grupo de pessoas a andar de caiaque no mar

Como andar de caiaque

Andar de caiaque para principiantes pode não parecer fácil, mas neste artigo partilhamos as nossas sugestões e truques para tornar o passeio e caiaque mais fácil e divertido!

O passeio de caiaque ou canoa oferece inúmeras possibilidades: a descoberta, as sensações e o bem-estar. 
Bem-vindo a bordo, vais ser rapidamente seduzido por este desporto náutico acessível a todos!

caiaques insufláveis na água familia
caiaques insufláveis na água familia

Que tipo de caiaque escolher?

Nos primeiros tempos, é preferível navegar num caiaque estável com fundo direito num plano de águas tranquilas. Para facilitar o transporte, pode escolher-se um caiaque insuflável. Este tipo de caiaque cabe numa grande mochila e pode arrumar-se facilmente na mala do carro. Para maior segurança, todos os caiaques insufláveis cumprem a norma ISO 6185-1 que garante que eles continuam a flutuar para chegar à margem na eventualidade de uma das 3 bóias furar.

Para a aprendizagem, é sempre melhor o caiaque à canoa.

De notar que o caiaque é a embarcação utilizada e privilegiada para todas as escolas de canoagem. A canoa pode ser praticada em posição de joelhos e a pagaia simples, sendo mais indicada para os praticantes experientes.

kayak-que-pagaia-pa-remo

Escolher a pagaia adaptada

Para as primeiras experiências, pode ser utilizada uma pagaia dupla com cabo em alumínio e pá em plástico. 
Para além de serem acessíveis, estas pagaias são fáceis de utilizar mas não muito potentes para não se forçar muito os ombros. Na versão desmontável 2 ou 4 partes, colocam-se facilmente na mala do carro ou dentro do saco do caiaque insuflável.

Os modelos de "competição" são geralmente fabricados em fibras & carbono para maior reatividade e leveza, com pás mais cavadas (potência) e assimétricas (rendimento). Estas permitem a regulação do ângulo entre as 2 pás para que a pá que está fora de água não trave o avanço enquanto a outra está dentro de água.

kayak-escolher-o-seu-colete-flutuacao

Escolher o colete de flutuação

O uso de um colete de flutuação é fortemente aconselhado para a prática de caiaque ou canoagem. Em caso de queda na água, ele permitirá flutuar sem esforço para que seja possível voltar para junto do caiaque e poder subir facilmente.

Quais os critérios para escolher o colete para caiaque?

- Para a prática em lazer, um colete em espuma será de mais fácil utilização e a flutuabilidade será imediata caso caia à água.

- Para quem procura ter o mínimo de incómodo, deve escolher um colete insuflável semi-automático com ação por cartucho de gás. Permite uma maior liberdade de movimento dos ombros. Atenção, é necessário puxar a pega para encher o colete, em caso de necessidade.

- Alguns coletes estão igualmente equipados com uma bolsa dorsal para água para permitir que a hidratação durante a prática.

- A escolha do tamanho do colete é feita em função do peso do/a praticante ·​​e para garantir sempre uma boa flutuabilidade. Atenção, os coletes de flutuação não são coletes salva-vidas (com colarinho e uma flutuabilidade normalizada a 100 ou 150Newton).
É por isso necessários saber nadar para os utilizar.

kayak-que-equipamento

O equipamento para segurança

Para um passeio caiaque de mais de 2 h e a menos de 2 milhas de um abrigo, deve prever-se:

- 1,5 l de água (por pessoa) ;
- um lanche (frutos secos, barra de cerais) ;
-uma bolsa de primeiros socorros para as "pequenas feridas" ;
- um telemóvel estanque ou guardado numa bolsa estanque ;
- uma pagaia suplente (desmontável para facilitar a sua arrumação) ;
- proteção solar: creme protetor solar fator 50 ou superior, chapéu e óculos de sol.

Para quem está a pensar permanecer dentro do limite dos 300 metros de um abrigo, o essencial é ter: colete, bolsa de primeiros socorros e telemóvel.
Para além dessa distância, deve sempre consultar-se as regulamentações junto das autoridades.

O caiaque não tem um compartimento estanque? 
Deve complementar-se com um bidão estanque ou um saco estanque com uma capacidade de 25 a 30L, um bom formato para se guardar os acessórios sem ocupar espaço a bordo. 

O saco é mais fácil de transportar e enfia-se debaixo dos elásticos ou dentro dos caiaques. 
O bidão está melhor adaptado para proteger os objetos no seu interior do em caso de esmagamento.

kayak-onde-e-quando-praticar

Onde e quando andar de caiaque?

A prática de canoagem está muitas vezes associada a uma atividade estival. No entanto, o verão não é forçosamente a estação mais favorável para se iniciar!
Os dias são efetivamente mais quentes e as praias estão com muita gente durante esta época de férias: barcos e jets ski deslizam nas águas e podem tornar-se numa fonte de stress para os principiantes em caiaque.

Deve privilegiar-se em alternativa um belo dia de primavera ou de outono, ensolarado ou mesmo com poucas nuvens, e sobretudo sem vento.

Para evitar este último, o melhor é preparar-se a saída logo de manhã: momento do dia em que as condições meteorológicas e do mar estão mais calmas. Não é raro encontrar um mar espelhado às 8h da manhã.

Deve sempre confirmar-se a  meteorologia antes de sair, porque um mar calmo às 8h pode tornar-se ondulado e com vento às 10h! E um forte coeficiente de maré contra si pode tornar-se perigoso.

Depois de todas as dicas e sugestões, agora só falta encontrar companhia de aventuras, eventualmente com experiência para tornar a experiência melhor.

Descobre aqui os melhores trilhos aquáticos para andar de caiaque!

Outros conselhos para kayak

kayak-como-escolher

Como escolher o Caiaque?

Descubra todos os nossos conselhos para o ajudar a escolher um caiaque insuflável ou rígido.
kayak-escolher-a-pagaia

Como escolher a pagaia de caiaque?

A pagaia de caiaque é o elemento da canoagem que permite a deslocação abordo do caiaque. A escolha faz-se de acordo com vários critérios, descubra-os aqui!
kayak-escolher-o-colete

Como escolher o colete de flutuação para caiaque?

O colete de flutuação é recomendado para a prática de caiaque. Descubra aqui as diferenças entre os coletes e como escolher o seu.
conservar-kayak-insuflável

Manutenção do caiaque insuflável

Encontre aqui as dicas da nossa equipa para prolongar a vida do seu caiaque insuflável.