Preparar a bicicleta antes do mau tempo
Pedalar com mau tempo nunca é agradável. Se, além do mau tempo, tiveres de reparar uma peça danificada, o teu passeio de bicicleta pode chegar rapidamente ao fim.
Para evitar estes problemas, deverás submeter a bicicleta a uma revisão. Seguem-se alguns elementos a verificar :
– Travagem
Sendo elementos essenciais para a tua segurança, os travões têm prioridade na revisão. Nota que o processo de verificação dependerá do dispositivo instalado na bicicleta.
– Calços de travão
Num sistema de travagem com calços, a borracha gasta-se rapidamente devido à ação da humidade. Verifica se os calços não estão demasiado gastos! Para te ajudar, um indicador de desgaste diz-te se está na altura de mudar ou não os calços de travão.
– Travões de disco
No caso de um sistema de travagem com discos e pastilhas, limpa todos os componentes úteis para a travagem e desengordura-os, se necessário.
Se as pastilhas ou os discos estiverem gastos ou danificados, substitui-os.
Atenção: não deves usar lubrificantes nos dispositivos de travagem! Se estes entrarem em contacto acidental com um lubrificante, não esperes e limpa imediatamente os discos e as pastilhas ou as jantes e os calços.
Para limpar um disco de travão sujo ou lubrificado, desmonta-o, limpa-o com um pano e aplica um produto como acetona ou álcool isopropílico.
Quanto às pastilhas, é provável que fiquem irremediavelmente danificadas se forem lubrificadas. Podes tentar imergi-las imediatamente em acetona. Deixa o produto atuar, depois seca e esfregua com uma lixa.
Mas o mais sensato a fazer é substituir as pastilhas da bicicleta.
– Pneus
Observa o estado geral dos pneus. Não devem ter rachas nem fissuras.
Antes de cada passeio, a pressão também deve ser verificada e corrigida, se necessário. Esta precaução não é específica de um passeio de bicicleta à chuva.
– Cablagem
Antes de expor a bicicleta ao tempo de inverno, substitui os cabos e as bichas para manter um bom funcionamento durante todo o inverno.
O nosso conselho: efetua esta operação duas vezes por ano, em conjunto com a manutenção regular: a primeira vez na primavera e a segunda no outono. Desta forma, terás sempre à tua disposição equipamento funcional e seguro.
– Transmissão
Verifica o desgaste da corrente, dos pratos e dos carretos. Substitui estes elementos, se necessário.
Para verificar o desgaste da corrente, tens duas opções:
-> Método manual
Colocar a corrente no prato grande e puxar um dos elos na frente do prato. Se conseguires ver a quase totalidade do dente no prato, deverás substituí-lo.
-> Com um testador de correntes
Coloca a ferramenta na parte superior da corrente e manuseia-a de forma a que as duas pequenas pontas entrem na corrente. Obtém assim a percentagem de desgaste da corrente. Se o desgaste se aproximar dos 100%, está na altura de substituir a corrente.