Usar o meu ecrã
Em 2021, optámos por substituir o ecrã de controlo da BTT E-ST 900. O modelo continua a vir do nosso parceiro BROSE, mas o seu design e a sua utilização foram alterados.
REF: 8545546, 8487240
2019
Esta Bicicleta elétrica foi projetada para TODOS os caminhos.
Com esta bicicleta de BTT elétrica E-ST 900 (BTTAE), não defina limites. Supere todos os obstáculos com o seu motor central binário (70 Nm) e prolongue as suas voltas graças à sua bateria de 500Wh.
A pressão dos pneus deve merecer uma atenção particular numa bicicleta elétrica.
As rodas são fortemente solicitadas pelo motor e pelo peso da bicicleta.
Na montagem de origem com câmara de ar (Tubetype):
Para minimizar os riscos de furo e aumentar a autonomia da bicicleta, deverá encher os pneus com uma pressão de 1,0 a 1,8 bar.
Se procura maior aderência e conforto, pode reduzir a pressão. Se procura maior autonomia e rendimento na pedalagem, pode encher um pouco mais o pneu.
Tenha o cuidado de não superar as pressões máxima E mínima indicadas no flanco do pneu.
Uma pressão demasiado reduzida pode levar a que a câmara de ar seja trilhada e pode danificar a jante durante a transposição de um obstáculo; já uma pressão demasiado elevada pode fazer com que a câmara de ar ou o pneu rebentem ou danificar a jante de forma permanente.
Um pneu bem insuflado é um elemento essencial na prática do seu desporto. Lembre-se assim de controlar regularmente a pressão dos seus pneus.
O TUBELESS é uma boa forma de beneficiar completamente do trabalho do pneu. A pressão é mais baixa (em cerca de meio bar) que num pneu Tubetype. Menos cheia, a "carcaça" do pneu pode entrar em contacto com o chão. Tudo sem ser entravado pela câmara de ar.
Numa montagem Tubeless, o objetivo é o de reduzir a pressão para beneficiar de todo o trabalho do pneu, sem que no entanto a jante toque no chão durante a transposição de um obstáculo.
Tenha o cuidado de não superar os 3 bar de pressão numa montagem TUBELESS, as suas jantes de alumínio poderiam deformar-se.
Um pneu bem insuflado é um elemento essencial na prática do seu desporto. Lembre-se assim de controlar regularmente a pressão dos seus pneus.
ATENÇÃO: Ao contrário das jantes, os seus pneus HUTCHINSON Taipan Koloss não são Tubeless Ready.
A regulação da sua suspensão ROCKSHOX JUDY deve ser personalizada em função do seu estilo de condução, do terreno e do seu gosto pessoal, mas também, e sobretudo, em função do seu peso.
Para saber a pressão e a descompressão recomendadas para a sua suspensão, clique na hiperligação seguinte. Ser-lhe-á pedido que indique o seu peso totalmente equipado (capacete, calçado e mochila de hidratação) e o modelo da sua bicicleta: uma E-MTB.
Desta forma, a aplicação calculará a pressão recomendada (em psi) e a descompressão em número de cliques, partindo da posição totalmente apertada no sentido dos ponteiros do relógio (posição lenta).
A pressão permite definir a dureza da suspensão. Quanto mais pressão houver na suspensão, mais dura será. Para a regular, irá precisar de uma bomba de alta pressão para suspensão ou amortecedor. Para ter acesso à válvula e insuflar a câmara da sua suspensão, desaparafuse a tampa no T da suspensão (do lado direito). A roda dentada no lado esquerdo serve para bloquear a suspensão. Bloquear a suspensão pode ser útil para impulsionar a BTT em secções mais instáveis.
A descompressão (ou o ressalto) determina a velocidade à qual a suspensão regressa à posição inicial depois de amortecer um choque. O botão de regulação encontra-se sob a perna direita da sua suspensão.
Exemplo: Se pesar 75 kg totalmente equipado, a ferramenta recomenda-me que insufle a suspensão a 99 psi e que solte a mola de ressalto em 3 cliques. Estes valores são regulações recomendadas, claro que pode regular a sua suspensão de acordo com a sua vontade.
