BTT ROCKRIDER ST 560

Ref: 8642421

ROCKRIDER EXPL 700

2023

Precisas de assistência na manutenção ou reparação da tua BTT EXPLORE 700? Descobre todos os nossos conselhos de preparação para grandes aventuras de bicicleta. 

Primeira utilização

ENCHER OS PNEUS

A pressão média recomendada é de 1,8 bar.

Se procuras mais conforto e tração, E/OU se pesas menos de 70 Kg, podes reduzir a pressão em 10% sem descer abaixo de 1,6 bar (pressão mínima recomendada), mas isso aumentará o risco de furar nos pisos mais acidentados.

Verifica regularmente a pressão dos pneus.

ENCHER-OS-PNEUS-BTT-ROCKRIDER-ST540

AJUSTAR A ALTURA DO GUIADOR

Por predefinição, o guiador está ajustado o mais alto possível (posição que permite ter as costas mais direitas e, por isso, mais confortável).

Para maior aerodinamismo e eficiência da pedalada, podes baixar o guiador para ficares um pouco mais dobrado (posição com as costas mais inclinadas e mais desportiva).

Para tal, basta deslocares os espaçadores por baixo do avanço da bicicleta, realizando as etapas descritas neste vídeo.

AJUSTAR-ALTURA-GUIADOR-BTT-ROCKRIDER-ST540

ALINHAR A DIREÇÃO

Aprende a alinhar a direção com a ajuda deste vídeo.

ALINHAR-A-DIREÇÃO-BTT-ROCKRIDER-ST540

ORIENTAR OS MANÍPULOS DOS TRAVÕES

Aprende a orientar os manípulos dos travões com a ajuda deste vídeo.

ORIENTAR-OS-MANÍPULOS-DOS-TRAVÕES-BTT-ROCKRIDER-ST540

MONTAR O MEU GPS

Podes montar diretamente o teu GPS ou ciclómetro no avanço da tua BTT.

avanço
AJUSTAR A ALTURA DO SELIM

O quadro da BTT está equipado com um elo rápido.

Coloca-te em pé ao lado do selim. Solta o aperto rápido, abrindo a alavanca. Sobe ou desce o selim para que fique ao nível da bacia.

Prende o aperto rápido, fechando a alavanca.

Para uma maior precisão, consulta o nosso vídeo tutorial.

AJUSTAR-ALTURA-SELIM-BTT-ROCKRIDER-ST540

AJUSTAR O RECUO DO SELIM

Aprende a ajustar o recuo do selim com ajuda deste vídeo.

AJUSTAR-RECUO-SELIM-BTT-ROCKRIDER-ST520

AJUSTAR A DUREZA DA SUSPENSÃO

A suspensão tem dois botões rotativos independentes.O botão rotativo da esquerda permite ajustar a dureza da suspensão, o da direita permite bloqueá-la diretamente.

Gira o botão rotativo da esquerda no sentido horário para aumentar a dureza, e no sentido anti-horário para a diminuir.

Nas zonas mais rápidas, podes decidir bloquear ou não a tua suspensão recorrendo ao botão rotativo da direita.

Substituir os pedais

Aprende a substituir os pedais com a ajuda deste vídeo.

SUBSTITUIR-OS-PEDAIS-BTT-ROCKRIDER

FAZER A RODAGEM AOS TRAVÕES

Quando a tua bicicleta sai da loja, as pastilhas e os discos estão novos e por estrear, não oferecendo ainda uma travagem totalmente eficaz nesta fase. Uma intensa e contínua travagem a frio (por exemplo numa descida) pode levar ao sobreaquecimento e "vidragem" das pastilhas.

Para evitar esse fenómeno (que inutiliza completamente os travões), recomendamos que faças a rodagem aos teus travões. A rodagem será alcançada depois de 10 travagens por cada travão. Em cada uma dessas travagens, deverás passar de 25 a 5km/h, mas sem bloquear a roda, e utilizando um travão de cada vez.

FAZER A RODAGEM AOS TRAVÕES
Passar para rodas tubeless

Para limitar os riscos de furo ou trilhamento da câmara de ar, podes passar as rodas BTT para TUBELESS.

