Manutenção dos patins do trenó de madeira
Alguns reflexos simples são tudo o que é preciso para manter os patins do teu trenó de madeira a deslizar suavemente sobre a neve.
➡️ Passa com um pano seco sobre os patins regularmente para eliminar as impurezas e a humidade. Recomendamos que o faças após cada saída para ter a certeza que arrumas o trenó limpo e seco.
➡️ Encerar os patins antes de utilizares o trenó entre duas temporadas de inverno. Para esta etapa, poderás aplicar cera líquida ou cera sólida.Vamos explicar-te tudo ;)
A cera líquida ou "cera a frio" aplica-se facilmente com a ajuda de um aplicador e tem uma menor duração que a cera sólida. A cera sólida ou "cera a quente" necessita de um pouco mais de material para poder ser colocada sobre os patins do trenó:
- um bloco de cera sólido
- um ferro para aplicar cera
- uma escova em nylon
- lixa fina.
Segue tu mesmo os passos para encerar os teus patins!
► Coloca-te numa divisão arejada e fixa o trenó sobre uma superfície plana, com os patins orientados para cima.
► Passa com a lixa fina sobre toda a superfície dos patins para retirar as impurezas e ferrugem, caso exista.
► Utiliza a escova de nylon para retirar os últimos resíduos.
► Aquece o ferro de aplicação de cera ajustando para a temperatura indicada nas instruções de utilização do bloco de cera.
► Quando o ferro estiver quente, coloca uma ponta do bloco de cera em cima para que derreta e deixa cair algumas gotas de cera sobre o primeiro patim.
► ► Espalha as gotas de cera aplicando o ferro sobre o patim efetuando movimentos regulares no sentido de deslize (da frente para a parte de trás do patim).
► Espera que a cera arrefeça (entre 15 a 30 minutos).
► Retira os restos de cera com a escova de nylon e passa um pano limpo sobre os patins encerados.
► Recomeça a operação para o segundo patim do trenó.