Ref: 8746784
2022
Esta bicicleta de 27,5" destina-se à prática de BTT, em passeios de 2h a 3h durante todo o ano.
Com a tua BTT CERES 5.3, acelera e trava muito rapidamente para te adaptares às irregularidades do terreno! O monoprato e os travões de disco hidráulicos vão mudar os teus passeios de BTT.
A pressão média recomendada é de 1,8 bar.
Se procuras mais conforto e tração, E/OU se pesas menos de 70 Kg, podes reduzir a pressão em 10% sem descer abaixo de 1,6 bar (pressão mínima recomendada), mas isso aumentará o risco de furar nos pisos mais acidentados.
Verifica regularmente a pressão dos pneus.
Por predefinição, o guiador está ajustado o mais alto possível (posição que permite ter as costas mais direitas e, por isso, mais confortável).
Para maior aerodinamismo e eficiência da pedalada, podes baixar o guiador para ficares um pouco mais dobrado (posição com as costas mais inclinadas e mais desportiva).
Para tal, basta deslocares os espaçadores por baixo do avanço da bicicleta, realizando as etapas descritas neste vídeo.
Aprende a alinhar a direção com a ajuda deste vídeo.
O quadro da bicicleta está equipado com um aperto rápido.
Coloca-te em pé ao lado do selim. Solta o aperto rápido, abrindo a alavanca. Sobe ou desce o selim para que fique ao nível da bacia.
Prende o aperto rápido, fechando a alavanca.
Para uma maior precisão, consulta o nosso vídeo tutorial.
Aprende a ajustar o recuo do selim com ajuda deste vídeo.
Quando a tua bicicleta sai da loja, as pastilhas e os discos estão novos e por estrear, não oferecendo ainda uma travagem totalmente eficaz nesta fase. Uma intensa e contínua travagem a frio (por exemplo numa descida) pode levar ao sobreaquecimento e ""vidragem"" das pastilhas.
Para evitar esse fenómeno (que inutiliza completamente os travões), recomendamos que faças a rodagem aos travões. A rodagem será alcançada depois de 10 travagens por cada travão. Uma travagem representa uma desaceleração acentuada passando de 25 a 5km/h, mas sem bloquear a roda, usando apenas um travão de cada vez.
Aprende a orientar os manípulos dos travões com a ajuda deste vídeo.
Aprende a substituir os pedais com a ajuda deste vídeo.
Para poderes reparar um furo, uma quebra de corrente ou qualquer outro problema grave, não hesites em equipares-te antes de uma saída em BTT. Eis uma seleção de produtos que poderão ajudar-te numa série de contratempos técnicos.
Para limpar a bicicleta, precisas de um detergente para bicicleta, uma esponja e uma escova.
Passa a bicicleta por água antes de aplicar os detergentes.
Depois, utiliza a esponja e a escova para aplicar os produtos de forma eficiente.
É importante deixar atuar o produto antes de enxaguar a bicicleta.
Essa operação deve ser feita a uma distância razoável para não danificar os elementos mecânicos.
Finalmente, seca a bicicleta com um pano seco, limpo e suave.
Para limpar e lubrificar a transmissão, utiliza um spray desengordurante, uma escova adaptada e um lubrificante.
A primeira etapa consiste em proteger o disco com um pano limpo, de modo a evitar qualquer projeção de gordura sobre o mesmo.
Depois, aplica desengordurante em toda a transmissão, esfrega a cassete, a corrente e as roldanas do desviador com uma escova.
Deixa atuar alguns minutos antes de enxaguar a uma distância moderada.
Aguarda até a transmissão secar, antes de iniciares a fase de lubrificação.
Agita o lubrificante e aplica-o no lado interno da corrente para uma maior eficácia.
O cabo de transmissão está sujo, enferrujado, danificado ou a passagem das velocidades está difícil, dura ou aleatória?
Nesse caso, o cabo de transmissão deve ser substituído! Para tal, deves dispôr de um alicate, uma chave de fendas, um alicate corta-cabos, uma chave Allen e um novo conjunto de cabos e bichas de desviador.
Em primeiro lugar, deves remover o cabo da bicha. Começa por retirar a tampa do manípulo e coloca o cursor na última mudança e, em seguida, corta o cabo de modo a retirar a totalidade do cabo e depois da bicha.
De seguida, define o comprimento da bicha em função da BTT, corta-a e coloca as tampas nas extremidades. Podes agora instalar a bicha.
