Uma banda cardio é um produto eletrónico que mede a sua frequência cardíaca instantânea graças a uma banda peitoral. O sinal é enviado sem fios da banda para o relógio e o valor da frequência cardíaca é afixado em BPM (Batimentos Por minuto).
Pode aceder ao cronómetro carregando no botão "Leitura/Pausa" (em cima à direita) durante a procura do sinal cardio. O relógio passará diretamente para o modo atividade.
A frequência cardíaca é uma das melhores indicações para determinar o seu nível de forma instantâneo. Ao seguir a sua frequência cardíaca durante uma atividade desportiva, pode facilmente saber qual o impacto da sua atividade no seu corpo. Pode assim gerir melhor o seu esforço e atingir mais facilmente os seus objetivos.
Se a procura for demorada ou se os valores parecem incoerentes: 1 - Verificar se a sua banda esteja corretamente colocada no torso. Verificar também que ela esteja do lado direito. 2 - Assegure-se que o sensores da banda esteja bem húmidos. 3 - O sinal cardio pode ser alterado devido às perturbações eletromagnéticas (linha de alta tensão, caminho de ferro, computadores, etc.). Assegure-se que está afastado deste tipo de perturbações durante a utilização da sua banda cardio 4 - Verifique que a pilha esteja bem carregada.
Para definir a frequência cardíaca a que deve praticar deve, antes de mais, determinar a sua frequência cardíaca máxima. A frequência cardíaca máxima (FCmáx) é o ritmo máximo a que idealmente deve bater o coração humano. Este valor depende da idade e pode ser determinado graças à fórmula seguinte: FCmáx = 220 - idade Para determinar com maior precisão a frequência cardíaca máxima de um indivíduo, recomenda-se a realização de um teste de frequência cardíaca máxima, sob a supervisão de um médico. Depois de determinado o seu valor de FCmáx poderá determinar a sua zona de trabalho em função do seu objetivo. AQUECIMENTOS / RECUPERAÇÃO. 50 a 60% da sua FCM A zona azul corresponde a um esforço moderado. Ideal no início da sessão para um aquecimento suave e no final da sessão para recuperar ativamente ao eliminar as impurezas produzidas pelos músculos durante o esforço. RESISTÊNCIA FUNDAMENTAL 60 a 70% da sua FCM A resistência fundamental é essencial para todos os desportistas. É particularmente benéfica para a saúde, assim como para melhorar a sua performance em saídas mais longas. Pratique nesta zona mais de 45 minutos para fazer trabalhar o coração suavemente, para melhorar a irrigação dos seus músculos e habituá-los a ir buscar às reservas de gordura. RESISTÊNCIA ATIVA 70 a 80% da sua FCM Nesta zona, pratica um esforço justo abaixo do seu nível anaeróbio: O esforço é intenso mas o seu corpo é capaz de fornecer oxigénio suficiente para manter este esforço a longo prazo. Um treino de resistência ativo permite habituar os seus músculos a consumir melhor os açúcares presentes nas fibras musculares durante o esforço e a armazenar melhor estes açúcares ao repouso. Este tipo de treino deve ser menos frequente do que a resistência fundamental. RESISTÊNCIA SUAVE 80 a 90% da sua FCM O seu organismo não transporta oxigénio suficiente para responder às necessidades dos seus músculos: é o nível anaeróbio ou resistência. Esta zona permite melhorar a sua performance e resistência se as trabalhar com esforços curtos e repetidos (fracionados). Os seus músculos tronar-se-ão mais económicos e o seu coração mais regular ao aproximar-se do nível limiar. RESISTÊNCIA FORTE > 90% da sua FCM Esta zona corresponde a um esforço muito intenso. Deve ser trabalhada exclusivamente com esforços fracionados muito curtos. Permite aumentar o nível anaeróbio e assim melhorar a sua performance e resistência. A zona vermelha é reservada aos desportistas que se conhecem bem e que procuram melhorar a sua performance.
A frequência cardíaca é medida graças a uma banda peitoral. Essa banda comporta dois elétrodos e um transmissor. Quando bate, o coração emite um campo elétrico muito fraco. Este é captado pelos elétrodos e depois transmitido ao seu relógio pelo transmissor da banda.
Não recomendamos o uso de banda cardio aos portadores de estimuladores cardíacos. De facto, o sistema de transmissão rádio poderia acarretar perturbações do sinal.
A sua banda cardio não dispõe de um sinal codificado e pode, eventualmente, sofrer interferências de outras bandas cardio circundantes. Recomendamos, neste caso, de optar por uma banda cardio com sinal codificado.