Os amortecedores (ou as borrachas) são essenciais nos teus trucks porque permitem que eles reajam nas curvas. São constituídos por uma parte superior, o cone (por cima do hanger), e por uma parte inferior, o barrel (por baixo do hanger), cada um com uma forma precisa e diferente.
Os amortecedores são fabricados em poliuretano e existem em várias formas e durezas, com características bem precisas.
Ao comprares os trucks, os amortecedores já vêm instalados. Além disso, são geralmente adequados à maioria dos trucks.
Podes contudo substituí-los por outros amortecedores a teu gosto, o que te permite afinar a configuração do teu skate e colocar os trucks a girar da forma que mais te convém.
Hugo, o nosso Engenheiro de Produto, mostra-te em vídeo como substituir os amortecedores de um skate.
O mesmo se aplica aos amortecedores de uma longboard.
Como substituir os amortecedores do skate:
Basta retirar a porca e a cúpula do hanger; em seguida, retira a parte superior do amortecedor, depois o hanger e finalmente a parte inferior do amortecedor.
Em seguida, pega nos novos amortecedores, instala primeiro o barrel, depois o hanger, depois o cone e finalmente a cúpula e a porca.
Aperta a porca de forma a encontrar um bom compromisso entre a manobrabilidade da prancha e a estabilidade em cima dela.
Quanto mais apertares, mais as borrachas são comprimidas e mais difícil será virar a prancha.
Por outro lado, desapertar a porca vai permitir-te virar mais facilmente.
Já podes praticar com novos amortecedores nos trucks!