O equipamento certo em caso de problema
Para poder lidar com furos, uma corrente partida ou qualquer outro problema, vai precisar do kit certo. Aqui está uma seleção de produtos que o podem ajudar a sair de várias situações difíceis.
REF: 8758517, 8758516, 8749979
2022
Esta BTT de 27,5" foi concebida para passeios de BTT durante todo o ano, de 2 a 3 horas.
Acelera e trava facilmente para se adaptar aos perigos do terreno! A corrente única e os travões de disco mecânicos da ST 530 MDB vão mudar os seus passeios de BTT!
Versão pós 2022 com travão de disco mecânico (MDB)
A pressão média recomendada é de 1,8 bar. Se pretender um pouco mais de aderência e de conforto, E/OU se pesar menos de 70 kg, pode reduzir a pressão em 10%, embora isso aumente o risco de furar em piso irregular. Seja como for, nunca desça abaixo de 1,6 bar (a pressão mínima recomendada). Não se esqueça de verificar regularmente a pressão dos pneus.
O guiador vem na posição mais alta (a posição mais vertical e, portanto, mais confortável).
Para uma melhor aerodinâmica e uma pedalada mais eficiente, pode baixar o guiador para alongar a parte superior do corpo (as costas ficam mais inclinadas para uma condução mais desportiva).
Para isso, basta retirar os espaçadores que se encontram por baixo do avanço, como mostra este vídeo.
O quadro da tua bicicleta está equipado com um sistema de libertação rápida.
Coloque-se em pé sobre a bicicleta. Desaperte a braçadeira, puxando a alavanca. Puxe ou empurre o selim até que este fique à altura da anca.
Aperte o grampo, empurrando a alavanca de volta para o lugar.
Para maior precisão, veja o nosso vídeo tutorial.
A forqueta BTWIN U-Fit foi concebida para ser o mais fácil possível de ajustar. Trata-se de uma verdadeira inovação: gire o botão até que o teu peso apareça na parte superior do garfo. Ao rodar o botão, a mola é comprimida ou libertada para se ajustar ao teu peso.
Quando a sua bicicleta sai da loja com discos e pastilhas de travão novos e brilhantes, a potência de travagem é fraca. Uma travagem brusca e contínua (por exemplo, numa descida) pode sobreaquecer os travões e provocar um "envidraçamento", o que pode tornar os seus travões completamente inutilizáveis. Por desaceleração, entendemos passar rapidamente de 25 para 5 km/h, mas sem parar a roda de girar e utilizando apenas um travão de cada vez.
Para reduzir o risco de perfuração ou entalamento da câmara de ar, pode converter as rodas da tua bicicleta de montanha para tubeless.
Para isso, é necessário comprar
- Um par de pneus TUBELESS:
DECATHLON: ALL TERRAIN 9 GRIP 27.5 x 2.10 TUBELESS READY/ETRTO 54-584 (8386245) PNEUS PARA MOUNTAIN BIKE
- fita de aro 21 mm:
ALLTRICKS: NOTUBES FITA AMARELA DE 21 MM PARA 5 AROS
- Um par de válvulas Schrader TUBELESS:
ALLTRICKS: NO FLATS JOE'S PAR DE VÁLVULAS SCHRADER (AUTO) TUBELESS 36 MM
- Líquido anti-furo:
DECATHLON: SELANTE PARA PNEUS E JANTES TUBELESS READY (8550735)
O QUE FAZER:1. Retirar a roda2. Retirar o pneu e a câmara de ar originais da jante3. Aplicar a fita de aro4. Introduzir a válvula Schrader sem câmara de ar no orifício do aro5. Coloque o vedante de pneus (para evitar furos)6. Monte o seu novo pneu TUBELESS7. Se tudo isto parecer um pouco complicado, não hesite em contactar a oficina DECATHLON mais próxima, para que o façam por si.
Para poder lidar com furos, uma corrente partida ou qualquer outro problema, vai precisar do kit certo. Aqui está uma seleção de produtos que o podem ajudar a sair de várias situações difíceis.
Quando começar a utilizar a sua bicicleta nova, muitos dos seus componentes vão-se mexer à medida que se vão instalando, incluindo os raios, que podem parecer estar a estalar devido à torção residual da montagem. Por conseguinte, as suas rodas não devem entortar. Se entortarem, dirija-se a uma das nossas oficinas Decathlon para que sejam ajustadas gratuitamente:1- No âmbito do serviço gratuito que oferecemos 6 meses após a compra da sua bicicleta. 2- Se tiver subscrito o seguro de avaria de 1 euro (válido por 2 anos)Mensagem para os pais:Certos truques de BTT populares entre as crianças (wheelies, skids, bunny hops, etc.) podem provocar folgas no cubo traseiro e entortar as rodas se forem repetidos vezes sem conta. Se os seus filhos fazem estes truques com frequência, é importante alertá-los para este problema.
