PhotoPrezRiverside500e

REF: 8608513, 8614841

RIVERSIDE 500E

VERDE - VERDE CINZA
2020-2021

Precisa de ajuda para montar, efetuar a manutenção, reparar ou encontrar um acessório para a sua bicicleta?

Aqui encontrará tutoriais e vídeos que lhe explicam como fazê-lo com toda a tranquilidade!

Poderá obter o Certificado de Conformidade CE para a sua bicicleta.

Manual de utilizador e certificado ce

Vídeo de montagem

Primeira utilização

1 - Botão "Luzes"

Ligar ou desligar a retroiluminação do ecrã

2 - Botão "ON/OFF"

- Toque breve: Alterar a visualização (ODO, TRIP, TripToGo)

- Toque longo: Ligar ou desligar o ecrã

3 - Botão "+"

- Toque breve: Passar ao modo de assistência superior (3 sendo o máximo)

- Toque longo (manter premido): Utilização do modo "pedonal"

4 - Botão "-"

- Toque breve: Diminuir o modo de assistência

- Toque longo (de 5 segundos): Repor a zero o contador parcial de distância (TRIP)

RIVERSIDE 500e ⎟CINZENTO - VERDE⎟2020 - 2021

Roda dianteira: como desmontá-la devidamente?

O seu modelo vem equipado com uma roda com fixação rápida. No vídeo, deve assistir à primeira parte.

ATENÇÃO: se a sua roda traseira estiver solta, venha visitar a nossa oficina!

Travões: funcionam mal

Enquanto esperamos por um vídeo explicativo, explicaremos como deve proceder:

- verificar primeiro se o disco não está deformado.
- se não estiver deformado, desatarraxar ligeiramente as pinças, rodar a roda e travar a seco.
- manter a mão no travão e apertar as respetivas pinças.

Se o seu problema persistir, venha visitar o nosso Serviço Pós-Venda

Travões: uma boa rodagem é essencial!

Quando a sua bicicleta sai da loja, as pastilhas e os discos estão novos e por estrear, não oferecendo ainda uma travagem totalmente eficaz nesta fase.

Uma travagem a frio intensa e contínua (por exemplo numa descida), pode levar ao sobreaquecimento e à "vidragem" das pastilhas.

Para evitar esse fenómeno (que inutiliza completamente os travões), recomendamos que faça a rodagem aos seus travões. A rodagem será alcançada depois de 10 travagens por cada travão. Em cada uma dessas travagens, deverá passar de 25 para 5 km/h, mas sem bloquear a roda e utilizando um travão de cada vez.

RIVERSIDE 500e
Pneus: como manter uma boa pressão?

A pressão dos pneus deve merecer uma atenção particular numa bicicleta elétrica. As rodas são fortemente solicitadas pelo motor e pelo peso da bicicleta.

Para minimizar os riscos de furo e aumentar a autonomia da bicicleta, deverá encher os pneus com uma pressão de 4 e 5 bar.

Cabos

Verifique se as suas várias bichas de cabo não estão danificadas e se estão bem colocadas.

Se vir que uma bicha está danificada (por exemplo: se vir o cabo metálico) esta deve ser substituída o mais rapidamente possível.

Visite a nossa oficina para que os nossos mecânicos possam reparar a sua bicicleta!

Selim: como ajustar devidamente a altura?

Uma altura correta do selim permite pedalar sem incómodos.

Segurança

Aconselhamo-lo a usar capacete e luvas durante os seus percursos. Pode ocorrer uma simples queda... e os seus únicos aliados são o seu capacete e luvas para evitar feridas nas suas mãos.

RIVERSIDE 500e ⎟CINZENTO - VERDE⎟2020 - 2021
Bateria

Feche bem a sua bateria e certifique-se de que a carga da bateria é suficiente para o seu percurso.

Armazenamento

> Guarde a sua bicicleta num local seco e fresco

> Limpe quaisquer resíduos de lama ou areia, para que os mesmos não corroam a sua bicicleta.