Quando a sua bicicleta sai da loja, as pastilhas e os discos estão novos e por estrear, não oferecendo ainda uma travagem totalmente eficaz nesta fase. Uma intensa e contínua travagem a frio (por exemplo numa descida) pode levar ao sobreaquecimento e ás patilhas ficarem vidradas.
Para evitar esse fenómeno (que inutiliza completamente os travões), recomendamos que faça a rodagem aos seus travões. A rodagem será alcançada depois de uma dezena de travagens por cada travão. Em cada uma dessas travagens, deverá passar de 25 para 5 km/h, mas sem bloquear a roda, utilizando um travão de cada vez.
Se vir uma fina camada nas pastilhas com aspeto liso e brilhante, é porque elas vidraram. Para remediar a situação e evitar ter de as descartar, pode desvidrá-las lixando-as ligeiramente com uma lixa relativamente fina (p120).
Lembre-se de usar luvas e uma máscara quando lixar as suas pastilhas. Por fim, volte a montar as pastilhas e faça uma nova rodagem.
Por predefinição, o guiador está ajustado o mais alto possível (posição que permite ter as costas mais direitas e, por isso, mais confortável).
Para maior aerodinamismo e eficiência da pedalada, pode baixar o guiador para ficar um pouco mais dobrado (posição com as costas mais inclinadas e mais desportiva).
Para tal, basta deslocar os espaçadores através da forca da bicicleta, realizando as etapas descritas neste vídeo.
Um bom alinhamento do guiador permite evitar as dores nos braços e nos ombros, bem como melhorar a sua experiência em BTT. Consulte este vídeo para aprender a alinhar o guiador.
Uma boa orientação dos manípulos dos travões é necessária para uma boa segurança e um conforto aumentado em bicicleta. Consulte este vídeo para aprender a orientar os manípulos dos travões.
A sua BTT é compatível com o suporte de ciclómetro no avanço (ou Computer Stem). Pode montar diretamente o seu ciclómetro/GPS GARMIN ou SIGMA.
NB : Se utilizar separadores por cima do avanço, o suporte não terá um posicionamento correto e deve "cortar" ligeiramente o separador com um x-ato. Se os separadores estiverem por baixo do avanço, o computer stem encaixa-se perfeitamente.
Uma boa altura de selim permite melhorar o seu conforto e rendimento na bicicleta.
Coloque-se de pé ao lado do selim.
Solte o aperto rápido, abrindo a sua alavanca.
Suba ou desça o selim para que fique ao nível da bacia.
Prenda o aperto rápido, fechando a sua alavanca.
Para uma maior precisão, consulte o nosso vídeo tutorial.
Ajustar o recuo do selim permite-lhe melhorar o seu conforto e rendimento na bicicleta.
Consulte este vídeo para aprender a ajustar o recuo do selim.
Consulte este vídeo para aprender a substituir os pedais.
Se optar por pedais de encaixe, treine como encaixar e desencaixar o calçado, para se precaver de eventuais quedas durante as suas saídas.
Para limitar os riscos de furo ou trilhamento da câmara de ar, melhorar o grip e o conforto, pode passar as rodas da sua BTT para TUBELESS.
As rodas são Tubeless Ready, o que significa que já têm o fundo de jante estanque. Apenas precisa de um par de pneus Tubeless Ready, de válvulas Tubeless (PRESTA) e líquido preventivo (antifuros). Lembre-se de usar luvas e óculos de proteção no eventual caso que rebente.
Siga estas etapas para passar as suas rodas a Tubeless:
1. Desmontar a roda
2. Retirar o pneu e a câmara de ar original da jante
3. Confirmar que o fundo da jante está bem colado e que não apresenta nem bolhas nem cortes
4. Inserir uma válvula TUBELESS pelo interior, no orifício da jante
5. Adicionar entre 60 ml e 90 ml (de acordo com a largura do pneu) de líquido preventivo antifuros
6. Montar o novo pneu específico TUBELESS READY
7. Encher bem a roda para que o pneu fique bem encaixado na jante.
Atenção, nunca supere os 3 bar de pressão, caso contrário corre o risco de rebentar o pneu ou de danificar as jantes.
Se a operação lhe parecer demasiado delicada, dirija-se à oficina DECATHLON mais próxima para efetuá-la.
