RODAS BTT REYNOLDS TR249 29"

Ref: 8643416

RODAS BTT REYNOLDS TR 249 29" BOOST XD

Este par de rodas em carbono foi concebido para ganhar corridas de BTT Cross Country (XC) e de maratona XC.

Ganha leveza e rigidez ao modernizar a sua BTT XC com este par de rodas em carbono.

RODAS BTT REYNOLDS TR249 29"

advertência

Tem sempre em atenção a pressão com que enches os pneus.
Um pneu demasiado vazio pode causar danos irreversíveis na jante ao ultrapassar obstáculos. Por outro lado, um pneu demasiado cheio (acima de 4,14 bar) pode deformar ou até rebentar a jante em carbono. Certifica-te também de que não excedes os limites de pressão indicados no flanco dos pneus.

Verifica regularmente os apertos da BTT, especialmente das rodas.
Ao longo dos quilómetros, a BTT sofre muitas vibrações que, gradualmente, desapertam as peças. Respeita sempre o binário recomendado pelo fabricante, pois um aperto incorreto pode danificar os componentes.

COMPATIBILIDADE E CARACTERÍSTICAS DAS RODAS REYNOLDS

TR 249 29" BOOST 15x110/12x148 XD Centerlock 10° 3-Pawls... como desejar!
Em mecânica, a compatibilidade de um componente nunca deve ser encarada de ânimo leve!

Mesmo que toda esta informação pareça complicada, vamos ajudar-te a compreender!

MATERIAL, PESO E TAMANHO
TAMANHOS DA JANTE
CUBO E CORPO DE RODA LIVRE
EIXOS ATRAVESSANTES
DISCOS DE TRAVÃO
ENRAIAMENTO

Montagem das rodas

Se verificarmos todas as compatibilidades, será necessário para as rodas: um quadro e uma suspensão que aceite 29", eixos atravessantes BOOST, discos Centerlock e uma cassete compatível com SRAM XD.  

MANUTENÇÃO DAS RODAS

Fazer a manutenção ou substituir os rolamentos de esferas

As rodas têm cubos com rolamentos anelares. Requerem muito menos manutenção do que um cubo com esferas, especialmente devido aos vedantes estanques nos anéis, que protegem as esferas das agressões exteriores.

No entanto, é possível que entre lama nos rolamentos. Se tiveres as ferramentas indicadas, podes extrair os rolamentos do cubo. De seguida, retira os vedantes com uma lâmina fina (por exemplo, um x-ato), observando bem o sentido da montagem. Limpa o rolamento com uma pistola de ar, se tiveres um compressor. Caso contrário utiliza um pano ou um cotonete com um produto desengordurante.
Quando estiverem limpos, volta a lubrificar muito bem os rolamentos, reinstala os vedantes no sentido correto e retira o excesso de lubrificante.

Se, depois de tudo isto, os teus rolamentos não rodarem devidamente, provavelmente estão partidos ou demasiado sujos para serem limpos. Podes então substituí-los.
De origem, os cubos TR3 das duas rodas estão equipados com rolamentos de esferas 6902-2RS.
6902 corresponde ao tamanho dos rolamentos (diâmetro interno de 15 mm, diâmetro externo de 28 mm e altura de 7 mm) e 2RS refere-se aos vedantes (neste caso, estanques) do rolamento. Será necessário um rolamento do mesmo tamanho, mas podes escolher vedantes de um material diferente para subir de gama (vedantes baixa-fricção, ABEC 3, ABEC 5, rolamentos cerâmicos, etc.)

RODAS BTT REYNOLDS TR249 29"
RODAS BTT REYNOLDS TR249 29"

Manutenção ou substituição do corpo da cassete

Após várias dezenas de quilómetros, a cassete pode ganhar folga. Tens duas opções disponíveis: a cassete não está bem apertada e basta reapertá-la a 40 N.m ou o corpo da cassete está gasto.

Para verificar o seu estado, retira a cassete e verifica as ranhuras: se estiverem muito gastas, o corpo da cassete tem de ser substituído. Escolhe um corpo de cassete compatível com as rodas e a cassete.

De origem, as rodas estão equipadas com um corpo de cassete SRAM XD, mas são compatíveis com corpos SHIMANO HG e Microspline.

Converter as rodas para TUBELESS

Para limitar os riscos de furo ou trilhamento da câmara de ar, melhorar a aderência e o conforto, é possível converter as rodas para Tubeless.

As rodas são Tubeless Ready, o que significa que já têm um fundo de jante estanque. No entanto, se o quiseres substituir, vais precisar de um com 25 mm de largura.
As rodas incluem duas válvulas Tubeless PRESTA, só vais precisar de líquido de prevenção de furos e um pneu compatível com Tubeless. Lembra-te de usar luvas e óculos para te protegeres no caso de um eventual rebentamento do pneu.

Para converter as tuas rodas para Tubeless, verifica primeiro se a base da jante está bem colada e se não há bolhas ou cortes e, de seguida, insire a válvula Tubeless PRESTA no orifício da jante. Coloca o pneu específico para Tubeless e adiciona 90 ml de líquido de prevenção de furos. Por último, enche bem o pneu para que fique bem "encaixado" na jante. A operação é mais fácil se utilizares um compressor, mas também é possível com uma bomba. Continua a encher até ouvires um grande "som de encaixe".

No entanto, tem o cuidado de nunca ultrapassar os 4,14 bar, a pressão máxima suportada pela jante. Normalmente, o pneu encaixará bem antes de atingir os 3,5 bars.

Se a operação te parecer demasiado delicada, podes contactar uma oficina da DECATHLON.

TUTORIAL 🔧 Como converter um pneu de BTT para Tubeless? - ROCKRIDER
RODAS BTT REYNOLDS TR249 29"

Garantia e manual

RODAS BTT REYNOLDS TR249 29"