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REF: 8405168

ROCKRIDER 24" 500 BTT AMARELO NEON

2020

Concebemos esta bicicleta de montanha para crianças entre os nove e os 12 anos (135 a 150 cm) que querem andar regularmente de bicicleta de montanha.

Equipada com uma forquilha de suspensão, esta bicicleta de 24" desloca-se facilmente em terrenos irregulares. Graças às suas 18 velocidades, poderás enfrentar os trilhos ondulados.

Glossário

Ajustadores de tensão do travão

Em cada travão existem dois reguladores  de tensão, situados nas manetes dos travões. São usados para ajustar a tensão do cabo do travão. Certifica-te de que fazes a regulação certa quando utilizas o regulador  de tensão. (Quanto mais apertares o parafuso, mais apertado fica o cabo).

Regulador de tensão do desviador

Este ajustador de tensão está situado na parte de trás do desviador. Utiliza-o para ajustar a tensão do cabo do desviador. Se a corrente se esforçar nas subidas, significa que o cabo não está suficientemente apertado. Aperta-o, desapertando o parafuso do tambor. Se a corrente não funcionar bem nas descidas, então o cabo está demasiado apertado. Roda o parafuso para afrouxar o cabo. Um quarto de volta é muitas vezes tudo o que precisas.

Cabo do travão

O cabo do travão é uma peça em aço inoxidável que é utilizada para guiar o cabo do travão para a pinça do travão em V-brake. O cabo do travão é ajustado num ângulo específico para garantir que o cabo possa deslizar para a posição correcta. Pode ser substituída se estiver danificada.

Pinças de travão em V-brake

Um travão V-brake é composto por duas pinças (uma esquerda e uma direita). Estão ligadas entre si no meio, na manga do cabo do travão. Puxa a caixa do cabo do travão para fora, para libertar as pinças. Isto permite-te retirar facilmente a roda.

V-brake-calipers
Parafusos do parafuso da haste

Os dois parafusos fixam o avanço ao tubo da cabeça, na forqueta.

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Primeira utilização

Ajustar a altura do selim antes da tua primeira viagem

É importante ajustar a altura do tubo do selim e do guiador à altura do teu filho. A marca que indica o ponto mínimo de inserção do tubo do selim, ou do guiador, no quadro, nunca deve ser visível por razões de segurança (certifique-se de que nem o espigão do selim nem o guiador ultrapassam este nível mínimo de inserção). Para determinar a altura correcta do assento: senta a criança na bicicleta, com um calcanhar apoiado no pedal e com a manivela rodada, de modo a que o pedal fique na sua posição mais baixa. A altura do assento está correcta quando a perna da criança está esticada nesta posição. Verifica também, sentado, se a criança consegue tocar no chão com os dedos dos pés.

Como verificar se os travões estão corretamente regulados

Podes testar os travões da bicicleta de montanha do teu filho, pegando nela pelo guiador e andando com ela, puxando a manete direita, para testar o travão traseiro, e a esquerda, para testar o travão dianteiro. Os calços dos travões não devem roçar nos lados do aro quando os travões não estão engatados. Eis o que fazer se notares que a travagem não é suave ou que as rodas roçam nos travões: Existe um ajustador de barril à frente da alavanca do travão. Roda o tambor no sentido dos ponteiros do relógio para apertar o travão e obter uma travagem mais brusca. Roda o tambor no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio para afrouxar o travão, para uma travagem menos brusca e para afastar os calços do travão do aro.  É importante verificares os teus travões regularmente.

Ajustar os travões - BTT para crianças - decathlon

Qual é a pressão recomendada para os pneus de BTT de 24"?

A pressão recomendada está sempre indicada no flanco do pneu. Aconselhamos-te a encher os pneus com a pressão indicada em cada pneu, que pode variar de pneu para pneu. Para verificar se os pneus têm ar suficiente, basta colocares o teu filho no selim. Com o seu peso, o pneu deve baixar ligeiramente.

Acessórios compatíveis

1. Guarda-lamas dianteiro e traseiro
2. O descanso
Coloca o descanso
fitting-stand
3. A gaiola para garrafas: instala uma numa BTT

Manutenção da tua bicicleta de montanha de 24 polegadas

Lubrificar a corrente de uma bicicleta de montanha para crianças

Podes utilizar um produto do tipo "tudo em um" (disponível nas lojas Decathlon) para desbloquear, limpar, lubrificar e proteger a bicicleta do teu filho.Para lubrificar a corrente, roda o pedal e "pulveriza" o produto ao longo de todo o percurso. Depois, deixa secar durante alguns minutos. Se a corrente estiver muito suja, limpa-a com uma escova ou um pano e pulveriza-a novamente com o produto "tudo em um". O nosso conselho: evita qualquer contacto com os calços dos travões e com a zona de travagem dos aros das rodas. Protege a tua bicicleta: Aplica regularmente o "tudo em um" para evitar o aparecimento de ferrugem.