Em 2021, optámos por substituir o ecrã de controlo da BTT E-ST 900. O modelo continua a vir do nosso parceiro BROSE, mas o seu design e a sua utilização foram alterados.
Brose comfort
O ecrã BROSE Comfort possui vários botões, entre os quais um joystick central.
O Botão Ligar/Desligar permite-lhe ligar e desligar o ecrã. Utilize a seta para cima e a seta para baixo para navegar entre os diferentes modos de assistência:
Modo 0 - Desativado
Modo 1 - Económico +40%
Modo 2 - Económico + +80%
Modo 3 - Standard +160%
Modo 4 - Boost +320%
Em cada um destes modos de assistência, fora o Modo 0, uma pressão longa na seta de cima permite-lhe iniciar o Modo de Peão, uma função que facilita o empurrar a bicicleta quando anda a pé.
A sua BTT não possui iluminação, pelo que o botão associado não é utilizado. Saiba no entanto que se ativar a iluminação com este botão, uma pressão prolongada permite desativá-la.
Por fim, o Joystick de Navegação permite-lhe percorrer as diferentes informações da bicicleta. Serve também de botão para validar uma escolha (nos parâmetros ou fazer reset dos dados).
Brose allround
O ecrã BROSE Allround possui vários botões nas extremidades do ecrã.
O Botão Ligar/Desligar, localizado na parte superior do ecrã, permite-lhe ligar e desligar o ecrã. O botão + e o botão - permitem navegar entre os diferentes modos de assistência:
OFF (cinzento) - Sem assistência
ECO (verde) - Assistência de +40%
TOUR (azul) - Assistência de +80%
SPORT (amarelo) - Assistência de +160%
BOOST (vermelho) - Assistência de +320%
Em cada um dos modos de assistência, fora o Modo Off, prima o botão oposto ao ecrã (o que tem duas setas) para iniciar a função WALK Assist, que facilita o empurrar a bicicleta quando anda a pé. Deve manter o botão - premido para avançar.
A sua BTT não possui iluminação, pelo que o botão associado não é utilizado. Saiba no entanto que se ativar a iluminação com este botão, uma pressão prolongada permite desativá-la.
Para aceder ao Menu, pode premir o botão por cima do ecrã, à esquerda, e direcionar-se com os botões + e -.
A bicicleta desliga sozinha ao fim de alguns minutos parada.
Quando precisa de empurrar a sua bicicleta numa subida, este modo irá ajudar a fazer esquecer o peso da bicicleta! Cuidado com este modo que não deve ser usado enquanto se encontra sobre a bicicleta. Ativa-se e mantém-se ativado quando o botão "SETA PARA CIMA" está premido. O modo é interrompido quando se solta o botão. Não utilize o modo pedonal enquanto estiver em cima da bicicleta. Poderá provocar danos no motor.
MODO 0 = sem ajuda elétrica MODO 1 = o sistema elétrico contribui com +40% da sua força de pedalada. MODO 2 = o sistema elétrico contribui com +80% da sua força de pedalada MODO 3 = o sistema elétrico contribui com +160% da sua força de pedalada MODO 4 = o sistema elétrico contribui com +320% da sua força de pedalada
A bateria precisa de 3-6h para realizar uma carga completa (de 0 % a 100 %).
Trata-se de uma bicicleta com assistência elétrica. É perfeitamente possível pedalar sem esta assistência. Nestas condições, o peso adicional relacionado com o sistema de assistência poderá fazer-se sentir.
Sim, o carregador e a bateria podem estar ligados 24h. Quando a bateria está totalmente carregada, o carregador desliga-se. Pode identificar isto graças ao LED indicador do carregador que se desliga.
Não, as baterias com células de iões de lítio não têm efeito de memória, podendo ser carregadas a qualquer momento. É aconselhável carregar a bateria regularmente para preservar o seu bom desempenho.
Não, não existe efeito de «dínamo». Alguns sistemas permitem carregar a bateria em andamento ou nas travagens, mas oferecem um fraco desempenho a esse nível.
Quando a sua bateria atingir o seu fim de vida útil, poderá entregá-la na sua loja DECATHLON para que ela seja reciclada por um organismo especializado para tal.
A sua bateria tem garantia de 2 anos ou 500 ciclos (1 ciclo = 1 carga a 100% + 1 descarga a 100% ou 2 cargas a 50% + 2 descargas a 50%).
