BTT ROCKRIDER ST 530 PRETO

REF: 8758517, 8758516, 8749979

ROCKRIDER ST 530 - Travão disco mecânico (TDM)

2022

Esta bicicleta de 27,5" destina-se à prática de BTT, em passeios de 2h a 3h durante todo o ano.

Acelera e trava muito rapidamente para te adaptares às irregularidades do terreno! O monoprato e os travões de disco mecânicos da tua BTT ST 530 vão mudar os teus passeios de BTT!

Versão posterior a 2022 com travão de disco mecânico (TDM)

Primeira utilização

Encher os pneus

A pressão média recomendada é entre 2 e 3 bar.

Se procuras mais conforto e tração, E/OU se pesas menos de 70 Kg, podes reduzir a pressão em 10% sem descer abaixo de 1,6 bar (pressão mínima recomendada), mas isso aumentará o risco de furar nos pisos mais acidentados.

Verifica regularmente a pressão dos pneus.

ENCHER-OS-PNEUS-BTT-ROCKRIDER-ST540

Ajustar a altura do guiador

Por predefinição, o guiador está ajustado o mais alto possível (posição que permite ter as costas mais direitas e, por isso, mais confortável).

Para maior aerodinamismo e eficiência da pedalada, podes baixar o guiador para ficar um pouco mais dobrado (posição com as costas mais inclinadas e mais desportiva).

Para tal, basta deslocar os espaçadores por baixo do avanço da bicicleta, realizando as etapas descritas neste vídeo.

AJUSTAR-ALTURA-GUIADOR-BTT-ROCKRIDER-ST540

Alinhar a direção

Aprende a alinhar a direção com ajuda deste vídeo.

ALINHAR-A-DIREÇÃO-BTT-ROCKRIDER-ST540

Ajustar a altura do selim

O quadro da bicicleta está equipado com um elo rápido.

Coloca-te em pé ao lado do selim. Solta o aperto rápido, abrindo a alavanca. Sobe ou desce o selim para que fique ao nível da bacia.

Prende o aperto rápido, fechando a alavanca.

Para uma maior precisão, consulta o nosso vídeo tutorial.

AJUSTAR-ALTURA-SELIM-BTT-ROCKRIDER-ST540

Ajustar o recuo do selim

Aprende a ajustar o recuo do selim com ajuda deste vídeo.

AJUSTAR-RECUO-SELIM-BTT-ROCKRIDER-ST520

Ajustar a dureza da suspensão

A suspensão BTWIN U-Fit foi concebida para simplificar ao máximo os ajustes.
É uma verdadeira inovação: roda o botão até surgir o teu peso na parte superior da suspensão.

Essa ação conferirá uma maior ou menor compressão à mola para a adaptar ao teu peso.

AJUSTAR A DUREZA DA SUSPENSÃO DA BTT ROCKRIDER ST520

Fazer a rodagem aos travões

Quando a tua bicicleta sai da loja, as pastilhas e os discos estão novos e por estrear, não oferecendo ainda uma travagem totalmente eficaz nesta fase. Uma intensa e contínua travagem a frio (por exemplo numa descida) pode levar ao sobreaquecimento e "vidragem" das pastilhas.

Para evitar esse fenómeno (que inutiliza completamente os travões), recomendamos que faças a rodagem aos travões. A rodagem será alcançada depois de 10 travagens por cada travão. Em cada uma dessas travagens, deverás passar de 25 a 5km/h, mas sem bloquear a roda, e utilizando um travão de cada vez.

Orientar os manípulos dos travões

Aprende a orientar os manípulos dos travões com ajuda deste vídeo.

ORIENTAR-OS-MANÍPULOS-DOS-TRAVÕES-BTT-ROCKRIDER-ST540

Substituir os pedais

Aprende a substituir os pedais com a ajuda deste vídeo.

SUBSTITUIR-OS-PEDAIS-BTT-ROCKRIDER

Passar para rodas tubeless

Para limitar os riscos de furo ou trilhamento da câmara de ar, podes passar as rodas BTT para TUBELESS.

