Guia de manutenção dos skis de fundo para encerar

Guia de manutenção dos skis de fundo para encerar

Gostas da paisagem coberta de neve com os teus skis de fundo para encerar, mas será que sabes como cuidar deles? As técnicas básicas de manutenção podem ajudar-te a preservá-los, segue o nosso guia!

Existem 3 tipos de skis de fundo clássicos: para encerar, de peles e de arestas. Podes efetuar tu próprio a manutenção de base do teu material de ski, seguindo algumas etapas, ou recorrer a um profissional. ;)

Que tipo de manutenção efetuar nos meus skis de fundo para encerar?

Para que os teus skis de fundo clássicos mantenham um bom desempenho, é essencial fazer a manutenção e encerar a parte inferior .
A parte inferior corresponde à parte situada por baixo do ski, que permite deslizar sobre a neve e que está sujeita à abrasão.É por esta razão que se deve ter especial atenção com esta zona!

A parte inferior é composta por duas zonas de enceramento:

➡️ A zona de deslize: situada atrás do teu calcanhar e à frente dos dedos do pé quando colocas as botas de ski, é a parte lisa que está em contacto direto com a neve, quer seja durante a fase de impulso (quando sobes) ou durante a fase de deslize (quando desces);
➡️ A zona de retenção ou aderência:é a parte central da zona inferior, está em contacto com a neve apenas durante a fase de impulso para permitir a aderência, não havendo contacto na fase de deslize.

A manutenção da parte inferior dos skis está dividida em 3 etapas:a limpeza, o enceramento da zona de deslize e o enceramento da zona de aderência.

1. Como limpar a parte inferior?

Com uma escova de nylon, escovar a parte inferior  no sentido de deslize  (da frente do ski para trás) para retirar as sujidades. Se a sujidade permanecer, utilizar um removedor de cera líquido para a eliminar.

A nossa dica de manutenção:a limpeza da parte inferior do ski deve também ser feita após cada saída!Com um pano em microfibra, limpa e seca a parte inferior do ski para evitar a formação de humidade e de ferrugem que podem deformar os skis.

2. Encerar a zona de deslize:guia e material

A zona de deslize deve ser encerada regularmente para que os teus skis mantenham o seu bom desempenho. Para o fazeres tu próprio, vais precisar:

   - uma escova de nylon
   - um bloco de cera sólida
  
 - um ferro para aplicar cera
  
 - um raspador de plástico
   - uma mesa de encerar (ou bancada de trabalho)
   - um torno
   - um lápis de ranhura.

Caso não te apeteça encerar os teus skis, não hesites em fazer visitar o serviço pós-venda numa loja DECATHLON. Os nossos técnicos especializados em manutenção e reparação irão encerar os teus skis e responder a todas as tuas dúvidas.

EM VÍDEO:COMO EFETUAR O ENCERAMENTO DE DESLIZE?

3. Como encerar a zona de aderência?

O enceramento da zona de aderência é normalmente efetuado quando se chega ao local onde se vai esquiar.Desta forma, podes escolher a cera de aderência mais adequada para o tipo de neve  do dia (temperatura, humidade, data da última queda de neve, etc.). Certifica-te que selecionas a cera de aderência correta, porque se te enganares, vais recuar nas subidas e a sessão pode tornar-se desagradável (e os teus braços não serão poupados). 

Antes de fazer o enceramento, assinala a zona de retenção, onde vais aplicar a cera:

👉 coloca-te em pé sobre os teus skis na horizontal para os colocares em tensão
👉 insere uma folha de papel por baixo
👉 marca o local onde a folha encontra resistência
👉 delimita a zona de retenção com fita cola de pintura na parte inferior dos teus skis.

Em geral, a superfície de aderência começa cerca de 15/20 cm antes da fixação e termina na zona do calcanhar. Se ao fim de algumas sessões, sentires que o ski adere com dificuldade, considera alargar a zona de aderência à frente, até 25 cm antes da fixação. Uma vez definida esta zona, passamos à cera! Vais precisar:

- um removedor de cera
- uma cera de retenção  dura (adaptada à neve fresca ou solta) ou klister (adaptado à neve transformada, gelada ou molhada)
- um raspador
- um pano limpo e seco
- uma rolha de cortiça.