É obrigatório guardar e carregar a sua bateria num local fresco (entre +10 °C e +25 °C), seco e abrigado do sol. Não guardar a bateria descarregada (com menos de 10 % de carga) para evitar uma descarga total, uma vez que isto pode provocar um mau funcionamento. E lembre-se de recarregar a bateria (mesmo que não usada) pelo menos de 6 em 6 meses para evitar uma descarga total e uma alteração das capacidades da bateria.
Pode comprar uma nova bateria na sua loja DECATHLON. Contacte a loja mais próxima de si para saber a disponibilidade e o prazo de entrega deste componente.
A bateria pode ser armazenada até 6 meses sem recarga, com toda a segurança e sem alterar as suas capacidades. Deverá contudo ser totalmente recarregada antes de um tal período de armazenamento prolongado.
A autonomia da bicicleta elétrica depende de diversos fatores:
> DA CARGA TRANSPORTADA: a autonomia diminui se a bicicleta for sobrecarregada;
> DO TIPO DE PERCURSO: a autonomia diminui nas subidas;
> DA PRÁTICA: a autonomia será maior ou menor em função do esforço humano transmitido durante a pedalada;
> DA PRESSÃO DOS PNEUS: a autonomia será maior com pneus com pressão entre 2.0 e 3.0 bar;
> DA TEMPERATURA EXTERIOR: a autonomia diminui com tempo frio;
> DO MODO DE ASSISTÊNCIA UTILIZADO: recomenda-se que reduza o modo de assistência quando o nível da bateria estiver em baixo;
> DO RESPEITO PELAS CONDIÇÕES DE CARREGAMENTO E ARMAZENAMENTO DA BATERIA.
Iluminações compatíveis com o motor brose rockrider e-st900
A sua BTT E-ST 900 não possui luzes. Pode no entanto associar-lhe uma luz de 6 V desde que tenha a indicação "Compatível com Motor BROSE T Alumínio" ou com uma potência de 6 W à frente e de 0,6 W atrás.
Os nossos engenheiros recomendam a marca Lezyne, que apresenta produtos com uma excelente relação qualidade/preço.
Disponível aqui (verifique a compatibilidade!):
https://www.alltricks.fr/C-136727-lezyne/N-802816-type~eclairage-arriere-vae/N-802816-type~eclairage-avant-vae
Atenção: Na maioria dos casos, os fabricantes de luzes entregam a sua iluminação/cabos sem conectores de montagem. É assim frequentemente necessário cortar os cabos ao comprimento certo, depois desnudá-los, soldá-los ou montá-los com bornes e proteger em seguida com fita isoladora ou com uma manga termorretrátil.
A manipulação representa um risco. Se não estiver à vontade com os componentes elétricos, opte por se dirigir a uma oficina DECATHLON.
A pressão dos pneus deve merecer uma atenção particular numa bicicleta elétrica. As rodas são fortemente solicitadas pelo motor e pelo peso da bicicleta.
Para minimizar os riscos de furo e aumentar a autonomia da bicicleta, deverá encher os pneus com uma pressão de 1.0 bar a 1.8 bar.
Para que os seus travões tenham o máximo desempenho, é necessário proceder previamente à sua rodagem. Quando a sua bicicleta sai da loja, as pastilhas e os discos estão novos e por estrear, não oferecendo ainda uma travagem totalmente eficaz nesta fase.
A rodagem ficará feita após cerca de 10 travagens com cada travão. Em cada uma dessas travagens, deverá passar de 25 para 5 km/h, mas sem bloquear a roda e utilizando um travão de cada vez.
Durante as primeiras utilizações de uma bicicleta nova, muitos componentes irão naturalmente ceder e acamar.
É o caso dos raios que ouvirá certamente ranger, sendo esse "ranger" resultante da torção residual decorrente da montagem. Isto não significa que a roda está empenada. S
e, no entanto, estiver empenada, aproveite a revisão gratuita oferecida nos primeiros 12 meses e dirija-se à oficina de uma das nossas lojas DECATHLON para reajustar esse ligeiro empeno.
