REF: 8350454
2020
Concebido para praticantes regulares e moderados de BTT que procuram emoção!
Travões de disco hidráulicos, Shimano 27 velocidades, forqueta com bloqueio, fixação de selim integrada, pneus leves e versáteis, pedais largos com muito boa aderência: vantagens significativas no BTT
Para obteres o melhor desempenho dos travões, tens de os preparar com antecedência. As pastilhas e os discos de travão de uma bicicleta nova são eles próprios novos e não funcionam em todo o seu potencial. Os travões estarão prontos depois de travares 10 vezes por travagem, o que significa desacelerar rapidamente de cerca de 25 km/h para 5 km/h sem bloquear totalmente a roda, utilizando apenas um travão de cada vez.
O teu ROCKRIDER 540 pode estar equipado com duas forquetas diferentes. Podes ajustá-los da seguinte forma:1/ Forqueta SUNTOUR XCT Se a tua foqueta tiver 2 botões de regulação, eles são totalmente independentes um do outro. Podes usar o primeiro e, se o nível de rigidez não for suficiente, depois de o primeiro estar completamente apertado, usa o segundo. Roda a roda no sentido dos ponteiros do relógio para aumentar a dureza e no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio para diminuir a dureza.ht. 2/ Forqueta BTWIN U-Fit A forqueta U-Fit foi concebida para facilitar ao máximo a regulação. Uma verdadeira inovação, basta rodar a roda do polegar na forqueta até o teu peso aparecer na janela. Isto tornará a mola mais dura ou mais macia, de acordo com o teu peso
A pressão ideal dos pneus é determinada pelo peso do utilizador. A pressão do pneu em função do peso do utilizador é o compromisso perfeito entre desempenho e resistência ao entalamento (o entalamento da câmara de ar pode provocar furos). Se procuras mais aderência, podes reduzir a pressão em 10%, mas sem descer abaixo de 2 bar (a pressão mínima recomendada). No entanto, em terrenos abrasivos, aumenta o risco de furos.
Se o teu garfo estiver demasiado duro, isso pode dever-se a vários factores. 1- Ajustamento Visita a secção "Ajustamento do garfo" para ajustares facilmente a dureza, de acordo com as tuas preferências. 2- Manutenção básica A manutenção dos garfos pode ser feita regularmente com uma simples lata de óleo. Esguicha um pouco de óleo nos pivôs do garfo e move-o para que o óleo penetre nas lâminas. 3- Manutenção completa Se o ajuste e a manutenção básicos não forem suficientes, tens de fazer a manutenção completa do garfo, como mostra o vídeo abaixo. Se fores tu a fazer a regulação e a manutenção do teu garfo, a Decathlon não pode ser responsabilizada em caso de má prática. Se não tens a certeza do que fazer, visita a oficina Decathlon mais próxima.
Quando levas a tua bicicleta nova a dar uma volta pela primeira vez, muitas peças movem-se e encaixam-se no lugar. Vais ouvir os raios das tuas rodas a ranger, devido à torção residual. As tuas rodas não devem estar dobradas de forma alguma. Se isso acontecer, aproveita a revisão gratuita que te é oferecida no prazo de seis meses após a compra e dirige-te a uma das nossas oficinas Decathlon para a reparares gratuitamente.
Se a tua manete ficar mole e/ou tocar no guiador antes da travagem, deves purgar o teu sistema de travagem como mostra o vídeo abaixo. Podes também visitar uma das nossas oficinas Decathlon para que os nossos técnicos te façam esta operação.
Pode haver várias razões para que as tuas mudanças não estejam a ser feitas de forma suave ou correcta. 1- Verifica se o dropout do desviador não está torcido. Um dropout torcido faz com que o desviador fique desalinhado, impedindo-o de fazer o seu trabalho corretamente. Por trás da tua bicicleta, olha para o alinhamento do desviador, como mostra a imagem abaixo. Se o dropout estiver torcido, visita uma oficina Decathlon para substituir o dropout do desviador. 2- Verifica a colocação das tampas das caixas As tampas das caixas mal colocadas podem impedir o movimento do cabo do desviador e fazer com que as mudanças traseiras percam o seu ajuste. Para o desviador traseiro, existem 4 posições de tampas de caixa que deves verificar. Se uma tampa da caixa estiver fora do sítio, volta a colocá-la no seu lugar com a mão. 3- O cabo e/ou a caixa podem estar encravados Se tiveres dificuldade em passar para as mudanças mais pequenas (a velocidade mais elevada, pois as mudanças são numeradas da maior para a mais pequena) ou se o desviador não se mover, mesmo depois de pressionares a alavanca das mudanças, é quase certo que o cabo e/ou a caixa estão encravados. Neste caso, deves substituir o cabo e a caixa. Visita uma das nossas oficinas Decathlon. Se utilizas regularmente a tua bicicleta de montanha em condições de chuva ou de lama, ou se a lavas muito, tens de substituir as caixas e os cabos com mais frequência. 4- Ajusta o desviador traseiro
A tua forqueta funciona melhor quando a temperatura é igual ou superior a 5°C. Abaixo desta temperatura, o frio pode fazer com que a forqueta endureça até ficar bloqueada, mas não a danifica. A forqueta deve começar a funcionar normalmente logo que a temperatura regresse a pelo menos 5°C. No entanto, se continuares a detetar uma avaria ou se não tiveres a certeza de que o forqueta está em bom estado, leva-o à oficina Decathlon mais próxima e manda-o verificar imediatamente.
Pode haver várias razões para que as tuas mudanças não estejam a ser feitas de forma suave ou correcta. 1- Verifica a posição das tampas das caixas As tampas das caixas mal colocadas podem impedir o movimento do cabo do desviador e fazer com que as mudanças traseiras percam o seu ajuste. Se uma tampa da caixa estiver fora do lugar, volta a colocá-la no seu lugar com a mão, como mostra a imagem abaixo. 2- O cabo e as carcaças podem estar encravados Se tiver dificuldade em engrenar as mudanças mais pequenas, se o desviador não se mexer, mesmo com a alavanca de mudanças, então o cabo e as carcaças estão encravados. Neste caso, deves substituir o cabo e a caixa. Visita uma oficina Decathlon ou substitui-os tu mesmo com a ajuda deste vídeo. Se utilizas regularmente a tua bicicleta de montanha em condições de humidade ou de lama, ou se a lavas muito, então terás de substituir as caixas e os cabos com mais frequência. 3- Ajusta o desviador dianteiro
Instruções de utilização