Para isso, terás de adquirir:

- Um par de pneus específicos TUBELESS:
DECATHLON: PNEU BTT ALL TERRAIN 9 GRIP 27,5X2.10 TUBELESS READY / ETRTO 54-584 (8386245)
- O fundo de jante 21 mm:
ALLTRICKS: FUNDO DE JANTE NOTUBES YELLOW TAPE 21 MM PARA 5 JANTES
- Um par de válvulas TUBELESS Schrader:
ALLTRICKS: NO FLATS JOE'S PAR DE VÁLVULAS TUBELESS SCHRADER 36 MM (AUTO)
- Líquido preventivo (antifuros):
DECATHLON: LÍQUIDO PREVENTIVO PARA MONTAGEM DE PNEUS E JANTES TUBELESS READY (8550735)

ETAPAS :
1. Desmontar a roda
2. Retirar o pneu e a câmara de ar da jante
3. Aplicar o fundo de jante
4. Inserir uma válvula TUBELESS Schrader pelo interior, no orifício da jante
5. Acrescentar líquido preventivo (antifuros)
6. Montar o novo pneu específico TUBELESS
7. Encher bem a roda para encaixar perfeitamente o pneu na jante
Se a operação te parecer demasiado delicada, dirige-te à oficina DECATHLON mais próxima para que o façam por ti.

BTT ROCKRIDER ST 560 AZUL

EQUIPAMENTO NECESSÁRIO PARA RESOLVER CONTRATEMPOS

Para reparar um furo, uma quebra de corrente ou qualquer outro problema grave, não hesites em equipar-te adequadamente antes de uma saída em BTT.
Eis uma seleção de produtos que poderão ajudar-te numa série de contratempos técnicos.

TENHO UM PROBLEMA

A MINHA RODA EMPENOU

Durante as primeiras utilizações de uma bicicleta nova, muitos componentes irão naturalmente ceder e acamar.
É o caso dos raios que ouvirás certamente ranger, sendo esse «ranger» resultante da torção residual decorrente da montagem.
A bicicleta está equipada com jantes de parede dupla (no interior das rodas) muito robustas. Assim, as rodas não deverão ficar empenadas.
Se contudo isso acontecer, dirige-te a qualquer oficina das nossas lojas DECATHLON para reajustar gratuitamente esse ligeiro empeno:

1 - No âmbito da revisão gratuita oferecida nos primeiros 12 meses após a data de compra da bicicleta

Mensagem para os pais: Alguns movimentos técnicos apreciados pelos mais novos (cavalinho com a roda traseira, derrapagens, saltos de bordas,…), se forem repetidos com muita frequência, podem também provocar uma folga no cubo da roda traseira e o empeno das jantes. Se observares uma prática frequente desses movimentos, é importante sensibilizar a criança para esse problema.

cavalinho e empeno das rodas BTT ROCKRIDER ST 100
TENHO UM FURO

Infelizmente, qualquer pessoa pode ter um furo.

- O terreno (espinhos, silvas, vidro, pregos, ...)

- Ou a utilização da bicicleta (obstáculos salientes: pedras, degraus, bordas, buracos...) estão, na maioria das vezes, na origem de furos por perfuração (pequenos furos) ou furos por trilhamentos (pequenas fissuras juntas). Em contrapartida, se os furos forem frequentes, o motivo poderá dever-se a:

- Uma montagem deficiente da roda nas nossas fábricas, que poderá ter um raio a perfurar a câmara de ar

- Um pneu ou câmara de ar não conforme (poroso)

- Um primeiro furo mal reparado, que deixou um corpo estranho (espinho, vidro, apara metálica) na jante ou no pneu.

É portanto importante diagnosticar a origem do furo e retirar qualquer corpo estranho antes de efetuar a reparação.

Não sabes como desmontar/voltar a montar um pneu, como reparar ou substituir uma câmara de ar?