Lavar a BTT do teu filho

Se reparares que a bicicleta do teu filho está suja depois de alguns passeios (lama, chuva, pó, etc.), é boa ideia reservar alguns minutos para a limpar, se necessário. Se estiver coberta de pó, basta usar um pano seco para a limpar. Se houver lama ou outra sujidade mais difícil de eliminar, podes limpá-la com um balde de água quente, uma esponja (ou um pano) e um pouco de detergente ou champô para bicicletas. Podes limpar peças como o quadro, o garfo, o guiador e as rodas. SABIAS?   Recomendamos vivamente que não utilizes uma mangueira de pressão para limpar a bicicleta do teu filho: Pode danificar as funções de componentes como a caixa de direção e o suporte inferior e colocar o teu filho em perigo.  Quando acabares de lavar a bicicleta, só tens que passar um pano seco, para evitar o aparecimento de ferrugem.Podes aplicar um lubrificante novo nas partes móveis (corrente, caixa de direção, movimento pedaleiro).

Substituir os calços dos travões

As calços de travão V-Brake estão disponíveis como peças sobresselentes.Para as substituíres, basta seguires os passos do vídeo.

ROCKRIDER CALIPER V-BRAKE 20MM AÇO

Como verificar o estado dos teus pneus

Deves verificar sempre os pneus antes de saíres com a bicicleta. Se estiverem vazios, verifica se têm um furo. Para isso, rebenta-os o mais que puderes.Se o furo for rápido, terás de tirar a roda e depois o pneu e mudar ou reparar a câmara de ar. Se o furo for lento, verifica a superfície do pneu quanto à presença de objectos cortantes ou de cacos de vidro. Deves então retirar a roda e depois o pneu e mudar ou reparar a câmara de ar. Tem cuidado ao retirar o objeto pontiagudo ou o caco de vidro que provocou o furo.  Mesmo que não estejam furados, recomendamos que verifiques a pressão dos pneus (ver secção acima).  SABIAS? A vida útil da borracha depende da forma como é utilizada e armazenada. Se vires fissuras nos pneus, aconselhamos-te a substituí-los por pneus novos.

Como guardar a tua bicicleta

Recomendamos que guardes a tua bicicleta num local seco.  Verifica se não está húmida.A vida útil da bicicleta do teu filho depende da forma como é utilizada, mantida e guardada.Quanto mais húmidas e salinas (maresia) forem as condições, mais a bicicleta da criança estará sujeita à corrosão e menor será a sua vida útil.  Por isso, é importante mantê-la guardada, limpa e seca, num local que não seja húmido.  SABIAS? Não deves pendurar as bicicletas com garfos telescópicos pela roda da frente. Pendura-as pela roda traseira. Desta forma, o teu garfo dura mais tempo.

Há um problema

O que fazer se tiveres um furo - mudar uma câmara de ar

Se tiveres um furo, pára imediatamente num lugar seguro, para evitar danificar o aro. Vira a bicicleta ao contrário e coloca-a no chão, sobre o selim e o guiador.Solta os travões, para que a roda possa sair. Aperta as pinças de travão em V e liberta o macarrão. Para a roda dianteira, retira-a do garfo e muda a câmara de ar (ver vídeo explicativo). Para a roda traseira, coloca o desviador na roda dentada mais pequena. Desaperta a roda e depois muda a câmara de ar (ver vídeo explicativo).  Em último recurso, podes sempre usar um spray de reparação de furos, mas não funciona se a câmara de ar estiver rasgada.

As mudanças não estão a mudar suavemente. O que deves fazer?

Se a mudança de velocidades for difícil, é porque o desviador traseiro não está bem alinhado com as rodas dentadas.  Verifica o cabo e as caixas:Se as extremidades das caixas estiverem fora de posição, podem obstruir o cabo do desviador e impedir a mudança das mudanças. Basta colocá-las de novo nos seus alojamentos.Se o desviador não se mexer, mesmo depois de teres engatado e desengatado a alavanca de mudanças, é provável que o cabo e os seus encaixes tenham gripado. Terás que substituir o cabo e as caixas. É possível que o suporte do desviador tenha sido dobrado ou danificado. Assim, não consegues mudar de velocidade. Aconselhamos-te a levares a bicicleta à oficina da tua loja Decathlon mais próxima e a endireitares o suporte.  É também possível que o desviador não esteja a funcionar corretamente. Se for esse o caso, coloca a bicicleta de cabeça para baixo sobre o selim e o guiador e solta os pedais (ou, de preferência, coloca-a num suporte de bicicleta, se puderes). O regulador do tambor encontra-se na parte de trás do desviador. Utiliza-o para apertar e desapertar o cabo do desviador, movendo-o, respetivamente, para cima ou para baixo. Ajusta o tambor até que as mudanças mudem corretamente.

A manete do travão está a tocar no guiador. O que deves fazer?

Se a manete do travão estiver muito frouxa, muito mole ou a tocar no guiador sem que seja exercida muita pressão sobre ela, usa o barril na manete do travão para ajustar a tensão do cabo do travão, como mostra o vídeo abaixo. Desaperta o cano e a porca de bloqueio até o cabo estar suficientemente apertado e a manete do travão estar firme, mas não demasiado dura.Quando tiveres a tensão certa, aperta a porca de bloqueio firmemente contra a manete do travão para fixar a configuração.

Os nossos compromissos

A ROCKRIDER garante o quadro, o guiador e o avanço da tua bicicleta de montanha para toda a vida (em condições normais de utilização).A garantia para as outras peças é de dois anos.Assim que o teu filho começar a usar a bicicleta, alguns componentes vão-se deslocar ligeiramente. É por isso que oferecemos um controlo gratuito da tua bicicleta de montanha seis meses após a compra.