Potenciais riscos que deve conhecer para melhor conhecer o universo marinho
1) PREVENIR ACIDENTES ASSOCIADOS À VIDA MARINHA
Tanto no mergulho, como no snorkeling, os encontros são previsíveis, por isso mantém-te prudente! Debaixo de água, os encontros podem por vezes ser bastante acutilantes! Mantem-te vigilante quando te cruzares com alforrecas, raias, rascassos, medusas e ouriços. Alguns são até elétricos, como as raias torpedo. No que toca ao risco de mordeduras, mantem-te longe de moreias e alforrecas e mantém debaixo de olho os lavagantes e as suas tenazes!
Fica tranquilo, estes "contactos" são muito raros e algumas precauções permitem evitar acidentes:
- controla a tua flutuabilidade;
- mantém a calma, sem gestos bruscos;
- embora por vezes seja possível encontrar um ponto de apoio na areia, não "toques" no coral, já que pode causar queimaduras e comichões;
- reprime a vontade de tocar em tudo!
- pratica usando um fato de mergulho integral.
2) PREVENIR ACIDENTES ASSOCIADOS ÀS CONDIÇÕES METEOROLÓGICAS
As ondas e o vento estão agitados? Não pratiques snorkeling nestas condições. Prepara o equipamento de mergulho no cais, com calma e enquanto seco, para eliminar a precipitação e o enjoo.
A corrente está forte? A corrente pode levar-te para longe e podes ficar ofegante, ou pior. Relativamente aos praticantes de snorkeling, devem informar-se e não sobrestimar as suas capacidades. Quanto aos mergulhadores, devem descontrair, agarrar com as mãos a linha de vida e, depois, agarrar o fio para descer. No fundo, protejam-se com o relevo.
O frio é muito em terra/na água? Antes, durante e depois da saída, protege-te, adaptando o equipamento que vestes, usando um fato de neoprene com a espessura adequada. Se sentires necessidade, deves complementar o fato com luvas, botins e um gorro de mergulho.