Como lavar um boné?

Com a chegada do bom tempo, não vais tirar o boné da cabeça. Mas depois de alguns anos de um serviço incansável, constatas que precisa de uma lavagem. Como lavar o boné sem estragar a pala?

Como lavar um boné?

Como lavar um boné com uma pala em cartão?

Geralmente a pala que cobre o rosto quando usas um boné é feita em cartão. Isto torna a lavagem do boné um pouco complexa, uma vez que água e cartão não combinam muito bem.

Se fores o feliz proprietário de um boné em couro, também deves evitar um contacto prolongado com a água.

Por isso, para garantir um resultado ótimo, sem estragar o boné, verifica em primeiro lugar a composição do teu boné. O algodão por exemplo suporta melhor uma imersão prolongada em água com sabão (sabão de Marselha, detergente da loiça, escolhe o que já tens em casa) enquanto a lã precisa de outros cuidados. 

Tem em atenção também a água da lavagem: se as cores do boné desbotarem, deves evitar colocá-lo durante muito tempo dentro de água, e utilizar água fria em vez de água morna. Uma pala em cartão não aguenta tão bem uma imersão em água como uma pala em plástico (nos bonés mais recentes a pala é por vezes de plástico).

COMO LAVAR UM BONÉ COM UMA PALA EM CARTÃO?

A lavagem à mão é recomendada para todos os tipos de bonés, o que também evitará acidentes... Idealmente coloca a parte redonda do boné ( a parte que envolve a cabeça) em água morna com sabão. Esta parte do boné é a que está efetivamente mais suja: poeiras mas também gordura do couro cabeludo e transpiração. Se possível evita que a pala fique muito tempo dentro de água. Esfrega um pouco caso o boné tenha nódoas e depois deixa secar.

A secagem devem ser feita ao ar livre afastado de qualquer fonte de calor direta e do sol
⚠️ A máquina de secar é o inimigo nº1 do teu boné: Pode danificar o tecido e fazê-lo encolher. Para que a secagem leve menos tempo, utiliza uma toalha turca para retirar o máximo de humidade.

💡 Pequeno truque de avó: se a pala do teu boné for plana (snapback), podes colocar um livro pesado em cima para que seque direito: vai aumentar o tempo de secagem é claro, mas evita que a pala entorte.

Como retirar os vestígios de transpiração do boné?

Acabaste de limpar o teu boné, mas a faixa inferior que fica na tua testa continua com um aspeto sujo. É normal: a transpiração mas também os protetores solares que utilizas no verão mancham o teu boné.

As nódoas de transpiração devem ser tratadas isoladamente, utilizando bicarbonato de sódio ou umas gotas de amoníaco na água. Atenção para não misturares os dois produtos, utiliza ou um ou o outro método.

COMO RETIRAR OS VESTÍGIOS DE TRANSPIRAÇÃO DO BONÉ?

Limpeza com bicarbonato

O bicarbonato de sódio é útil em toda a casa, é um tira-nódoas eficaz e permite eliminar nomeadamente manchas de transpiração. Humidificar a zona a limpar, espalhar o bicarbonato por cima, esfregar com uma pequena escova (do tipo escova de dentes) e deixar atuar durante algumas horas. Depois enxaguar o boné ou repetir a operação sobre uma outra nódoa.

Experimentaste o método mais suave (o bicarbonato) mas não estás contente com o resultado? Então experimenta o método forte: o amoníaco.

Tirar nódoas com amoníaco para manchas muito difíceis: 

Diluir algumas gotas de amoníaco em água (2 colheres de sopa por litro), utilizar um tecido branco (caso contrário poderia desbotar) para embeber na solução e passar em cima das nódoas. Deixar atuar durante alguns instantes e enxaguar abundantemente.

O amoníaco (mesmo com fraca concentração) é um produto perigoso e deve ser usado com moderação.Usa sempre luvas quando o utilizares e sempre muito diluído. Se tens dúvidas sobre a sua utilização, começa com apenas algumas gotas de amoníaco num litro de água, testa sobre as nódoas e adapta a receita sem ultrapassar a dose indicada em cima.

