Bilhar

COMO MANTER O MATERIAL DE BILHAR?

Queres ter todas as hipóteses do teu lado para a tua próxima partida de bilhar? Descobre como cuidares do teu material.

Mesmo quando jogas para lazer, o bilhar continua a ser um jogo de precisão. Entre outras coisas, isso quer dizer que o teu sucesso depende, por vezes, dos pequenos detalhes. Por isso, para te ajudarmos a evoluir no bilhar, mas também para tirares partido do teu material durante mais tempo e nas melhores condições, explicamos-te como deves cuidar dele.

cuidados a ter com a mesa de bilhar

A mesa e o pano

Comecemos pelo ponto central das nossas partidas: a mesa de bilhar e, mais especificamente, o seu pano. A mesa de bilhar é a tua superfície de jogo e, por isso, é o garante da qualidade das partidas.

COMO CUIDARES DO TEU BILHAR?

Devido ao espaço que ela ocupa, tens o direito de te ocupar dela como te ocupas de um móvel de qualidade. Para a limpar e manter, podes limpar-lhe o pó utilizando um pano suave e seco. Dependendo do material que compõe a estrutura da mesa de bilhar, podes utilizar cera de abelha para nutrir as zonas em madeira e um produto de limpeza especial para as partes metálicas.

COMO CUIDARES DO TEU PANO? 

Comecemos por uma boa notícia: é pouco provável que consigas furar o teu pano de bilhar. Todo o interesse de um pano bem cuidado reside, na verdade, na melhoria da qualidade do jogo e numa maior duração de vida do bilhar. E podemos aqui dar-te alguns conselhos:

     - A menos que tenhas optado por uma mesa de bilhar especificamente concebida para o exterior, o pano é vulnerável à luz do sol. Além disso, de uma forma geral, a cobertura da mesa entre partidas de bilhar através de um tampo ou de uma capa permite evitar impactos e manchas.

     - Mesmo que pratiques bilhar quer como atividade de descontração, quer como desporto, recomendamos que mantenhas alimentos, bebidas ou cigarros afastados do pano. Afinal de contas, também ninguém come no tanque de uma piscina com 50 m.

     - Além disso, o teu pano também é vulnerável às manchas azuis! Quando esfregares o taco no cubo de giz, lembra-te de te afastares da mesa de bilhar. Desta forma, limitarás os depósitos de poeira no pano e conservarás a sua qualidade de deslize.

     - Por fim, se quiseres rejuvenescer o teu pano, poderás utilizar um aspirador de pó munido de uma escova plana. Em seguida, mergulha um pedaço de pano em água quente e torce-o antes de o utilizares para limpar o teu pano de bilhar. Esta técnica permite-te remover alguns riscos e escovar os pelos do pano para melhorar o seu deslize.

cuidar dos tacos de bilhar

AS BOLAS

Uma vez que as bolas são elementos essenciais do jogo, elas merecem toda a tua atenção. E mesmo que, com o tempo, o seu desgaste seja inevitável, uma manutenção regular permitir-te-á não só prolongar o seu tempo de vida, mas também obter uma melhor perceção da qualidade (ou não) das tuas tacadas e, consequentemente, de progredir. Contamos-te tudo:

Se jogas frequentemente e, sobretudo, se jogas com pessoas de níveis diferentes, poderá ser interessante alternar entre dois conjuntos de bolas: quando o conjunto de bolas já está desgastado, guarda-o para as partidas mais rugosas entre jogadores menos experientes e investe num novo conjunto de bolas para as partidas mais exigentes. Graças a este sistema de troca (de bolas), aumentas o tempo de vida útil do conjunto principal.

Antes de cada partida, é importante friccionar as bolas com a ajuda de um pano de algodão. Para além de devolver às bolas o seu brilho, uma fricção forte e enérgica permite devolver à bola a qualidade do deslizar.

Aconselhamos  uma limpeza periódica com um pouco de detergente da loiça, água morna e um pano

cuidados a ter com o taco de bilhar

OS TACOS DE BILHAR

Além de te oferecer um pouco mais de capacidade no jogo com o teu adversário, o taco de bilhar é, antes de mais, o equipamento mais pessoal das tuas partidas. Explicamos-te os pequenos gestos e os melhores reflexos para a manutenção do teu taco de bilhar.

A melhor solução para a arrumação do teu taco de bilhar é guardá-lo no próprio estojo. Caso não seja possível, ou se guardas o taco de bilhar em casa, certifica-te de que o colocas na horizontal ou na vertical. Se o deixares guardado na diagonal, contra uma parede ou contra a mesa de bilhar, por exemplo, obrigas a madeira a dobrar-se.

O pé de taco   (a parte com a qual seguras no taco) é envernizada. Basta limpá-lo com um pano seco. Se determinados vestígios subsistirem, poderás humedecer muito ligeiramente o pano.

A flecha (a zona com a qual apontas) não tem verniz de modo a facilitar o deslizar. Para evitar que as marcas - e especialmente os vestígios de giz - fiquem agarrados, é conveniente limpá-la regularmente com um pano húmido passando logo em seguida com um pano seco.

cuidar da ponteira do taco de bilhar

A ponteira

A ponteira designa a superfície no final do taco de bilhar com a qual bates nas bolas. Devido ao papel que desempenha, o seu desgaste é inevitável e deve ser regularmente substituída. Explicamos-te como:

     - Começa por retirar a ponteira usada e raspar a extremidade do taco de bilhar (denominada virola) com a ajuda de uma lâmina para retirar os resíduos de couro e de cola.

     - Faz pequenos cortes em esquadria na superfície da virola com a ajuda de uma lâmina. Esta técnica permite fixar bem a cola.

     - Esfrega com papel de lixa a superfície plana da ponteira (o lado que vai colar) de modo a retirar o verniz.

     - Coloca apenas um pouco de cola na virola e na ponteira. O objetivo é que a cola não escorra quando colares as duas superfícies uma na outra.

     - Pressiona a flecha na vertical, colocando a ponteira contra a superfície de trabalho, para auxiliar a colagem. Nesta posição, apara as extremidades da ponteira, mantendo-a na vertical, para que fiquem alinhadas com a virola.

     - Conclui a operação com a ajuda do papel de lixa, de modo a dar à ponteira a forma arredondada e a ajustar o seu alinhamento com a flecha do taco. Convém ir reduzindo a rugosidade do grão do papel de lixa para não danificar a madeira da flecha.

Preferes instruções com imagens? Explicamos-te tudo em vídeo.

Agora que o material está devidamente cuidado, podes aperfeiçoar as tacadas e efeitos de bola mais facilmente. E tu? Que técnicas utilizas para cuidares do teu material de bilhar? Partilha connosco os teus conselhos!