1 - O mais fácil é não tocar na roda e enchê-la provisoriamente com uma bomba de reparação antifuro:

Enrosca a ponta do tubo na válvula do pneu furado (válvula direcionada para baixo) e pressiona sem soltar para injetar a espuma. O pneu recupera a forma e a dureza, para que possas continuar a andar, sem qualquer problema

2 - Para reparar ou substituir a câmara de ar com toda a autonomia, vê os vídeos explicativos mais abaixo.

Furo BTT ROCKRIDER ST 100
A SUSPENSÃO ESTÁ DEMASIADO DURA

Ações para «amolecer» a suspensão:

1- Verificar o ajuste da dureza: consultar o capítulo «AJUSTAR A DUREZA DA SUSPENSÃO»

2 - Proceder a uma manutenção básica: a suspensão deve ser lubrificada regularmente com óleo. Para o efeito, aplicar algumas gotas de óleo nas pernas da suspensão e pressionar a mesma para que o óleo penetre nas bainhas.

3- Realizar uma manutenção completa no serviço pós-venda.

AS VELOCIDADES NÃO MUDAM CORRETAMENTE ATRÁS

Ações para recuperar a correta passagem das mudanças:

1/ Verifica os cabos e as bichas:
1a. O mau posicionamento dos terminais das bichas pode interferir na tração do cabo do desviador e impedir a correta passagem das mudanças. Se for o caso, posiciona o terminal de bicha corretamente à mão.

1b. Se o desviador não se mover ao manusear o punho rotativo das velocidades, significa que o cabo e as bichas estarão provavelmente emperrados. Será, neste caso, necessário substituir o cabo e as bichas.

Poderás dirigir-te à oficina de qualquer loja Decathlon ou substituir pessoalmente essas peças com a ajuda deste vídeo.


2/ Verifica se a ponteira de desviador (dropout) não está empenada:
Uma ponteira empenada provoca o desalinhamento do desviador, que passa a não desempenhar corretamente a sua função. Coloca-te atrás da bicicleta e observa o alinhamento do desviador.
Se a ponteira estiver empenada ou quebrada, dirige-te a uma oficina DECATHLON para a substituir, ou substitui-a autonomamente com a ajuda deste vídeo"PARTI A PONTEIRA DO DESVIADOR"

NOTA : uma revisão completa e gratuita de todas as afinações da bicicleta é oferecida durante os primeiros 12 meses após a data de compra.

NB: Se utilizas regularmente a tua BTT em condições húmidas ou com lama, ou se lavas regularmente a tua bicicleta com água abundante, deverás substituir as bichas e cabos mais frequentemente. Desaconselha-se vivamente a lavagem da bicicleta a alta pressão, pois empurra a sujidade para o interior das bichas.

MUDAR-CABO-TRANSMISSÃO

A MANETE DE TRAVÃO ENCOSTA DEMASIADO AO GUIADOR ANTES DE TRAVAR

A manete está solta e/ou toca no guiador antes de travar: Procede a uma purga do sistema de travagem.

Dirige-te a uma das oficinas DECATHLON para que a purga seja realizada por um dos nossos técnicos.

Parti a ponteira do desviador

Uma ponteira empenada provoca o desalinhamento do desviador, que passa a não desempenhar corretamente a sua função.

Coloca-te atrás da bicicleta e observa o alinhamento do desviador. Se a ponteira estiver empenada ou quebrada, dirige-te a um serviço pós-venda DECATHLON para substituir a ponteira do desviador, ou substitui-a autonomamente com a ajuda deste vídeo.

PONTEIRA-DESVIADOR-BTT-ROCKRIDER

PARTI A CORRENTE

Partiste a corrente? Tens duas opções disponíveis:

1- Efetua a reparação com a ajuda deste vídeo. Para tal, usa um descravador de corrente e um elo rápido. 

2- Dirige-te a um serviço pós-venda DECATHLON para que a reparação seja realizada por um dos nossos técnicos.

REPARAR-UMA-CORRENTE

Manutenção da EXPL 700

LIMPAR A BTT

Para limpares a bicicleta, precisas de um detergente para bicicleta, uma esponja e uma escova.

- Passa a bicicleta por água antes de aplicares os detergentes.