> Lubrificar a corrente: pulverize um produto «ALL IN ONE» em toda a bicicleta para protegê-la da corrosão

> Coloque o desviador no pinhão mais pequeno

> Carregue a bateria a cada 6 meses, no mínimo (quanto mais regular o carregamento, melhor)

Desejo fazer a minha primeira saída

VAI SAIR NUM PASSEIO ou NUMA SAÍDA COM A SUA RIVERSIDE

Eis as nossas dicas:

1- PARA SUA SEGURANÇA

Use um capacete recente e homologado, uma queda em cada duas afeta a cabeça!
INFORMAÇÃO ÚTIL: Um capacete tem uma vida útil limitada, mesmo que não tenha sido submetido a um choque! informe-se durante a compra!
- Parta com uma bicicleta bem afinada e com uma manutenção adequada
- Leve um telemóvel (carregado!) para poder telefonar em caso de problemas.
- Analise o itinerário antes de sair para seguir prioritariamente pistas, ciclovias e caminhos sem carros.
- Traga um kit de primeiros socorros (numa sacola por baixo do selim, por exemplo)
- Se pedalar à noite, instale as luzes dianteiras e traseiras

2 - PARA MAIOR CONFORTO

- Se está a iniciar-se na prática de bicicleta: Aumente gradualmente a duração dos passeios, começando por saídas de uma hora
- Use vestuário adequado à duração da sua saída, assim como luvas.
- Não force os pedais! Utilize as mudanças para pedalar com a transmissão leve (rotação rápida das pernas): Vai pedalar até mais longe, durante mais tempo
- Leve consigo roupa quente ou para chuva, dependendo do estado do tempo
- Não se esqueça dos alongamentos após o passeio
HIDRATE-SE!!!

3 - LEVE SEMPRE CONSIGO O MATERIAL NECESSÁRIO PARA REPARAR UM FURO!

- Uma bomba. Alguns modelos podem ser fixados nos parafusos PARA porta-bidon existentes no quadro
- 3 desmonta-pneus, uma câmara de ar, (uma chave de fendas de 15mm Riverside 100): que pode colocar numa sacola de selim.
Aprenda a efetuar autonomamente esta reparação!!! Assista ao seguinte vídeo.

4 - HIDRATE-SE REGULARMENTE

- Equipe a bicicleta com um bidon e porta-bidon (para que possa beber enquanto pedala) ou traga uma garrafa de água numa mochila.
- Não se esqueça de hidratar-se regularmente (a cada 20 minutos e pelo menos 500 ml por hora)!

5 - NÃO SE ESQUEÇA DE SE ALIMENTAR

- Leve barras energéticas (pode transportá-las numa bolsa de quadro ou de guiador)
- Não espere até ter fome para comer. Alimente-se a cada hora para dar energia aos seus músculos.

Carregamento da bateria

Quanto tempo a bateria deve ficar a carregar?

A bateria precisa de 6h para realizar uma carga completa (de 0% a 100%). No entanto, bastam 3h para passar de uma carga de 0% para 80%.

Carregador
Posso utilizar a bicicleta se a bateria estiver descarregada?

Trata-se de uma bicicleta com assistência elétrica. É perfeitamente possível pedalar sem esta assistência.

Nestas condições, o peso adicional relacionado com o sistema de assistência poderá fazer-se sentir.

Posso deixar o carregador ligado à bateria mesmo se esta já estiver totalmente carregada?

Sim, o carregador e a bateria podem estar ligados 24 horas.

Quando a bateria está totalmente carregada, o carregador desliga-se. Pode identificar isto graças ao LED indicador do carregador, que se desliga.

Devo esperar que a minha bateria esteja totalmente descarregada para a pôr a carregar?

Não, as baterias com células de iões de lítio não têm efeito de memória, podendo ser carregadas a qualquer momento.

É aconselhável carregar a bateria regularmente para preservar o seu bom desempenho.

A bateria vai carregando enquanto pedalo?

Não, não existe efeito de "dínamo". Alguns sistemas permitem carregar a bateria em andamento ou nas travagens, mas oferecem um fraco desempenho a esse nível.

Bateria, vida útil, armazenamento e autonomia

O que devo fazer com a minha bateria quando ela estiver gasta?

Quando a sua bateria atingir o seu fim de vida útil, poderá entregá-la na sua loja DECATHLON para que ela seja reciclada por um organismo especializado para tal.

Qual é a duração de vida de uma bateria?

