ROLLER ADULTE FIT 500 : entretien et réparation : notice, réparation

REF: 8396947, 8561743, 8396946, 8396945, 8396948

PATINS ADULTO FIT 500: manutenção e reparação

2018

Escolheste o patim de adulto FIT500. É o patim ideal para os teus passeios de patinagem, graças ao seu conforto e desempenho.  

Nesta ficha técnica, encontrarás todas as informações técnicas necessárias sobre o seu patim e, sobretudo, sobre a sua manutenção e reparação.

Familiarizar-te com os patins para adultos FIT500

Porque é que os patins Fit 500 só tem um travão no pé direito?

Nos patins em linha, há várias formas de travar. Uma delas consiste em utilizar o calço do travão traseiro. Para esta travagem, o pé com o travão deve ser ligeiramente deslocado para a frente e a parte da frente do patim levantada para travar. É, portanto, normal encontrar o travão num só pé, porque só um pé é utilizado para esta travagem (é também mais estável). Regra geral, colocamos sempre o travão no pé direito, mas é possível mudar o pé em que se encontra o travão.
Os esquerdinos são frequentemente aconselhados a colocar o travão no pé esquerdo, mas cada um encontrará o seu conforto de forma diferente.

ROLLER ADULTE FIT 500 : entretien et réparation : notice, réparation

Um breve glossário dos componentes dos teus patins para adultos FIT500

Conhece a linguagem técnica e as diferentes partes dos teus patins para poderes fazer a sua manutenção e reparação.

ROLLER ADULTE FIT 500 : entretien et réparation : notice, réparation

Manutenção e reparação da rollerball para adultos FIT500

Como é que se mudam as rodas dos patins FIT500 para adultos?

Quer se trate de substituir rodas danificadas ou de adaptar o tamanho ou a dureza de uma roda ao tipo de solo ou de percurso, a mudança de rodas de patins é uma competência básica a dominar. É uma das primeiras coisas a fazer para cuidar bem do seu material.
E, como verás, é rápido e fácil.

Como mudar as rodas do FIT500 para adultos?
1. Começa por desaparafusar as 4 rodas utilizando a ferramenta multifunções e uma chave Allen. Na maioria dos patins, o travão está ligado ao eixo da roda traseira, por isso, retira-o também.
2. Retira os rolamentos com a ferramenta multifunções se precisares de recuperar os rolamentos das rodas. Se as tuas futuras rodas já estiverem equipadas com rolamentos ou se tiveres comprado rolamentos diferentes, podes deixá-los na roda e remover o pó com um pano seco.
3. Insere um rolamento num dos lados de uma roda e vira-a.
4. Insere o espaçador (o cilindro metálico) de modo a que fique alinhado com o orifício do primeiro rolamento e, em seguida, com o segundo rolamento. Se o espaçador se deslocar um pouco, não é grave, pois irá realinhar-se com os rolamentos quando montares os eixos das rodas. A presença de um espaçador é opcional, mas recomendada, uma vez que ajuda a manter um espaço entre os rolamentos e a compensar a pressão exercida pelo parafuso que segura a roda no lugar. A maioria dos rolamentos não tem uma direção, por isso, em caso de dúvida, consulta a embalagem.
5. Volta a colocar as rodas na placa e insira o eixo e depois o parafuso. Note que um dos eixos é maior e está reservado para a roda traseira que segura o suporte do travão. Não se esqueça de utilizar o eixo maior nesta roda.

Aqui está, é simples, não é? Lembra-te de trocar as suas rodas a cada 3 pedaladas ou 30 km.

Como mudar os rolamentos de uma rollerball FIT500 para adultos

A substituição das chumaceiras dos patins em linha permite alterar a qualidade de deslizamento das chumaceiras ou substituir as chumaceiras partidas (que já não rodam corretamente ou fazem um ruído de fricção). Esta operação é muito simples, mas requer as ferramentas adequadas para extrair o rolamento da cavidade da roda.

Como é que se substituem as chumaceiras de rolos FIT500 adultas?
1. Utilizando a ferramenta multifunções para rolos e uma chave Allen de 4 mm, desaparafuse os eixos das rodas e retire as rodas dos eixos. Lembra-te de colocar as rodas à tua frente pela ordem em que estão nos teus patins. Se as rodas já tiverem sido utilizadas algumas vezes, esta pode ser uma oportunidade para as trocar (ver tutorial acima).
.
2. Ainda com a ferramenta multifunções, retira o rolamento, introduzindo a ferramenta no centro do rolamento e exercendo uma pressão lateral para o retirar. Por vezes, a chumaceira pode mostrar-se relutante em sair, por isso não percas a paciência, tenta rodar a ferramenta para aplicar pressão em vários pontos da chumaceira.

