ROCKRIDER ST 900 MTB RED BLACK

REF: 8500762

ROCKRIDER ST 900 BTT VERMELHO/PRETO

2020

Esta bicicleta de montanha de 27,5" foi concebida para os teus passeios de BTT, durante todo o ano, com uma duração superior a 3 horas Maior eficácia e controlo: forqueta ROCKSHOX de 120 mm com comandos de bloqueio no guiador, uma única roda dentada, rodas leves de parede dupla de 27,5"... Aproveita a leveza desta bicicleta de montanha ST 900!

Primeira utilização

Encher os teus pneus

A pressão média recomendada para os pneus é de 1,8 bar. Se procuras mais conforto e aderência E/OU se pesas menos de 70 kg, podes reduzir a pressão em 10%, mas sem descer abaixo de 1,6 bar (a pressão mínima recomendada). No entanto, em terrenos abrasivos, isto aumenta o risco de furos. Deves verificar regularmente a pressão dos teus pneus.

ENCHER OS TEUS PNEUS-ROCKRIDER-BTT

Ajustar a altura do teu guiador

O teu guiador está colocado na posição mais alta para ajudar a manter as tuas costas levantadas, que é a posição mais confortável para pedalar.Para uma melhor aerodinâmica e uma pedalada mais eficaz, podes baixar o guiador para baixar o teu corpo. Isto vai fazer com que te inclines para a frente e adoptes uma posição de corrida.Segue os passos deste vídeo para colocar os espaçadores da caixa de direção por baixo do avanço e baixar o guiador da tua bicicleta.

AJUSTE DE ALTURA DO GUIADOR-ROCKRIDER BTT

Alinhar o teu guiador

ALINHAR O TEU GUIADOR-ROCKRIDER-BTT

Ajustar a altura do teu selim

O quadro da tua bicicleta está equipado com uma alavanca de aperto rápido.Põe-te ao lado do selim. Inclina a alavanca de aperto rápido para a desbloquear. Puxa o selim para cima ou empurra-o para baixo, para que fique ao nível da tua bacia.Inclina novamente a alavanca para a bloquear.Para teres a certeza de que fazes tudo bem, vê o nosso vídeo tutorial.

AJUSTAR A ALTURA DO SELIM-ROCKRIDER-BTT

Ajustar a inclinação do teu selim

REGULAÇÃO DO SELIM-TILT-ROCKRIDER-BTT

Ajustar a rigidez da tua forqueta

A forquilha BTWIN U-Fit foi concebida para facilitar ao máximo a sua regulação. Uma verdadeira inovação: pesa-te e depois roda a roda do polegar na forqueta até o teu peso aparecer na janela. Assim, a mola fica mais dura ou mais mole, de acordo com o teu peso.

AJUSTE DA RIGIDEZ PARA A FORQUETA-ROCKRIDER-BTT

A acomodação dos teus travões

As pastilhas e os discos de travão de uma bicicleta nova são novos e não funcionam em pleno. Uma travagem forte e contínua (em descidas, por exemplo) pode provocar o sobreaquecimento das pastilhas e o seu "envernizamento". Para evitar que isto aconteça e para garantir que os travões abrandam eficazmente a tua velocidade, recomendamos que os acostumes. O processo de amaciamento consiste em atingir uma velocidade de 25 km/h e, em seguida, aplicar com firmeza apenas um dos travões para reduzir a velocidade para 5 km/h, sem bloquear a roda.

Posicionar as tuas manetes de travão

POSICIONAR AS TUAS ALAVANCAS DE TRAVÃO-ROCKRIDER-BTT

Mudar os teus pedais

MUDAR OS TEUS PEDAIS-ROCKRIDER-BTT

Como converter as tuas rodas para tubeless

Podes evitar o risco de furo ou entalamento das câmaras de ar da tua bicicleta de montanha, mudando para TUBELESS.Para isso, tens de comprar o seguinte: - Um par de pneus TUBELESS:DECATHLON: ALL TERRAIN 9 SPEED 27.5X2.10 TUBELESS READY MOUNTAIN BIKE TYRES / ETRTO 54-584 (8386245)- fita de aro 21mm: ALLTRICKS: NOTUBES FITA DE ARO 21MM AMARELA PARA CINCO AROS - Um par de válvulas Schrader TUBELESS:ALLTRICKS: PAR DE VÁLVULAS SCHRADER TUBELESS 36MM NO FLATS JOE'S (AUTO)- Vedante:DECATHLON: VEDANTE PARA PNEUS E RODAS TUBELESS READY (8550735) PASSOS A SEGUIR:1. Desmonta a roda.2. Retira o pneu e a câmara de ar da roda.3. Aplica a fita de jante tubeless.4. Insere uma válvula Schrader TUBELESS no orifício da válvula da roda.5. Aplica o vedante.6. Coloca o teu novo pneu TUBELESS.7. Tens de encher a roda rapidamente para garantir que o pneu adere à jante.Se te parecer demasiado complicado, visita a oficina DECATHLON mais próxima e pede-lhes que o façam por ti.

