Como conservar um fato de neoprene da decathlon?
Ao conservares corretamente o fato de neoprene, estás a aumentar a probabilidade de que se mantenha em bom estado tanto tempo quanto possível. Como todo o material de desporto, basta criar alguns hábitos simples mas essenciais para o preservar.
1. Passar por água depois de cada utilização
Uma vez terminada a sessão de surf, de kitesurf ou de mergulho, é obrigatório passar o fato por água! À semelhança da nossa pele, os resíduos de sal ou de areia e a sujidade agridem o neoprene. Passa água corrente e fria por dentro e por fora do fato e insiste no fecho de correr.
2. Limpar no fim da época
É necessário fazer uma limpeza mais profunda no fim da época por motivos de higiene. Transpiraste dentro do fato e pode desenvolver bactérias. Deita um agente de limpeza de neoprene numa bacia de água fria ou morna para desinfetar o fato e o livrar totalmente de bactérias e de maus odores. Uma limpeza insuficiente pode acabar por fragilizar as costuras e tornar o neoprene mais áspero e menos flexível. Razão mais do que suficiente para não saltar esta etapa!
⚠️ Acima de tudo, não leves o fato à máquina de lavar ou à máquina de secar 😱, pois corres o risco de o encontrares em mau estado. Esquece também o detergente ou a lixívia, ambos estes produtos são demasiado agressivos para o neoprene do teu fato.
3. Secar
Uma vez passado por água, seca o fato num cabide adaptado (com ombros largos) para que não se deforme. E mesmo que te passe pela cabeça expor o fato diretamente ao sol para secar mais rápido, não é recomendável que o faças. Os raios UV podem endurecer e danificar o fato, encurtando a sua vida útil.
4. Armazenar
Para armazenar o fato entre duas épocas, pendura-o num cabide e deixa-o num local seco e fresco. Não o dobres, pois provocará muitas pequenas dobras no neoprene, podendo levar a que a espuma se torne mais fina.
5. Não deixar o fato no chão
Não voltes a colocar o fato no chão antes de o vestir ou depois de o despir, este hábito pode danificá-lo! Em alternativa, podes utilizar uma bacia maleável ou um saco para fato que o protegerá do chão. Além disso, vai poupar-te às queimaduras nos pés provocadas pelo betão de um parque de estacionamento!