COMO CUIDAR E LIMPAR AS SUAS BOTAS DE CAÇA?

Percorres-te caminhos lamacentos com as suas botas e não sabes como lavá-las? Atravessas-te um curso de água e tens dúvidas de como fazê-las secar? Pretendes voltar a impermeabilizá-las mas não sabes como fazê-lo?

Descobre neste artigo as nossas dicas para cuidar e prolongar a vida do teu par de botas de caça!

Como garantir a durabilidade das suas botas de caça

Apesar do seu design e dos seus componentes concebidos para suportar lama, água e tudo aquilo que possa eventualmente sujá-las ou gastá-las, as botas de caça precisam de manutenção. Sobretudo quando as tuas saídas de caça invernais as submetem a duras provas. Através destes conselhos, os nossos peritos dão-te algumas dicas para garantir que as tuas botas tenham a maior duração possível. Como bónus, descobre também os conselhos de limpeza e manutenção das tuas botas.

LIMPEZA DAS tUAS BOTAS DE CAÇA: UMA ETAPA PRELIMINAR ESSENCIAL

Depois da caça com tempo húmido, convém limpar as botas, sobretudo se forem fabricadas a partir de borracha natural. Com efeito, este material precisa de mais manutenção e cuidados do que as borrachas sintéticas ou as matérias plásticas.

Antes de começar a limpar as tuas botas, bate as solas uma contra a outra para retirar os elementos maiores de poeira e lama. O método mais simples e eficaz consiste em lavar as botas à mão, com uma esponja macia, água morna e um pouco de sabão neutro.

Retira o maior com água corrente e depois esfrega as manchas com uma escova húmida. Nas manchas mais difíceis, podes aplicar detergente da louça numa esponja para facilitar a sua remoção. 
Atenção: não utilizes escovas duras ou esponjas abrasivas: corres o risco de estragar a bota. Se o teu par de botas possui uma palmilha amovível, como acontece com os modelos de botas 900 Renfort, retira-a para não a molhares. Para terminar, passa a bota por água limpa.

A fase primordial de limpeza das botas de caça
Secar bem as botas de caça

POR QUE MOTIVO DEVEM AS BOTAS SECAR AO AR LIVRE?

Algumas pessoas transpiram dos pés quando calçam botas. Também é possível que, consoante os terrenos percorridos e as condições meteorológicas, entre água pela parte superior da bota, sobretudo se chover. Neste caso, é imperativo que deixes secar as botas para que estas mantenham o seu nível de desempenho. Se ainda não o fizes-te para as limpar, retira a palmilha (se possível) para que as botas arejem e sequem mais rapidamente.

Um aspeto importante: as botas devem secar ao ar livre, ou seja, à temperatura ambiente, em local arejado, fresco e seco. Se desejares, seca-as com a ajuda de um pano macio, mas não as deixes junto a uma fonte de calor direta, como um radiador, uma lareira, etc. Porquê? Porque o calor poderia quebrar e danificar gravemente a borracha. Evita também deixar as botas numa varanda em pleno sol ou na bagageira de um automóvel. 

Dica: se forrares as botas com papel de jornal, este acabará por absorver a humidade; além disso, o papel permite conservar o formato original das botas.

PORQUÊ TRATAR AS BOTAS COM UM SPRAY DE CONSERVAÇÃO?

As botas de caça Solognac são, evidentemente, impermeáveis, e esta impermeabilidade é garantida para uma determinada construção. Assim, para proteger as tuas botas de caça de borracha ao longo do ano, podes utilizar um spray à base de silicone. 
Aplica o produto em todo o cano da bota, pulverizando-o a uma distância de cerca de 10/15 cm, procurando aplicar o produto de forma homogénea e em toda a superfície a tratar. O silicone cria uma camada protetora entre o exterior e a borracha, o que permite prolongar o tempo de vida da tua bota.

O tratamento pode ser feito duas vezes por ano. Antes de pulverizares o produto, lê as instruções de utilização e abre as janelas, para não respirares os vapores. Deixa secar durante 12h.

Relativamente às botas em couro, recomenda-se que utilizes uma graxa à prova de água. Este tipo de graxa nutre o couro e impede que o mesmo seque e grete. Aplica com um pano macio!

Utilize um spray impermeabilizante para cuidar das suas botas
Arrumar as botas de caça bem direitas

ARRUMAÇÃO DAS tUAS BOTAS DE CAÇA: ÚLTIMO PONTO A TER EM CONTA

Antes de mais, certifica-te de que as tuas botas estão bem secas antes de as arrumar. Para prolongar a sua duração de vida, recomendamos que as arrumes bem direitas. 
Porquê? Porque se as botas ficam dobradas, a borracha poderá deteriorar-se no local da dobra, e esta terá tendência para gretar ou partir. 

Arruma as botas em local seco e arejado. Tal como explicado acima, evita deixá-las junto a fontes de calor ou expostas aos raios do sol. Podes protegê-las com uma capa ou arrumá-las na sua caixa de origem. 
Se nenhum destes acessórios estiver disponível, arruma-as bem direitas, deslizando um bocado de cartão para o interior.

Finalmente, se souberes que não vais utilizar as botas durante muito tempo, o ideal, mais uma vez, será forrá-las com papel de jornal para que conservem a sua forma.

Resumidamente, lembra-te de que a limpeza, a secagem, a proteção e a arrumação são etapas essenciais para que as botas te acompanhem durante o máximo de tempo possível. Desejamos uma longa vida às tuas botas e, a ti, uma boa época de caça!

OS CAÇADORES GOSTARAM DESTES ARTIGOS: