Trek 500

REF: 8560560, 8560562, 8577496

RELÓGIOS FORCLAZ MW500 E MW900

2020

Estes dois relógios Forclaz permitem medir o esforço na montanha e dispõem de inúmeras funcionalidades. 

Tens alguma dúvida sobre as funcionalidades, manutenção e reparação do teu relógio? Esta página é para ti.

Início, idioma e modo

Primeira utilização do meu relógio mw500

Para saber como utilizar o relógio MW500 e conhecer as principais funcionalidades, recomendamos a visualização do vídeo em baixo. 

Primeira utilização do relógio Forclaz MW500

Primeira utilização do meu relógio mw900

Para conhecer as funcionalidades do relógio, saber como navegar entre modos...recomendamos a visualização do vídeo em baixo.

Primeira utilização do relógio Forclaz MW900

Quantos idiomas estão disponíveis e como defini-los?

Os relógios de montanha MW apresentam 2 idiomas (francês e inglês).

O idioma pode ser definido na primeira utilização ou através do menu Info.

Pode aceder a este menu premindo continuamente os 4 botões durante 3 segundos. Isto ativará o modo INFO que exibe a versão do software, a definição do idioma e a possibilidade de fazer a reposição de fábrica do relógio (RESET)

Porque é que o meu relógio continua desligado?

Os relógios de montanha MW dispõem de um modo de suspensão que permite poupar a pilha durante uma utilização prolongada.

Este modo é ativado por defeito na produção para lhe garantir a máxima autonomia da pilha no momento da compra.

Para sair do modo de suspensão, prima continuamente o botão START/STOP durante 3 segundos e espere que a animação do ecrã termine (exibição de 4 traços + alarme).

Proceda da mesma forma para colocar o relógio no modo de suspensão.

Nota: no modo de suspensão, o ecrã está desligado, mas a hora, a data e as definições continuam ativas. Não vale a pena reconfigurar o relógio

Os relógios de montanha mw são estanques?

Sim, todos os relógios MW são estanques a 5 ATM e testados de acordo com uma norma internacional. Pode tomar banho com eles sem problemas!

Que tipo de vidro é utilizado nestes relógios? é resistente aos riscos?

O modelo MW 500 utiliza um vidro mineral que lhe confere uma resistência superior aos vidros "plásticos" (PC ou PMMA).

O modelo MW 900 utiliza um vidro de "safira" que é superior e é uma referência no mercado em matéria de resistência aos riscos.

Como posso apagar a memória e restaurar as configurações de fábrica?

Em caso de problemas ou se receber instruções de um técnico nesse sentido, pode fazer a reposição a zero (modo de fábrica) premindo continuamente os 4 botões.

Isto ativará o modo INFO que exibe a versão do software, a definição do idioma e a possibilidade de fazer a reposição de fábrica do relógio (RESET).

Os relógios de montanha mw podem ser carregados?

Não, os nossos relógios utilizam pilhas de lítio, que lhes permitem funcionar entre 12 e 24 meses em função da utilização que lhes for dada (consumo mais elevado no modo registo)

Manuais relógios forclaz mw500 e 900

Para descarregar as instruções dos relógios Forclaz MW500 e 900, clicar no botão seguinte.

Bússola (mw trek 900 apenas)

A bússola não está a funcionar corretamente: o que faço?

A bússola está disponível nos modelos MW 900.

Funciona através de um sensor magnético que precisa de ser recalibrado regularmente.

O processo de calibração é feito, com o relógio no pulso, através do menu regulação, realizando um movimento em "oito" durante 3 segundos.

Durante esta regulação, não deve estar perto de nenhuma massa metálica significativa, pois pode adulterar a calibração.

Altímetro

O que é um desnível acumulado (positivo ou negativo)?

O desnível corresponde a uma diferença de altitude entre dois pontos. Também se fala de diferencial de altitude.