Vamos a isso!

Guia de manutenção dos skis de fundo para encerar

Enceramento: escolher uma cera de deslize líquida ou sólida

Existem dois tipos de cera de deslize: sólida e líquida. A cera líquida aplica-se a frio  e apresenta-se sob a forma de aerosol ou de stick com esponja de aplicação. É muito fácil e rápida de utilizar e não requer nenhum material específico.É perfeita para um enceramento de última hora, e é complementar, mas não um substituto para a cera sólida.

A cera sólida aplica-se a quente  e tem apresenta-se sob a forma de um bloco de sabão. Este tipo de cera necessita de material específico para a sua aplicação: um ferro de aplicação de cera, um raspador, uma escova de nylon, etc. Apresenta excelentes qualidades de deslize e permite cuidar e proteger a parte inferior dos skis em função da temperatura e das condições da neve. Existe em diferentes cores, cada cor corresponde a uma temperatura de neve:

• cera amarela: temperaturas entre 0 °C e +10 °C, adaptada para os dias mais quentes com uma neve mais colante
• cera vermelha: temperaturas entre -4 °C e +4 °C
• cera violeta : temperaturas entre -8 °C e -2 °C
• cera azul: temperaturas entre -12 °C e -6 °C, adaptada para os dias mais frios
cera universal : apresenta um bom desempenho tanto em neve dura como em neve mole, é mais polivalente.

Como fazer a manutenção dos skis de arestas ou de peles?

Os skis de fundo clássicos de arestas são mais indicados para principiantes e a sua manutenção é simples.Os skis de pele de foca são muito procurados pelos praticantes de ski de fundo.A sua manutenção é diferente da dos skis para encerar, nomeadamente ao nível da zona de aderência.Para fazer a manutenção dos teus skis de arestas ou de peles, vê o nosso tutorial dedicado. 

Guia de manutenção dos skis de fundo para encerar

Quando fazer a manutenção dos skis para encerar?

Se acabaste de comprar os teus skis de fundo para encerar, não vás já para as pistas! Prepara bem a parte inferior do ski efetuando várias aplicações consecutivas de cera antes da primeira saída. Depois aplica regularmente cera, a cada 2 ou 3 saídas em média, em função da duração das tuas sessões, da sua frequência e do estado da neve. Sobretudo não esperes que a parte inferior do ski fique com uma cor esbranquiçada para aplicares cera, é sinal que esperaste demasiado tempo e já não estão protegidas.

Guia de manutenção dos skis de fundo para encerar

FINAL DE TEMPORADA: manutenção dos skis, das fixações e das botas

Depois da tua última saída de inverno, descobre quais os gestos necessários para cuidares dos teus skis e das tuas botas no final da temporada, antes de arrumares o teu material de ski. 
As condições de armazenamento têm um verdadeiro impacto sobre o estado dos skis de fundo, skis de pista e snowboards.

Agora que já conheces todos os truques de manutenção para prolongar a duração de vida útil dos teus skis de fundo para encerar, só te falta aproveitar ao máximo a neve!

Guia de manutenção dos skis de fundo para encerar

Marion

editora

Bailarina, caminhante e ex-judoca, sou uma grande fã do Fit'Ballet, uma prática que combina fitness e dança clássica. Adoro dar-te as minhas dicas para te acompanhar nas tuas atividades desportivas!

Mais tutoriais de ski

Como lavar um casaco de ski?

Como lavar um casaco de ski?

Assim que a época de desportos de inverno terminar, é a altura ideal para lavares o teu casaco de ski! Segue os nossos conselhos para lavares à mão ou na máquina, preservando as suas qualidades técnicas.

cuidar do capacete de ski teaser

Cuidar corretamente do teu capacete de ski

Descobre como cuidar do teu capacete de ski durante a tua estadia na neve e no final da temporada.

Manutenção e reparação dos skis com rodas

Fazer a manutenção e reparação dos skis com rodas: instruções de utilização, reparação

Compraste uns skis com rodas e procuras conselhos para fazer uma boa manutenção, reparação ou armazenamento das mesmos? Descobre todas as informações necessárias para conservares os teus skis com rodas.