Para isso, terás de adquirir:

- Um par de pneus específicos TUBELESS:
DECATHLON: PNEU BTT ALL TERRAIN 9 GRIP 27,5X2.10 TUBELESS READY / ETRTO 54-584 (8386245)

- O fundo de jante 21 mm:
ALLTRICKS: FUNDO DE JANTE NOTUBES YELLOW TAPE 21 MM PARA 5 JANTES

- Um par de válvulas TUBELESS Schrader:
ALLTRICKS: NO FLATS JOE'S PAR DE VÁLVULAS TUBELESS SCHRADER 36 MM (AUTO)

- Líquido preventivo (antifuros):
DECATHLON: LÍQUIDO PREVENTIVO PARA MONTAGEM DE PNEUS E JANTES TUBELESS READY (8550735)


AS ETAPAS:
1. Desmontar a roda
2. Retirar o pneu e a câmara de ar original da jante
3. Aplicar o fundo de jante
4. Inserir uma válvula TUBELESS Schrader pelo interior, no orifício da jante
5. Acrescentar líquido preventivo (antifuros)
6. Montar o novo pneu específico TUBELESS
7. Encher bem a roda para encaixar perfeitamente o pneu na jante
Se a operação te parecer demasiado delicada, dirige-te à oficina DECATHLON mais próxima para que o façam por ti.

Cuido da minha btt

Limpar a btt

Para limpar a bicicleta, precisas de um detergente para bicicleta, uma esponja e uma escova.

Passa a bicicleta por água antes de aplicar os detergentes.

Depois, utiliza a esponja e a escova para aplicar os produtos de forma eficiente.

É importante deixar atuar o produto antes de enxaguar a bicicleta.

Essa operação deve ser feita a uma distância razoável para não danificar os elementos mecânicos.

Finalmente, seca a bicicleta com um pano seco, limpo e suave.

LIMPAR A BTT

Limpar e lubrificar a transmissão

Para limpar e lubrificar a transmissão, utiliza um spray desengordurante, uma escova adaptada e um lubrificante.

A primeira etapa consiste em proteger o disco com um pano limpo, de modo a evitar qualquer projeção de gordura sobre o mesmo.

Depois, aplica desengordurante em toda a transmissão, esfrega a cassete, a corrente e as roldanas do desviador com uma escova.

Deixa atuar alguns minutos antes de enxaguar a uma distância moderada.

Aguarda até a transmissão secar, antes de iniciar a fase de lubrificação.

Agita o lubrificante e aplica-o no lado interno da corrente para uma maior eficácia. 

LIMPAR E LUBRIFICAR A TRANSMISSÃO

Substituir o cabo da transmissão

O cabo de transmissão está sujo, enferrujado, danificado ou a passagem das velocidades está difícil, dura ou aleatória? 

Nesse caso, o cabo de transmissão deve ser substituído! Para tal, deves dispôr de um alicate, uma chave de fendas, um alicate corta-cabos, uma chave Allen e um novo conjunto de cabos e bichas de desviador.

Em primeiro lugar, deves remover o cabo da bicha. Começa por retirar a tampa do manípulo e coloca o cursor na última mudança e, em seguida, corta o cabo de modo a retirar a totalidade do cabo e depois da bicha.

De seguida, define o comprimento da bicha em função da BTT, corta-a e coloca as tampas nas extremidades. Podes agora instalar a bicha.

Instala o cabo no manípulo e passa-o pela bicha. Uma vez a operação realizada, volta a colocar a tampa no manípulo e monta o cabo no desviador. Para regular a transmissão, aumenta a tensão do cabo se tiveres problemas a aumentar as velocidades e diminui-a se tiveres dificuldade em reduzi-las.

Uma vez terminado, corta o cabo e monta o terminal na sua extremidade com a ajuda do alicate.

SUBSTITUIR O CABO DA TRANSMISSÃO

Desmontar a roda traseira

Ver este vídeo para aprender a desmontar a roda traseira.

