A tua canoa/caiaque insuflável é indispensável se a tua paixão é descobrir a natureza e viver maravilhosos momentos desportivos no rio, no mar ou no oceano. Mas quem diz aventura, também diz pequenos desgastes. Ora, para melhorar a vida útil da tua embarcação, segue os nossos conselhos!
A ideia da tua próxima sessão na água traz-te alegria, quando, pânico a bordo: deparas-te com um furo na tua embarcação ou uma câmara, quilha ou outra peça defeituosa. Mantém a calma! Pensámos em ti.
Neste artigo, damos algumas dicas e conselhos para dares uma segunda vida ao teu caiaque.
Se estiveres algo perdido(a) quando à designação canoa ou caiaque e te estás a perguntar se este artigo é para ti, pequeno lembrete:
A canoa e o caiaque são 2 desportos diferentes. O caiaque pratica-se com uma pagaia dupla. Na canoagem, a posição do praticante é mais alta e utiliza-se uma pagaia simples. Na DECATHLON, para te facilitar a vida, propomos embarcações canoa/caiaques insufláveis, nas quais é possível utilizar os dois tipos de pagaia. Mesmo se, cá para nós, te deslocas mais rápido com uma pagaia dupla.
Ficarás apenas um pouco mais apertado(a). Mesma embarcação significa mesmo processo de reparação, por isso junta-te a nós para descobrir todos os nossos conselhos.
Os objetos cortantes e pontiagudos como as ostras, as pedras, as rochas ou ainda os pedaços de madeira e afins não combinam com a durabilidade da canoa/caiaque. Há o risco, em caso de contacto muito violento, de furarem a tua embarcação. Mantém-te atento(a)!
Mas aquilo que a tua canoa/caiaque mais receia é o sol, especialmente entre as 12h e 14h, o que muitas vezes corresponde à pausa para piquenique. Ao deixares a embarcação bronzear demasiado tempo, a sua câmara corre o risco de rebentar. Recorda que a câmara é a reserva de ar da tua embarcação. A nossa dica é esvaziá-la, deixando sair um pouco de ar, antes de te assentares para comer ou apanhar banhos de sol.
Se, apesar de todas as precauções, a tua canoa/caiaque sofrer um dano (acredita, pode acontecer a qualquer um), eis todos os nossos conselhos.
Existem várias reparações possíveis para uma canoa/caiaque danificada:
➡️ Em casa, podes repará-la com a ajuda dos nossos TUTORIAIS vídeo e o conjunto de reparação com um adesivo de PVC, um tubo de cola e um pequeno pincel. Se a fuga se situar num local acessível e seguires cuidadosamente o procedimento, facilmente te desembaraçarás.
➡️ Se o material estiver muito desgastado ou a ideia de atamancares o caiaque sozinho(a) não seja particularmente atrativa, também podes recorrer aos profissionais do serviço pós-venda DECATHLON. Eles vão prestar-te um serviço de reparação com garantia.
Uma das reparações mais comuns do caiaque é a câmara. Quando rebenta, muitas vezes nas costuras, não é reparável. Por isso, é preciso trocá-la.
Podes fazê-lo tu mesmo(a) em apenas 10 minutos, graças aos nossos TUTORIAIS vídeo.
Como reparar o rebentamento na câmara do caiaque insuflável?
Eis os passos resumidos:
1: Desdobrar a canoa/caiaque insuflável
2: Retirar a câmara e insuflá-la
3: Reparar a zona rebentada da câmara e desenhar uma marca à volta com um lápis
4: Esvaziar a câmara
5: Com a ajuda do conjunto, cortar um pedaço de PVC e colá-lo na zona danificada
6: Deixar secar até 24h, colocando um peso na superfície reparada diretamente sobre a câmara
7: Substituir a câmara no caiaque, voltar a enchê-lo e de volta à água!
Para kayaks sem câmara, um adesivo pode ser o suficiente para reparar um furo na superfície furada.
Hoje, as equipas DECATHLON têm um índice de reparação de mais de 80% para as canoas caiaque.
Se te precaveres bem, em princípio conseguirás preservar a tua embarcação durante, pelo menos, 15 anos. As peças de reparação dos modelos DECATHLON são, aliás, garantias disponíveis durante 15 anos.
Eis as mais comuns reparações possíveis:
- Substituir umas pegas de transporte quebradas. Podem desgastar-se e soltar-se com o tempo
- Substituir as diferentes válvulas
- Substituir as quilhas e a caixa de quilha sozinho(a)
- Substituir as válvulas de esvaziamento
- Substituir os assentos da canoa caiaque
- Substituir o saco da canoa caiaque insuflável
Como podes ver, é possível reparar vários tipos de danos da embarcação. Podes averiguar se tens vocação para a bricolagem e, se alguma vez duvidares das tuas capacidades, não hesites em confiar o teu material às equipas DECATHLON. A altura ideal para fazer um pequeno check-up antes da época.
Como reparar um furo no fundo de um caiaque insuflável?
- Passar a canoa caiaque por água corrente depois das sessões no mar
- Limpar e secar corretamente a embarcação antes de a dobrar e arrumar durante todo o inverno, protegida da humidade (o que também evita a humidade)
- Voltar a encher a embarcação em casa antes de te lançares imediatamente à água
- Cuidado com o sol!
Uma boa manutenção e reparação leva a uma maior longevidade da canoa caiaque.
E agora que sabes tudo sobre a reparação do teu fiel companheiro, podes navegar tranquilamente. Agora faz-te na água!