Como conservar e reparar o fato de neoprene?

Sucedem-se as épocas do surf, do triatlo ou do mergulho e o teu fato de neoprene dá sinais de cansaço (ao contrário de ti 😉). Segue as nossas dicas para reparar e manter o fato tanto tempo quanto possível!

como reparar o fato de surf

Apesar de o neoprene ser um material resistente, é inevitável que o fato se desgaste com o tempo e os treinos. Quer precises de o reparar ou apenas de o conservar, temos certamente as respostas para as tuas perguntas!

Como conservar e reparar um fato de neoprene?

Como reparar um fato de neoprene de surf, triatlo ou mergulho?

Garantimos-te, reparar um fato de neoprene é simples e rápido! Quanto à duração, prevê 5 a 20 minutos de reparação em função dos danos observados. Antes de começar, desocupa uma mesa ou superfície plana em que possas deitar o fato. Vamos a isso!

Conjunto de reparação: que cola e que produtos utilizar para reparar um fato de neoprene?

Para reparar um simples corte ou um buraco grande no fato de neoprene, precisarás do seguinte:

- um conjunto de reparação de neoprene que inclua folhas de neoprene, uma fita de reforço, molas da roupa e um pincel
- cola para neoprene
- um solvente (disponíveis em lojas de bricolage)
- uma máscara de proteção.

1. Reparar um rasgão

Falamos de rasgão quando a camada superior está danificada (podes levantá-la com o dedo), sem o neoprene ter sido totalmente perfurado. Aconselhamos-te a reparar o fato assim que detetares um rasgão, para evitar que agrave ou que forme realmente um buraco. Para saber como o fazer, segue o nosso vídeo tutorial!

Como reparar um rasgão num fato de neoprene?

2. Reparar um corte

O corte é o passo que vem imediatamente a seguir ao rasgão: o neoprene foi perfurado. Um corte ligeiro pode ser facilmente reparado com a cola para neoprene e sem acrescentar material. Segue as nossas orientações em vídeo!

Como reparar um corte num fato de neoprene?

3. Reparar um rasgo

Desta vez, não há dúvidas, falta algum material a nível do neoprene. Ao contrário de um simples rasgão ou corte, será preciso acrescentar uma tira de reforço para tapar o pedaço de neoprene em falta. Para saber como o fazer, descobre o nosso tutorial!

Como reparar um rasgão num fato de neoprene (sem falta de material)?

4. Reparar um buraco sem costuras

Se o buraco no teu fato for demasiado grande para ser reparado com cola para neoprene ou uma tira de reforço, não é preciso passar para a costura. Pega numa folha de neoprene do teu conjunto de reparação e explicamos-te o que vem a seguir!

Como reparar um rasgão / buraco num fato de neoprene (com falta de material)?

5. Reparar os rebordos da gola

O desgaste do fato está localizado ao nível da gola? Com efeito, é possível reparar um rasgo no rebordo do neoprene. Descobre como fazê-lo em vídeo!

Como reparar um rasgão na gola do fato de neoprene?

Como amolecer um fato de neoprene?

Quem nunca se viu grego para vestir o fato de neoprene por causa da sua rigidez? Sim, nós também, nós fazemos parte desse grupo! E apesar de não termos encontrado uma solução milagrosa para amolecer um fato, temos algumas dicas para o vestir sem grandes esforços.

1. Veste o fato dentro de água
O ideal é fazê-lo no mar ou numa piscina (mas também funciona debaixo do chuveiro). A água vai penetrar entre a pele e o neoprene e vai permitir vestir o fato mais facilmente.

2. Utiliza um saco de plástico
Pega num saco de plástico e põe um pé dentro dele. Enfia a perna do teu fato de neoprene e retira o saco para fazeres o mesmo com o outro pé e as mãos. O plástico ajuda as extremidades do corpo a deslizarem para dentro do fato.

Como conservar um fato de neoprene da decathlon?

Ao conservares corretamente o fato de neoprene, estás a aumentar a probabilidade de que se mantenha em bom estado tanto tempo quanto possível. Como todo o material de desporto, basta criar alguns hábitos simples mas essenciais para o preservar.

