Como cuidar bem da minha roupa de btt?

A tua roupa de BTT está concebida com materiais técnicos e exige cuidados muito específicos para durar muito tempo.

Cuidar bem da roupa permite-te prolongar a vida útil da roupa de BTT e reduzir o seu impacto no porta-moedas e no ambiente.

COMO CUIDAR BEM DA MINHA ROUPA DE BTT?

Seja por motivos higiénicos, económicos ou ecológicos, cada praticante de BTT tem um problema ao chegar a casa depois de uma saída de bicicleta:
Como cuidar bem da minha roupa de BTT?

Vamos ajudar a que cuides bem dos teus equipamentos, a prolongar a sua vida útil, a reativar a sua repelência ou a sua impermeabilidade ou, inclusivamente, a reparar um rasgo.

Como cuidar bem da minha roupa de BTT?

1/ O impacto ecológico da roupa de btt

A indústria têxtil é uma das indústrias mais poluentes do mundo. Por compreenderem os desafios do clima e do esgotamento dos recursos, as equipas da DECATHLON têm como objetivo que 100% dos produtos sejam de conceção ecológica até 2026.

Mas o que é a conceção ecológica DECATHLON?
A conceção ecológica consiste em minimizar o impacto ambiental logo na conceção de um produto, tendo em conta todo o seu ciclo de vida, ou seja, do fabrico até ao fim da vida, passando pela sua utilização.

Um produto pensado (ou repensado) com uma abordagem de conceção ecológica continua a ser um produto que cumpre a mesma função de utilização, tendo adicionalmente um benefício ambiental. Não fizemos qualquer compromisso relativamente ao desempenho da nossa roupa de BTT de conceção ecológica. A cada ano que passa, propomos cada vez mais têxteis de conceção ecológica que consomem menos energia no seu fabrico e são mais duradouros no tempo.

Os utilizadores têm também um papel a desempenhar nesta abordagem ecológica. Ao escolher os cuidados e a reparação, prolonga a vida útil do seu equipamento e minimiza o impacto ambiental do mesmo. Fica a saber que a roupa de conceção mais ecológica que existe é a roupa que já estás a usar!

A natureza é o nosso campo de ação: vamos preservá-la!

Como limpar e manter uma mochila de hidratação?

2/ Como limpar bem a roupa de btt?

Claro que podes lavar a maior parte da tua roupa de BTT na máquina de lavar roupa, mas há algumas instruções a respeitar:

Ao chegar a casa depois de uma saída, aproveita a lavagem da tua bicicleta para eliminar a maior parte da lama e do pó que se encontra na roupa, de forma a evitar que a máquina de lavar roupa fique entupida. Se tiveres transpirado muito, lava a roupa logo após a saída. O sal contido no suor ataca as fibras têxteis. Se não puderes lavá-la imediatamente, passa-a por água para retirar os resíduos de transpiração.

Para protegeres melhor a tua roupa no tambor, lembra-te de a virar do avesso (costuras na parte de fora), de fechar os fechos de correr e, sobretudo, de fechar todos os fechos de velcro. Algumas máquinas de lavar roupa têm um programa "Desporto", mas não confies nesse programa a 100%.

Privilegia uma lavagem a 30°C no máximo, e uma centrifugação a uma velocidade máxima de 800 ou 1000 rotações por minuto. Em termos de detergente, privilegia um detergente suave, líquido e para roupa delicada.

Evita sempre usar amaciador, pois ele pode alterar as fibras do tecido e entupir os poros da roupa respirável. Cuidado com as cápsulas 2 em 1 que, contêm, na maioria das vezes, amaciador.

Prefere lavar a tua roupa repelente à mão em vez de na máquina. O tratamento repelente é relativamente frágil, mas existem soluções para o reativar.

3/ Cuidar dos calções, dos calções interiores ou das calças de btt

Há não muito tempo atrás, as calças e os calções interiores estavam providos de uma verdadeira carneira natural que exigia cuidados específicos para prolongar a sua maleabilidade. Sem cuidados, a carneira torna-se rapidamente desconfortável, sendo indispensável a aplicação de um creme amaciador.

Hoje em dia, a carneira existente nos seus calções interiores e calças só mantém o nome: a carneira atual é composta por gel ou espuma sintética. Mais adaptada à sua morfologia e ao teu sexo, permite eliminar melhor a transpiração e aumentar o conforto no selim.

Para que a tua carneira seja duradoura, basta lavá-la à mão ou na máquina a 30°C, com um detergente com PH neutro. No entanto, lembra-te de lavar bem as tuas calças ou calções interiores depois de cada saída.