DESMONTAR A RODA TRASEIRA ST 530

Reparar um furo

Para reparar um furo, precisas de: uma bomba, uma bacia com água, um pano e um conjunto de câmara de ar.

Coloca um pouco de pressão na câmara de ar. Para descobrir onde está o furo, passa a câmara de ar pela água.

Após ter localizado o furo, seca a câmara de ar com um pano e passa à fase de raspagem com um papel de vidro fornecido no conjunto.

Este último permite preparar a câmara de ar para a parte de colagem e assim garantir uma aderência máxima da cola.

Coloca a cola generosamente à volta do furo e espera 3 a 5 min.

Por fim, coloca o remendo no furo e pressiona-o alguns minutos.

Já podes recolocar a câmara de ar no pneu! 

REPARAR UM FURO

Substituir a ponteira do desviador

Para realizar esta operação, vais precisar de uma nova ponteira de desviador adequada para a tua bicicleta (consulta a secção "PEÇAS DE SUBSTITUIÇÃO") e uma chave sextavada de 5mm.

Desmonta a roda da bicicleta bem como a ponteira do desviador danificada com as ferramentas adequadas.

Posiciona a nova ponteira no quadro.

Retira a parte da antiga ponteira antes de montar a nova com a chave sextavada de 5 mm.

Basta agora voltar a montar o desviador sobre a nova ponteira e comprovar as velocidades.

SUBSTITUIR A PONTEIRA DO DESVIADOR

Substituir a corrente

Para efetuar esta substituição, precisas de: um descravador de corrente, uma corrente nova e um elo rápido.

Coloca a corrente no último dos carretos e no prato mais pequeno. 

Em primeiro lugar, retira o elo rápido com um alicate e retira a antiga corrente da transmissão.

Posiciona a corrente nova no último pinhão e no prato mais pequeno para definir o comprimento ideal mais facilmente.

A corrente deverá ficar justa, passando perto do rolete superior do rolamento superior do desviador.

Quando o comprimento estiver definido, corta a corrente no comprimento adequado com o descravador de corrente.

Por fim, instala a fixação rápida na corrente e dá uma volta ao pedaleiro, para posicionar a fixação rápida na parte superior da corrente. Assegura-te de que o posicionamento é adequado com a pressão da mão.

SUBSTITUIR A CORRENTE

Substituir as pastilhas dos travões de disco mecânicos

Para efetuar esta substituição, precisas de: pastilhas de travão, chave de fendas plana e uma chave Allen de 3 mm.

Em primeiro lugar, deves retirar a roda. Utiliza depois uma chave de fendas grande, de modo a afastar as pastilhas e voltar a colocar os pistões na sua posição inicial.

Depois, retira a cavilha que mantém as pastilhas e remove-as do seu compartimento. Prepara as novas colocando a mola de retorno entre elas.

Insere as novas pastilhas no estribo de travão e conclui a operação colocando de novo a cavilha.

Podes voltar a montar a roda e efetuar um controlo visual de modo a verificar se as pastilhas estão bem colocadas e se não tocam no disco.

Ajustar a pinça de travão do disco hidráulico

Para esta operação, irás precisar de uma chave Allen de 5 mm.

Desaparafusa o estribo de travão, gira a roda e aciona a alavanca do travão. É importante manter a alavanca de travão acionada antes de voltar a aparafusar o estribo. 

Depois, procede a um controlo visual para verificar se as pastilhas e o disco ainda se tocam. 

equipamento-btt-st520-rockrider

Equipamento necessário para resolver contratempos

Para reparar um furo, uma quebra de corrente ou qualquer outro problema grave, não hesites em equipar-te antes de uma saída em BTT. Eis uma seleção de produtos que poderão ajudar-te numa série de contratempos técnicos. 