A sua bateria tem garantia de 2 anos ou 500 ciclos (1 ciclo = 1 carga a 100% + 1 descarga a 100% ou 2 cargas a 50% + 2 descargas a 50%).

Como armazenar a minha bateria?

É obrigatório guardar e carregar a sua bateria num local fresco (entre +10 °C e +25 °C), seco e abrigado do sol.

Não guardar a bateria descarregada (com menos de 10% de carga) para evitar uma descarga total, uma vez que isto pode provocar um mau funcionamento.

 

Carregue a bateria (mesmo se não for utilizada) pelo menos a cada 6 meses para evitar a descarga profunda e a alteração das capacidades da bateria. 

Onde posso adquirir uma segunda bateria?

Pode comprar uma nova bateria na sua oficina DECATHLON.

Contacte a loja mais próxima de si para saber a disponibilidade e o prazo de entrega deste componente.

Quanto tempo posso guardar a bateria sem a recarregar?

A bateria pode ser armazenada até 6 meses sem recarga, com toda a segurança e sem alterar as suas capacidades. Deverá contudo ser totalmente recarregada antes de um tal período de armazenamento prolongado.

Qual é a autonomia da minha riverside 500e?

A autonomia da bicicleta elétrica depende de diversos fatores:

> DA CARGA TRANSPORTADA: a autonomia diminui se a bicicleta for sobrecarregada;

> DO TIPO DE PERCURSO: a autonomia diminui nas subidas;

> DA PRÁTICA: a autonomia será maior ou menor em função do esforço humano transmitido durante a pedalada;

> DA PRESSÃO DOS PNEUS: a autonomia será maior com pneus com pressão entre 4 e 5 bar;

> DA TEMPERATURA EXTERIOR: a autonomia diminui com tempo frio;

> DO MODO DE ASSISTÊNCIA UTILIZADO: recomenda-se que reduza o modo de assistência quando o nível da bateria estiver em baixo;

> DO RESPEITO PELAS CONDIÇÕES DE CARREGAMENTO E ARMAZENAMENTO DA BATERIA.

 

Estima-se que a autonomia da Riverside 500e tenha uma duração de 80 km no modo 2, desde que respeitadas as boas práticas de utilização.

Os nossos acessórios compatíveis

PbAutonomia

A autonomia é fraca ou diminuiu

1. Assegure-se de que recorre às boas práticas de utilização e de armazenamento.

A autonomia da bicicleta elétrica depende de diversos fatores:

> DA CARGA TRANSPORTADA: a autonomia diminui se a bicicleta for sobrecarregada;

> DO TIPO DE PERCURSO: a autonomia diminui nas subidas;

> DA PRESSÃO DOS PNEUS: a autonomia melhora com pneus enchidos até 4 bar.

> DA TEMPERATURA EXTERIOR: a autonomia diminui com tempo frio (até - 50%).

> DO MODO DE ASSISTÊNCIA UTILIZADO: recomenda-se que reduza o modo de assistência quando o nível da bateria estiver em baixo;

> DO RESPEITO PELAS CONDIÇÕES DE CARREGAMENTO E ARMAZENAMENTO DA BATERIA.

 

2. Com a idade, uma bateria pode perder as suas capacidades.

A sua autonomia vai deste modo ficando mais curta. Contacte a oficina da sua loja DECATHLON para realizar um teste de desempenho da sua bateria.

Aviso

Pontos de vigilância

> LIGAR O VISOR ANTES DE MONTAR A BICICLETA E QUANDO ESTIVER PARADO.

Caso contrário, o comportamento da bicicleta pode ser prejudicado.

 

Tenho um problema mecânico

Após várias utilizações, a minha roda ficou empenada

Durante as primeiras utilizações de uma bicicleta nova, muitos componentes irão naturalmente ceder e acamar.

É o caso dos raios que ouvirá certamente ranger, sendo esse "ranger" resultante da torção residual decorrente da montagem.

Isto não significa que a roda está empenada. Se, no entanto, estiver empenada, aproveite a revisão gratuita oferecida nos primeiros 12 meses e dirija-se à oficina de uma das nossas lojas DECATHLON para reajustar esse ligeiro empeno.

RodaEmpeno
As velocidades não engatam corretamente

A passagem incorreta das mudanças (carretos) pode dever-se a vários fatores.