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Obtém o equipamento certo para lidar com os problemas

Quando andas de bicicleta de montanha, precisas de ter o equipamento certo para poderes tratar de um furo, de uma corrente partida ou de qualquer outro tipo de contratempo. Aqui tens uma seleção de produtos que te podem ajudar a sair de uma ou duas situações de aperto.

Tens algum problema?

A roda está empenada

Quando dás a primeira volta com a tua bicicleta nova, muitas peças deslocam-se e encaixam-se. Ouves os raios das tuas rodas a ranger devido à torção residual. Se isso acontecer, dirige-te a uma das nossas oficinas DECATHLON para as reparares gratuitamente: 1. no âmbito de uma revisão gratuita nos primeiros seis meses após a data de compra. 2. No âmbito do nosso seguro de danos de 1 euro (válido por dois anos).Mensagem para os pais:Os jovens motociclistas gostam de fazer truques com as suas bicicletas (rodar, derrapar, saltar dos passeios, etc.). No entanto, se os fizeres com demasiada frequência, podem provocar folgas no cubo traseiro e entortar as rodas. Se o teu filho faz estes truques com regularidade, fala com ele e informa-o dos problemas que podem causar.

wheelies and buckling of the ROCKRIDER ST 100 mountain bike's wheels
Tens um furo

Infelizmente, qualquer pessoa pode ter um furo. - O solo (espinhos, silvas, vidros, pregos, etc.) - e a forma como utilizas a tua bicicleta (enfrentando obstáculos como pedras, degraus, lancis e buracos) são as causas mais comuns de furos de perfuração (pequenos buracos) e de furos de beliscadura (pequenas fissuras próximas umas das outras), respetivamente. No entanto, se tiveres muitos furos, isso pode dever-se a:- Uma montagem incorrecta da roda na nossa fábrica, que fez com que a extremidade de um raio perfurasse a câmara de ar- Um pneu ou uma câmara de ar defeituosos (porosos)- Um furo inicial mal reparado que deixou um corpo estranho (espinho, vidro, lasca de metal, etc.) na jante ou no pneu. É, por isso, importante diagnosticar corretamente o furo e retirar os corpos estranhos antes de proceder à reparação. Não sabes como desmontar/encaixar um pneu, ou como reparar ou mudar uma câmara de ar? O mais simples é nem sequer tocares na tua roda. Em vez disso, utiliza um spray de reparação de furos para te livrares dos problemas: Enrosca a extremidade da bisnaga na válvula do teu pneu furado (válvula virada para baixo) e pressiona e segura para injetar a espuma. O pneu deve voltar à sua forma inicial e ficar novamente duro, para que possas regressar a casa. 2- Se subscreveste o nosso seguro de avaria de 1 euro, podes então mandar reparar a tua roda de forma adequada numa das nossas oficinas Decathlon. 3- Para reparar ou mudar a câmara de ar, vê os nossos tutoriais em vídeo abaixo.

ROCKRIDER ST 100 mountain bike puncture
O tua forqueta é demasiado dura

Há uma ou duas coisas que podes fazer para tornar a tua forquilha mais "macia":1. Ajustar a rigidez: vê a secção "AJUSTAR A RIGIDEZ DA FORQUINHA "2. fazer uma manutenção básica: com uma simples lata de óleo. Esguicha um pouco de óleo nos pivôs da forqueta e mexe-a, para que o óleo penetre nas lâminas.3. manda fazer uma revisão completa da bicicleta numa oficina.

