Como lavar a prancha de stand up paddle insuflável

Manutenção e limpeza da tua prancha de Stand Up Paddle insuflável

O segredo para conservar a prancha de paddle insuflável em bom estado? A limpeza e manutenção!
Descobre os nossos conselhos para cuidares da tua prancha.

Lavar bem a prancha é o segredo para a manter em bom estado durante o máximo de tempo possível.
Da utilização à arrumação, sem esquecer de passar por água, não saltes nenhuma etapa!

Enchimento, esvaziamento, limpeza, dobragem e arrumação: preservar a tua prancha de stand up paddle em boas condições durante o máximo de tempo possível com as nossas dicas.

Encher a minha prancha de stand up paddle

Aconselho-te a encheres a tua prancha de paddle perto do teu ponto de partida  para não teres de a transportar cheia durante muito tempo.

Uma vez no lugar, é altura de desempacotar e desdobrá-la no chão. Depois, pega na tua bomba (elétrica ou não, tu é que sabes) e enche!

Para cada prancha de paddle insuflável, existe um valor de pressão recomendado. Esta indicação de pressão não deve ser ultrapassada para evitar danificar ou mesmo rebentar a(s) câmara(s) de ar interna da tua prancha. Para a maioria das pranchas de paddle DECATHLON, este valor é de 15PSI. Mesmo assim, aconselho-te a verificar sempre antes de encher (nunca é demais ter cuidado 😉).

Uma pressão correta é importante para proteger o teu paddle de furos. Para evitar este tipo de incidente durante o teu passeio, não enchas demasiado o teu paddle  e lembra-te de verificar o estado da tua prancha antes de saíres para a água.

⚠️ Atenção ao sol e ao calor!

Uma pequena pausa na praia ou num riacho durante um passeio de paddle é o ideal, não é? Nestes momentos, lembra-te também da tua prancha. O sol e os raios UV que incidem na prancha provocam um aumento do calor no interior do SUP. Isto aumenta a pressão no paddle, o que pode levar a um furo ou mesmo a uma explosão das câmaras-de-ar.

Eis os meus conselhos para aproveitares ao máximo a tua pausa:

➡️ Se possível deixa a tua prancha de paddle à sombra
➡️ Se não houver sombra por perto, aconselho-te a deixá-la na água desde que a possas fixar para evitar que se afaste
➡️ Em alternativa: reduzir a pressão da tua prancha de SUP  em 2 ou 3 PSI

Podes encontrar todos os nossos conselhos sobre este assunto no nosso artigo sobre o enchimento e armazenamento da tua prancha de stand-up paddle insuflável.

Como esvaziares o teu SUP após utilização?

A vantagem do paddle insuflável, é poder esvaziá-lo após cada utilização para o transportar e arrumar facilmente. Aqui estão os passos que deves seguir:

Passo 1: Retirar em primeiro lugar a quilha do SUP.
Passo 2: Abrir a tampa da válvula. Evitar colocar a cabeça sobre a válvula quando o SUP esvazia, pois a pressão é elevada e pode ferir-te.

Enquanto a prancha está a esvaziar, podes aproveitar para limpar e guardar a leash e a pagaia.

Limpar a minha prancha de paddle insuflável

Para conservar da melhor forma a tua prancha de paddle insuflável, não poupes na limpeza! Primeira etapa? O enxaguamento.

Após cada sessão, enxagua a tua prancha com água corrente. Após uma saída no mar, esta limpeza elimina, entre outras coisas, as algas que podem provocar bolor e odores desagradáveis durante o armazenamento. A areia e o sal também têm um efeito abrasivo na prancha e podem causar o envelhecimento prematuro dos materiais, razão pela qual uma boa lavagem é tão importante.

Se não tens possibilidade de enxaguar completamente a tua prancha, pelo menos dedica algum tempo a enxaguar o pino da válvula. Esta é a mola localizada no interior da válvula que enche e esvazia o teu SUP. Se a válvula se deteriorar, podes ter dificuldade em encher a prancha.

De vez em quando, deves também lavar a tua prancha de paddle com água e sabão. Para isso, utiliza um pano de microfibras embebido em sabão e esfrega a superfície da prancha antes de a humedecer com um pouco de água. De seguida passa com uma esponja sobre toda a prancha antes de a enxaguar uma última vez.