O desnível positivo ou negativo, também designado desnível acumulado positivo (ou negativo), corresponde ao somatório dos desníveis do mesmo sinal, isto é, à acumulação de subidas (desnível positivo) ou descidas (desnível negativo) num dado percurso.

Esta informação fica disponível quando inicia o registo de uma sessão ou depois da sua saída, se a tiver guardado na memória.

Como posso fazer a regulação da altitude?

Antes de cada saída, e especialmente se as condições meteorológicas forem instáveis, convém ajustar a altitude.

Esta regulação é feita no modo altímetro (primeiro modo depois do modo hora), premindo continuamente o botão ILUMINAÇÃO/REGULAÇÃO durante 3 segundos.

Pode selecionar as unidades e confirmar para depois ajustar a altitude, seguindo os ícones + e - no ecrã. Lembre-se de confirmar com o botão START/STOP. Nota: a regulação da altitude durante um registo de sessão não afeta o cálculo dos desníveis.

Porque é que a altitude varia quando não me estou a mexer?

Os relógios de montanha MW utilizam um sensor barométrico para medir a pressão envolvente e determinar a altitude.

A pressão é suscetível a variação em função das condições meteorológicas (alterações ao longo de várias horas ou minutos) ou de uma pressão excessiva provocada por ventos violentos ou água (natação, duche, deslocações muito rápidas contra o vento).

Estes fenómenos levam a uma alteração da altitude calculada pelo relógio que pode ser de vários metros. No caso particular da natação, considere parar o registo da caminhada para evitar obter um cálculo falso das velocidades verticais e dos desníveis.

Registo e memória

Como e porque devo registar uma caminhada?

O registo de sessão está disponível a partir do menu altímetro.

Este permite aceder a várias medições complementares do altímetro, tais como os desníveis positivos e negativos, a cronometragem da subida e da descida, etc. (ver manual de instruções).

No fim da sessão, pode guardá-la (1 no modelo MW TREK 500 e até 10 no modelo MW TREK 900).

O registo de sessão permite-lhe ainda fazer o somatório do desnível positivo global de todas as sessões registadas (mesmo as que tenham sido apagadas pelas seguintes), assim como a altitude máxima atingida, em todas as sessões juntas.

Os relógios mw registam o trajeto gps?

Não, os nossos relógios não dispõem de GPS e não podem calcular a posição.

Por isso, não é possível recuperar um trajeto GPX a partir do relógio.

Para isso, sugerimos outra gama de relógios com GPS integrado.

Os relógios mw são inteligentes?

Não, os nossos relógios foram desenvolvidos para lhe oferecer uma ferramenta de medição simples e intuitiva para as suas atividades na montanha. Por isso, não são inteligentes e não é possível recuperar as informações presentes na memória.

Resistência

Os relógios de montanha mw são estanques?

Sim, todos os relógios MW são estanques a 5 ATM e testados de acordo com uma norma internacional. Pode tomar banho com eles sem problemas!

Que tipo de vidro é utilizado nestes relógios? é resistente aos riscos?

O modelo MW 500 utiliza um vidro mineral que lhe confere uma resistência superior aos vidros "plásticos" (PC ou PMMA).

O modelo MW 900 utiliza um vidro de "safira" que é superior e é uma referência no mercado em matéria de resistência aos riscos.

Pilha e alimentação

Como posso substituir a pilha do meu relógio de montanha mw?

A substituição da pilha é feita sem ferramentas, com a ajuda de uma moeda.

1/ Rode a tampa da pilha para colocar o cursor marcado com um ponto à frente do símbolo do "cadeado aberto".

2/ Com a ajuda de uma caneta ou de uma ponta, retire a pilha usada e substitua-a por uma nova (com as marcações viradas para fora).

3/ Volte a colocar a tampa, garantindo a presença do vedante estanque

4/ Rode a tampa no sentido dos ponteiros do relógio para bloqueá-la (posição "cadeado fechado").