1- Verifique o posicionamento dos terminais de bicha. O mau posicionamento dos terminais de bicha pode interferir na tração do cabo do desviador e impedir a correta passagem das mudanças (carretos) na traseira. Se for o caso, posicione o terminal de bicha corretamente à mão.

2- É possível que o cabo e as bichas estejam gripados. Se a corrente tiver dificuldade em passar para os carretos mais pequenos ou se o desviador não se mover ao manusear o manípulo das mudanças, tal significa que o cabo e as bichas estarão provavelmente gripados. As bichas e o cabo devem, neste caso, ser substituídos.

3 - Leve a sua Riverside a uma oficina DECATHLON para voltar a ajustar o desviador

4- Verifique igualmente se o dropout do desviador não está torto. Se for esse o caso, consulte a secção «PARTI O DROPOUT DO DESVIADOR»  

NOTA: Se utiliza regularmente a sua Riverside em condições húmidas ou com lama, ou se lava regularmente a sua Riverside com água abundante, deverá substituir as bichas e cabos mais frequentemente. Desaconselha-se vivamente a lavagem da bicicleta a alta pressão, pois empurra a sujidade para o interior das bichas.

DesviadorRiverside500e
Parti a ponteira do desviador

Uma ponteira empenada provoca o desalinhamento do desviador, que passa a não desempenhar corretamente a sua função.

Coloque-se atrás da bicicleta e observe o alinhamento do desviador.

Se a ponteira estiver empenada ou partida, dirija-se a uma oficina de uma loja DECATHLON para a substituir. Ao comprar a sua Riverside terá incluída uma ponteira do desviador de substituição.

Tenho um furo

Verificar o pneu várias vezes para garantir que não rebenta de novo.

Perdi as minhas chaves

Poderá mandar fazer uma nova chave num serralheiro normal.

Se perder as duas chaves, dirija-se a uma oficina DECATHLON para mandar trocar o canhão.

Ser-lhe-á fornecido então um par de chaves do novo canhão.

chaves
Parti o meu quadro

Damos uma garantia vitalícia sobre o quadro, a haste e o guiador.

A garantia aplica-se aquando de uma utilização adaptada. A sua bicicleta destina-se a uma condução mais ou menos desportiva. Se utilizar a sua bicicleta para BTT ou DH e o quadro se partir, por exemplo, a garantia não se aplicará.

Pode encontrar o resto dos detalhes da garantia clicando na ligação abaixo.

Tenho um problema elétrico

A minha bateria não carrega

1. VERIFIQUE A LIGAÇÃO ENTRE BATERIA > CARREGADOR > TOMADA ELÉTRICA

 

Verifique se o carregador utilizado é o carregador de origem fornecido pela DECATHLON.

Ligue o carregador à bateria e a uma tomada de alimentação elétrica.

LED carregador Vermelho fixo = a bateria está a carregar.

LED carregador Verde fixo = a bateria terminou o carregamento.

LED carregador com luz intermitente = a bateria ou o carregador tem um problema.

O tempo de carga de uma bateria totalmente descarregada é de 6 horas.

 

2. CERTIFIQUE-SE DE QUE NENHUM RESÍDUO ESTÁ A CRIAR OBSTÁCULOS À CARGA

Os conetores do carregador e da bateria devem estar limpos. Nenhum resíduo deve impedir o contacto entre o carregador e a bateria.

 

3. É POSSÍVEL QUE APENAS OS LED INDICADORES SOBRE A BATERIA ESTEJAM COM DEFEITO

Dirija-se a uma das oficinas lojas DECATHLON para reparação.

Um ou mais led da minha bateria estão a piscar

O ÚLTIMO LED ESTÁ A PISCAR (o mais afastado do botão da bateria).

A bateria está quase descarregada e deve ser recarregada. Ligue a bateria ao carregador.

 

O 4.º LED ESTÁ A PISCAR

A bateria está sob tensão e já não é carregada há algum tempo. Ligue-a o mais depressa possível ao carregador e a uma tomada elétrica, para evitar uma descarga profunda que poderá comprometer o funcionamento da mesma.