1. Passar por água depois de cada utilização
Uma vez terminada a sessão de surf, de kitesurf ou de mergulho, é obrigatório passar o fato por água! À semelhança da nossa pele, os resíduos de sal ou de areia e a sujidade agridem o neoprene. Passa água corrente e fria por dentro e por fora do fato e insiste no fecho de correr.

2. Limpar no fim da época
É necessário fazer uma limpeza mais profunda no fim da época por motivos de higiene. Transpiraste dentro do fato e pode desenvolver bactérias. Deita um agente de limpeza de neoprene numa bacia de água fria ou morna para desinfetar o fato e o livrar totalmente de bactérias e de maus odores. Uma limpeza insuficiente pode acabar por fragilizar as costuras e tornar o neoprene mais áspero e menos flexível. Razão mais do que suficiente para não saltar esta etapa!

⚠️ Acima de tudo, não leves o fato à máquina de lavar ou à máquina de secar 😱, pois corres o risco de o encontrares em mau estado. Esquece também o detergente ou a lixívia, ambos estes produtos são demasiado agressivos para o neoprene do teu fato.

3. Secar
Uma vez passado por água, seca o fato num cabide adaptado (com ombros largos) para que não se deforme. E mesmo que te passe pela cabeça expor o fato diretamente ao sol para secar mais rápido, não é recomendável que o faças. Os raios UV podem endurecer e danificar o fato, encurtando a sua vida útil.

4. Armazenar
Para armazenar o fato entre duas épocas, pendura-o num cabide e deixa-o num local seco e fresco. Não o dobres, pois provocará muitas pequenas dobras no neoprene, podendo levar a que a espuma se torne mais fina.

5. Não deixar o fato no chão
Não voltes a colocar o fato no chão antes de o vestir ou depois de o despir, este hábito pode danificá-lo! Em alternativa, podes utilizar uma bacia maleável ou um saco para fato que o protegerá do chão. Além disso, vai poupar-te às queimaduras nos pés provocadas pelo betão de um parque de estacionamento!

Como conservar e reparar o fato de neoprene?

Apesar de múltiplas reparações e de uma manutenção regular, chega um momento em que o fato de neoprene está demasiado usado e merece uma boa reforma! 

Para o substituir, descobre todos os fatos DECATHLON adaptados à natação, ao surf ou ainda à canoagem/kayak.

Como conservar e reparar o fato de neoprene?

Como reparar waders de neoprene?

Para reparar umas waders de pesca de neoprene que tenham um buraco, descobre o nosso conjunto de reparação com uma cola adaptada e adesivos para solucionar o problema.
Se não tiveres jeito para a bricolage ou se preferires confiar o fato de neoprene diretamente a profissionais, o serviço pós-venda da tua loja DECATHLON pode encarregar-se de o pôr como novo. Faz uma marcação escolhendo o tipo de reparação necessária e os nossos especialistas tratarão do resto.

Reparar o fato

Podes reparar o fato de duas maneiras:

1/ Com o « do it yourself »: existe cola para neoprene para reparar buracos pequenos. Para os rasgões maiores, podes colar um remendo de neoprene.

Existem vários tutoriais no canal de youtube decathlon sustainability para te ajudar.

2/ Também podes reparar o fato com recurso a um profissional. A Decathlon implementou um serviço de reparação de fatos. Este serviço destina-se a todos os fatos do mercado com um preço acima de 40 euros.

O sistema é simples, basta ires a uma loja Decathlon e avaliar com um vendedor o tipo de reparação necessária. O teu fato será depois enviado ao centro regional da loja e reparado pelos nossos técnicos.

Como conservar e reparar o fato em neoprene?

A manutenção e a reparação do fato garantem uma maior duração do fato preservando assim o ambiente. A Olaian quer disponibilizar fatos duradouros com soluções reais. 

Agora que já sabes como fazer, é contigo :)

Os elementos essenciais para conservar e reparar o fato