Como cuidar das raquetes de neve?

Cuidar das raquetes de neve é muito simples e pode resumir-se em poucos passos. Mas é um processo essencial para aumentar a sua vida útil, uma vez que ficam guardados em casa durante uma boa porção do ano.

Estrutura e correias

Utilizando um pincel suave, remove delicadamente quaisquer vestígios de lama

da estrutura, que normalmente é feita de plástico, e das correias, que são feitas de uma fita robusta. As fivelas ajustáveis das correias também têm de ser limpas para garantir o seu correto funcionamento. Por fim, deixa-as secar antes de arrumar as raquetes de neve.

Crampons e base

Os crampons e a base das raquetes de neve também podem apresentar sinais de ferrugem, como as lâminas dos skis. É normal isso acontecer e não requer qualquer tipo de tratamento especial. Utilizar as raquetes na neve irá ajudar a retirar a fina camada de ferrugem.

Para evitar danificar as raquetes de neve, evita esfregar ou utilizar uma lixa. A melhor maneira de evitar a formação de ferrugem nas partes metálicas das raquetes de neve é procurar secá-las bem após cada utilização. Caso necessário, também podes verificar se os parafusos estão bem apertados.

Arrumação

Para proteger as raquetes de neve quando as arrumas ou durante o transporte, podes guardá-las numa bolsa de proteção.

Se, apesar destes conselhos de manutenção, precisares de equipamento novo, consulta a nossa lista dos essenciais da caminhada com raquetes de neve.

Margaux

Customer relations manager