Saiba como colocar e ajustar as raquetes de forma a para caminhar confortavelmente e segurança.
Coloque corretamente a sola no espaço apropriado. Para um melhor conforto ao caminhar, os dedos grandes do pé não devem ultrapassar à frente a distância dos calcanhares atrás.
Alguns pares de raquetes têm uma raquete específica para o pé direito e outra para o pé esquerdo (neste caso as 2 raquetes não são intercambiáveis). Neste caso a localização do sistema de fecho é sempre posto do lado exterior do pé para que uma eventual fricção não provoque a abertura das correias.
Para um melhor suporte, alguns modelos (como a raquete Inuit 450 no nosso vídeo) vêm equipados com um botim para além das tiras de aperto; neste caso avance o pé até bater contra o botim.
Para uma maior precisão de aperto!
Deve sentir que os seus pés estão nem seguros.
Ao efetuar os primeiros passos, certifique-se que a raquete não mexe e está bem fixa ao pé senão arrisca-se a perdê-la!
O calcanhar mantém-se independente da raquete, o que permite não ter de levantar o peso total.
Algumas raquetes têm uns "calços de subida” que lhe permitem estar mais à vontade quando existem desníveis. Utilize-os para poupar energia, mas lembre-se de os retirar em descida ou em terreno plano.
Pequena dica: para evitar ter que se baixar, utilize o bastão para colocar ou retirar o calço de subida!
Em função do modelo de raquetes, lembre-se de retirar o fecho que mantém o calçado solidário com o encordoamento, antes de iniciar a caminhada.
Assim liberta o movimento de colocação do pé.