Instala o cabo no manípulo e passa-o pela bicha. Uma vez a operação realizada, volta a colocar a tampa no manípulo e monta o cabo no desviador. Para regular a transmissão, aumenta a tensão do cabo se tiveres problemas a aumentar as velocidades e diminui-a se tiveres dificuldade em reduzi-las.
Uma vez terminado, corta o cabo e monta o terminal na sua extremidade com a ajuda do alicate.
Vê este vídeo para aprenderes a desmontar a roda traseira.
Para reparar um furo, precisas de: uma bomba, uma bacia com água, um pano e um conjunto de câmara de ar.
Coloca um pouco de pressão na câmara de ar. Para descobrires onde está o furo, passa a câmara de ar pela água.
Após teres localizado o furo, seca a câmara de ar com um pano e passa à fase de raspagem com um papel de vidro fornecido no conjunto.
Este último permite preparar a câmara de ar para a parte de colagem e assim garantir uma aderência máxima da cola.
Aplica a cola generosamente à volta do furo e espera 3 a 5 min.
Por fim, coloca o remendo no furo e pressiona-o alguns minutos.
Já podes recolocar a câmara de ar no pneu!
Para efetuar esta substituição, precisas de: pastilhas de travão, chave de fendas plana e uma chave Allen de 3 mm.
Em primeiro lugar, deves retirar a roda. Utiliza depois uma chave de fendas grande, de modo a afastar as pastilhas e voltar a colocar os pistões na sua posição inicial.
Depois, retira a cavilha que mantém as pastilhas e remove-as do seu compartimento. Prepara as novas colocando a mola de retorno entre elas.
Insere as novas pastilhas no estribo de travão e conclui a operação colocando de novo a cavilha.
Podes voltar a montar a roda e efetuar um controlo visual de modo a verificar se as pastilhas estão bem colocadas e se não tocam no disco.
Para realizar esta operação, vai precisar de uma nova ponteira de desviador adequada para a sua bicicleta (consulte a parte "PEÇAS DE SUBSTITUIÇÃO") e de uma chave sextavada de 5 mm.
Desmonta a roda da bicicleta bem como a ponteira do desviador danificada com as ferramentas adequadas.
Posiciona a nova ponteira no quadro.
Retira a parte da antiga ponteira antes de montar a nova com a chave sextavada de 5 mm.
Basta agora voltar a montar o desviador sobre a nova ponteira e comprovar as velocidades.
Para efetuar esta substituição, precisas de: um descravador de corrente, uma corrente nova e um elo rápido.
Coloca a corrente no último dos carretos e no prato mais pequeno.
Em primeiro lugar, retira o elo rápido com um alicate e retira a antiga corrente da transmissão.
Posiciona a corrente nova no último pinhão e no prato mais pequeno para definir o comprimento ideal mais facilmente.
A corrente deverá ficar justa, passando perto do rolete superior do rolamento superior do desviador.
Quando o comprimento estiver definido, corta a corrente no comprimento adequado com o descravador de corrente.
Por fim, instala o elo rápido na corrente e dá uma volta à pedaleira, para posicionar o elo rápido na parte superior da corrente. Assegura-te que o posicionamento é adequado com a pressão da mão.
Durante as primeiras utilizações de uma bicicleta nova, muitos componentes irão naturalmente ceder e acamar.
É o caso dos raios que ouvirás certamente ranger, sendo esse «ranger» resultante da torção residual decorrente da montagem.
A bicicleta está equipada com jantes de parede dupla (no interior das rodas) muito robustas. Assim, as rodas não deverão ficar empenadas.
Se contudo isso acontecer, dirige-te a qualquer oficina das nossas lojas DECATHLON para reajustar gratuitamente esse ligeiro empeno:
1- No âmbito da revisão gratuita oferecida nos primeiros 12 meses após a data de compra da bicicleta
Mensagem para os pais: Alguns movimentos técnicos apreciados pelos mais novos (cavalinho com a roda traseira, derrapagens, saltos de bordas, …), se forem repetidos com muita frequência, podem provocar uma folga no cubo da roda traseira e o empeno das jantes. Se observares uma prática frequente desses movimentos, é importante sensibilizar a criança para esse problema.
Infelizmente, qualquer pessoa pode ter um furo.
- O terreno (espinhos, silvas, vidro, pregos, etc.)