Tenho um problema

A minha roda empenou

Durante as primeiras utilizações de uma bicicleta nova, muitos componentes irão naturalmente ceder e acamar.
É o caso dos raios que ouvirás certamente ranger, sendo esse «ranger» resultante da torção residual decorrente da montagem.
A bicicleta está equipada com jantes de parede dupla (no interior das rodas) muito robustas. Assim, as rodas não deverão ficar empenadas.
Se contudo isso acontecer, dirige-te a qualquer oficina das nossas lojas DECATHLON para reajustar gratuitamente esse ligeiro empeno:

1- No âmbito da revisão gratuita oferecida nos primeiros 12 meses após a data de compra da bicicleta

2- Se o tiveres subscrito, no âmbito de um seguro contra danos (válido por 2 anos)

Mensagem para os pais: Alguns movimentos técnicos apreciados pelos mais novos (cavalinho com a roda traseira, derrapagens, saltos de bordas, …), se forem repetidos com muita frequência, podem provocar uma folga no cubo da roda traseira e o empeno das jantes. Se observares uma prática frequente desses movimentos, é importante sensibilizar a criança para esse problema.

cavalinho e empeno das rodas BTT ROCKRIDER ST 100
Tenho um furo

Infelizmente, qualquer pessoa pode ter um furo.

- O terreno (espinhos, silvas, vidro, pregos, etc.)

- ou a utilização da bicicleta (obstáculos salientes: pedras, degraus, bordas, buracos...) estão, na maioria das vezes, na origem de furos por perfuração (pequenos furos) ou furos por trilhamentos (pequenas fissuras juntas), respetivamente. Em contrapartida, se os furos forem frequentes, o motivo poderá dever-se a:

- Uma má montagem da roda nas nossas oficinas, que poderá ter um raio a perfurar a câmara de ar

- Um pneu ou câmara de ar não conforme (poroso)

- Um primeiro furo mal reparado, que deixou um corpo estranho (espinho, vidro, apara metálica) na jante ou no pneu.É portanto importante diagnosticar a origem do furo e retirar qualquer corpo estranho antes de efetuar a reparação.Não sabes como desmontar/voltar a montar um pneu, como reparar ou mudar uma câmara de ar?

1 - O mais fácil é não tocar na roda e enchê-la novamente com uma bomba de reparação antifuro:

Enrosca a ponta do tubo na válvula do pneu furado (válvula direcionada para baixo) e pressiona sem soltar para injetar a espuma. O pneu recupera a forma e a dureza, para que possas continuar a andar, sem qualquer problema

2 - Se tiveres subscrito o seguro contra danos, podes mandar reparar a roda numa das oficinas DECATHLON

3 - Para reparar ou substituir a câmara de ar com toda a autonomia, ver os vídeos explicativos mais abaixo.

Furo BTT ROCKRIDER ST 100
A suspensão está demasiado dura

Ações para «amolecer» a suspensão:

1- Verificar o ajuste da dureza: consultar o capítulo «AJUSTAR A DUREZA DA SUSPENSÃO»

2 - Proceder a uma manutenção básica: a suspensão deve ser lubrificada regularmente com óleo. Para o efeito, aplicar algumas gotas de óleo nas pernas da suspensão e pressionar a mesma para que o óleo penetre nas bainhas.

3- Realizar uma manutenção completa na oficina.

AJUSTAR A DUREZA DA SUSPENSÃO DA BTT ROCKRIDER ST520

As velocidades não mudam corretamente atrás

Vários níveis de ação para recuperar a correta passagem das mudanças atrás:
1/  Verificar os cabos e as bichas:

1a. O mau posicionamento dos terminais das bichas pode interferir na tração do cabo do desviador e impedir a correta passagem das mudanças. Se for o caso, posicionar o terminal de bicha corretamente à mão.

1b. Se o desviador não se mover ao manusear o punho rotativo das velocidades, significa que o cabo e as bichas estarão provavelmente emperrados. Será neste caso necessário substituir o cabo e as bichas.

Podes dirigir-te à oficina de qualquer loja Decathlon ou substituir pessoalmente essas peças com a ajuda deste vídeo.