- Depois, utiliza a esponja e a escova para aplicares os produtos de forma eficiente.

É importante deixar atuar o produto antes de enxaguar a bicicleta.
Essa operação deve ser feita a uma distância razoável para não danificar os elementos mecânicos.

Finalmente, seca a bicicleta com um pano seco, limpo e suave.

LIMPAR A BTT
LIMPAR E LUBRIFICAR A TRANSMISSÃO

Para limpar e lubrificar a transmissão, utiliza um spray desengordurante, uma escova adaptada e um lubrificante.

A primeira etapa consiste em protegeres o teu disco com um pano limpo, de modo a evitar qualquer projeção de gordura sobre o mesmo.

Depois aplica desengordurante em toda a transmissão e esfrega a cassete, a corrente e as roldanas do desviador com uma escova.

Deixa atuar durante alguns minutos antes de enxaguares a uma distância razoável.

Aguarda até a transmissão secar antes de iniciares a fase de lubrificação.

Agita o lubrificante e aplica-o no lado interno da corrente para uma maior eficácia.

LIMPAR E LUBRIFICAR A TRANSMISSÃO
SUBSTITUIR O CABO DA TRANSMISSÃO

O cabo de transmissão está sujo, enferrujado, danificado ou a passagem das velocidades está difícil, dura ou aleatória? 

Nesse caso, o cabo de transmissão deve ser substituído! Para tal, equipa-te com um alicate, uma chave de fendas, um alicate corta-cabos, uma chave Allen e um novo conjunto de cabos e bichas de desviador.

Em primeiro lugar, deves remover o cabo da bicha. Começa por remover a tampa do manípulo e coloca o cursor na última velocidade. Depois corta o cabo, de forma a remover a totalidade do cabo e da bicha.

De seguida, define o comprimento da bicha em função da BTT, corta-a e coloca as tampas nas extremidades. Podes agora instalar a bicha.

Instala o cabo no manípulo e passa-o pela bicha. Uma vez a operação realizada, volta a colocar a tampa no manípulo e monta o cabo no desviador. Para regulares a transmissão, aumenta a tensão do cabo se tiveres problemas em aumentar as velocidades e diminui-a se tiveres dificuldade em reduzi-las.

Uma vez terminado, corta o cabo e monta o terminal na sua extremidade com a ajuda do alicate.

SUBSTITUIR O CABO DA TRANSMISSÃO

DESMONTAR A RODA TRASEIRA

Vê este vídeo para aprenderes a desmontar a roda traseira.

DESMONTAR A RODA TRASEIRA ST 900

REPARAR UM FURO

Para reparares um furo, precisas de: uma bomba, uma bacia com água, um pano e um conjunto de câmara de ar.

Coloca um pouco de pressão na câmara de ar. Para descobrires onde está o furo, passa a câmara de ar por água.

Após teres localizado o furo, seca a câmara de ar com um pano e passa à fase de raspagem com um papel de vidro fornecido no conjunto.

Este último permite preparar a câmara de ar para a parte de colagem e assim garantir uma aderência máxima da cola.

Aplica a cola generosamente à volta do furo e espera 3 a 5 min.

Por fim, coloca o remendo no furo e pressiona-o alguns minutos.

Já podes recolocar a câmara de ar no pneu!

REPARAR UM FURO

Substituir as pastilhas dos travões de disco hidráulicos

Para efetuar esta substituição, precisas de: pastilhas de travão, chave de fendas plana e uma chave Allen de 3 mm.

Em primeiro lugar, deves retirar a roda. Utiliza depois uma chave de fendas grande de modo a afastar as pastilhas e voltar a colocar os pistões na sua posição inicial.

Depois, retira a cavilha que mantém as pastilhas e remove-as do seu compartimento. Prepara as novas colocando a mola de retorno entre elas.

Insere as novas pastilhas no estribo de travão e conclui a operação colocando de novo a cavilha.

Podes voltar a montar a roda e efetuar um controlo visual de modo a verificar se as pastilhas estão bem colocadas e se não tocam no disco.

