Os patins Quad 100
Os Quad 100 Oxelo não requerem cuidados particulares antes de se começar a patinar. No entanto, compilámos alguns conselhos para quem se inicia nos patins de 4 rodas.
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2018
Apaixonaste-te por estes patins de 4 rodas com ar vintage, para ti ou para a tua criança. Com o seu ar de calçado em rodas, são os patins de 4 rodas ideais para aprender a patinar, deslizar na cidade ou mesmo iniciar a patinagem disco!
Explicamos-te aqui tudo para saberes o que são patins de 4 rodas, como os manter e os reparares, para que se tornem numa peça vintage :)
Os Quad 100 Oxelo não requerem cuidados particulares antes de se começar a patinar. No entanto, compilámos alguns conselhos para quem se inicia nos patins de 4 rodas.
O Quad Fitness 100 Oxelo está disponível em modelo de adulto e em modelo de criança. Têm o mesmo design, mas tamanhos diferentes. Escolhe o que corresponde melhor ao teu tamanho e o que te agrada mais.
Surpresa: não é nenhuma. Estas três denominações designam o mesmo tipo de patins com as 4 rodas dispostas em 2 filas de 2 paralelas e com um travão à frente.
A presença de um calço de travão (ou stopper) à frente é verdadeiramente uma caraterística típica do patim quad. Mas, antes de mais, não serve para travar quando estás a andar para a frente.
Efetivamente, o travão serve de travão quando estás a andar para trás. Mas, além da sua função de travão, o stopper também pode ajudar a impulsão durante a patinagem ou a estabilização para transpor um obstáculo ou piso não adaptado para patinar, por exemplo.
Ao colocares os dois stoppers, podes caminhar (quase) normalmente.
Esta é uma questão complexa. Os dois tipos de patins propõem coisas muito diferentes em termos de experiência de patinagem, que não são realmente comparáveis. O melhor é escolher o que te corresponde melhor. Eis algumas dicas:
Os patins em linha são mais estáveis à frente e atrás, enquanto que os quad são mais estáveis lateralmente.
Os patins em linha suportam fortemente o tornozelo, enquanto que os quad o suportam muito pouco, deixando maior liberdade de movimentos.
Os patins em linha são mais rápidos e adaptam-se melhor às estradas menos lisas, os quad são mais "lentos" e requerem um piso bastante lento.
Para travar em patins, há várias técnicas:
O limpa-neves: como no ski, trata-se de aproximar os pés exercendo uma impulsão para o exterior, contra o chão, para parar.
A travagem em T: colocar um pé perpendicular ao outro e pousá-lo atrás para roçar o chão com as rodas exteriores.
A travagem com calço: A famosa técnica para utilizar o travão localizado na frente do patim, consistindo em patinar para trás e depois inclinar-se sobre os stoppers.
Felizmente concebemos um vídeo dedicado à travagem em quad com Sidjé, monitora de quad na FFRS.
O patim tem um ar simples, mas há uma acumulação de peças técnicas que influenciam a patinagem. Felizmente, descortinamos-te os básicos a conhecer para dominares o jargão do quad.
Quer seja para substituir rodas danificadas ou para adaptar o tamanho ou a dureza de uma roda ao tipo de piso ou de passeio, a substituição de rodas de patins quad é um básico a conhecer. É um dos primeiros gestos a conhecer para a manutenção do material. Como verás, é muito simples e rápido.
Como substituir as rodas dos patins?
1. Começa por desaparafusar a porca que mantém as rodas nos eixos, recorrendo a uma ferramenta de skate.
2. Remove os rolamentos recorrendo à ferramenta multiusos de patins, se precisares de recuperar os rolamentos das rodas. Se as tuas futuras rodas já vierem equipadas com rolamentos, ou se tiveres comprado rolamentos diferentes, podes deixá-los na roda e remover a poeira com um pano seco.
3. Insere um rolamento num lado da roda, depois vira-a.
4. Insere o espaçador (o cilindro metálico) de forma a alinhar com o furo do primeiro rolamento, depois o segundo rolamento. Se o espaçador se mexer um pouco, não é grave; irá realinhar-se com os rolamentos quando integrares os eixos das rodas. A presença de um espaçador é facultativa mas recomendada, uma vez que permite manter uma separação entre os rolamentos e compensar a pressão exercida pelo parafuso que mantém a roda no sítio. A maioria dos rolamentos não tem sentido; consulta a embalagem em caso de dúvida.
5. Volta a colocar as rodas em cada eixo do chassis e a aparafusar as porcas no eixo.
A saber: Se não utilizares espaçador, deverás ter o cuidado de não apertar demasiado as porcas dos eixos, caso contrário a roda deixa de girar. Nesse momento, aperta a porta até que a roda não se possa mais mexer da direita para a esquerda no eixo mais que continue a girar. É um doseamento subtil, mas o jeito adquire-se depressa.
Já está. Simples, não?
Substituir os rolamentos dos patins quad permite alterar a qualidade de deslize dos rolamentos ou substituir rolamentos partidos (que deixam de rodar corretamente ou que emitem ruído de fricção). Esta manipulação é muitos simples, mas requer as ferramentas certas para poderes extrair o rolamento da cavidade da roda.
Como substituir os rolamentos dos patins?
1. Recorrendo a uma ferramenta de skateboard (TT500), desaparafusa as porcas que seguram as rodas e remove-as dos eixos.
2. Continuando a recorrer à ferramenta multiusos para patins, remove o rolamento inserindo a ferramenta no centro do rolamento e exercendo uma pressão lateral para fazer alavanca. O rolamento pode por vezes teimar em sair. Não perdas a paciência. Tenta girar a ferramenta para exercer pressão em diferentes locais do rolamento, tendo o cuidado de ser delicado(a) para não danificares o rolamento.