AJUSTE DA RIGIDEZ PARA A FORQUETA-ROCKRIDER-BTT

As mudanças traseiras não estão a mudar corretamente

As tuas mudanças (rodas dentadas) podem ter várias razões para não estarem a mudar corretamente.1. Verifica a posição das extremidades das caixas. As extremidades das caixas que estão fora de posição podem obstruir o cabo do desviador quando este está a ser puxado e impedir que as mudanças traseiras (rodas dentadas) mudem suavemente. Se uma extremidade da caixa estiver fora de posição, empurra-a de volta para o lugar. 2. o cabo e as caixas podem estar encravados. se as mudanças mais pequenas (rodas dentadas) não se moverem para baixo, se o desviador não se mover mesmo quando a alavanca das mudanças é accionada, então o cabo e as caixas estão encravados. Tens de os substituir. Leva a tua bicicleta de montanha a uma oficina DECATHLON ou substitui-os tu mesmo com a ajuda deste vídeo.3. Leva a tua bicicleta de montanha a uma oficina DECATHLON, para que o desviador seja ajustado. 4. Verifica também se a ponteira do desviador não está torcida. Se estiver, verifica a secção "O teu dropout está partido".   NB: Se utilizares regularmente a tua bicicleta de montanha em condições de humidade ou lama, ou se a lavares muito, terás de substituir as caixas e os cabos com mais frequência. Aconselhamos-te vivamente a não utilizares uma mangueira de pressão para lavar a tua bicicleta de montanha, pois isso vai forçar a entrada de sujidade nas caixas.

TROCA DE CABOS DE TRANSMISSÃO

Começas a puxar a manete do travão e ela toca no guiador

A manete está esponjosa e/ou toca no guiador antes de conseguires travar: Tens de sangrar o sistema de travagem.

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O desviador do desviador está partido

Um gancho torto faz com que o desviador esteja desalinhado e não possa funcionar corretamente. Se o suspensor estiver torcido ou partido, vai a uma oficina Decathlon para o mandar substituir ou utiliza este vídeo para te ajudar a mudar o suspensor.

SUPORTE DE DESVIADOR PARA BTT ROCKRIDER

A corrente está partida

Partiste a tua corrente? Tens duas opções: 1- Repara-a tu mesmo com a ajuda deste vídeo. Vais precisar de uma ferramenta de corrente e de um elo rápido.  2- Visita uma das nossas oficinas Decathlon para que os nossos técnicos a reparem.

REPARA UMA CORRENTE

Manutenção da tua BTT

Limpar a tua BTT

Para limpar a tua bicicleta, vais precisar de um produto de limpeza para bicicletas, uma esponja e uma escova. Primeiro, lava a tua bicicleta com a mangueira. Em seguida, utiliza a esponja e a escova para aplicar os produtos de limpeza. Deixa os produtos de limpeza actuarem e depois enxagua a bicicleta. Faz isto a uma distância razoável, para não danificares as partes mecânicas. Por fim, seca a bicicleta com um pano macio, limpo e seco.

Limpeza e lubrificação de um sistema de transmissão

Para limpar e lubrificar a tua unidade de tração, vais precisar de um spray desengordurante, uma escova de cerdas macias e um lubrificante. O primeiro passo consiste em cobrir o disco de travão com um pano limpo, para evitar que o lubrificante entre em contacto com ele. Depois, aplica o desengordurante em toda a unidade de tração e esfrega com a escova a cassete, a corrente e as rodas do desviador. Deixa atuar durante alguns minutos antes de enxaguar o desengordurante a uma distância adequada. Deixa secar a unidade de tração antes de aplicar o lubrificante. Agita o lubrificante e aplica-o no interior da corrente, onde funciona melhor.

DECATHLON BIKE MAINTENANCE

Substituir um cabo de transmissão

O teu cabo das mudanças está sujo, enferrujado ou danificado, ou as tuas mudanças são difíceis de engrenar ou engrenam aleatoriamente?  Então o teu cabo das mudanças precisa de ser mudado! Para isso, precisas de um alicate, uma chave de fendas, um corta-cabos, uma chave Allen e um novo conjunto de cabos e caixa. Antes de mais, tens de retirar o cabo da caixa. Começa por retirar a ficha da alavanca de mudanças. Engrena as mudanças até ao fundo e, em seguida, corta o cabo para o poderes puxar completamente para fora da caixa. Em seguida, segura a caixa contra a tua bicicleta para saberes o comprimento que deve ter. Corta-o e coloca as tampas nas extremidades. Podes agora instalar a caixa. Passa o cabo através da alavanca de mudanças e introduz o cabo na caixa. Em seguida, volta a aparafusar a ficha e fixa o cabo ao desviador. Ajusta o sistema de transmissão, apertando o cabo se as mudanças tiverem dificuldade em subir e afrouxando-o se tiverem dificuldade em descer. Quando acabares, corta o cabo e usa o alicate para prender a tampa da extremidade.