- ou a utilização da bicicleta (obstáculos salientes: pedras, degraus, bordas, buracos...) estão, na maioria das vezes, na origem de furos por perfuração (pequenos furos) ou furos por trilhamentos (pequenas fissuras juntas), respetivamente. Em contrapartida, se os furos forem frequentes, o motivo poderá dever-se a:
- Uma má montagem da roda nas nossas oficinas, que poderá ter um raio a perfurar a câmara de ar
- Um pneu ou câmara de ar não conforme (poroso)
- Um primeiro furo mal reparado, que deixou um corpo estranho (espinho, vidro, apara metálica) na jante ou no pneu.É portanto importante diagnosticar a origem do furo e retirar qualquer corpo estranho antes de efetuar a reparação.Não sabes como desmontar/voltar a montar um pneu, como reparar ou mudar uma câmara de ar?
1 - O mais fácil é não tocar na roda e enchê-la novamente com uma bomba de reparação antifuro:
Enrosca a ponta do tubo na válvula do pneu furado (válvula direcionada para baixo) e pressiona sem soltar para injetar a espuma. O pneu recupera a forma e a dureza, para que possas continuar a andar, sem qualquer problema
2 - Para reparar ou substituir a câmara de ar com toda a autonomia, ver os vídeos explicativos mais abaixo.
Ações para recuperar a correta passagem das mudanças atrás:
1/ Controla o cabo e as bichas:
1a. O mau posicionamento dos terminais das bichas pode interferir na tração do cabo do desviador e impedir a correta passagem das mudanças. Se for o caso, posiciona o terminal de bicha corretamente à mão.
1b. Se o desviador não se mover ao manusear o punho rotativo das velocidades, significa que o cabo e as bichas estarão provavelmente emperrados. Será neste caso necessário substituir o cabo e as bichas.
Podes optar por substituí-los tu mesmo ou levar a tua BTT a uma oficina DECATHLON.
2/ Verifica se a ponteira de desviador (dropout) não está empenada:
Um dropout empenado provoca o desalinhamento do desviador, que passa a não desempenhar corretamente a sua função. Coloca-te atrás da bicicleta e observa o alinhamento do desviador.
Se o dropout estiver empenado, dirige-te a uma oficina DECATHLON para o substituir ou substitui-o autonomamente com a ajuda deste vídeo "PARTI O DROPOUT DO DESVIADOR"
NOTA : uma revisão completa e gratuita de todas as afinações da bicicleta é oferecida durante os primeiros 12 meses após a data de compra.
NB : Se utilizas regularmente a tua BTT em condições húmidas ou com lama, ou se lavas regularmente a tua bicicleta com água abundante, deverás substituir as bichas e cabos mais frequentemente. Desaconselha-se vivamente a lavagem da bicicleta a alta pressão, pois empurra a sujidade para o interior das bichas.
A manete está solta e/ou toca no guiador antes de travar: Procede a uma purga do sistema de travagem.
Dirige-te a uma das oficinas DECATHLON para que a purga seja realizada por um dos nossos técnicos.
Uma ponteira empenada provoca o desalinhamento do desviador, que passa a não desempenhar corretamente a sua função.
Coloca-te atrás da bicicleta e observa o alinhamento do desviador.
Partiste a corrente? Tens duas opções disponíveis:
1 - Efetuar a reparação com a ajuda deste vídeo. Para tal, usa um descravador de corrente e um elo rápido.
2 - Dirigires-te a uma oficina DECATHLON para que a reparação seja realizada por um dos nossos técnicos.
Encontra nestes vídeos as explicações necessárias à realização das tuas reparações e substituições de peças.
- Montar/Desmontar uma roda traseira - Reparar um furo
- Mudar uma câmara de ar - Ajustar a altura do guiador
- Reparar uma corrente - Substituir a ponteira do desviador
Visita o nosso canal no Youtube onde encontrarás muitos conteúdos de vídeo.
Precisas de mudar alguns componentes? Encontra aqui todas as peças para a BTT CERES 5.3.
Precisas das instruções da BTT CERES 5.3?
A ROCKRIDER oferece uma garantia vitalícia à tua BTT para o quadro, o guiador e o avanço (em condições normais de utilização).
Para os outros componentes, a garantia é de 2 anos.
Com as primeiras pedaladas, alguns componentes podem dar ligeiramente de si. É por isso que oferecemos uma revisão gratuita da tua BTT nos 12 meses a seguir à compra da bicicleta.