 

OUTRO LED ESTÁ A PISCAR 

A bateria deparou-se com uma anomalia que está a causar um mau funcionamento. A anomalia pode ser provisória ou permanente. Dirija-se a uma oficina Decathlon para realizar o diagnóstico da bateria e da bicicleta.

LED bateria
Tenho um código de erro no meu ecrã

ERRO 16 / 17 = SENSOR NÃO DETETADO

Reiniciar a bicicleta. Se a mensagem de erro não desaparecer, dirija-se a uma oficina Decathlon para obter um diagnóstico e efetuar a reparação.

 

ERRO 32 / 33 = ERRO DO MOTOR

O motor está provavelmente sem corrente. Verifique as ligações do motor e volte a ligá-las, prestando atenção à direção da ligação de modo a não danificar os pinos.

 

ERRO 48 = ERRO DE SENSOR DE VELOCIDADE

O motor pode estar sem corrente. 

Verifique as ligações do motor e volte a ligá-las, prestando atenção à direção da ligação de modo a não danificar os pinos.

Se a mensagem de erro não desaparecer, dirija-se a uma oficina Decathlon para obter um diagnóstico e efetuar a reparação.

 

ERRO 49 = ERRO DE SENSOR DE CADÊNCIA

Reiniciar a bicicleta. Se a mensagem de erro não desaparecer, dirija-se a uma oficina Decathlon para obter um diagnóstico e efetuar a reparação.

 

ERRO 64 = ERRO DE SENSOR DE CADÊNCIA

Reiniciar a bicicleta. Se a mensagem de erro não desaparecer, dirija-se a uma oficina Decathlon para obter um diagnóstico e efetuar a reparação.

 

ERRO 65/66/67 = BATERIA SOB TENSÃO

Recarregar a bateria. Se a mensagem de erro não desaparecer, dirija-se a uma oficina Decathlon para obter um diagnóstico e efetuar a reparação.

 

ERRO 80 = TEMPERATURA DO CONTROLADOR DEMASIADO ELEVADA

Esperar até a bicicleta arrefecer. Reiniciar a bicicleta. Se a mensagem de erro não desaparecer, dirija-se a uma oficina Decathlon para obter um diagnóstico e efetuar a reparação.

 

ERRO 81 = ERRO DE COMUNICAÇÃO DA BATERIA / VISOR

Este erro ocorre por vezes quando a bateria é removida e recolocada na bicicleta sem que o ecrã seja desligado.
Desligar corretamente o visor com o botão ON/OFF antes de retirar a bateria da bicicleta.
Se a mensagem de erro não desaparecer, dirija-se a uma oficina Decathlon para obter um diagnóstico e efetuar a reparação.

 

ERRO 83 = MOTOR SOBRECARREGADO

O motor entrou em modo de proteção e cortou a assistência porque estava sobrecarregado.

Reiniciar a bicicleta.

Se a mensagem de erro não desaparecer, dirija-se a uma oficina Decathlon para obter um diagnóstico e efetuar a reparação.

 

ERRO 84 = ERRO DE COMUNICAÇÃO DO CONTROLADOR

Verificar se o ecrã está corretamente ligado e se nenhuma ficha do conector está danificada.

Se a mensagem de erro não desaparecer, dirija-se a uma oficina Decathlon para obter um diagnóstico e efetuar a reparação.

 

 

A minha assistência está a funcionar de forma irregular

1 - CERTIFIQUE-SE DE QUE A BATERIA ESTÁ CARREGADA

Uma bateria quase descarregada e um modo de assistência demasiado elevado podem resultar num funcionamento irregular antes do descarregamento completo da bateria.

> Retire a bateria da bicicleta.

> Carregue no botão da bateria.

> Verifique se há, pelo menos, uma luz LED acesa.

> Se todas as luzes LED estiverem desligadas ou se a última luz LED estiver a piscar, recarregue a bateria.

2 - CERTIFIQUE-SE DE QUE A BATERIA ESTÁ LIMPA, BEM ENCAIXADA E FECHADA
 
> Certifique-se de que os conetores da bateria e do seu compartimento estão limpos e em bom estado.

> A bateria deve estar corretamente inserida no respetivo compartimento. (Certifique-se de que a fechadura se mantém na posição aberta)

3 - VERIFIQUE AS LIGAÇÕES DO MOTOR

> A ligação do motor situada ao nível da escora traseira esquerda do quadro pode estar ligeiramente desconectada. 