Se sentires um incómodo ou uma irritação no entrepernas depois de uma saída, significa que as tuas calças ou calções interiores não estão adaptados ao teu tamanho. Toda a gente tem uma morfologia diferente e, tal como para o selim, umas calças podem ser adaptadas a um ciclista e não o ser para outro e isto, sem considerar o seu preço. As nossas equipas DECATHLON conceberam carneiras adaptadas às mulheres, mais curtas para evitar que fiquem presas à ponta do selim e mais ajustadas à forma do entrepernas para evitar as fricções. Fica a saber que, para estar totalmente adaptada a ti, a carneira não deve nunca formar uma dobra ao pedalar, devendo sempre estar esticada.

Por fim, as calças e os calções interiores são concebidos como uma segunda pele, podendo por isso ser usados sem roupa interior. A presença de roupa interior iria formar uma camada adicional entre o entrepernas e as calças, podendo então estar na origem de fricções e, logo, de irritações. Algumas pessoas, principalmente do sexo feminino, preferem usar roupa interior debaixo da roupa de BTT. Se for esse o teu caso, privilegia roupa interior sem costuras e de fibra natural.

Como cuidar bem da minha roupa de BTT?
Como cuidar bem da minha roupa de BTT?

4/ Como secar a roupa de btt?

Para secares a tua roupa de BTT, dá preferência à forma suave e natural em vez da máquina de secar que pode agredir as fibras têxteis. A máquina de secar roupa é útil apenas se pretenderes reativar a repelência ou a impermeabilidade de um tecido.

Não demores muito a estender a tua roupa depois de a lavar. Podes estendê-la num cabide ou numa corda de secar desde que as molas não danifiquem a roupa. As fontes de calor demasiado fortes, como o aquecedor, devem ser proibidas. Evita secar a tua roupa ao sol: os raios UV podem rapidamente degradar a tinta da roupa. Dá preferência a um local bem ventilado, a tua roupa irá secar rapidamente graças à sua respirabilidade. A carneira das tuas calças ou calções interiores demora mais tempo a eliminar a água. Lembra-te de a secar totalmente antes de voltares a usar as calças ou calções interiores.

Para terminar, a roupa de BTT não precisa de ser passada a ferro. Passar a ferro, mesmo com temperatura baixa, pode danificar as fibras.

5/ Reativar a repelência ou a impermeabilidade da roupa de btt

Alguns dos teus têxteis são tratados de forma a ser repelentes ou impermeáveis. A repelência é a capacidade do produto a deixar que a água forme gotas na superfície enquanto a impermeabilidade consiste em não deixar entrar a água. Após as lavagens, o tecido tratado pode perder desempenho. Podes então reativar a repelência ou a impermeabilidade do teu tecido.

Para verificares se a tua roupa continua a ser impermeável ou repelente, pulveriza ligeiramente água para o tecido. Se a água correr ao longo da roupa, o tratamento repelente ainda está ativo. Se a água penetrar na roupa, deves reativar a repelência.

Depois de lavares a roupa, enxagua abundantemente ou faça um duplo enxaguamento para eliminar todos os resíduos de detergente. Seca a tua roupa durante algum tempo ao ar livre, e coloca-a na máquina de secar roupa (sempre com a roupa virada do avesso, costuras para fora). Configura a máquina de secar roupa para a temperatura mínima, no programa sintético/delicado e num tempo curto (10 a 15 minutos).

Se, depois disso, o tratamento repelente do teu tecido não tiver voltado, podes "reimpermeabilizar" a roupa com a ajuda de um spray.

Como limpar e manter uma mochila de hidratação?
Como cuidar bem da minha roupa de BTT?

6/ Reparar o tecido após um rasgo

A roupa de BTT é mais resistente do que a roupa de bicicleta de estrada, de forma a enfrentar um ambiente mais hostil com ramos e silvas.

No entanto, a tua roupa não está totalmente protegida de um rasgo ou rasgão. Antes que o buraco fique maior e rasgue mais o tecido, é possível intervir para reparar.

As nossas oficinas são capazes de intervir na tua roupa de BTT para reparar todos os tipos de rasgos ou rasgões.

Podes escolher reparar o teu tecido sozinho(a), usando um adesivo de reparação.
Este adesivo foi concebido para reparar a tua roupa, os teus sacos, as tuas tendas ou, até mesmo, o teu calçado. Consulta o vídeo para os aplicar.
Para uma maior discrição, podes colocar o adesivo no interior da roupa.

Lembra-te de arredondar os lados do adesivo para uma melhor fixação.

A nossa roupa de btt de conceção ecológica