Infelizmente, qualquer pessoa pode sofrer um furo. - O solo (espinhos, silvas, vidros, pregos, etc.) - e a utilização que faz da bicicleta (enfrentar obstáculos como pedras, degraus, lancis e buracos) são as causas mais frequentes de furos de perfuração (pequenos buracos) e de furos de beliscadura (pequenas fissuras próximas umas das outras), respetivamente. No entanto, se tiver muitos furos, isso pode dever-se a:- Uma montagem incorrecta da roda na nossa fábrica, que fez com que a extremidade de um raio perfurasse a câmara de ar- Um pneu ou uma câmara de ar defeituosos (porosos)- Um furo inicial mal reparado que deixou um corpo estranho (espinho, vidro, lasca de metal, etc.) na jante ou no pneu. É, por isso, importante diagnosticar corretamente o furo e retirar os corpos estranhos antes de proceder à reparação. Não sabe como retirar/colocar um pneu, ou como reparar ou mudar uma câmara de ar? O mais simples é nem sequer tocar na roda. Em vez disso, utilize um spray de reparação de furos para se livrar dos problemas: Enrosque a extremidade da bisnaga na válvula do pneu furado (válvula virada para baixo) e pressione e segure para injetar a espuma. O pneu deve voltar à sua forma inicial e ficar novamente duro, para que possa regressar a casa. 2- Se subscreveu o nosso seguro de avaria de 1 euro, pode então reparar corretamente a sua roda numa das nossas oficinas Decathlon. 3- Para reparar ou mudar a câmara de ar, veja os nossos tutoriais em vídeo abaixo.
Há várias coisas que pode fazer para amaciar a tua forqueta:1- Verificar a regulação da rigidez: ver AJUSTE DA RIGIDEZ DA FORQUILHA2- Fazer uma manutenção básica: a tua forqueta precisa de uma dose regular de óleo. Coloque algumas gotas no tubo da forqueta e movimente-a, para que o óleo penetre nas lâminas. 3- Leve-a à oficina para uma revisão completa.
1- Verifique a posição das tampas das extremidades do cabo. As tampas mal posicionadas podem perturbar a ação de tração do cabo do desviador e fazer com que as mudanças não se efectuem. Se uma das tampas das extremidades do cabo estiver mal posicionada, volte a colocá-la no lugar.2- O cabo e a caixa podem estar encravados. Se não consegue descer até ao ano mais pequeno das suas rodas dentadas e o desviador não muda mesmo quando move a alavanca das mudanças, então o cabo e a caixa devem estar encravados. Neste caso, é necessário substituir o cabo e a caixa. A tua oficina Decathlon local pode ajudar-te neste caso. 3- Leve a sua bicicleta a uma oficina Decathlon para ajustar o desviador 4- Verifique também se o suporte do desviador não está torcido. Se estiver, consulte "PARTIU O CABO DO DESARMADOR". NB: Se andar regularmente com a sua bicicleta de montanha em condições de humidade ou de lama, ou se lavar regularmente a tua bicicleta com muita água, os cabos e a caixa terão de ser substituídos com mais frequência. Aconselhamos vivamente a não lavar a bicicleta com uma máquina de lavar roupa, pois esta pode empurrar a sujidade para o interior da caixa.
Um gancho torto faz com que o desviador esteja desalinhado e, portanto, não possa funcionar corretamente. Se o suspensor estiver torcido ou partido, dirija-se a uma oficina Decathlon para o substituir ou utilize este vídeo para o ajudar a substituí-lo você mesmo.
Partiu a tua corrente? Tem 2 opções: 1- Repará-la você mesmo com a ajuda deste vídeo. Vai precisar de uma ferramenta de corrente e de um elo rápido. 2- Visitar uma das nossas oficinas Decathlon para que os nossos técnicos a reparem.
Para limpar a tua bicicleta, vais precisar de um produto de limpeza para bicicletas, uma esponja e uma escova. Primeiro, lave a bicicleta com a mangueira. De seguida, utilize a esponja e a escova para aplicar os produtos de limpeza. Deixe os produtos de limpeza actuarem e depois enxagúe a bicicleta. Faça-o a uma distância razoável para não danificar os elementos mecânicos. Por fim, seque a bicicleta com um pano macio, limpo e seco.