Basta engatá-la corretamente (não deve estar saliente nenhuma ranhura do conector macho) para eliminar o ruído e os soluços do motor.

 

Se o problema persistir, envie-nos um pedido de assistência ou dirija-se a uma das nossas oficinas DECATHLON.

O ecrã não se ilumina

1- CERTIFIQUE-SE DE QUE O ECRÃ DE COMANDO ESTÁ ADEQUADAMENTE LIGADO

> Identifique o conector do ecrã situado à frente do guiador.

> Desenrosque as duas roscas e puxe de um lado e outro para desligar o ecrã e o cabo de ligação.

> Verifique se nenhuma ficha elétrica está dobrada.

> Volte a ligar as conexões, assegurando-se de que não se engana no sentido e dobra uma ficha! Pode usar, como auxílio, as duas setas de posicionamento gravadas de cada lado dos conectores. Estas duas setas devem ser idênticas e colocadas frente a frente antes de pressionar

2 - CERTIFIQUE-SE DE QUE A BATERIA ESTÁ CARREGADA

Uma bateria quase descarregada e um modo de assistência demasiado elevado podem resultar num funcionamento irregular antes do descarregamento completo da bateria.

> Retire a bateria da bicicleta.

> Carregue no botão da bateria.

> Verifique se há, pelo menos, uma luz LED acesa.

> Se todas as luzes LED estiverem desligadas ou se a última luz LED estiver a piscar, recarregue a bateria.

3 - CERTIFIQUE-SE DE QUE A BATERIA ESTÁ LIMPA, BEM ENCAIXADA E FECHADA 

> Certifique-se de que os conetores da bateria e do seu compartimento estão limpos e em bom estado.

> A bateria deve ser corretamente introduzida no capô inferior e a pega deve ficar totalmente rebatida (deverá ouvir um estalido, confirmando que ficou bem encaixada).

4- DEIXAR ARREFECER O SISTEMA

Em caso de temperatura elevada ou após uma utilização prolongada, o sistema elétrico pode sobreaquecer. Deixe a bicicleta arrefecer sem a usar durante alguns minutos antes de voltar a acionar a assistência elétrica.

 

Se o problema persistir, envie-nos um pedido de assistência ou dirija-se a uma das nossas oficinas DECATHLON.

A minha assistência desliga-se

1 - CERTIFIQUE-SE DE QUE A BATERIA ESTÁ CARREGADA

Uma bateria quase descarregada e um modo de assistência demasiado elevado podem resultar num funcionamento irregular antes do descarregamento completo da bateria.

> Retire a bateria da bicicleta.

> Carregue no botão da bateria.

> Verifique se há, pelo menos, uma luz LED acesa.

> Se todas as luzes LED estiverem desligadas ou se a última luz LED estiver a piscar, recarregue a bateria.

2 - CERTIFIQUE-SE DE QUE A BATERIA ESTÁ LIMPA, BEM ENCAIXADA E FECHADA
 
> Certifique-se de que os conetores da bateria e do seu compartimento estão limpos e em bom estado.

> A bateria deve estar corretamente inserida no respetivo compartimento. (Certifique-se de que a fechadura se mantém na posição aberta)

3- DEIXAR ARREFECER O SISTEMA

Em caso de temperatura elevada ou após uma utilização prolongada, o sistema elétrico pode sobreaquecer. Deixe a bicicleta arrefecer sem a usar durante alguns minutos antes de voltar a acionar a assistência elétrica.

 

Se o problema persistir, envie-nos um pedido de assistência ou dirija-se a uma das nossas oficinas DECATHLON.

A minha assistência não liga

1 - SELECIONAR UM MODO DE ASSISTÊNCIA QUE NÃO O VALOR ZERO

Se o modo indicado no ecrã for o modo 0, é normal não haver assistência elétrica.

Selecionar um dos modos de assistência 1, 2 ou 3.

Quando um dos modos estiver selecionado, pedale carregando bem sobre os pedais.  Aumente o modo de assistência (3 corresponde ao mais potente) se o esforço de pedalada que tiver de imprimir para acionar a assistência elétrica for demasiado alto para si.

