PONGORI RUMO AO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

PONGORI RUMO AO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Os processos de conceção associados ao ping pong assentam no desenvolvimento sustentável

É um facto que a atividade humana tem um impacto no planeta. Tomar consciência do limite dos recursos naturais, das consequências das alterações climáticas, da eutrofização das águas dos rios e dos oceanos ou ainda das emissões de partículas finas já, de si, constitui um passo que muitos de nós já deram. Mas estamos, hoje, a dar o 2º passo. 

Um passo para quê? Para a preservação dos terrenos da prática que a natureza nos oferece, por exemplo.

Por isso, a DECATHLON constitui todos os dias novas oficinas nas suas instalações onde é possível introduzir mudanças: na conceção, produção, transporte e distribuição. Um caminho que decidimos trilhar também na PONGORI, integrando uma estratégia de desenvolvimento sustentável em cada um dos nossos projetos. As primeiras oficinas já estão a funcionar. Ainda é muito cedo para medir todas, mas preparámos uma lista para vos darmos a conhecer os seus progressos.

TDT_developpement_durable

Uma menor pegada de carbono

Para começar, deixámos de recorrer ao transporte aéreo fazer o aprovisionamento regular de todos os países. 

Certo, é um pequeno passo na redução da pegada global do produto, mas não deixa de ser um passo. Porquê apenas "um pequeno passo"? Porque o grosso do impacto ambiental de um produto não está no transporte, mas sim na produção, e nós estamos a ganhar terreno nesse âmbito. Como? Vejamos um exemplo: as nossas raquetes resistentes. A nova conceção permite garantir a sua rigidez, reduzindo simultaneamente a quantidade de matérias-primas utilizadas. O custo do carbono inerente à sua produção diminui em quase 30% (1,071 kg CO2 para 0,777 kg CO2).

Também temos outras oficinas de conceção a funcionar: o nosso objetivo atualmente é otimizar a composição da resina utilizada nos tampos e substituir o processo de galvanização da estrutura metálica. Galvanização é o tratamento anticorrosivo que consiste em mergulhar o aço num banho de zinco para impedir que enferruje. Estas oficinas são sensíveis, porque, apesar de tudo, está fora de questão comprometer a resistência e a durabilidade dos nossos produtos. Uma oficina a manter debaixo de olho… 

E, por vezes, o exercício consiste simplesmente em propor alternativas. Um exemplo? As mesas Small. Existem 2 modelos disponíveis: a PPT 100 small (5,58 kg CO2) e a PPT 130 small (25,3 kg CO2). Podem perguntar-se porquê manter a PPT 130 S na nossa oferta com tamanha diferença. Bem, nas mesmas condições de manutenção e conservação, a PPT 130 terá uma vida útil pelo menos 5 vezes maior do que a da PPT 100. E, por mais que nos seja difícil disponibilizar elementos de comparação, este custo do CO2 é reduzido dada a natureza do produto. Cabe, assim, ao comprador escolher em função da utilização que lhe pretende dar.

Garantia de 10 anos

Resistência, a chave para reduzir o impacto ambiental. 

De facto, existe inúmeras maneiras de reduzirmos o nosso impacto. Uma das soluções por que optámos foi aumentar a durabilidade dos nossos produtos ao longo do tempo. A prova? Todas as nossas mesas e raquetes outdoor têm uma garantia de 10 anos.E o objetivo não é, obviamente, substituir toda a reserva de mesas vendidas neste período, mas garantir aos praticantes que possam utilizar o mesmo produto durante, no mínimo, 10 anos, nas melhores condições de jogo, sem sentirem a necessidade de o trocar. 

E 10 anos é o mínimo...

A mesa precisa de ser reparada? do it yourself! 

Portanto, a melhor forma de reduzir o impacto de uma mesa é? Fazê-la durar, muito bem! E para isso, além da resistência inicial dos produtos, não há nenhum segredo: é preciso dicas para cuidar da mesa e, se necessário, saber como repará-la. É aí que entra o nosso site de Serviço Pós-Venda. 

Como reparar sozinho, encomendar peças perdidas ou partidas... terão acesso a tudo o que precisam. A vantagem? Dentro de alguns meses, imaginem que um tampo partido já não justifica a compra de uma mesa nova. Poderão simplesmente encomendar um tampo novo para regressar às partidas pendentes!

Como ir ainda mais longe para limitar o impacto ambiental?

Aceitando que não precisamos de ter tudo! Para ser mais claro: está agora disponível um serviço de aluguer de mesas! Está numa fase experimental na região de Lille, a solução ideal se a única vez que batem a bola é no verão ou se querem experimentar antes de comprar.

Ainda não disponivel para Portugal.

Os 4 r: reduzir, reutilizar, reparar, reciclar. 

Seguindo a regra dos 4 R, vamos avançando. Um passo de cada vez, ouvem dizer... porque, é verdade, outras soluções para preservar o nosso belíssimo terreno de prática ainda estão para chegar. 

Daremos notícias!