Kitesurf: as reparações (proteção insuflável, válvula, asa, etc.)

Kitesurf: as reparações (proteção insuflável, válvula, asa, etc.)

O kitesurf apresenta um pequeno estrago? Vê neste artigo como resolver esta questão para voltares o mais depressa possível para a água!

Com a utilização ao longo do tempo, é natural que o kitesurf se vá desgastando! 
Com uma manutenção e reparação adequadas, podes garantir uma maior durabilidade do material e, sobretudo, boas sensações de deslize!

Kitesurf: as reparações (proteção insuflável, válvula, asa, etc.)

O que danifica o kitesurf?

O sal, a areia, as rochas, as conchas… Este belo cocktail cheira mesmo a férias! No entanto, também pode significar desgaste do kitesurf. 

Na praia ou num lago, os elementos naturais abrasivos e também tudo o que possa cortar, furar ou picar pode danificar o kitesurf. Calma! Orientamos-te para cuidares bem do teu material. 

Como proteger o kitesurf do desgaste?

Tem em mente que todas as abrasões que acontecem na praia são normais! Para amenizar as consequências, basta teres cuidado. Para começar, tenta limitar a exposição ao sol fora dos momentos de prática. Os raios UV podem, a longo prazo, danificar o material. 

Os eventuais resíduos como a areia e o sal, é preciso enxaguar bem com água corrente antes de guardar. Aliás, deixa o kitesurf secar completamente antes de o guardares. 

Se possível, evita também o contacto do material com o betume seja nos parques dos spots de deslize favoritos seja junto à tua casa. Este contacto pode originar arranhões ou rasgões facilmente evitáveis. 😉

Para limitar o desgaste demasiado prematuro do kitesurf, recomendo que controles o seu enchimento. Tanto para mais como para menos: o enchimento insuficiente ou o enchimento excessivo prejudicam o material. Por isso, enche o material corretamente cumprindo as recomendações fornecidas com o material. 

Kitesurf: as reparações (proteção insuflável, válvula, asa, etc.)

As reparações nos tecidos: rasgões na vela, borda de ataque, etc.

O kitesurf contém dois tipos de tecidos: os tecidos pesados e os tecidos leves.

Os tecidos "pesados" são os que se encontram no revestimento do material e à volta das proteções insufláveis. Os tecidos leves compõem a vela.

A reparação por iniciativa própria dos tecidos do kitesurf pode ser um projeto ambicioso. Assim, recomendamos que recorras a um profissional para uma reparação totalmente segura.

Fique de olho, porém, pois alguns tecidos podem ser mais difíceis de reparar. Portanto, se tiver a dúvidas, recomendamos que consulte um profissional para uma reparação segura.

Kitesurf: as reparações (proteção insuflável, válvula, asa, etc.)

Como reparar e substituir a proteção insuflável na asa do kitesurf quando há um buraco?

Durante as tuas experiências nos ares, pode formar-se um buraco numa das proteções insufláveis do kitesurf. Consoante a zona e o tamanho do orifício, podes repará-lo sozinho(a). 

Se for demasiado grande, podes substituir diretamente a proteção insuflável. Caso contrário, basta colar remendos na proteção, um pouco como se estivesses a reparar a roda da tua bicicleta com remendos.

Para evitar a formação de buracos ou a explosão de uma proteção insuflável, mantém-te atento(a) durante o enchimento. Se se "torce", ou seja, se se dobra formando pregas, tenta "massajar" a asa rodando a proteção no interior do tecido. Se não conseguires retirar as pregas, retira a proteção e volta a colocá-la.

Reparação do tecido de uma borda de ataque

A borda de ataque é a proteção grande e comprida que forma o nariz da asa. Mede vários metros de comprimento e é composto por um tecido pesado.

A sua reparação é uma operação difícil se a fizeres sozinho(a). Recomendamos que optes por uma oficina de reparação autorizada. Podes contactar o serviço pós-venda da DECATHLON mais próximo para qualquer reparação ou rasgão da borda de ataque. 

É uma reparação muitas vezes onerosa, é certo, pois requer várias peças pequenas. No entanto, sempre fica mais em conta do que voltar a comprar um kitesurf: a tua carteira (e, já agora, o planeta) agradecem!

Que cola se deve utilizar para reparar a proteção insuflável do kite?