2 - CERTIFIQUE-SE DE QUE A BATERIA ESTÁ CARREGADA

Uma bateria quase descarregada e um modo de assistência demasiado elevado podem resultar num funcionamento irregular antes do descarregamento completo da bateria.

> Retire a bateria da bicicleta.

> Carregue no botão da bateria.

> Verifique se há, pelo menos, uma luz LED acesa.

> Se todas as luzes LED estiverem desligadas ou se a última luz LED estiver a piscar, recarregue a bateria.

3 - CERTIFIQUE-SE DE QUE A BATERIA ESTÁ LIMPA, BEM ENCAIXADA E FECHADA
 
> Certifique-se de que os conetores da bateria e do seu compartimento estão limpos e em bom estado.

> A bateria deve ser corretamente introduzida no capô inferior e a pega deve ficar totalmente rebatida (deverá ouvir um estalido, confirmando que ficou bem encaixada).

4 - DEIXE O SISTEMA ARREFECER

Em caso de temperatura elevada ou após uma saída prolongada, é normal verificar-se um sobreaquecimento do sistema elétrico. Deixe a bicicleta arrefecer sem a usar durante alguns minutos antes de voltar a acionar a assistência elétrica.

5 - VERIFIQUE AS LIGAÇÕES DO MOTOR

É possível que o cabo de ligação do motor situado ao nível do tubo traseiro esquerdo do quadro esteja mal encaixado. 

Neste caso, basta encaixá-lo corretamente (nenhum entalhe do conetor macho deve ultrapassar) para suprimir o ruído e a vibração do motor. 

Se o problema persistir, envie-nos um pedido de assistência ou dirija-se a uma das nossas oficinas DECATHLON.

A minha assistência elétrica exige mais esforço

1- VERIFIQUE A PRESSÃO DOS PNEUS

> A pressão dos pneus é determinante para a eficácia da assistência elétrica. Antes de cada saída, certifique-se de que os pneus têm uma pressão entre 3 e 4,5 bar.

2- VERIFIQUE A CARGA DA BATERIA

Em caso de bateria com pouca carga, o motor não receberá corrente suficiente para fornecer o nível de assistência pedido. Terá então de diminuir o modo de assistência selecionado.

3- VERIFIQUE A LIGAÇÃO DA BATERIA

Se o motor parecer estar aos soluços, verifique se as conexões do motor estão bem engatadas.
A ligação do motor situada ao nível da escora traseira esquerda do quadro pode estar ligeiramente desconectada. 

Basta engatá-la corretamente (não deve estar saliente nenhuma ranhura do conector macho) para eliminar o ruído e os soluços do motor.

4- CERTIFIQUE-SE DE QUE NÃO SOBRECARREGAR A BICICLETA

 

Se o problema persistir, envie-nos um pedido de assistência ou dirija-se a uma das nossas oficinas DECATHLON.

RIVERSIDE 500e

Faço a manutenção

A manutenção da sua Riverside 500E é primordial para prolongar a vida útil dos seus componentes e assim conferir mais prazer ao seu desporto. A manutenção negligenciada pode causar alguns problemas: cabos arrepanhados, ferrugem, fugas, desgaste prematuro...

O prolongamento da vida útil da bicicleta e dos seus componentes permite um impacto ecológico menor.

Com as primeiras pedaladas, alguns componentes podem dar ligeiramente de si.É por isso que lhe propomos uma revisão gratuita da sua bicicleta nos 12 meses após a compra.

Limpeza sazonal

De vez em quando, deve dar à sua bicicleta uma limpeza completa. Aqui está um guia passo-a-passo sobre como limpar completamente a sua bicicleta. Quanto mais regular for a sua prática, mais recomendamos este tipo de limpeza.

Para lavar a sua Riverside 500 elétrica, DEIXE a bateria NA bicicleta.Esta protegerá o controlador de eventuais infiltrações.

Durante a vida da sua bicicleta, os quilómetros acumular-se-ão e algumas partes terão de ser mudadas para a sua segurança e funcionalidade.

A cada 100 km: Limpe a corrente e lubrifique a transmissão

 A cada 2000 km: Mande substituir as pastilhas de travão, vá à sua oficina Decathlon mais próxima ou troque-as você mesmo utilizando o nosso tutorial.Mande substituir os pneus ou substitua-os você mesmo utilizando o nosso tutorial.

