Aqui tens alguns conselhos para a lavagem e a manutenção adequadas da tua roupa de futebol, para que se mantenha em bom estado durante muito tempo.
Treinos e jogos constantes... a tua roupa de futebol (camisolas, calções, meias) é posta à prova ao longo da época de futebol. Vamos dar-te alguns conselhos para a lavagem e a manutenção adequadas da roupa de futebol, para que se mantenha em bom estado durante muito tempo.
Para que a tua roupa de futebol se mantenha como nova durante muito tempo, aqui tens alguns conselhos simples para prolongar a vida útil das camisolas e dos calções de futebol. Lavagem à mão ou na máquina, ciclo curto, água fria, detergente líquido ou em pó, bicarbonato de sódio ou vinagre branco... dizemos-te tudo!
Se optares pela lavagem à mão (ou seja, a manutenção imediata após o jogo), é a técnica mais simples e eficaz, "em particular para as camisolas de futebol de coleção". Um pouco de água morna, detergente em pó ou bicarbonato de sódio e pronto... só tens de esfregar com algum "vigor" para remover os vestígios de lama ou as manchas de erva.
A lavagem à mão é menos agressiva para as fibras têxteis. Deves ter o cuidado de não torcer a roupa em todos os sentidos, para não danificares muito a flocagem.
Quanto à secagem, recomendamos que seques a camisola ao ar livre, pois a maior parte dos componentes das camisolas atuais secam mais rapidamente ao ar livre. Também podes utilizar um programa de secagem curto, mas tem atenção à flocagem!
Se optares por lavar na máquina a tua roupa de desporto (camisola de futebol, calções de futebol), lembra-te destes conselhos:
- virar a camisola do avesso (de forma a que a flocagem fique no interior)
- Lavar a 30°, é uma boa temperatura "baixa" para não danificar as fibras têxteis.
- Tal como na lavagem à mão, a centrifugação demasiado forte deve ser evitada, e o tambor não deve estar sobrecarregado.
- Não colocar amaciador na máquina, pois poderia danificar o componente e reduzir a respirabilidade da camisola.
- Depois da lavagem da camisola, recomendamos a secagem ao ar livre.
Para manteres a roupa de desporto em bom estado durante muito tempo, deves saber cuidar dela e lavá-la regularmente. Após cada treino ou jogo de futebol, as manchas acumulam-se, bem com o odor a transpiração. Se não puderes lavar a tua camisola de futebol de imediato, aconselho-te a deixá-la num local seco, para que seque rapidamente, e que nunca a deixes enrolada no teu saco de desporto juntamente com os calções e as meias sujas...
Para preservares a flocagem da tua camisola de futebol durante muito tempo, a solução é virar a camisola do avesso sempre que a quiseres lavar, para que a flocagem fique na parte de dentro da camisola durante a lavagem. Nota que não é o calor que danifica a flocagem, mas a sua aderência ao tambor da máquina de lavar.
A lavagem à mão é mais suave do que a lavagem na máquina (usa detergente ou bicarbonato de sódio para remover as manchas mais persistentes)
Atenção: nunca passes a camisola de futebol a ferro! Aliás, nunca deves passar a ferro as camisolas e os calções de futebol. Só tens de utilizar uma técnica de "desamarrotamento", que podes fazer com:
- o vapor do duche, bastando pendurar a roupa de desporto num cabide na casa de banho.
- um secador de cabelo.
- colocar uma toalha húmida em cima da camisola e alisar com as mãos (ou simplesmente enrolar uma toalha húmida à volta da camisola)
- um secador de roupa, pois alguns aparelhos dispõem de um programa "engomar fácil" ou "desamarrotamento", que utiliza o vapor para reduzir os vincos.
Para tua grande felicidade, podes esquecer a maçada que é passar a ferro. Os materiais utilizados na roupa de desporto ganham poucos vincos... ficas a saber.
Se tens a irritante tendência de deixar o teu equipamento desportivo sujo, e em particular a tua camisola de futebol, todo enrolado no teu saco de desporto ou no cesto de roupa suja durante alguns dias, terás certamente notado um odor desagradável no espaço em redor. De facto, normalmente a roupa de desporto é em poliéster. É certo que este componente mantém-nos secos e impede que sintamos demasiado calor mas, se não for lavado rapidamente após a utilização, a proliferação de bactérias gera um mau odor a transpiração (que, inicialmente, não se sente). Uma única solução: lava a tua camisola antes que empeste a casa toda.