, o formato destas rodas é de 29". Verifica se a suspensão e o quadro são compatíveis com este formato de roda.

RODAS BTT REYNOLDS TR249 29"
Tamanhos da jante

Estas rodas Reynolds têm uma largura de jante interna de 24 mm e uma largura externa de 29 mm para uma altura de jante de 25 mm (ver no desenho)

Quanto aos pneus, podes equipá-las com pneus de tamanho mínimo ETRTO de 34-622 e tamanho máximo de 57-622. Em polegadas, referimo-nos a pneus entre 29x1,30 e 29x2,35. No entanto, tem atenção à compatibilidade dos pneus com o quadro/suspensão e, em particular, à largura do pneu nos tamanhos maiores.

RODAS BTT REYNOLDS TR249 29"
Cubo e corpo de roda livre

O cubo é Reynolds TR3 e tem um ângulo de encaixe de 10 graus e um corpo de roda livre SRAM XD 3 engates (ou 3-Pawl)

O ângulo de encaixe é o grau máximo que o corpo da roda livre consegue efetuar antes de os dentes do sistema baterem uns nos outros e tocarem no cubo. Este ângulo pode ser calculado, dividindo 360° pelo número de pontos de encaixe de um sistema de roda livre. Este cubo tem 36 pontos de encaixe e, portanto, um ângulo de 10°.

Um ângulo pouco acentuado (como este) permite uma aceleração rápida para ultrapassar obstáculos ou enfrentar uma subida.

O sistema 3-Pawls do corpo da roda livre é o sistema mais popular no mercado. São 3 engates sob molas que se prendem aos dentes do cubo ao pedalar e que giram sem problemas quando a roda está livre. O som que se ouve é cada engate a deslizar ao longo dos dentes do cubo.

O suporte original da roda livre é um SRAM XD: verifique se a cassete é compatível com SRAM XD. Note que é possível converter as rodas para SHIMANO HG e Microspline.

COMPATIBILIDADE DAS RODAS REYNOLDS
Eixos atravessantes

As duas rodas suportam eixos atravessantes no formato BOOST. A roda dianteira suporta um eixo de 15x110 mm e a traseira um eixo de 12x148 mm.

O formato BOOST aumenta a rigidez e durabilidade da roda, melhorando a eficácia e a precisão de direção.

Por exemplo, com um eixo BOOST, uma roda de 29" ganha cerca de 20% de rigidez lateral, em comparação com o formato 15x100/12x142

COMPATIBILIDADE E CARACTERÍSTICAS DAS RODAS REYNOLDS
Discos de travão

Estas rodas suportam discos de travão Centerlock. A montagem dos discos de travão baseia-se essencialmente em dois padrões: o 6-orifícios ou o Centerlock. O disco de 6-orifícios fixa-se ao cubo da roda com 6 parafusos e o Centerlock (como neste caso) é uma interface que depende de ranhuras e de um anel de bloqueio que prende o disco ao cubo.

O sistema Centerlock tem a vantagem de distribuir as forças por uma superfície muito grande graças ao sistema de ranhuras, enquanto o sistema de 6 orifícios só o faz em 6 pontos. Em ambos os casos, verifique regularmente os travões.

Se os teus discos não forem compatíveis com o Centerlock, existem adaptadores de 6-orifícios para Centerlock.

COMPATIBILIDADE E CARACTERÍSTICAS DAS RODAS REYNOLDS
Enraiamento

A montagem dos raios condiciona o dinamismo da roda. Sem entrar em detalhes, quanto mais raios houver, mais rígida será a roda, quanto menos raios houver, mais flexível será a roda.

Nestas rodas, existem 28 raios à frente e 28 raios atrás. São raios double-butted Sapim Sprint (recentemente redenominados Sapim RACE). Os raios double-butted são raios de espessura variável que permitem ganhar leveza, mantendo uma boa rigidez e robustez.

Os raios têm um cruzamento por 3, o que permite aumentar a rigidez de toda a roda. A roda dianteira tem raios de 297 mm à esquerda e 300 mm à direita. A roda traseira tem raios de 300 mm à esquerda e 299 mm à direita.

COMPATIBILIDADE E CARACTERÍSTICAS DAS RODAS REYNOLDS

Montagem das rodas

Se verificarmos todas as compatibilidades, será necessário para as rodas: um quadro e uma suspensão que aceite 29", eixos atravessantes BOOST, discos Centerlock e uma cassete compatível com SRAM XD.  

  • RODAS BTT REYNOLDS TR249 29"

    Montagem da cassete

    A tecnologia SRAM XD facilita muito a montagem da cassete.

    Primeiro que tudo, lubrifica as roscas e, de seguida, insere a cassete nas ranhuras do corpo de cassete. Por último, fixa o conjunto com o desmonta-cassetes compatível, apertando a 40 N.m

  • Montagem das rodas

    Montagem do disco

    A montagem de um disco Centerlock também é mais fácil, em comparação com um disco de 6-orifícios.

