conselho mergulho garrafa avião segurança indonésia alor rumah biru subea

Posso viajar de avião antes/depois de praticar mergulho?

Decidiste organizar umas férias para praticar mergulho em águas mais quentes? Então tem cuidado se vais viajar de avião!

Um grande número de mergulhadores organizam viagens para praticar mergulho e partirem à descoberta de fauna e flora mais exóticas! E quem fala em exotismo, normalmente fala em viajar de avião...Qualquer mergulhador deve saber que o avião e o mergulho não combinam bem e que deve ser muito cauteloso antes e depois do mergulho se precisar de viajar de avião. A Subea dá-te algumas instruções de segurança que deves respeitar para teres uma viagem tranquila!

Acidente de descompressão

No mergulho com garrafa, o ar respirado, sob pressão, forma pequenas bolhas de gás no organismo que desaparecem com o tempo. Quanto maior a profundidade do mergulho, maior presença de gás no organismo. Mas não tenhas medo! Uma vez à superfície após o término do mergulho, estas bolhas desaparecem naturalmente, sem nenhum perigo para ti. Deves ter em atenção que a acumulação de gás no teu organismo e a diminuição da pressão ambiente pode causar graves problemas, nomeadamente um acidente de descompressão. É nesta altura que viajar de avião depois de um mergulho pode acarretar riscos. As cabines dos aviões são pressurizadas uma vez em altitude, o que pode levar a um aumento do volume de azoto ainda presente no teu organismo. É esta diferença de pressão que pode provocar o acidente de descompressão. 
Para evitar qualquer risco deste género, deves respeitar um prazo temporal entre o último mergulho e o próximo voo.

Pode-se viajar de avião antes/depois de praticar mergulho?

Posso mergulhar logo após viajar de avião?

É verdade que poderias pensar que não existe nenhum risco em mergulhar pouco tempo depois de viajar de avião...Mas é falso! Várias razões são apresentadas: uma longa viagem cansa o nosso organismo, e quem diz cansaço, diz aumento dos riscos de sofrer um acidente de descompressão! Além disso, o corpo precisa de uma boa dessaturação após ter sido exposto às pressões no interior da cabine, para evitar problemas cardiovasculares. 
Descansa! A excitação e a vontade de ir mergulhar são enormes, mas vai com calma depois do teu vôo para não ter problemas e não estragares as tuas férias.

Apanhar o avião depois de um mergulho 

Antes de viajares de avião, deves esperar! O intervalo entre a última imersão e o próximo voo vai depender sobretudo da profundidade à qual estiveste e do tempo acumulado debaixo de água. Em função destes 2 parâmetros, a quantidade de gás acumulada no teu organismo vai ser mais ou menos importante. O intervalo deve ser previsto e sobretudo respeitado antes de embarcar! 
Uma pequena lembrança dos prazos consoante o teu mergulho: 
- Se realizaste um mergulho de menos de 2h, sem patamares de descompressão, deves respeitar um prazo de 12h antes de apanhares o avião.
- No caso de um mergulho mais profundo, superior a 15 metros, prevê um prazo de 24 h, uma vez que o teu organismo tem mais azoto para eliminar. 
- De igual modo, se mergulhaste várias vezes por dia, respeita sempre um prazo de 24h, no mínimo!

Os nossos últimos conselhos antes de regressares

- Respeita bem os patamares de descompressão para limitar os riscos.
- Verifica os parâmetros do teu computador de mergulho. Alguns dispõem diretamente de uma funcionalidade que indica o tempo de dessaturação de azoto no organismo!
- Prevê SEMPRE um intervalo entre o teu último mergulho e o próximo voo.
- Evita beber muito à noite no fim da tua viagem, uma vez que o álcool favorece a desidratação e aumenta o risco de acidente de descompressão.

Únicas palavras de ordem antes de apanhar o avião: hidrata-te e descansa!