Se começas a praticar ciclismo de forma regular, é tempo de te prevenires… Leva o material essencial para poderes responder a um problema mecânico, mesmo no meio da floresta! Aqui está o material indispensável que deves ter à mão durante uma saída de bicicleta.
UM PROBLEMA MECÂNICO PODE OCORRER RAPIDAMENTE NA TUA BICICLETA. ESTÁ NA ALTURA DE TE PREVENIRES PARA NÃO ESTRAGARES A SAÍDA
Leva o material essencial para poderes responder a um problema mecânico, mesmo no meio da floresta! Aqui está o material indispensável que deves ter à mão durante uma saída de bicicleta.
CONJUNTO DE REPARAÇÃO OU BOMBA DE REPARAÇÃO DE FURO
Um conjunto de reparação de bicicleta inclui normalmente remendos, cola e uma lixa. É muito útil no caso de múltiplos furos, sobretudo se não levares câmara de ar de substituição. É a solução mais leve e menos volumosa.
Atenção, para pneus tubeless, precisas de um conjunto de reparação específico e adaptado.
Para reparar sem ferramentas e sem desmontares o pneu, equipa-te com uma bomba de reparação de furos. Esta bomba não faz milagres: Serve para reparar perfurações com menos de 1 mm de diâmetro.
Se tiveres um furo durante a tua saída, irás precisar de uma bomba manual para voltares a encher o pneu e poderes continuar. Escolhe um modelo de pequeno tamanho e pouco volumoso. Uma pequena bomba manual pode revelar-se muito potente e encher rapidamente um pneu sem esforço!
Importante: apesar da maioria das bombas manuais ser compatível com as válvulas Presta e Schrader, confirma a compatibilidade da tua bomba com as tuas câmaras de ar. Para uma bicicleta de estrada, assegura-te que a tua bomba pode encher até 8 bars.
Os cartuchos de CO2 são muito utilizados em competição para encher o pneu em poucos segundos. Atenção, se optares por levar um cartucho, equipa-te com uma cabeça de enchimento adaptada ! Ela gela instantaneamente durante a utilização, pelo que é fortemente recomendado que uses luvas. Podes também usar qualquer tecido para protegeres as mãos.
A ferramenta multiusos é extremamente prática. Não a podemos dispensar, seja em passeio de BTT ou em saída em bicicleta de estrada! Encontras na mesma ferramenta um conjunto de chaves sextavadas, uma chave de fendas cruciforme, uma chave de fendas plana e uma chave de fendas torx, tudo num volume mínimo.
Em caso de problema mecânico, uma ferramenta multiusos permite-te realizar numerosas operações comuns, como:
- ajustar o desviador e os travões
- voltar a tensionar um cabo
- reapertar os manípulos de travão, o avanço ou o guiador
- regular a caixa de direção
- ajustar os discos de travão
- elevar o selim e ajustá-lo se se mexer
- etc.
Se te comprometeres com um passeio de vários dias, assegura-te de que chegas ao destino! Aqui está o material complementar que deves levar para poderes enfrentar quase todos os problemas.
Incluído em algumas ferramentas multiusos, é sempre bom ter um descravador de corrente à mão durante uma saída de bicicleta. Toda a força das tuas pernas é transmitida pela corrente... esta é assim um elemento particularmente solicitado que pode partir-se a qualquer momento. Caso se parta, o descravador de corrente permite-te encurtar a tua corrente para poderes terminar o teu percurso.
Com a acumulação de quilómetros, uma roda pode empenar ligeiramente, pelo que uma chave de raios pode ser-te muito útil! A tua jante pode empenar após um choque num buraco ou numa queda. A chave de raios permite-te endireitá-la sumariamente para poderes terminar a saída sem teres de empurrar a bicicleta durante vários quilómetros! Podes também encontrá-la em algumas ferramentas multiusos.
É frequentemente útil ter algo com que fixar ou segurar um elemento fragilizado com as vibrações ou após uma queda. Uma abraçadeira ajuda nomeadamente a prender o ciclómetro, a bomba, o porta-bidon ou mesmo uma peça da bicicleta.
O dropout é um elemento tampão que se torce e absorve os impactos para evitar que o desviador parta. É assim uma peça destinada a absorver os impactos. No caso de uma saída longa em terreno acidentado, leva um dropout de substituição. Se o torceres, substitui-o com o auxílio da ferramenta multiusos e continua a saída.
Os mais prudentes podem incluir um cabo de travão e um cabo de desviador, para que não te vejas sem travões ou sem mudanças em pleno passeio. Os cabos são elementos muito solicitados que podem partir-se inesperadamente.
Depois de definires o material a levar nas tuas saídas de bicicleta, escolhe uma forma de o transportares sem que te incomode! Guarda-o na mochila ou equipa-te com um alforge de selim, para fixar no selim ou no quadro da bicicleta.
E tu, o que levas nas tuas saídas de bicicleta?