SUBSTITUIR-AS-PASTILHAS-DOS-TRAVÕES-DE-DISCO-HIDRÁULICOS

Ajustar a pinça do disco hidráulico

Para isso, vais precisar de uma chave Allen de 5 mm.

Desaparafusa a pinça de travão, gira a roda e aciona a manete do travão. É importante manter a alavanca de travão acionada antes de voltar a aparafusar o estribo. 

Depois, procede a um controlo visual para verificar se as pastilhas e o disco ainda se tocam. 

Ajustar a pinça do disco hidráulico

Substituir a ponteira do desviador

Para realizares esta operação, vais precisar de uma nova ponteira de desviador adequada para a tua bicicleta (consulta a secção "PEÇAS DE SUBSTITUIÇÃO") e uma chave sextavada de 5mm.

Desmonta a roda da bicicleta bem como a ponteira do desviador danificada com as ferramentas adequadas.

Apresenta a nova ponteira no quadro.

Retira a parte da antiga ponteira antes de montares a nova com a chave sextavada de 5 mm.

Basta agora voltar a montar o desviador sobre a nova ponteira e comprovar as velocidades.

SUBSTITUIR A PONTEIRA DO DESVIADOR

SUBSTITUIR A CORRENTE

Para efetuares esta substituição, precisas de: um descravador de corrente, uma corrente nova e um elo rápido.

Coloca a corrente no último dos carretos e no prato mais pequeno. 

Em primeiro lugar, retira o elo rápido com um alicate e retira a antiga corrente da transmissão.

Posiciona a corrente nova no último carreto e no prato mais pequeno para definir o comprimento ideal mais facilmente.

A corrente deverá ficar justa, passando perto do rolete superior do rolamento superior do desviador.

Quando o comprimento estiver definido, corta a corrente no comprimento adequado com o descravador de corrente.

Por fim, instala a fixação rápida na corrente e dá uma volta ao pedaleiro, para posicionares a fixação rápida na parte superior da corrente. Assegura-te de que o posicionamento é adequado com a pressão da mão.

SUBSTITUIR A CORRENTE

Acessórios compatíveis

Acessórios compatíveis
Bagagem

A tua BTT EXPL 700 foi concebida com um verdadeiro SUV, feita para percorrer longas distâncias com todo o conforto e, por isso, poderás equipá-la com bagagem específica para bicicletas. 

ROCKRIDER EXPL 700: instruções, reparação: instruções, reparação
Conjunto guarda-lamas btt

Instala o CONJUNTO GUARDA-LAMAS BTT na tua BTT EXPL 540.

conjunto guarda-lamas btt
DESCANSO 500 BASE

Instala o DESCANSO 500 BASE na tua BTT EXPL 540.

DESCANSO 500 BASE
PORTA-BIDON PARA BICICLETA COM ENTRADA LATERAL

Monta o PORTA-GARRAFA PARA BICICLETA COM ENTRADA LATERAL na tua BTT EXPL 540.

Se desejas colocar apenas um porta-garrafa no quadro da bicicleta, podes escolher um porta-garrafa com uma entrada por baixo do porta-garrafas. 

PORTA-CANTIL BICICLETA 500 PRETO
ROCKRIDER EXPL 700: instruções, reparação: instruções, reparação

Peças de substituição

Precisas de substituir alguns componentes? Encontra todas as peças para a BTT EXPL 700.

BTT ROCKRIDER ST 900 CINZA/LARANJA

Precisas de assistência?

Entra em contacto com os nossos técnicos para te ajudarem com o problema.

Manual de utilizador

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Manual de garantia

Precisas do manual?

Manual de instruções

Precisas do manual da transmissão?

BTT ROCKRIDER ST 900 CINZA/LARANJA

Os nossos compromissos

A ROCKRIDER oferece uma garantia vitalícia à tua BTT para o quadro, o guiador e o avanço (em condições normais de utilização).

Para os outros componentes, a garantia é de 2 anos.

Com as primeiras pedaladas, alguns componentes podem dar ligeiramente de si. É por isso que oferecemos uma revisão gratuita da tua BTT nos 12 meses a seguir à compra da bicicleta.