Para limpar e lubrificar o seu sistema de transmissão, vai precisar de um spray desengordurante, uma escova adequada e um lubrificante. O primeiro passo é proteger o disco com um pano limpo para evitar que a gordura entre nele. De seguida, aplique o desengordurante em toda a transmissão e escove a cassete, a corrente e as rodas do desviador. Deixe atuar durante alguns minutos e depois enxagúe a uma distância moderada. Espere que a transmissão seque antes de passar à fase de lubrificação. Agite o lubrificante e aplique-o na face interna da corrente para facilitar o seu funcionamento.
Seu cabo de engrenagem está sujo, enferrujado ou danificado, ou suas marchas estão difíceis de trocar ou trocando aleatoriamente? Então seu cabo de engrenagem precisa ser trocado! Para fazer isso, você vai precisar de um alicate, uma chave de fenda, um cortador de cabo, uma chave Allen e um novo conjunto de cabos e conduítes. Primeiro, você precisará remover o cabo de seu conduíte. Comece removendo o plugue do câmbio. Mude as marchas completamente para baixo, em seguida, corte o cabo para que você possa puxá-lo completamente para fora do conduíte. Em seguida, segure o conduíte contra sua bicicleta para descobrir o comprimento necessário. Corte-o e coloque as ponteiras. Agora você pode instalar o conduíte. Passe o cabo pelo câmbio e alimente-o através do conduíte. Em seguida, parafuse o plugue de volta e prenda o cabo ao câmbio traseiro. Ajuste a transmissão apertando o cabo se as marchas estiverem com dificuldade para subir e afrouxando-o se estiverem com dificuldade para descer. Quando terminar, corte o cabo e use o alicate para prender a ponteira nele.
Para reparar um furo, você vai precisar de: uma bomba de ar, uma tigela de água, um pano e um kit de reparo de furos. Coloque um pouco de ar no tubo interno com a bomba. Localize o furo submergindo o tubo na água. Assim que encontrar o furo, seque o tubo interno com o pano e use a lixa no kit de reparo para lixar o tubo. Isso permitirá que a cola grude melhor. Aplique a cola generosamente no furo e espere de 3 a 5 minutos. Por fim, coloque o remendo sobre o furo e pressione por alguns minutos. Depois disso, você pode colocar o tubo interno de volta no pneu!
Para fazer isso, você vai precisar de um novo suporte de câmbio compatível com sua bicicleta (por favor, verifique nossas "PEÇAS DE SUBSTITUIÇÃO") e uma chave Allen de 5 mm. Remova a roda e o suporte de câmbio danificado. Posicione o novo suporte no quadro. Remova a peça do suporte antigo do câmbio antes de colocar o novo usando a chave Allen de 5 mm. Tudo o que resta é colocar o câmbio no novo suporte e verificar as marchas.
Para fazer isso, você vai precisar de uma ferramenta de corrente, uma nova corrente e um elo rápido. Posicione a corrente no último pinhão e na menor coroa. Use sua ferramenta de corrente para remover o elo rápido e, em seguida, retire a corrente antiga. Posicione a nova corrente no último pinhão e na menor coroa para determinar o comprimento correto. A corrente deve estar quase roçando a roda dentada superior do câmbio traseiro. Depois de decidir o comprimento correto, corte a corrente usando a ferramenta de corrente. Em seguida, ajuste o elo rápido na corrente e gire os pedais para posicionar o elo rápido no topo da corrente. Dê aos pedais uma batida firme para garantir que a corrente esteja totalmente encaixada.
To do this, you'll need brake pads, a flathead screwdriver, and a 3 mm Allen key. First, remove the wheel. Then, use a large screwdriver to push the pads apart and reset the pistons to their original position. Next, remove the pin that holds the pads in place and take out the old pads. Prepare the new pads by placing the spring between them. Insert the new pads into the caliper and re-insert the pin. Finally, put your wheel back on and perform a quick check to ensure the pads are correctly positioned and aren't rubbing against the disc.
Para fazer isso, você vai precisar de uma chave Allen de 5 mm. Desparafuse o calibre, gire a roda e aperte a alavanca do freio. É importante continuar apertando a alavanca do freio antes de apertar o calibre. Em seguida, verifique se o disco e as pastilhas ainda estão em contato.
Precisa trocar algumas peças? Você encontrará todas as peças de reposição para a tua BTT ST 530 aqui.
A ROCKRIDER garante o quadro, guidão e avanço da sua bicicleta de montanha vitaliciamente (em condições normais de uso).
A garantia para outras peças é de dois anos.
Assim que seu filho começar a usar a bicicleta, algumas peças podem se movimentar levemente. É por isso que oferecemos uma verificação gratuita da sua bicicleta de montanha seis meses após a compra.