Como instalar a sua bicicleta num rolo de treino

Para aquecer antes de um passeio, para completar uma normal sessão de treino ou, simplesmente, para pedalar com calor durante o inverno, o rolo de treino é o parceiro ideal para o praticante de bicicleta.

Como instalar a sua bicicleta num rolo de treino

Depois de consultar o nosso guia para escolher corretamente um rolo de treino, está agora equipado. A caixa é desembalada e as instruções incluídas permitem-lhe instalar um rolo de treino. No entanto, ainda tem de montar a sua bicicleta... nós explicamos-lhe tudo!

1) A fixação da roda traseira num rolo de treino clássico 

Esta é a etapa mais importante, pois permite assegurar a estabilidade da bicicleta.

A maioria dos modelos é vendida com um eixo de roda traseira que terá de instalar no seu aparelho. Isto porque a alavanca que se encontra nos sistemas de aperto rápido das rodas não permite que a bicicleta seja imobilizada entre as forquetas do rolo de treino.

Comece primeiro por desmontar o eixo da roda traseira e instale o eixo fornecido. Em alternativa, utilize um adaptador de eixo atravessante compatível com as principais marcas de rolos de treino (B'TWIN, Tacx, Elite). Em seguida, insira o eixo nas reentrâncias previstas para o efeito, na extremidade das forquetas do rolo de treino, e aperte as porcas. Por último, coloque novamente a passadeira em contacto com a roda traseira... está pronto!

3/ Installer un home trainer connecté 

Une fois le vélo en place, reliez le câble qui part du tapis de roulage au guidon. Ce câble vous permet de contrôler la résistance du rouleau à l’aide de la molette installée sur le guidon (sur le modèle Home Trainer In Ride 100 B'TWIN). Vous gérez ainsi l’intensité de votre effort.

Le home trainer connecté dispose de capteurs qui envoient toutes vos données de pédalage en temps réel via Bluetooth vers un smartphone, une tablette ou un ordinateur. Pour profiter pleinement de toutes les fonctionnalités du home trainer connecté, certains modèles requièrent l’installation de capteurs sur les rayons de la roue arrière et sur votre pédale. Cette opération se réalise très facilement à l’aide de simples colliers de serrage en plastique.

Comment installer son vélo sur un home trainer

2) Instalar um rolo de treino de transmissão direta 

Os rolos de treino de transmissão direta são mais simples de instalar.

1. Desmonte a roda traseira da sua bicicleta. 
2. Posicione a bicicleta no rolo de treino, colocando a corrente na cassete do rolo de treino, como se fosse uma roda traseira. 
3. Aperte bem o eixo da roda para fixar a bicicleta ao rolo de treino... E está pronta!

3) Instalar um rolo de treino conectado 

Depois de posicionar a bicicleta, ligue o cabo da passadeira ao guiador. Este cabo permitirá controlar a resistência do rolo utilizando o botão rotativo instalado no guiador (no modelo de rolo de treino In Ride 100 B'TWIN). Assim, poderá gerir a intensidade do seu esforço.

O rolo de treino conectado dispõe de sensores que enviam todos os seus dados de pedalagem em tempo real, via Bluetooth, para um smartphone, tablet ou computador. Para tirar o máximo partido de todas as funcionalidades do rolo de treino conectado, alguns modelos requerem a instalação de sensores nos raios da roda traseira e no seu pedal.
Esta operação pode ser realizada muito facilmente com o recurso a abraçadeiras de aperto em plástico.

Aplicação Decathlon Coach disponível para Android e Apple.

Como instalar a sua bicicleta num rolo de treino

4) Os acessórios indispensáveis para a prática de rolo de treino

Alguns pequenos acessórios para rolo de treino podem facilitar a sua utilização.

O suporte para roda dianteira assegura uma melhor estabilidade do aparelho. Bloqueia a roda e levanta a ponta da bicicleta para lhe dar uma posição perfeitamente plana.

A fricção do pneu de estrada na passadeira pode causar-lhe danos prematuros. Por essa razão, recomenda-se vivamente a utilização de um pneu específico para rolo de treino, que seja mais resistente (borracha mais dura) e mais silencioso.

Por último, importa recordar que o rolo de treino é utilizado a maior parte do tempo dentro de casa, a uma temperatura mais elevada do que durante as suas sessões em estrada. A maior transpiração que daí resulta pode danificar a sua bicicleta e sujar o chão. Utilize uma fita para o cabelo, uma tela antitranspiração e um tapete para o rolo de treino, o que tornará tudo mais silencioso.

Tudo o que tem de fazer é começar a treinar no seu rolo de treino!