3. A parte mais difícil está feita! Inserr os rolamentos novos (empurra-os com a ferramenta para facilitar a inserção, se necessário), volta a colocar as rodas no eixo e depois nos rolos.

E já está, rolamentos novos para a tua nova sessão.

Como trocar as 8 rodas de um FIT 500 adulto

Quando os patins em linha são usados com muita força, o interior da roda desgasta-se e cria uma inclinação. Esta inclinação é criada ao empurrar contra o chão ou ao travar, e é inevitável com o tempo. Este desgaste pode reduzir a vida útil da roda e criar desconforto ao patinar.
Para limitar este desgaste, é aconselhável trocar as tuas rodas de patins regularmente (aproximadamente a cada 3 passeios) para prolongar a sua vida útil.

Como é que se trocam as 8 rodas dos patins Fit 500 para adultos?
1. Retira as rodas e alinha-as de frente para ti, pela ordem em que estão montadas nos teus rolos (frente e verso do pé, interior e exterior do pé e pé esquerdo pé direito).
2. Trocar as duas rodas traseiras do pé esquerdo pelas duas rodas dianteiras do pé direito.
3. Trocar as duas rodas traseiras do pé direito pelas duas rodas dianteiras do pé esquerdo.
4. Voltar a montar as rodas sem perder o fio (a roda dianteira direita transforma-se em roda traseira esquerda, a sua face exterior transforma-se em face interior... não tarda muito a perder o fio).
5. Uma pequena dica: utiliza um bloqueador de roscas para manter o parafuso apertado e proteger a rosca.

E lá vais tu de novo. Lembra-te de trocar as rodas a cada 3 passeios ou 30 km. Mantém-te concentrado, o interior torna-se exterior, a frente torna-se traseira, a esquerda torna-se direita. Prometo que, depois de apanhares o jeito, não demora mais do que alguns minutos.

Como mudar o calço de travão de um FIT 500 adulto

Se utilizares regularmente o calço de travão dos teus patins em linha, terás de a substituir assim que a borracha estiver demasiado danificada para travar confortavelmente ou o plástico do suporte do travão estiver em risco de roçar no chão. Felizmente, a substituição de um calço de travão é uma brincadeira de crianças, e nós mostramos-te como.
É bom saber: a pastilha de travão é a parte de borracha do teu travão. É possível mudar a pastilha sem mudar todo o suporte do travão. E, portanto, sem desmontar completamente o suporte.

Como mudar o calço do travão de um patins em linha FIT500 para adultos?

1. Utilizando duas chaves allen, desaperta o pino que atravessa o calço do travão e o segura no teu suporte.
2. Insere a nova pastilha de travão.
3. Volta a colocar o pino que segura a calço de travão no lugar e volta a aparafusá-lo.

E já está! A travagem eficaz é tua!

ROLLER ADULTE FIT 500 : entretien et réparation : notice, réparation

Peças de substituição compatíveis com os patins para adultos FIT500

Descubra todas as peças de substituição compatíveis com o FIT500 Adult: rodas, atacadores, fechos, suporte de travões e calços de travões...

Os 10 benefícios principais da prática de patins descathlon

Os 10 benefícios principais da prática de patins

Aliando o prazer da sensação de deslize e o trabalho muscular ou, ainda, o equilíbrio, a prática de patins é uma disciplina que seduzirá os mais reticentes. Conhece os seus benefícios em 10 tópicos.

descobrir os patins em linha

Descobrir os patins em linha

Aliando o prazer da sensação de deslize e o trabalho muscular ou, ainda, o equilíbrio, a prática de patins em linha é uma disciplina que seduzirá os mais reticentes!

patins

Andar de patins para emagrecer

Andar de patins para emagrecer é a atividade perfeita para transformar a massa gorda em massa muscular e obter um corpo tonificado e fit.

Recuperar de uma sessão de patins

5 dicas para uma boa recuperação após uma sessão de patins

Fazer uma boa preparação antes de uma sessão de patins é boa ideia. Preparar-se bem depois, é ainda melhor. É sobretudo importante para o seu corpo em plena atividade. Os nossos conselhos para recuperar bem entre o esforço e o reconforto.