5/ Reinicie o relógio, premindo o botão START/STOP durante 3 segundos.

Que tipo de pilha posso utilizar com o relógio de montanha mw?

Os nossos relógios são compatíveis com todas as marcas de pilha do formato CR2032.
ATENÇÃO! Nunca deixar uma criança manusear este tipo de pilhas (risco de ingestão)

Os relógios de montanha mw podem ser carregados?

Não, os nossos relógios utilizam pilhas de lítio, que lhes permitem funcionar entre 12 e 24 meses em função da utilização que lhes for dada (consumo mais elevado no modo registo)

Manutenção do relógio

- Limpeza do relógio:
Para manter o vidro do relógio limpo, é aconselhável limpá-lo com um pano húmido e verificar se o sensor não está obstruído por poeiras (limpar com uma pequena escova macia, se necessário)

Resolução de problemas (troubleshooting)

Encontrará aqui a ficha de resolução de problemas dos RELÓGIOS FORCLAZ MW TREK 500 E 900.
Seguindo os passos desta ficha, poderá verificar se o seu produto tem algum problema. Em caso afirmativo, encontrará na rubrica "REPARAR" os tutoriais indicados para fazer a reparação. Também se pode deslocar às oficinas da sua loja DECATHLON.

Reparo o relógio eu próprio

Graças às peças de substituição disponíveis, é possível efetuar sozinho as reparações apresentadas de seguida.
Peça brevemente disponível: Tampa de pilha MW Trek 500/900 Preto (Referência: 8731553)

Substituição de bracelete

A bracelete do relógio desmonta-se sem ferramentas acionando a mola do pino da bracelete.

Para voltar a montar a bracelete, colocar o pino no orifício do relógio, acionar o pino e colocar a bracelete entre os dois cones do relógio. Soltar o pino e mover ligeiramente a bracelete para verificar que o pino está bem fixo.

REPARAR O RELÓGIO
Substituição da pilha

A substituição da pilha é feita sem ferramentas, com a ajuda de uma moeda.

1/ Rodar a tampa da pilha para colocar o cursor marcado com um ponto à frente do símbolo do "cadeado aberto".
2/ Com a ajuda de uma caneta ou de uma ponta, retirar a pilha usada e substituir por uma nova (com as marcações viradas para fora).
3/ Voltar a colocar a tampa, garantindo a presença do vedante estanque
4/ Rodar a tampa no sentido dos ponteiros do relógio para bloqueá-la (posição "cadeado fechado").
5/ Reiniciar o relógio, premindo o botão START/STOP durante 3 segundos.

Os nossos relógios são compatíveis com todas as marcas de pilha do formato CR2032.
ATENÇÃO! Nunca deixar uma criança manusear este tipo de pilhas (risco de ingestão)

Mando reparar o meu relógio por um profissional

Queres deixar o teu relógio connosco para o repararmos. Aqui está a lista com os nossos serviços pós-venda:

MW Trek 500 e 900

Formulário de contacto

Deseja entrar em contacto com a nossa equipa de apoio DECATHLON?

Reciclo o meu relógio

Se, apesar de todos os nossos guias de utilização e soluções de reparação, o teu produto não puder ser reparado, leva-o a qualquer loja DECATHLON para otimizar a sua reciclagem.

MW Trek 500 e 900

Venda em segunda vida

Com a ajuda da nossa ficha da rubrica "Resolução de problemas (troubleshooting)", podes fazer uma pré-examinação do teu produto.
Depois de examinado pelas nossas equipas, podes apresentar o teu produto para venda em segunda vida e, assim, participar na reposição em circulação dos teus antigos produtos.

Para mais informações sobre o serviço DECATHLON Segunda Vida, clica no botão abaixo.

Manual de utilizador

  • MANUAL DE INSTRUÇÕES

    Precisas do manual do produto? Clica para descarregar.