2/ Verificar se a ponteira de desviador (dropout) não está empenada: Uma ponteira empenada provoca o desalinhamento do desviador, que passa a não desempenhar corretamente a sua função. Coloca-te atrás da bicicleta e observa o alinhamento do desviador.
Se a ponteira estiver empenada ou quebrada, dirige-te a uma oficina DECATHLON para a substituir, ou substitui-a autonomamente com a ajuda deste vídeo "PARTI A PONTEIRA DO DESVIADOR"
NOTA : uma revisão completa e gratuita de todas as afinações da bicicleta é oferecida durante os primeiros 12 meses após a data de compra.

NOTA: Se utilizas regularmente a tua BTT em condições húmidas ou com lama, ou se lavas regularmente a BTT com água abundante, deves substituir as bichas e cabos mais frequentemente. Desaconselha-se vivamente a lavagem da bicicleta a alta pressão, pois empurra a sujidade para o interior das bichas.

MUDAR-CABO-TRANSMISSÃO

Parti a ponteira do desviador

Uma ponteira empenada provoca o desalinhamento do desviador, que passa a não desempenhar corretamente a sua função.

Coloca-te atrás da bicicleta e observa o alinhamento do desviador. Se a ponteira estiver empenada ou quebrada, dirige-te a uma oficina DECATHLON para substituir a ponteira do desviador, ou substitui-a autonomamente com a ajuda deste vídeo.

PONTEIRA-DESVIADOR-BTT-ROCKRIDER

Parti a corrente

Partiste a corrente? Tens duas opções disponíveis:

1 - Efetuar a reparação com a ajuda deste vídeo. Para tal, usa um descravador de corrente e um elo rápido. 

2 - Dirigires-te a uma oficina DECATHLON para que a reparação seja realizada por um dos nossos técnicos.

REPARAR-UMA-CORRENTE

Acessórios compatíveis

ACESSÓRIOS COMPATÍVEIS
Conjunto guarda-lamas btt

Instala o CONJUNTO GUARDA-LAMAS BTT na tua ROCKRIDER ST 530

conjunto guarda-lamas btt
Descanso 500 central

Instala o DESCANSO 500 CENTRAL na tua ROCKRIDER ST 530

BTT ROCKRIDER ST 530 PRETO
Porta-cantil bicicleta 500 preto

Instala o PORTA-CANTIL BICICLETA 500 PRETO na tua ROCKRIDER ST 530

PORTA-CANTIL BICICLETA 500 PRETO
Porta-bagagem 500

Instala o PORTA-BAGAGEM 500 na tua ROCKRIDER ST 530

BTT ROCKRIDER ST 530 PRETO
Cadeira de criança groovy c/ fixação ao quadro

Monta a CADEIRA DE CRIANÇA GROOVY FIXAÇÃO AO QUADRO na tua ROCKRIDER

BTT ROCKRIDER ST 530 PRETO

Peças de substituição

Precisa trocar alguns componentes? Encontre todas as nossas peças de substituição para a ST 530.

Recupera o visual inicial da tua btt!

Os teus autocolantes decorativos estão estragados? Um dos teus componentes foi substituído por uma peça padronizada sem decoração?
Encontra os autocolantes de origem da tua BTT na oficina DECATHLON!

Os nossos técnicos poderão imprimir no local os autocolantes da tua BTT e colá-los diretamente nela.

BTT ROCKRIDER ST 530 PRETO

Precisa de assistência? 

Manual de utilizador

BTT ROCKRIDER ST 530 PRETO
BTT ROCKRIDER ST 530 PRETO

Precisas do manual da BTT ST 530? 

Instruções

Precisas do manual da transmissão?

Instruções

Precisas das instruções do manípulo?

BTT ROCKRIDER ST 530 PRETO

Os nossos compromissos

A ROCKRIDER oferece uma garantia vitalícia à tua BTT para o quadro, o guiador e o avanço (em condições normais de utilização).

Para os outros componentes, a garantia é de 2 anos.

Com as primeiras pedaladas, alguns componentes podem dar ligeiramente de si. É por isso que oferecemos uma revisão gratuita da tua BTT nos 12 meses a seguir à compra da bicicleta.