Última etapa: a secagem. Podes utilizar um pano ou simplesmente deixar a prancha secar. No entanto, evita deixá-la ao sol para não aumentar a sua pressão.

A melhor maneira de remover marcas da pagaia e outras marcas da prancha é esfregá-las com um pouco de pedra de prata ou pedra de argila.

E porque não aproveitar esta pequena limpeza para efetuar algumas verificações de rotina? Verifica se a prancha tem pequenos buracos, furos ou rasgões.

Como lavar a prancha de stand up paddle insuflável

Como dobrar e arrumar a prancha de paddle insuflável?

A prancha deve ser arrumada num local arejado e seco. Se tiveres um espaço grande para guardar a tua prancha, baixa a pressão para cerca de 8 PSI e coloca-a na vertical contra uma parede ou no chão. Certifica-te de que não há tensão de peso na prancha, pois isso pode causar a sua deformação ao longo do tempo.

Caso contrário, podes também guardar o teu SUP bem dobrado: vou explicar-te como proceder.

Como lavar a prancha de stand up paddle insuflável

Como transportar a prancha de stand up paddle insuflável?

Nada mais simples do que transportar o teu paddle insuflável quando está dobrado, basta colocá-lo como uma mochila!

Se já estiver cheio e tiveres de caminhar um pouco para chegar ao teu local de prática, a forma mais fácil é levá-lo debaixo do braço. A vantagem do paddle insuflável, é que é bastante leve para transportar.

Cuidar da prancha de paddle insuflável para que dure mais tempo

Assim que surgir uma pequena fissura ou pequeno furo, lava, seca e repara a prancha de SUP insuflável para evitar que a água penetre no interior. Depois de detetar o local da fissura ou do furo, limpa bem essa área com um pano de microfibra ou até um pouco de álcool para remover todas as impurezas.

Podes então efetuar uma reparação utilizando os nossos vídeos TUTORIAIS, conselhos e kits de reparação.

Se necessário, podes também recorrer ao nosso SPV DECATHLON para uma reparação garantida.

Reparação da prancha de stand up paddle insuflável

Como lavar a prancha de stand up paddle insuflável

Como reparar a prancha de sup?

Assim que surgir uma pequena fissura ou pequeno furo, lava, seca e repara a prancha de SUP insuflável para evitar que a água penetre no interior. Depois de detetares o local da fissura ou do furo, limpa bem a área com um pano de microfibra ou até um pouco de álcool para remover todas as impurezas.

Corta um pedaço de adesivo de PVC, incluído no conjunto de reparação, do tamanho da fissura ou do furo.
Aplica depois uma camada de cola no adesivo e também na prancha e cola as duas partes. A espátula incluída no conjunto servirá para expulsar o ar e o excesso de cola debaixo do adesivo.
Finalmente, pressiona firmemente o adesivo contra a prancha até a cola endurecer.

Onde mandar reparar a prancha de sup? 

Os nossos serviços pós-venda DECATHLON convidam-te a reparar a prancha de stand up paddle com um técnico que prestará ajuda e orientação. 
Consulta aqui para encontrares o pós-venda mais próximo!

MANUTENÇÃO E LIMPEZA DO TEU PADDLE INSUFLÁVEL: INSTRUÇÕES DE UTILIZAÇÃO

Precisas de ajuda com o teu produto DECATHLON?

Instruções, montagem, peças de substituição, serviços de oficina... Fizeste uma compra nas nossas lojas e precisas de ajuda?
Encontra toda a ajuda necessária para o teu produto no nosso site de suporte!

Pode também interessar-te:

Como transportar a prancha de stand up paddle insuflável?

Como transportar a prancha de stand up paddle insuflável?

Nem sempre é fácil deslocarmo-nos com a nossa prancha de SUP com 3 m de comprimento e 90 cm de largura! Nesta situação, a compacidade das pranchas insufláveis que se dobram e arrumam num grande saco é útil, mas vamos descobrir como se transporta a prancha insuflável ou rígida a pé, de bicicleta ou de automóvel.