3. O mais difícil já está! Insere os novos rolamentos (se necessário, empurra-os com a ferramenta para facilitar a inserção), volta a montar as rodas no eixo.
Já está, rolamentos novos para a tua nova sessão.
Patinas regularmente com patins quad e sentes que os trucks se mexem ou que os teus patins reagem de forma diferente nas viragens? Progrediste nos teus patins e 4 rodas e queres melhorar os teus bushings para maior manobrabilidade?
Verificar o estado dos bushings faz parte da manutenção técnica avançada dos teus quads. Os bushings (também chamados de cushions) são as borrachas grandes localizadas de ambos os lados dos trucks. Segues-me até aqui?
Existem várias formas de bushings (cónico, barril, etc.). Cada um tem uma dureza que se mede como nas rodas, com um número seguido da letra "A". Sem entrar em grandes detalhes, quanto mais macio for o bushing, mais o truck gira. Quanto mais rígido for, mais estável é o truck. Quanto à forma, um barril (ou cilindro) será mais estável, e um cone irá rodar mais "depressa" e conferir mais amplitude ao truck. Ok paramos por aqui a parte técnica, passemos à prática.
Como substituir os bushings ou cushions de um quad?
É preciso é efetuar várias etapas:
1. Para maior manobrabilidade em redor do truck, recomendamos que desmontes as rodas, para teres um acesso mais confortável aos trucks
2. Desmonta os trucks. Para isto, utiliza o lado maior da ferramentaTT500 (ou ferramenta de skate) e desaparafusa a grande porca que segura o truck no chassis.
3. Em seguida, é uma fiada, remove o suporte em metal, o primeiro bushing, depois o truck, depois o último bushing.
4. Faz o mesmo em sentido inverso: enfia o primeiro bushing novo, depois o truck (tem o cuidado de fixar bem o truck no chassis), depois o novo bushing, o suporte em metal e, por fim, a porca.
Alguns conselhos quanto ao aperto: não apertes demasiado a porca que segura o truck, pois corres o risco de esmagar os bushings e de os deformar mais rapidamente. Aperta até que o parafusos esteja a nível da saída da porca e faz um teste, calçando os patins. Podes em seguida ajustar o aperto em função das tuas preferências. Serás provavelmente surpreendido(a) no primeiro teste, e talvez precises de vários minutos antes de te adaptares a esta configuração. Recomendamos-te assim cuidado durante as primeiras viragens.
E aqui tens bushings novinhos em folha para deslizares no alcatrão. E mais, foste tu quem os substituiu! Bom trabalho!
O calço de travão de uns patins quad (ou "stopper") é uma das peças que se danifica mais depressa, se o utilizares para travar, te impulsionares, efetuar figuras nos stoppers. Mas substituí-lo é mesmo uma brincadeira de crianças.
Nos patins Oxelo, o calço de travão é de forma trapezoidal e está fixo ao chassis por um parafuso. Mostramos-te como o substituir.
Como substituir os calços de travão de uns patins quad?
1. Recorrendo à ferramenta multiusos para patins, desaparafusa o parafuso localizado no interior do travão.
2. Substitui o anterior calço de travão pelo novo. Coloca o parafuso no interior.
3. Aperta o parafuso, assegurando-te que está bem apertado.
E pronto! Simples, não? Vamos para uma sessão com stoppers novos!
Antes de uma grande sessão de patinagem quad, ou após um longo período sem patinares, tens um monte de razões para fazeres um pequeno check up aos teus quads. É um básico de segurança para assegurar conforto e estabilidade. Eis alguns pequenos pontos a verificar.
Como fazer o check up de uns patins quad?
Há 3 pontos de controlo de base que recomendamos: o aperto das rodas, o aperto do calço de travão e o aperto dos trucks.
1. Verificar o aperto das rodas dos patins: para isto, verifica se cada roda se mexe lateralmente no seu eixo. Se for o caso, reapertar um pouco as porcas que os seguram no eixo. Podes assim verificar se gira bem e se os rolamentos não fazem ruído.
2. Verificar os calções de travão dos quads: verifica se não giram e se estão bem apertados. Lembra-te também de verificar o seu estado de desgaste e se a borracha é suficientemente espessa para não danificar o chassis ou o botim dos patins quando estiveres sobre os stoppers.
3. Verificar o aperto dos trucks de uns patins quad: O truck é a peça metálica em forma de "T" que serve de eixo de cada roda. Esta peça é aparafusada no chassis através de um longo parafuso denominado "kingpin". O truck fica preso entre duas peças em plástico macio denominadas "bushing" ou "cushion". O conjunto é apertado por uma porca que suporta o truck e os bushings. Nesta verificação, trata-se de observar se o truck não se mexe muito livremente, o que poderia causar instabilidade durante a patinagem.
A saber: quando o nível de patinagem é avançado, é interessante testar diferentes apertos do truck, mas também várias durezas de bushings, para testar uma reatividade diferente dos trucks nas mudanças de direção.
Eis como verificar algumas zonas de segurança importantes nuns patins. Recomendamos também verificar se o calçado (também denominado de botim) não está danificado (furos, costuras, sola, etc.), mas também se o chassis continua bem aparafusado ao botim (com sessões intensas, por vezes os parafusos soltam-se um pouco.
Rodas, rolamentos, travões, bushing... estas são todas as peças de substituição compatíveis com os patins quad 100 adulto e criança.
Conjunto de 8 rolamentos para patins quad ABEC 5
Calços de travão para patins quad 100 Oxelo (preto ou branco)
Conjunto de 4 rodas de quad 54 mm 85A - criança
Conjunto de 4 rodas de quad 60 mm 82A - adulto
Bushings compatíveis quad 100
Ferramenta compatível quad 100