O nosso guia para manutenção de skis de caminhada

O nosso guia para manutenção de skis de caminhada

A manutenção dos skis de caminhada é indispensável para que se conservem em bom estado durante o maior tempo possível. Enceramento no início de temporada, afiação, armazenamento... Vamos explicar-te tudo!

Os teus skis de caminhada permitem-te subir a montanha e aproveitar depois as descidas bem merecidas. Sendo a manutenção da parte inferior dos teus skis indispensável, descobre também como afiar as lâminas, ou ainda reparar o topsheet (parte de cima do ski).

Como fazer a manutenção de skis de caminhada?

Podes fazer tu próprio a manutenção dos teus skis de caminhada com um algum material e os gestos certos. Alguns elementos que compõem os skis de caminhada merecem especial atenção, uma vez que se deterioram com o uso e têm um impacto ao nível do desempenho e da duração de vida dos skis.

1. A parte inferior: não estamos a falar da parte inferior do calçado, mas da parte inferior dos teus skis de caminhada. Ficam debaixo dos skis, sobre todo o comprimento.
É sobre esta parte que se colocam as peles de foca.

2. As lâminas:são as bordas em metal situadas sobre os lados do ski, ao nível da parte inferior.
Cortantes, asseguram uma boa aderência na neve e o controlo das trajetórias.

3. As peles de foca ou peles anti-recuo: estas bandas de tecido sintético (não é pele de foca verdadeira!) com pelos de um lado e cola do outro colocam-se sobre a parte inferior do ski.
Permitem a aderência dos skis para que não recuos em vez de subir.

4. O topsheet: é a parte situada por cima dos skis, onde geralmente estão inseridos os elementos gráficos e a marca.
O topsheet serve de camada protetora para preservar o núcleo dos skis.

O nosso guia para manutenção de skis de caminhada
O nosso guia para manutenção de skis de caminhada

1. Manutenção da parte inferior do ski: limpeza e enceramento

Em contacto direto com a neve a parte inferior do ski acumula sujidade que pode ficar incrustada ou criar buracos. Para as limpar, primeiro deves secar os teus skis com um pano seco e limpo insistindo bem na parte inferior e nas lâminas (a secagem diretamente ao sol pode deteriorar o material). Depois, aplica um removedor de cera para uma limpeza completa, e por fim limpa novamente com um pano.

Agora passamos ao enceramento! Esta técnica de manutenção consiste em aplicar um produto adaptado a cera, sobre a parte inferior do ski de caminhada para a alimentar e proteger. Aconselhamos-te que te instales num bem ventilado para evitares ser incomodado pelos fumos tóxicos da cera. Para encerar os teus skis, vais precisar de um kit de enceramento ou de:

- um bloco de cera (adaptado ao tipo de neve: fria, temperada, húmida, etc.)
- um ferro de aplicação de cera
- uma mesa de encerar (ou bancada de trabalho)
- um torno
- uma escova em nylon
- um removedor de cera
- um raspador em metal (ou em plástico, mas o manuseamento pode ser mais difícil e a cera não deve ser demasiado espessa na parte inferior)
-um pano limpo e seco

Vamos a isso!

► Fixa o primeiro ski na mesa com a ajuda do torno, orientado a parte inferior para cima.

► Escova a parte inferior, da frente do ski para trás (no sentido de deslize), com a escova de nylon para a limpar. Se não conseguires retirar toda a sujidade com a escova, podes aplicar um removedor de cera.

► Lê o folheto informativo da cera para saberes a temperatura correta para aquecer o ferro.

► Derrete o bloco de cera colocando-o sobre o ferro e deixa cair algumas gotas de cera sobre toda a superfície da parte inferior do ski.

► Espalha as gotas com a ajuda do ferro, efetuando movimentos regulares e lentos no sentido do deslize (da espátula para o calcanhar do ski). Atenção, tal como num ferro de engomar, não deixes o ferro de aplicação de cera imóvel sobre uma zona da parte inferior, corres o risco de a danificar.

► Espera que a cera arrefeça (entre 15 a 30 minutos).

► Se estiveres a efetuar um enceramento de início ou meio de temporada, raspa a camada de cera fria em excesso com a ajuda do raspador. Segura-o na vertical e retira o excesso deslizando no sentido do deslize.

► Para um acabamento perfeito, escova a parte inferior para retirar todos os resíduos de cera e limpa com o pano para retirar as pequenas poeiras. Desta forma as peles de foca ficarão bem coladas sobre os skis.

► Se estiveres a efetuar um enceramento de final de temporada, deixa a camada de cera suplementar sobre a parte inferior, sem a raspar. Vai criar uma proteção contra as infiltrações de água, as variações de temperatura e as sujidades durante o tempo de armazenamento.

► Recomeça com o segundo ski.