A cada 5000 km: Mandar substituir a corrente e os carretos traseiros na oficina Decathlon mais próxima

Como retirar óleo da minha transmissão

Como retirar óleo da corrente da bicicleta?
Para desengordurar corretamente a sua corrente, é conveniente pulverizar um produto desengordurante na corrente e em todos os elementos da transmissão. Com um pano limpo, deverá em seguida remover a sujidade da corrente e da cassete. Em função do estado geral da corrente, não hesite em insistir nas zonas mais sujas!
Por último, lave com água abundante para eliminar todos os resíduos. É possível que mesmo depois de o produto ter sido aplicado, alguns depósitos de sujidade permaneçam.
Por fim, deixe por alguns minutos antes de limpar a sua corrente com um pano seco para remover completamente quaisquer resíduos e depósitos remanescentes.

Para ser mais eficaz, mais rápido e sujar-se menos, poderá utilizar o acessório de limpeza de correntes.

RIVERSIDE 500e
Como lubrificar devidamente a minha transmissão

Apresentamos o nosso método, testado e aprovado pela VAN RYSEL | AG2R LA MONDIALE U19 e pelos nossos embaixadores

RIVERSIDE 500e
Substituir as pastilhas

Depois de mudar as pastilhas de travão, aconselhamo-lo a fazer uma rápida rodagem para evitar "danificar" as pastilhas (travagem menos eficiente).

Como verificar o desgaste dos pneus

Quando se anda de bicicleta, um pneu gasto tem consequências: desde a perda de aderência até a uma queda, passando por um furo

RIVERSIDE 500e
Como substituir um pneu

O pneu pode ficar rígido ao longo dos anos, por isso não hesite em forçá-lo!

Como substituir a minha cassete

Basta desaparafusar a cassete com o removedor de cassetes e o chicote de corrente, e depois aparafusar a nova cassete.

Encontrará o removedor de cassetes e o chicote de corrente na ligação abaixo e, se precisar de uma cassete, esta está presente na secção "Peças específicas".

Como substituir uma corrente

Para efetuar esta substituição, precisa de:
um descravador de corrente, uma corrente nova e um elo rápido
.Posicione a corrente no último pinhão e no prato mais pequeno

Coloque a corrente no último dos carretos e no prato mais pequeno, e depois retire a antiga corrente da transmissão.

Posicione a nova corrente no último pinhão e no prato mais pequeno, para definir o seu comprimento ótimo mais facilmente.

A corrente deve estar bem esticada, passar perto do rolete superior da roldana superior do desviador.

Depois de definir o comprimento, corte o comprimento certo da corrente, com o auxílio do descravador de corrente.

Por fim, instale a fixação rápida na corrente e dê uma volta ao pedaleiro, para posicionar a fixação rápida na parte superior da corrente. Assegure que o posicionamento é adequado com a pressão da mão.

Se precisar de materiais para realizar as suas manipulações, aqui estão os elementos essenciais para a manutenção e reparação da sua bicicleta.

corrente

Peças de substituição

NECESSITA DE PEÇAS PARA A SUA RIVERSIDE 500 E ?

RIVERSIDE 500e

Os nossos serviços de oficina

Todas as lojas DECATHLON têm uma oficina para a manutenção e reparação da sua Riverside 500E. Informe-se sobre todos os serviços que os nossos técnicos formados podem prestar para o ajudar.

RIVERSIDE 500e ⎟CINZENTO - VERDE⎟2020 - 2021

Pedido de assistência

Se o seu problema não for resolvido ou se detetar anomalias durante as verificações, solicite assistência e indique as verificações que realizou. A nossa equipa de técnicos irá contactá-lo o mais rapidamente possível. Ao solicitar assistência, forneça informações detalhadas, podendo também anexar fotografias ou um vídeo do seu problema (menos de 20MB). Esses elementos facilitarão o diagnóstico.

RIVERSIDE 500e

Os nossos
compromissos

A Riverside está empenhada em minimizar as emissões de gases causadas pelo fabrico de bicicletas.
Cada componente é concebido para ter o menor impacto de carbono possível.

Damos uma garantia vitalícia sobre o quadro, a haste e o guiador.