Todas as asas de kitesurf DECATHLON são vendidas com conjunto de reparação para lona com tecido autocolante (tecido leve adaptado) bem como um adesivo com 2 cm de diâmetro. Este conjunto permite-te realizar as primeiras reparações. Se precisares de um pedaço maior de tecido, com o exemplar fornecido saberás que tipo de tecido utilizar.

Como reparar a válvula na proteção insuflável do kitesurf?

A válvula da proteção do kitesurf está danificada? A sua substituição é muito simples. 

1º passo: retira a proteção da válvula a substituir
2º passo: retira a válvula recortando-a ou descolando-a
3º passo: limpa a superfície da proteção com um solvente F antes que esta adira e insere o pedaço de poliuretano na face interior da proteção
4º passo: cola a nova válvula na proteção insuflável

Já está! Basta voltar a por a proteção no kite e enchê-lo. 

Substituir as linhas do kitesurf

Para evitar surpresas desagradáveis, deves verificar regularmente o estado das linhas do kitesurf. 
É fácil, prometo! Segue apenas estes passos: 

1º passo: Desenrola as linhas
2º passo: observa com atenção cada uma das linhas a partir da barra
3º passo: Fixa todos os nós ou zonas com desgaste. 

Caso existam nós, leva o tempo necessário para os retirares antes de voltar à água. 

Se houver desgaste ou cortes, não há margem para dúvidas: é preciso substituir a linha!

Verifica também se as linhas não estão distendidas umas em relação às outras. Idealmente, devem ser substituídas aos pares ou as 4 ao mesmo tempo. 

Antes de substituíres as linhas do kitesurf, recomendamos que, ainda assim, peças conselhos a profissionais. Tenho a certeza de que encontrarás facilmente um serviço de reparação junto ao teu spot preferido.

Kitesurf: as reparações (proteção insuflável, válvula, asa, etc.)

Reparações e substituição do conjunto completo de linhas da asa do kitesurf

Quando for preciso reparar ou substituir o conjunto completo de linhas da asa do kitesurf, recomendo também neste caso que recorras a um profissional para uma reparação com garantia. 

É uma operação delicada e, para tua segurança na água ou no ar, tua e dos outros utilizadores, deve ser realizada em conformidade. 

Substituição da largura da barra de kitesurf

Quando decidires substituir a largura da barra de kitesurf, trata-se mais de uma questão de maneabilidade do que de reparabilidade. 

Na prática, quanto maior a barra de kitesurf, mais influência exerces na asa, sendo que asas mais pequenas são muitas vezes mais sensíveis à pilotagem.

Para realizar figuras, geralmente é preferível optar por uma barra mais pequena. 

Note-se: todas as barras são compatíveis com todas as asas.

Kitesurf: as reparações (proteção insuflável, válvula, asa, etc.)

Como reparar uma wing ?

O wing é uma prática desportiva que se assemelha ao kitesurf. Para o praticar, usa-se uma asa de tração parecida com a do kite. A diferença é que no wing não há linhas na vela. O(a) desportista está diretamente em contacto com a vela porque a segura na mão. 

Neste tipo de equipamento, as reparações na vela são semelhantes. Simplesmente, não há reparações de linhas. 

Pode também reparar-se a prancha e o foil.

De novo: reparar a wing e a asa, em particular, é uma operação delicada. Por isso, à exceção da reparação na proteção insuflável, recomendamos também que recorras a profissionais. 

Reparação do kitesurf no serviço pós-venda da decathlon

Se ainda tens dúvidas sobre fazer uma reparação ou se requer a intervenção de um profissional, vai à loja DECATHLON mais próxima para uma reparação garantida. 

Os nossos técnicos estão disponíveis para assegurar várias reparações e intervenções para quaisquer: rasgões na vela, borda de ataque, proteção insuflável ou substituição de câmara de ar, régua, linhas da asa ou barra kitesurf. 

Para evitar surpresas desagradáveis nas próximas sessões de deslize, verifica regularmente o estado da asa, sobretudo se já for antiga. Uma vez mais, recorre a profissionais qualificados, se necessário. 

Consoante a tua utilização e do teu cuidado, claro, vais poder manter o material durante vários anos.

Agora que todas as reparações e as verificações estão feitas, só tens de voltar para a água e divertires-te. Boa viagem!