Poderá mandar fazer uma nova chave num serralheiro normal. Se perder as duas chaves, dirija-se a uma loja DECATHLON para mandar trocar o canhão. Ser-lhe-á fornecido então um par de chaves do novo canhão.
1. VERIFIQUE A LIGAÇÃO ENTRE BATERIA > CARREGADOR > TOMADA ELÉTRICA
Verifique se o carregador utilizado é o carregador de origem fornecido pela DECATHLON.
Ligue o carregador à bateria e a uma tomada de corrente elétrica.
LED carregador Vermelho fixo = a bateria está a carregar.
LED carregador Verde fixo = a bateria terminou o carregamento.
LED carregador com luz intermitente = a bateria ou o carregador tem um problema.
O tempo de carga de uma bateria totalmente descarregada é de 3-6 horas.
2. CERTIFIQUE-SE DE QUE NENHUM RESÍDUO ESTÁ A CRIAR OBSTÁCULOS À CARGA
Os conetores do carregador e da bateria devem estar limpos. Nenhum resíduo deve obstacular o contacto entre o carregador e a bateria.
3. É POSSÍVEL QUE APENAS OS LED INDICADORES SOBRE A BATERIA ESTEJAM COM DEFEITO
Dirija-se a uma das nossas lojas DECATHLON para reparação.
O ÚLTIMO LED ESTÁ A PISCAR (o mais afastado do botão da bateria).
A bateria está quase descarregada e deve ser recarregada. Ligue a bateria ao carregador.
O 4.º LED ESTÁ A PISCAR
A bateria está sob tensão e já não é carregada há algum tempo. Ligue-a o mais depressa possível ao carregador e a uma tomada elétrica, para evitar uma descarga profunda que poderá comprometer o funcionamento da mesma.
OUTRO LED ESTÁ A PISCAR
A bateria deparou-se com uma anomalia que está a causar um mau funcionamento. A anomalia pode ser provisória ou permanente. Dirija-se a uma loja Decathlon para realizar o diagnóstico da bateria e da bicicleta.
ERRO 10 / 12 = BATERIA SOB TENSÃO
Carregue a bateria.
Se a mensagem de erro não desaparecer, dirija-se a uma oficina Decathlon.
ERRO 11 = BATERIA EM SOBRETENSÃO
Desligue e volte a ligar a bicicleta.
Se a mensagem de erro não desaparecer, dirija-se a uma oficina Decathlon.
ERRO 20 = ERRO MEDIDA DE CORRENTE
Desligue e volte a ligar a bicicleta
.Se a mensagem de erro não desaparecer, dirija-se a uma oficina Decathlon.
ERRO 21/23 = ERRO SENSOR DE TEMPERATURA
Desligue e volte a ligar a bicicleta.
Se a mensagem de erro não desaparecer, dirija-se a uma oficina Decathlon.
ERRO 24/25 = CORRENTE OU TENSÃO ANORMAL
Carregue a bateria e volte a ligar a bicicleta.
Se a mensagem de erro não desaparecer, dirija-se a uma oficina Decathlon.
ERRO 26 = ERRO SENSOR DE TEMPERATURA
Carregue a bateria e ligue a biciclet.
,Se a mensagem de erro não desaparecer, dirija-se a uma oficina Decathlon.
ERRO 30 = ERRO MODO PEÃO
Deixe descansar a bicicleta, carregue a bateria e ligue a bicicleta.
Se a mensagem de erro não desaparecer, dirija-se a uma oficina Decathlon.
ERRO 40/41 = MOTOR EM SOBRETENSÃO
Deixe descansar o motor, pedalando com menos intensidade ou diminuindo o modo de assistência.
Se a mensagem de erro não desaparecer, dirija-se a uma oficina Decathlon.
ERRO 42/43 = ERRO OU CURTO-CIRCUITO DO MOTOR
Desligue e volte a ligar a bicicleta
.Se a mensagem de erro não desaparecer, dirija-se a uma oficina Decathlon.
ERRO 44 = SOBREAQUECIMENTO DO MOTOR
Deixe descansar o motor, pedalando com menos intensidade ou diminuindo o modo de assistência.
Se a mensagem de erro não desaparecer, dirija-se a uma oficina Decathlon.
ERRO 45 = ERRO CORRIGIDO DURANTE A UTILIZAÇÃO
Desligue e volte a ligar a bicicleta.
