Como fazer a manutenção
dos meus skis com rodas?

Como qualquer material desportivo, os skis com rodas necessitam de uma manutenção regular, nomeadamente a substituição de peças de desgaste como as rodas. Estas podem perder eficácia e aderência ao solo.
Para a tua segurança, lembra-te de fazer o controlo e substituir regularmente as rodas usadas.
Vê os nossos conselhos para fazer a manutenção do teu material e proceder à substituição das rodas dos teus skis com rodas.

Como fazer a manutenção dos meus skis com rodas clássicos?

1 / Manutenção periódica do material

Para manter o desempenho dos skis com rodas, é necessário fazer a manutenção regular do material. A manutenção é bastante simples, precisas apenas de adquirir bons hábitos:

Troca regularmente os skis direitos e esquerdos para evitar o desgaste assimétrico das rodas
► Limpa os skis com rodas e os guarda-lamas com um pano após cada saída de forma a que fiquem limpos, secos e protegidos contra a corrosão.
Lubrifica os rolamentos regularmente com um lubrificador
Protege os skis com rodas numa capa de proteção durante as deslocações e quando estiverem arrumados.
Arruma os skis com rodas num local seco
Controla regularmente os parafusos, a borracha das rodas e o estado dos rolamentos e substitue-os assim que apresentarem sinal de desgaste.

2 /Substituição das rodas

De origem, os nossos skis com rodas INOVIK estão equipados com rodas 100% de borracha natural, velocidade média/lenta - dureza 70 shore A oferecendo um bom compromisso conforto / duração de vida.
A largura das rodas, espaçadores incluídos é de 36 mm nos ski com rodas 500 skate e de 46 mm nos skis com rodas 500 classic.
Quando as rodas estiverem usadas, é importante substituí-las rapidamente por rodas novas.
De uma maneira geral, recomendamos que optes por rodas da mesma marca que os teus skis com rodas.

No entanto pode escolher entre vários tipos de rodas:
1 - Escolhe rodas compatíveis com o teu material. Em função do teu par de skis com rodas, escolhe rodas clássicas ou de skating.
2 - Escolhe uma velocidade de roda adaptada ao teu nível de prática. Existem rodas lentas ou rápidas.
3 - Escolhe uma dureza de roda adaptada ao teu nível de prática, terreno e morfologia. É um critério essencial na escolha das suas rodas.

Existem rodas suaves ou rápidas. A dureza mede-se em shore, e está geralmente indicada na roda, sendo o número compreendido entre 74 e 100 seguido da letra A.
► As rodas suaves (rodas com um índice próximo de 74A), são recomendadas para: estradas um pouco menos lisas, pequenas estaturas e principiantes, uma vez que são mais confortáveis e aderentes.
► As rodas duras (rodas com um índice próximo de 100A) desgastam-se mais facilmente e são recomendadas para: estradas de alcatrão e muito lisas, estaturas mais pesadas e praticantes intermédios, uma vez que permitem ganhar maior velocidade.

A substituição de rodas nos teus skis com rodas é fácil de realizar, necessita de pouco material.
Poderás fazê-lo tu mesmo, ou se preferires pede a ajuda de um profissional deslocando-te ao serviço pós-venda de uma loja Decathlon.


TUTORIAL PARA SUBSTITUIÇÃO DE RODAS DE DESLIZE
►  Rodas dianteiras e traseiras de skis com  rodas skating
►  Roda dianteira dos skis com rodas clássico
Tutorial vídeo baseado num par de skis com rodas skating INOVIK com rodas INOVIK

TUTORIAL PARA SUBSTITUIR A RODA ANTI-RECUO

►  Roda traseira dos skis com rodas clássico

Tutorial vídeo baseado num par de skis com rodas clássico INOVIK com rodas clássicas INOVIK
Atenção para montar a roda anti-recuo no sentido correto !

Assim que a roda for substituída, verifica que a roda bloqueia em marcha-atrás e roda em marcha para a frente.

3 / Substituição de um rolamento danificado

Para apanhar o rolamento, é necessário:

► Colocar a roda na horizontal sobre uma braçadeira aberta, ligeiramente mais larga que o diâmetro exterior do rolamento. (apoiando sobre a jante em alumínio, portanto).
► Inserir um parafuso, cujo diâmetro da cabeça entra no orifício do rolamento, idealmente um parafuso do tipo CHC (ou outro com uma cabeça plana)
► Bate levemente com um martelo na extremidade do parafuso, ligeiramente inclinado, de forma a que o rolamento seja apanhado pela cabeça do parafuso, pelo interior e por baixo.
Nota que é necessário deslocar regularmente o parafuso durante a operação, de forma a equilibrar a força e que o rolamento saia paralelamente à roda.

Não hesites em deslocar-te ao serviço pós-venda Decathlon caso não consigas efetuar a operação.

Como qualquer equipamento desportivo, é necessária uma manutenção regular: lubrificar os rolamentos e substituir as rodas uma vez que o seu desgaste é rápido.
Antes e depois de cada saída recomendamos que controles todos os parafusos, os rolamentos assim como o estado da borracha dos teus skis com rodas!

Produtos complementares

Philippe inovik

Philippe

" sou apaixonado pelos desportos de montanha. Tenho a sorte hoje em dia de viver ao máximo a minha paixão pelo desporto e em particular pelo ski de fundo, sendo ao mesmo tempo monitor de ski de fundo e diretor comercial para a marca Inovik. Espero poder partilhar contigo a minha paixão por este desporto ao longo dos artigos e dos conselhos.

Tens uma questão ou sugestão? Não hesites em partilhar com a tua loja Decathlon!