MUDAR UM CABO DE TRANSMISSÃO

Remoção de uma roda traseira

REMOVER A RODA TRASEIRA DA ST 900

Reparar um furo

Para reparar um furo, precisas de: uma bomba, uma bacia de água, um pano e um kit de reparação de furos. Bombeie um pouco de ar para a câmara de ar. Localiza o furo submergindo a câmara de ar na água. Depois de encontrares o furo, seca a câmara de ar com o pano e usa a lixa do kit de reparação para lixar a câmara. Desta forma, a cola adere melhor. Aplica a cola generosamente no buraco e espera 3 a 5 minutos. Por fim, coloca o remendo sobre o furo e pressiona-o durante alguns minutos. Podes então voltar a colocar a tua câmara de ar no pneu!

REPARAÇÃO DE UM FURO

Substituir as pastilhas dos travões de disco hidráulicos

Vais precisar do seguinte: pastilhas de travão novas, uma chave de fendas e uma chave Allen de 3 mm. Começa por retirar a roda. Depois, com a chave de fendas, afasta as pastilhas e volta a colocar os pistões na sua posição original. Retira o pino que mantém os calços no lugar e retira-os dos seus alojamentos. Coloca a contra-mola entre as novas pastilhas. Insere as novas pastilhas na pinça de travão e volta a colocar o pino para concluir o processo. Volta a montar a roda e verifica se as pastilhas estão bem colocadas e se não roçam no disco.

MUDAR AS PASTILHAS DE TRAVÃO DE DISCO HIDRÁULICO

Ajustar uma pinça de travão de disco hidráulico

Precisas de uma chave Allen de 5 mm. Desaparafusa a pinça do travão, faz girar a roda e acciona a manete do travão. É importante que mantenhas a manete do travão engatada antes de voltares a aparafusar a pinça.  Verifica se o disco e as pastilhas ainda estão em contacto.

REGULAÇÃO DE UMA PINÇA DE TRAVÃO DE DISCO HIDRÁULICO

Mudar o suporte do desviador

Necessita de uma nova ponteira de desviador, adequada à sua bicicleta (consulte a secção "PEÇAS DE SUBSTITUIÇÃO") e de uma chave Allen de 5 mm. Retira a roda e a ponteira do desviador danificada. Coloca a nova ponteira no quadro.  Retira a peça antiga do desviador, antes de colocares a nova peça com a chave Allen. Coloca o desviador no novo dropout e verifica as mudanças.

MUDAR O SUPORTE DO DESVIADOR

Mudar uma corrente

Precisas de: uma ferramenta para correntes, uma corrente nova e um elo de aperto rápido. Coloca a corrente na roda dentada e na coroa mais pequena.  Retira o aperto rápido com uma ferramenta de corrente e retira a corrente da transmissão. Coloca a nova corrente na última roda dentada e na coroa mais pequena. Desta forma, é mais fácil determinar o seu comprimento ideal. A corrente deve passar perto da polia superior da roda jockey superior do desviador. Quando tiveres determinado o comprimento da corrente, corta-a com a ferramenta de corrente, conforme necessário. Depois, coloca o aperto rápido na corrente e roda o pedal, para que a alavanca do aperto rápido fique na parte superior da corrente. Pressiona-a com a mão para verificar se está na posição correcta.

MUDAR UMA CORRENTE

Acessórios compatíveis

Kit de guarda-lamas para BTT

Coloca o KIT BTT MUDGUARD no teu ROCKRIDER

mountain bike mudguard kit
500 Descanso

Coloca o DESCANSO 500 no teu ROCKRIDER

500 BASE STAND
500 Suporte para garrafa de bicicleta

Adapta o 500 MOUNTAIN BIKE BOTTLE CAGE BLACK ao teu ROCKRIDER

500 BLACK BIKE BOTTLE CAGE
SRAM-CASSETTE-10S

Guias do utilizador

Os nossos compromissos

A ROCKRIDER garante o quadro, o guiador e o avanço da tua bicicleta de montanha para toda a vida (em condições normais de utilização).A garantia para as outras peças é de dois anos.Assim que o teu filho começar a usar a bicicleta, alguns componentes vão-se deslocar ligeiramente. É por isso que oferecemos um controlo gratuito da tua bicicleta de montanha seis meses após a compra.