Se a mensagem de erro não desaparecer, dirija-se a uma oficina Decathlon.
ERRO 46 = MOTOR NÃO FUNCIONA
Certifique-se de que o motor está bem conectado e volte a ligar a bicicleta.
Se a mensagem de erro não desaparecer, dirija-se a uma oficina Decathlon.
ERRO 60 = ERRO DE COMUNICAÇÃO CONTROLADOR / ECRÃ
Certifique-se de que o ecrã está bem conectado.
Certifique-se de que a bateria esta bem conectada e suficientemente próxima do conector da unidade motorizada.
ERRO 70/71/72/73 = ERRO SENSOR DE BINÁRIO
Desligue e volte a ligar a bicicleta.
Se a mensagem de erro não desaparecer, dirija-se a uma oficina Decathlon.
ERRO 80/82/83/84 = ERRO NO PROGRAMA DE MOTOR
Desligue e volte a ligar a bicicleta.
Se a mensagem de erro não desaparecer, dirija-se a uma oficina Decathlon.
ERRO 81 = INFORMAÇÃO DE VELOCIDADE NÃO RECONHECIDA
Verifique se a roda traseira tem o íman fixado num dos raios e se o mesmo está bem posicionado em relação ao sensor de velocidade.
1. Assegure-se de que recorre às boas práticas de utilização e de armazenamento.
A autonomia da bicicleta elétrica depende de diversos fatores:
> DA CARGA TRANSPORTADA: a autonomia diminui se a bicicleta for sobrecarregada;
> DO TIPO DE PERCURSO: a autonomia diminui nas subidas;
> DA PRESSÃO DOS PNEUS: a autonomia melhora com pneus enchidos com 1,0 a 1,8 bar.
> DA TEMPERATURA EXTERIOR: a autonomia diminui com tempo frio (até - 50%);
> DO MODO DE ASSISTÊNCIA UTILIZADO: recomenda-se que reduza o modo de assistência quando o nível da bateria estiver em baixo;
> DO RESPEITO PELAS CONDIÇÕES DE CARREGAMENTO E ARMAZENAMENTO DA BATERIA.
2. Com a idade, uma bateria pode perder as suas capacidades.
A sua autonomia vai deste modo ficando mais curta. Contacte a oficina da sua loja DECATHLON para realizar um teste de desempenho da sua bateria.
Para lavar a sua ROCKRIDER e-ST900 elétrica, DEIXE a bateria NA bicicleta. Esta protegerá o motor de eventuais infiltrações!
Não utilize um sistema de limpeza de alta pressão pois a água poderia penetrar nos rolamentos de esferas e danificar permanentemente os componentes elétricos!
Lave a sua bicicleta com água corrente e uma esponja (existe um kit de limpeza disponível na Decathlon).
Seque a bicicleta com um pano
Lubrifique a corrente com um lubrificante próprio
> Guarde a sua bicicleta em local seco e fresco
> Limpe quaisquer resíduos de lama ou areia, para que os mesmos não corroam a sua bicicleta.
> Lubrifique a corrente: pulverize um produto «ALL IN ONE» em toda a bicicleta para protegê-la da corrosão
> Coloque o desviador no pinhão mais pequeno
> Carregue a bateria a cada 6 meses, no mínimo (quanto mais regular o carregamento, melhor)
Substituição das pastilhas dos travões > A cada 2 000 Km
Mudança dos pneus > A cada 1 000 Km para uma utilização regular em piso betuminoso
> A cada 2 000 Km para uma utilização todo-o-terreno
Substituição da corrente e da cassete > A cada 2 000 Km
Precisa trocar alguns componentes? Encontre todas as nossas peças para a E-ST 900 aqui.
Estamos aqui para ajudá-lo e fornecer uma solução de acordo com suas necessidades.
A DECATHLON oferece garantia vitalícia para o quadro, o guiador e o avanço (em condições normais de utilização). Para os restantes componentes (além dos componentes sujeitos a desgaste), a garantia é de 2 anos para uso particular. Com as primeiras pedaladas, é normal que alguns componentes se desloquem ligeiramente. É por esse motivo que lhe oferecemos uma revisão gratuita da sua bicicleta nos 12 meses seguintes à aquisição da mesma.