Dica anti-obstrução: para evitar a obstrução das peles durante a subida (quando a neve se acumula sob as peles de foca), podes aplicar uma cera adaptada sobre a parte inferior do ski e nas peles ou então riscá-las com a tua cera habitual.

O nosso guia para manutenção de skis de caminhada

Ao longo da temporada, para saber se é necessário encerar os skis, observa a parte inferior dos mesmos.
Se estiverem esbranquiçadas, se vires manchas ou riscos, então é melhor encerá-las. Também podes dirigir-te ao serviço pós-venda de uma loja DECATHLON para efetuares um enceramento adaptado à tua utilização.

👉 Enceramento utilização ocasional 

2. Evitar as lâminas com ferrugem e desgastadas

As lâminas de ski (ou de snowboard) estão sujeitas a dois problemas frequentes: a ferrugem e a perda da sua função cortante.
A ferrugem é provocada pelo contacto prolongado com a humidade, pelo que deve ser evitada a todo o custo quando não estiveres a desfrutar da neve com os teus skis.Ao regressares de uma sessão, seca bem os teus skis com um pano sintético, limpando cuidadosamente as lâminas. Também te aconselhamos a  guardares os teus skis de caminhada dentro de uma bolsa de arrumação entre duas temporadas de inverno e de os colocar num local seco (cuidado com as garagens e arrecadações).

Para verificar se as lâminas estão desgastadas, passa a unha por cima. Ficou riscada? Então tens de as afiar, pois já não estão suficientemente cortantes para terem aderência na neve. Para afiares as lâminas vais precisar:

- um afiador de lâminas (uma ferramenta porta-limas com uma lima de aço)
- uma borracha de lâminas
- um pano limpo

Vamos a isso!

► Limpa a parte inferior do ski com o pano. 

► Fixa o ski na parte central
(idealmente com um torno). 

► Ajusta o afiador no ângulo de afiação pretendido (de 90° a 85°).

► Afia a parte lateral da lâmina (a que fica situada na parte central do ski, bordos laterais) aplicando pouca força sobre a lima do afiador. Esta é a operação principal da afiação.

► Afia a zona da lâmina debaixo do ski.

► Com a borracha, retira as rebarbas (os fios que sobram) após a afiação.

► Volta o ski sobre o outro lado e repete a operação com a segunda lâmina e depois recomeça com o segundo ski.

O nosso guia para manutenção de skis de caminhada

4. Reparar o topsheet

Pode acontecer que o topsheet dos teus skis fique riscado. Para além do aspeto visual, isto pode permitir que a humidade penetre e danifique a estrutura dos teus skis.
Em caso de risco profundo, recomendamos que o repares rapidamente com:

-  fita-cola larga
-  cola e um endurecedor Araldite
-  álcool a 90°.

Vê o nosso tutorial em vídeo para seguires as etapas de reparação do topsheet (e substitui a lâmpada UV pelo endurecedor Araldite).

👉 Mandar reparar o topsheet de ski na DECATHLON 

VÍDEO: REPARAÇÃO DO TOPSHEET DE SKI/SNOWBOARD

O nosso guia para manutenção de skis de caminhada

5. Manutenção das fixações

A manutenção das fixações dos skis de caminhada não requer nenhum material particular e é simples e rápida de efetuar:

- limpa-as com um pano após cada saída
- antes de guardares os skis no fim do inverno, desaperta as fixações para aliviar a mola
- em termos de arrumação, continua a leitura deste artigo.

6. Armazenar os skis em boas condições

Mesmo que já estejas um profissional do ferro de encerar e do afiador de lâminas, falta apenas um último ponto importante para fazeres a manutenção correta dos teus skis: guardá-los em boas condições.Pois é, a arrumação é um parâmetro importante, que pode levar à deterioração dos skis ou protegê-los em função de diversos parâmetros.


➡️ Antes de os arrumares, seca-os bem com um pano seco, , insistindo sobre as fixações e as lâminas. 
➡️ Se puderes, coloca-os dentro de uma bolsa de arrumação.
➡️ Para os guardares, escolhe um local com uma temperatura ambiente, afastado de uma fonte de calor e protegido da luz e da humidade. O objetivo é evitar que os skis fiquem sujeitos a variações de temperatura ao longo do tempo.

Nestas condições, não deverás ter surpresas desagradáveis no próximo inverno quando voltares a tirar os skis do armário.

Em princípio, uma  manutenção de início e de final de temporada  é suficiente para que os teus skis de caminhada se conservem em bom estado. Mas, em função das condições da neve e da frequência de utilização, é possível que precisem de um enceramento ou de uma afiação a meio da temporada.Não hesites em recorrer a uma loja especializada  em caso de dúvida para obteres conselhos personalizados.

A manutenção dos teus skis de caminhada e do material desportivo irá prolongar a sua vida e reduzir o impacto no planeta (e na tua carteira). Boas caminhadas na neve!