É feita entre 20 e 30 minutos dentro de água a ferver. A cozedura permite reforçar o valor nutritivo da semente e favorece a digestão do peixe. Controle a cozedura para garantir que as sementes não amolecem em demasia. Será mais fácil de colocar o isco.Poderá preparar uma grande quantidade de sementes usando um conjunto de esterilização de bocais.
Atenção, recomenda-se a cozedura independente dos vários tipos de sementes. O tempo de cozedura do cânhamo não é o mesmo do que o do milho!
#Dica Caperlan
A semente absorve e retém as fragrâncias. Não hesite em associá-la a um aditivo líquido Gooster Caperlan. Pode também triturar as suas sementes para aumentar a sua atratividade.
Pode isolar as sementes reservadas à colocação de iscos. São as maiores e as mais perfeitas. Pode colocar-lhes todos os meios de atração que pretende ou, até mesmo, dar-lhes cor para aumentar a sua atratividade. A coloração faz-se na água da cozedura. Pode escolher corantes naturais, como curcuma ou caril, ou corantes alimentares que encontrará facilmente nos comércios.
Para terminar, eis os tempos de colocação de molho e de cozedura (água a ferver) das principais sementes do praticante de pesca à carpa:
Milho:
Tempo de molho: 48 h
Cozedura: 30 min.
Cânhamo:
Tempo de molho: 72 h
Cozedura: 15 min (as sementes devem começar a germinar)
Trigo:
Tempo de molho: 48 h
Cozedura: 30 min.
Tremoço:
Tempo de molho: 72 h (com 250 g de açúcar por quilo para reduzir o sabor amargo)
Cozedura: 20 min. para a colocação de iscos a 1 h para o engodamento
Noz-tigre:
Tempo de molho: 72 h (com 250 g de açúcar por quilo)
Cozedura: 3 h mexendo regularmente
Não hesite em partilhar as suas impressões sobre a preparação das sementes.