    Só tens de inserir o disco nas ranhuras do cubo e, de seguida colocar o anel de aperto na frente do disco. Depois, aperta o anel para fixar o disco, com um chave indicada para pedaleira. Por último, aperta tudo com um binário de 40 N.m

  • Montagem das rodas

    Montagem na bicicleta

    Montar a roda na bicicleta não é complicado:

    Afasta as pastilhas com uma ferramenta própria e introduz a roda no quadro/suspensão e o disco no estribo, alinhando bem. Coloca o eixo atravessante e, de seguida, aperta-o com o binário recomendado. Por último, comprime os travões várias vezes para reajustar os êmbolos.

RODAS BTT REYNOLDS TR249 29"

Manutenção das rodas

Fazer a manutenção ou substituir os rolamentos de esferas

As rodas têm cubos com rolamentos anelares. Requerem muito menos manutenção do que um cubo com esferas, especialmente devido aos vedantes estanques nos anéis, que protegem as esferas das agressões exteriores.

No entanto, é possível que entre lama nos rolamentos. Se tiveres as ferramentas indicadas, podes extrair os rolamentos do cubo. De seguida, retira os vedantes com uma lâmina fina (por exemplo, um x-ato), observando bem o sentido da montagem. Limpa o rolamento com uma pistola de ar, se tiveres um compressor. Caso contrário utiliza um pano ou um cotonete com um produto desengordurante.
Quando estiverem limpos, volta a lubrificar muito bem os rolamentos, reinstala os vedantes no sentido correto e retira o excesso de lubrificante.

Se, depois de tudo isto, os teus rolamentos não rodarem devidamente, provavelmente estão partidos ou demasiado sujos para serem limpos. Podes então substituí-los.
De origem, os cubos TR3 das duas rodas estão equipados com rolamentos de esferas 6902-2RS.
6902 corresponde ao tamanho dos rolamentos (diâmetro interno de 15 mm, diâmetro externo de 28 mm e altura de 7 mm) e 2RS refere-se aos vedantes (neste caso, estanques) do rolamento. Será necessário um rolamento do mesmo tamanho, mas podes escolher vedantes de um material diferente para subir de gama (vedantes baixa-fricção, ABEC 3, ABEC 5, rolamentos cerâmicos, etc.)

RODAS BTT REYNOLDS TR249 29"

Manutenção ou substituição do corpo da cassete

Após várias dezenas de quilómetros, a cassete pode ganhar folga. Tens duas opções disponíveis: a cassete não está bem apertada e basta reapertá-la a 40 N.m ou o corpo da cassete está gasto.

Para verificar o seu estado, retira a cassete e verifica as ranhuras: se estiverem muito gastas, o corpo da cassete tem de ser substituído. Escolhe um corpo de cassete compatível com as rodas e a cassete.

De origem, as rodas estão equipadas com um corpo de cassete SRAM XD, mas são compatíveis com corpos SHIMANO HG e Microspline.

Converter as rodas para tubeless

Para limitar os riscos de furo ou trilhamento da câmara de ar, melhorar a aderência e o conforto, é possível converter as rodas para Tubeless.

As rodas são Tubeless Ready, o que significa que já têm um fundo de jante estanque. No entanto, se o quiseres substituir, vais precisar de um com 25 mm de largura.
As rodas incluem duas válvulas Tubeless PRESTA, só vais precisar de líquido de prevenção de furos e um pneu compatível com Tubeless. Lembra-te de usar luvas e óculos para te protegeres no caso de um eventual rebentamento do pneu.

Para converter as tuas rodas para Tubeless, verifica primeiro se a base da jante está bem colada e se não há bolhas ou cortes e, de seguida, insire a válvula Tubeless PRESTA no orifício da jante. Coloca o pneu específico para Tubeless e adiciona 90 ml de líquido de prevenção de furos. Por último, enche bem o pneu para que fique bem "encaixado" na jante. A operação é mais fácil se utilizares um compressor, mas também é possível com uma bomba. Continua a encher até ouvires um grande "som de encaixe".

No entanto, tem o cuidado de nunca ultrapassar os 4,14 bar, a pressão máxima suportada pela jante. Normalmente, o pneu encaixará bem antes de atingir os 3,5 bars.

Se a operação te parecer demasiado delicada, podes contactar uma oficina da DECATHLON.

Garantia e manual

RODAS BTT REYNOLDS TR249 29"
LIFE TIME WARRANTY

Garantia vitalícia

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DOCUMENTAÇÃO

Documentação reynolds

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Danos

Declarar danos

A tua roda está danificada? Declara os danos junto da Reynolds no site da HAYES.