Posso colocar o meu boné na máquina roupa ou na máquina de lavar louça para ser lavado?

Colocar o boné na máquina de lavar, a menos que o fabricante aconselhe o contrário, é uma má ideia. A agitação da máquina de lavar roupa, a imersão prolongada e a centrifugação irão transformar estragar o boné.
No entanto, se a pala do boné for de plástico, podes tentar lavar na máquina da loiça por tua conta e risco. Esvazia previamente a máquina de lavar loiça, e depois coloca o boné na parte superior (onde normalmente colocas os copos e as canecas).. Escolhe um programa curto com água fria, e depois retira o boné da máquina e seca-o à temperatura ambiente.
Este método é recomendado para manutenção geral e não tratará manchas difíceis, especialmente as causadas pela transpiração.

Como lavar um boné em couro sem o estragar?

Os bonés em couro também têm direito à sua lavagem! Precisam de um tratamento muito diferente do seu parente em tecido.Dito isto, é relativamente simples: utilizar produtos específicos para a limpeza do couro. Segue as instruções e Já está! o teu boné em couro está como novo.
Lembra-te de tratar regularmente o couro para que o teu boné se mantenha bonito.

Como recuperar a forma de um boné?

O teu boné caiu na água durante um passeio e não te apeteceu voltar a pô-lo logo de seguida na cabeça, agora está deformado e não cabe na cabeça como antes. Ou uma pessoa bem-intencionada que não leu este grande conselho pensou que se colocasse o teu boné na máquina de lavar roupa para uma lavagem, ele sairia como novo... E de facto, parece mais que foi vítima de um acidente (como se tivesse sido atropelado).

O teu melhor amigo neste momento é o vapor, uma vez que irá relaxar as fibras sem as distorcer. Vais poder assim dar novamente forma ao teu boné.Usa uma panela de água fria ou um ferro de engomar, enche o boné com papel de seda branco (o papel de seda colorido pode desbotar quando exposto à humidade). Depois a panela a ferver ou utiliza o vapor do ferro, para amolecer as fibras do boné (sem o molhar) e dá forma novamente ao teu boné.

Deixa secar o boné ao ar livre.Evita secá-lo com um secador de cabelo, o tecido pode encolher.

Como devo cuidar do boné para ter que o lavar menos vezes à mão?

O teu boné está como novo (ou quase) mas sinceramente gostavas que esta técnica de lavagem fosse esporádica.Para isso tens de cuidar do teu boné de forma regular.Com uma pequena escova suave retira logo as nódoas visíveis, é muito mais fácil do que se as deixares secar.Também podes, todas as semanas, por exemplo, limpar a faixa de tecido que absorbe a transpiração com um pano embebida em água e sabão.
Esta pequena limpeza regular permite evitar a grande limpeza de primavera e prolonga a vida do teu boné.

Branco, preto ou de cor, porque é que o meu boné perde a cor?

As cores do teu boné preferido estão um pouco desbotadas? É normal!Os raios UV são responsáveis por esta perda de brilho.A má notícia é que não há muito a fazer.A boa notícia é que o teu boné fica com muito estilo, com um ar um pouco envelhecido, é a prova que guardas as tuas coisas durante muito tempo.E a outra boa notícia é que estes raios UV não atingiram diretamente a tua cabeça ! É a prova que o uso de um boné é importante para te protegeres do sol ;) Dito isto, lembra-te de por protetor solar nas orelhas e na nuca para estares totalmente protegido.

Já te demos todos os nossos conselhos para que o teu boné recupere a juventude e se mantenha limpo e fresco durante mais tempo.Proteger a cabeça é essencial quer seja na cidade ou em caminhada, por isso não tens mais desculpas para não usares um boné.Em algodão, lã, ou tecido sintético, o teu boné acompanha-te em inúmeras aventuras com muito estilo!